Tópico muito interessante e útil!
Comprei casa há um mês e meio, por motivos pessoais pouco agradáveis tive que ir viver sozinho. Com €1000 limpos por mês (+carro e telemóvel da empresa, o que é uma ENORME vantagem) não me pude meter em grandes aventuras. Como trabalho na rua com destinos diários variáveis pois faço o Centro, Sul e Ilhas, não precisei de comprar casa perto de Lisboa, pelo que vim para uma zona (ainda) barata mas com muita qualidade de vida e sossego: Arruda dos Vinhos.
Arranjei um T1 novo com 85 m2 (vejo por aí muitos T2 mais pequenos

) por €75000. Pago €350 por mês + seguros no Millenium a 40 anos. Mais as despesas que todos sabemos e que são essenciais e ainda uma pensão de alimentos para o meu filho podem calcular que não sobra quase nada, mas com jeitinho e sem luxos (Plasmas e tal) vai-se organizando a vidinha.
Com os €5000 que tinha para mobilar a casa pensei que seria suficiente, mas mesmo para um T1 não chegou. Também fiz a mesma opção do Bruno comprar com qualidade, se comprasse mais barato tinha dado para tudo, mas preferi assim. Neste momento e depois de gastar os €5000 em mobília de quarto, sala, mesa de cozinha, candeeiros, cortinados (que para todas as janelas ficam numa fortuna[8b] ) e electrodomésticos de cozinha ainda me falta muita coisa (tapetes, carpetes, mesa de centro, quadros, micro-ondas, um aspirador em condições, candeeiros de mesa de cabeceira, etc). Vai ter que ser aos poucos.
Mas para quem pensa meter-se nisto sozinho (SilverArrow) com menos de €1000 por mês não se safa, é que há que contar com a constante subida das taxas de juro e com a manutenção que todas as casas mesmo as novas vão precisando, há sempre um azar qualquer para resolver, e se não sobrar nada para meter de parte todos os meses fica mesmo complicado, tem que ser uma decisão muito ponderada mesmo.