Saab 9.5 Sportwagon Vector 1.9 TiD=DESILUSÃO!

O conforto é significativo e os bancos são mto bons, é um facto. O espaço interior não me empolgou mas tb estou mal habituado pois tenho uma Mondeo. A mala, para uma carrinha com o tamanho em questão, é diminuta mas, lá está, depende das necessidades de cada um...
Para responder ao Fernas, é claro que não pretendo generalizar para toda a gama, por isso sempre fiz questão de salientar que só conheço a versão a diesel... e só dessa me admirei do preço pedido...

Hoje fui tomar café com o meu colega, que veio ontem de um congresso no Algarve e decidiu ir no 9.5 para fazer a rodagem. Diz ele que o conforto é exemplar, só parou 2 vezes até chegar ao Porto e veio na boa. Consumos na ordem dos 10 (um bocado alto, não? Por outro lado com uma caixa de 5...) a 170-180. Já lhe disse que a andar assim na rodagem ou vai ficar fiel à marca p sempre ou vai ter mtos dissabores...

Investir no cavalo errado?

Investir no cavalo errado?

Fiquei admirado qd li hoje que a Saab estava investir/desenvolver um motor a bioetanol (que me corrijam, se estiver errado) e que foi apresentado no Salão de Paris!
Eu acho, sem desprestigio para os pregaminhos da marca, que seria mto mais sensato e lógico investir num novo modelo ou refrescá-lo significativamente, ao invés de andar a aplicar mais um cromadozito aqui, um LED acolá... é mto bonito investir em combustiveis alternativos mas convem ter um produto que se venda, não?

Alfa Romeo 2.4 JTD 48.000E
A4 Avant 2.0 Tdi quattro 46.000E
Mercedes 220 CDI 50.000E
BMW 320 D Touring 48.000E
Volvo V50 D5 50.000E

Estão a ver o ridiculo, não estão? É claro que gostos não se discutem mas estou a falar de um veiculo que, em termos de qualidade geral, motor, dinamismo, design, está já anos de distancia das propostas acima referidas. Se comprar carro é quase sempre um desinvestimento ou mau investimento, neste caso é péssimo. Como é evidente não tive coragem de dizer isso ao meu colega, que estava orgulhoso a mostrar-me o carro e sempre a perguntar "o que achas, o que achas?" E eu, claro, até por uma questão de educação para com quem me convidou a conduzir, dizia "É espectacular, muito fixe,...", como se nunca tivesse conduzido maquina igual. Não me ia pôr a dizer "então mas porque diabo não compraste tu antes o X ou Y em vez deste?"

tudo com mais qualidade, mais potência, mas de segmentos inferiores...o que prova que o 95 SW é uma carrinha barata para o segmento. Outra coisa é feio que doi, bem como o carro, mas a anterior geração com um bom motor Turbo como eles gostam é um senhor carro e bem bonito!

Acredito que sim mas, seguindo a logica do meu pensamento, tb faço viagem Porto-Lisboa na minha carrinha Laguna e não saio "moido". Num pouco de estrada mais sinuosa como é o percurso da marginal Matosinhos para o Nshop pela circunvalação (para quem conhece) e a puxar um pouco porque o carro não é meu, pareceu-me ter algumas perdas de aderencia e motricidade significativas, o que não aconteceu com outras viaturas que por lá conduzi (como fica perto do meu local trabalho é um percurso de eleição para eu dar umas voltas com os carros de colegas meus...). Continuo a dizer, que esperava mais da marca e do carro, que é o modelo superior da Saab. Só isso... é um facto que dá um certo "elan" conduzi-lo, mas não chega.

cuidado a puxar na circunvalação...porque as multas começam a doer!

tudo com mais qualidade, mais potência, mas de segmentos inferiores...o que prova que o 95 SW é uma carrinha barata para o segmento. Outra coisa é feio que doi, bem como o carro, mas a anterior geração com um bom motor Turbo como eles gostam é um senhor carro e bem bonito!
Desculpa mas não concordo. Tirando a V50 que talvez seja do segmento abaixo, quais das outras não são do mesmo segmento da 9.5? Em motores, em espaço, em plataformas... não me digas que a 9.5 é do segmento do 500 ou classe E...
E claro que só estou a falar do preço exorbitante da Diesel: é a que conheço. Os motores turbo a gasolina ouço dizer que são mto bons, mas o meu tópico não foi p falar deles ou de quão boa compra são. A 9.5 150 CV é, para mim, pessima compra, só isso.

Desculpa mas não concordo. Tirando a V50 que talvez seja do segmento abaixo, quais das outras não são do mesmo segmento da 9.5? Em motores, em espaço, em plataformas... não me digas que a 9.5 é do segmento do 500 ou classe E...
E claro que só estou a falar do preço exorbitante da Diesel: é a que conheço. Os motores turbo a gasolina ouço dizer que são mto bons, mas o meu tópico não foi p falar deles ou de quão boa compra são. A 9.5 150 CV é, para mim, pessima compra, só isso.

digo-te, aposto, etc...vais ás revistas e percebes que A4 serie 3 classe C saab 93 são familiares médios; A6, serie 5, classe E, Saab 95 são familiares grandes.....um ´serie 3 tem mais qualidade , tem motores com mais cavalos que um CHrisler 300C e é obvio que é de um segmento abaixo!

digo-te, aposto, etc...vais ás revistas e percebes que A4 serie 3 classe C saab 93 são familiares médios; A6, serie 5, classe E, Saab 95 são familiares grandes.....um ´serie 3 tem mais qualidade , tem motores com mais cavalos que um CHrisler 300C e é obvio que é de um segmento abaixo!
Ler até posso ler nas revistas mas perceber...
De qualquer forma isso não invalida o que disse anteriormente: Uma carrinha mais pequena em cotas (todas elas) que a minha Mondeo, po exemplo, ainda que tenha um estatuto de grande familiar, não deixa de ser um negocio só para aficionados, e nada mais. E chamar à carrinha um grande familiar... já viram bem a mala?

Parece q a Saab decidiu emendar a mão (pelo menos no 9.3, não sei se fazem o mesmo ao 9.5) e recorreu à Hersch p fazer um "up-grade" (é assim que se chama nas marcas chiques, pq se fôr num Honda ou Ford é kitanço) ao motor de 150cv e parece que fica com uns belos 175 cv. O meu colega planeia fazer o mesmo ao 9.5 pq parece que valem bem a pena os 25CV a mais. Agora se forem os cerca de 2300 aerios que custa no 9.3 p esse efeito.... a Saab paga-se bem!

Parece q a Saab decidiu emendar a mão (pelo menos no 9.3, não sei se fazem o mesmo ao 9.5) e recorreu à Hersch p fazer um "up-grade" (é assim que se chama nas marcas chiques, pq se fôr num Honda ou Ford é kitanço) ao motor de 150cv e parece que fica com uns belos 175 cv. O meu colega planeia fazer o mesmo ao 9.5 pq parece que valem bem a pena os 25CV a mais. Agora se forem os cerca de 2300 aerios que custa no 9.3 p esse efeito.... a Saab paga-se bem!

2300€!? [:D]
qualquer "tuner" faz esse ou melhor serviço por 250€.

Ja agora não sei se ja foi dito ou não mas a volvo pertence a ford e não a GM.
quanto a saab nunca tive nenhum mas penso que seja uma grande maquina.
cumps.

Eu continuo a achar o 9.5 soberbo!
O interior é algo de fanta´stico, com tudo posicionado para o condutor.
E não é por acaso que é assim. A Saab faz os interiores assim para relembrar um cockpit de um avião!
interiorsml-thumb.jpg

apr:)

A AH já tinha esperimentado esse kit no 9-3, acho eu que á perto de 1 ano!
Pessoalmente acho batota, pois se todas as marcas utilizarem preparadores externos a fornecer upgrades, não se está a comprar nada de original, apenas algo kitado.

Eu continuo a achar o 9.5 soberbo!
O interior é algo de fanta´stico, com tudo posicionado para o condutor.
E não é por acaso que é assim. A Saab faz os interiores assim para relembrar um cockpit de um avião!
interiorsml-thumb.jpg

apr:)
isso é um 9.3
brutal eu adoro esse carro. Entao uma aero.[br:)]
Mas acho q a razao para ser muito mais cara que a 320d e essas é que esta carinha faz frente à serie 5 e classe E e comparada com essas nem é muito cara

Last edited:
Back