Diário de Bordo de...uma casa...

O millenium tinha uma campanha que eram 380€ para um empréstimo de 100.000€ a 40 anos se não estou em erro. Até me parece uma boa prestação! Assim como umas que há ai de em que a prestação é mais suave nos primeiros 10 anos e depois sobe um pouco. Tb é uma execelente opção, pq daqui a 10 anos espero receber bem mais e mesmo a inflacção faz com que o valor seja menos "pesado".

Para que valores de casas é que vocês apontam?

Eu há uns tempos pedi uma simulação para 100mil e n me dava menos de 400 e pcos euros:confused:

A não ser que sejam aquelas opções de 0% de spreadno 1ª ano mas ao fim de 1 ano a prestação sobe considerávelmente, e mesmo esses 380 estao sempre sujeitos às variações das taxas de juro.

Outra coisa a ter em conta é o valor de compra da casa vs o valor da escritura. O banco faz o empréstimo pelo valor da escritura, o resto ou tens de parte ou tens que pedir um 2º crédito.

Last edited:
Eu sai de casa dos meus pais oficialmente em 2000(logo no inicio.)

moveis o meis caro foi o de quarto...cama uns 100cts e 40cts cada mesa de cabeceira, e o quarto ja tinha roupeiro. bastante bom de qualidade.

sofá outros 100cts mas a qualidade deixa a desejar

mesa da cozinha e cadeiras 80cts. boa compra

e resto...é relativo, tenho 2 estantes de madeira maciça que me deram...tenho uma secretaria metalica profissional que me deram usada mas como nova. , e o resto dos moveis sou eu que os fiz e desenhei...a ultima foi uma estante vitrine que desenhei e fiz em madeira maciça...[:p] pediam-me (apartir de )600euros mais vidros e fiz por 250 e está optima e maior só falta é os vidros.

agora comprar a alguma coisa é só coisas que valem a pena.

Bem, isso de mobilar casas dá muito trabalho e custa muiiiiittttooo €€€€€€! Eu por exemplo tenho uma casa nova que comprei e não trazia sequer a cozinha equipada, mas tambem o negocio não foi nada mau, mas já gastei mais de 25000€ e ainda não está perto de estar finalizada. Para exemplo: os cortinados custaram-me 350€ por janela (São portas altas em toda a casa) e tenho logo 8 para encher, vejam como fica barato... Raio de organza... Mas as mulheres a isto obrigam.LOL

[:D] Ainda bem que avisas, também estou a pensar por organza e eu tenho 3 varandas e uma janela na cozinha enooooooooormes

Pessoal nesta segunda passada abri a minha loja de moveis.....

Lol, ouve aqui pessoa a pagar caro pelos moveis, mas enfim se forem de boa qualidade é sempre caro´..

Faço todo o tipo de móveis e sofás por medida, e dêm uma foto que eu dou orçamento...

Duvidas mandem PM, sou do algarve mas faço entregas grátia pa todo o país...

LOL, espero que os moderadores não levem a mal a minha pequena publicidade....

As casas em Lisboa, são de facto mais caras do que na periferia do concelho...centralidade, terrenos mais caros, melhores acessibilidades assim o obrigam.

Mas tudo depende de onde trabalham. Eu por exemplo não tenho o emprego dentro da cidade de Lisboa, pelo que dá-me mais jeito ter uma casa fora -> é mais barato e sempre vivi aqui pela zona e tal...nasci aqui e tudo lolol

Em Carcavelos, Oeiras, São Domingos de Rana, Parede...sempre abaixo da A5, ou seja perto do mar (quanto mais perto mais caro...então com vista uiui) arranjas T2 a 120mil-150mil€ por exemplo na boa -> falo de casas novas ou quase novas com garagem, etc.

Quanto aos empréstimos bancários, penso que andam a rondar os 500 e pouco euros -> 150mil€, não?

As casas, em Lx, estão realmente muito caras são mesmo um roubo. E o crédito preocupa-me bastante, um tipo fica refém de uma prestação para o resto da vida. Esta semana sem saber ler nem escrever apareceu-me um negócio vantajoso para a compra de uma casa, e como já à algum tempo andava a pensar no assunto, em principio vou-me atirar de cabeça.

Fui hoje a um balcão fazer uma primeira simulação e deram-me uns valores um pouco salgados, isto sem benefeciar de domiciliações de contas, cartões de crédito e poupança habitação. Pelo que me disseram, no balcão, que aqueles valores eram todos para negociar e obrigatóriamente tinham que descer. Vou indagar os outros bancos e ver qual deles o melhor.

Não há volta a dar, e não posso/devo protelar mais a compra de uma casa, vou ter que abdicar de algumas coisas e esquecer um pouco da boa vida que levo mas sabe bem ter uma casa "nossa".

Sem dúvida a prestação da casa seguirá-te o resto da vida [:)]

Se pedires um empréstimo a 30 anos e tiveres 30 anos vais estar a pagá-lo quase toda a tua vida activa de emprego!!!

A diferença, pelo menos assim o espero, é que a % de esforço vai alterando-se -> se agora pago 1000€ de mensalidade e assim continuar...daqui a 20 anos 1000€ deverão ser uma menor parte do meu rendimento

As casas em Lisboa, são de facto mais caras do que na periferia do concelho...centralidade, terrenos mais caros, melhores acessibilidades assim o obrigam.

Mas tudo depende de onde trabalham. Eu por exemplo não tenho o emprego dentro da cidade de Lisboa, pelo que dá-me mais jeito ter uma casa fora -> é mais barato e sempre vivi aqui pela zona e tal...nasci aqui e tudo lolol

Em Carcavelos, Oeiras, São Domingos de Rana, Parede...sempre abaixo da A5, ou seja perto do mar (quanto mais perto mais caro...então com vista uiui) arranjas T2 a 120mil-150mil€ por exemplo na boa -> falo de casas novas ou quase novas com garagem, etc.

Quanto aos empréstimos bancários, penso que andam a rondar os 500 e pouco euros -> 150mil€, não?

500 e mtos euros para ser mais exacta[;)]

Boas! Já que és de Lisboa e pareces me uma pessoa atenta ao mercado, podes dizer me onde viste casas na ordem dos 130 mil interessantes? Eu tambem apontei esse valor, mas nao tenho visto nada de especial...
Claro que o conceito de interessante varia muito.

E por acaso cometi um erro. Pensei em algés como sendo lisboa, e já é oeiras.

Em algés/carnaxide, já arranjas algumas coisas por estes preços T1/T2.
Mas por exemplo ainda há uns 4 meses vi um T0 com 50m2 (maior que alguns T1. LOL), todo remodelado, todo equipado, com vista de rio, bem fixe, e estava por uns 80.000€ em algés. Ok, é um T0, mas era uma casa interessante. Por isso é que acho que depende.

Mas 130.000€ não dá para grande coisa na zona de lisboa e mesmo oeiras.

Agora por exemplo por 150.000€ vi um T2 Novo em por salvo, todo equipado, ac, domotica, video porteiro, tv cabo, hidromassagem, garagem 2 carros. etc etc.

É muito complicado!

Claro que o conceito de interessante varia muito.

E por acaso cometi um erro. Pensei em algés como sendo lisboa, e já é oeiras.

Em algés/carnaxide, já arranjas algumas coisas por estes preços T1/T2.
Mas por exemplo ainda há uns 4 meses vi um T0 com 50m2 (maior que alguns T1. LOL), todo remodelado, todo equipado, com vista de rio, bem fixe, e estava por uns 80.000€ em algés. Ok, é um T0, mas era uma casa interessante. Por isso é que acho que depende.

Mas 130.000€ não dá para grande coisa na zona de lisboa e mesmo oeiras.

Agora por exemplo por 150.000€ vi um T2 Novo em por salvo, todo equipado, ac, domotica, video porteiro, tv cabo, hidromassagem, garagem 2 carros. etc etc.

É muito complicado!

Ya...a questão é que para muitos o ser em Porto Salvo já fica fora de rota para o emprego...e acreditem se trabalham no centro de Lisboa passam umas valentes horas ao volante lololol

Eu como tenho a felicidade (sim, eu prezo isso como uma vantagem da minha empresa, e para ir trabalhar no centro teria de ser um emprego com bem melhores condições) de trabalhar em Porto Salvo dei-me ao luxo de procurar casas pela zona.

E aí arranjas coisas porreiras...os tais T2 a 120-150mil já arranjas em Algés (morei lá muitos anos ;) ) na boa...claro que depende do que consideram "em condições" ou "de jeito".

150.000€ ??

A 40 anos anda na casa dos 700€

Fiz mal as contas -> o meu é de 250mil€ e a prestação é algo em volta dos 1100€-1200€...mas o spread é baixinho porque tenho poupança-habitação, conta BES360º com domiciliação de ordenado, fundos de investimento, etc. e foi sacado a saca-rolhas mesmo lololol

A 45 anos ( a maior parte ja faz a 45 e alguns mesmo a 50) e com um bom spread chega aos 500 e mtos/600 euros

Eu é que me enganei mesmo nas contas...sorry

Já nem sei se o meu foi 30, 35 ou 40 anos...lololol...já tou baralhado. Mais não foi, nem sabia que havia mais. Penso que foi 30 anos, mas já nem sei

O Spread sei-o bem que foi lutado de 0,4 e com arrendondamento negociado também, que é algo que pouca gente se lembra mas que faz a diferença pois o standard arrendonda as taxas para efeitos de cálculo muito toscamente...e para beneficio do banco é claro [;)]

Tópico muito interessante e útil!

Comprei casa há um mês e meio, por motivos pessoais pouco agradáveis tive que ir viver sozinho. Com €1000 limpos por mês (+carro e telemóvel da empresa, o que é uma ENORME vantagem) não me pude meter em grandes aventuras. Como trabalho na rua com destinos diários variáveis pois faço o Centro, Sul e Ilhas, não precisei de comprar casa perto de Lisboa, pelo que vim para uma zona (ainda) barata mas com muita qualidade de vida e sossego: Arruda dos Vinhos.
Arranjei um T1 novo com 85 m2 (vejo por aí muitos T2 mais pequenos:rolleyes: ) por €75000. Pago €350 por mês + seguros no Millenium a 40 anos. Mais as despesas que todos sabemos e que são essenciais e ainda uma pensão de alimentos para o meu filho podem calcular que não sobra quase nada, mas com jeitinho e sem luxos (Plasmas e tal) vai-se organizando a vidinha. :)

Com os €5000 que tinha para mobilar a casa pensei que seria suficiente, mas mesmo para um T1 não chegou. Também fiz a mesma opção do Bruno comprar com qualidade, se comprasse mais barato tinha dado para tudo, mas preferi assim. Neste momento e depois de gastar os €5000 em mobília de quarto, sala, mesa de cozinha, candeeiros, cortinados (que para todas as janelas ficam numa fortuna[8b] ) e electrodomésticos de cozinha ainda me falta muita coisa (tapetes, carpetes, mesa de centro, quadros, micro-ondas, um aspirador em condições, candeeiros de mesa de cabeceira, etc). Vai ter que ser aos poucos.

Mas para quem pensa meter-se nisto sozinho (SilverArrow) com menos de €1000 por mês não se safa, é que há que contar com a constante subida das taxas de juro e com a manutenção que todas as casas mesmo as novas vão precisando, há sempre um azar qualquer para resolver, e se não sobrar nada para meter de parte todos os meses fica mesmo complicado, tem que ser uma decisão muito ponderada mesmo.

Eu é que me enganei mesmo nas contas...sorry

Já nem sei se o meu foi 30, 35 ou 40 anos...lololol...já tou baralhado. Mais não foi, nem sabia que havia mais. Penso que foi 30 anos, mas já nem sei

O Spread sei-o bem que foi lutado de 0,4 e com arrendondamento negociado também, que é algo que pouca gente se lembra mas que faz a diferença pois o standard arrendonda as taxas para efeitos de cálculo muito toscamente...e para beneficio do banco é claro [;)]

O meu também vai ser de 0,4, mais baixo acho que era impossível.

Mobília

Quarto 1000€ ( não é grande coisa mas não quero móveis para toda a vida)
Quarto do puto: 700€
Sofás 1200€
Móvel TV IKEA 100€-> O chamado provisório até encontrar um que goste.
Cortinados-> 800€ ( acho um absurdo...)
Carpete 200€
Efektive da Ikea 100€
Secretária da Ikea 100€

4300€ -> Tentei ser económico.

Era para comprar um móvel de sala decente ( minimo 2000€) mas não cheguei a acordo com a minha mulher...

Não me sinto bem a comprar moveis. Adoro casas vazias com decoração minimalista...

Comprei o meu T2 (2 quartos e uma sala) em Almada por 27500 contos em 2003 e na altura comprei logo as mobílias. Já não falta nada... Teria comprado uma TV LCD se me não tivessem gamado o portátil... Mas acho que agora também já não compro.

Nunca fiz esses planos de agora compro isto agora compro aquilo... Acho que nunca dão certo...

Agora somos três e cá estamos...

E se não te importares de dizer, a prestações fixas por mês são mais ou menos de que valores?

Obrigado.

Back