Astra 1.9cdti van VS Ford Focus 2.0tdci van

em termos de motor a diesel penso que os motores gm e psa sao os mais evoluidos e flexiveis do mercado actual. uma vez que ja utilizam sistema comon rail e cumprem as normas euro iv e mesmo assim nao deixam de ser motores potentes e confortaveis de se conduzirem.

em termos de motor a diesel penso que os motores gm e psa sao os mais evoluidos e flexiveis do mercado actual. uma vez que ja utilizam sistema comon rail e cumprem as normas euro iv e mesmo assim nao deixam de ser motores potentes e confortaveis de se conduzirem.

o 1.9 CDTI é Fiat, pah [:D][;)]

O Astra é melhor em quase tudo, e ainda consegue ser mais barato cerca de 1000/1500 €

Agora que já parei de rir com este comentário posso dar a minha opinião:

A coisa mais importante que um carro tem é a base onde assenta.
O Astra tem um chassis obsoleto, herdado da geração anterior, que ainda tem um arcaico sistema de suspençoes com eixo semi rigido atrás, enquanto o Focus tem um dos melhores chassis do mercado, com eviluídas suspençoes com funcionamento independente.
O sonho da Opel é que o novo Astra que sai no final do próximo ano seja como o Focus actual.

Em comportamento o Focus leva clara vantagem e nem a electrónica (que tenta compensar a falta de chassis) safa o Astra.

Interiores:
Acho que ambos os carros têm bons materiais, mas em termos de montagem o Focus é mais rigoroso enquanto que o Astra não tem uma montagem ao nível dos materiais e ganha muitos, muitos ruídos, que também são derivados da dureza excessiva deste modelo.

Espaço:
O Focus devido a ter maiores dimensões é bastante mais espaçoso, mas penso que em comerciais isto não deve ter muita importância.

Conforto:
O Focus é um carro bastante confortável, mas como conforto é um termo que o Astra não conhece vou passar à frente.

Motor:
Sobre o motor, nunca conduzi um Focus com este motor, mas já conduzi um Peugeot e achei o motor bastante solicito ao pedal do acelarador desde baixas rotações e os consumos gerais do carro eram bastante atractivos para o motor que é.
Quanto ao Astra, como conduzo todas as semanas um Astra van 1.9 e uma Ibiza FR vou estabelecer um termo de comparação entre estes 2, pois apenas conduzi uma vez um motor igual ao do Focus.
Em termos de acelarações o Ibiza não dá qualquer hipotese ao Astra. O TDI é uma verdadeira força bruta.
O Astra é um estradista e nada mais. Em baixas rotações é uma desgraça e enquanto não chega às 2.000rpm´s, o motor simplesmente não responde. Torna-se um suplicio conduzir em cidade.
Nas recuperações é a mesma coisa. Tem uma gritante falta de força em baixos regimes. O Ibiza é precisamente o contrário. Basta pisar o acelarador e lá vamos nós.

Consumos:
Devido a esta falta de força em baixas é natural que o Astra tenha uns consumos elevados e a diferença para o FR é bastante grande, gastando mais 1,5 a 2 litros aos 100, entre 7 e 8 litros sem abusar do pedal.

Problemas:
Como facilmente se pode constatar neste fórum o Astra de 3 portas é um carro que se farta de dar problemas e o da minha empresa passa a vida na oficina.
-O turbo já foi à vida
-A direção assistida já deu de si.
-A placa CIM já foi trocada
-A barulheira da mala nunca ficou resolvida
-As suspenções traseiras parecem velhas de tanto chiar
etc, etc, etc
Como o Ibiza nunca teve problemas o Astra tem-nos pelos 2 e é por esse motivo que o proximo comercial da empresa que já vem a caminho é novamente um Seat, desta feita um Altea FR 2.0TDI de 170cv que além de muito melhor equipado acabou por ter um preço inferior ao Astra van 1.9.

Por isso é que achei piada ao comentário do Off-Logic, pois para o Astra sport van ser o melhor em quase tudo, o Focus tinha de ser mesmo muito mau.

Posso dizer mal do Focus? Então cá vai:

Materiais das portas perfectíveis, embraiagem range passado pouco tempo (parece que é normal), a antena é de enroscar (boa para roubar), demasiado largo (mais largo que um 911), comportamento estranho à chuva com uns Bridgestone Turanza, a montagem podia ser melhor e acho que não tenho mais nenhuma queixa em relação ao carro em si.

Última edição:
Agradeço a comparaçao k fez e os relatos de uso diario do astra mas sendo k o ibiza e de segmento inferior logo mais leve e apenas tem um motor k reage a baixas rotaçoes mas k perde em altas é uma razao mais k suficiente para reduzir os consumos.

Agradeço a comparaçao k fez e os relatos de uso diario do astra mas sendo k o ibiza e de segmento inferior logo mais leve e apenas tem um motor k reage a baixas rotaçoes mas k perde em altas é uma razao mais k suficiente para reduzir os consumos.

O Ibiza não perde em altas. Isso é a ilusão que dá todo o vigor inicial, mas apenas comparei os dois devido ao facto que os conduzir constantemente.

Eu diria que em baixas o Ibiza é muito melhor e em altas são bastante equivalentes.

Quanto aos consumos, penso que os 150kg de diferença entre um e outro não justificam a diferença de 2 litros que o Astra gasta a mais.

Por falar em altas a velocidade máxima que dei no Astra a descer foi 210km\h no Computador de bordo enquanto no Ibiza já colei o ponteiro.
Não gosto destas aventuras, mas só testei para ver os limites dos carros e neste aspecto, as limitações do 1.9cdti do Astra chegam bastante mais cedo.

é normal k o astra so tenha dado 210km/h uma vez k este vem limitado a esta velocidade, enquanto k o ibiza terá uma caixa um pouco mais longa e nao tem kk tipo de limitador, e os ibizas tb apresentam um grande erro de velocidades no velocimetro em relaçao à velocidade real a k circula.

Por falar em altas a velocidade máxima que dei no Astra a descer foi 210km\h no Computador de bordo enquanto no Ibiza já colei o ponteiro.
Não gosto destas aventuras, mas só testei para ver os limites dos carros e neste aspecto, as limitações do 1.9cdti do Astra chegam bastante mais cedo.

Mas sabes pk é que isso acontece no Astra nao sabes? É que so expores "metade" da verdade não vale. O Astra 1.9 cdti quando está nos 210 km/h ainda tem quase mais 1000 rpm pela frente. Vem de fabrica limitado a essa velocidade, penso eu, para poupar o motor.

Mas sabes pk é que isso acontece no Astra nao sabes? É que so expores "metade" da verdade não vale. O Astra 1.9 cdti quando está nos 210 km/h ainda tem quase mais 1000 rpm pela frente. Vem de fabrica limitado a essa velocidade, penso eu, para poupar o motor (nao me acredito que seja por falta de confiança na aerodinâmica)

julgo k o astra vem limitado a essa velocidade devido ao indice dos pneus no carro com as jantes de serie. semdo k esse motor kuando era de 120cv 8v nao tinha limitador algum.

Mas sabes pk é que isso acontece no Astra nao sabes? É que so expores "metade" da verdade não vale. O Astra 1.9 cdti quando está nos 210 km/h ainda tem quase mais 1000 rpm pela frente. Vem de fabrica limitado a essa velocidade, penso eu, para poupar o motor.
210km/h em plano, de ponteiro, dá o meu Stilo 115cv.
Por isso, se o Astra nao tivesse o limitador, era só fazer as contas! [;)]

cumps,
[dio]

Em piso plano nota-se que o motor do Astra a 210km\h já não tem folego para muito mais e se desse mais 2 ou 3 Km\h já é era sorte.

Cumps

Voltar
Superior