Guiar a 260 km/hora pode não ser perigoso, decide tribunal espanhol

Eu apoiarei indiscutivelmente uma medida que vise liberalizar a velocidade em auto-estrada, tornando-a adaptativa às condições de trânsito e à meteorologia quando....

... os nossos condutores forem civilizados.

Até lá, nem pensar.

Então acha os 120km/h em auto estrada um bom limite.?

A minha condução divertida é ir completamente atento a tudo o que me rodeia, e quando não existe ninguém abusar um bocadinho [;)]

Para muitas pessoas, condução divertida é ir nos limites do carro. Provocar a tal adrenalina. E isso não é seguro, é pedir despesas no chapeiro.

V7, conduzo em AE a 140kmh (CC ligado) é secante, chato, entediante etc... mas muito mais seguro, as barbaridades que se vê na estrada são vergonhosas!

Ainda hoje na A5 vinha no viaduto D. Pacheco para as Amoreiras a uns 130kmh atrás vinha um Série 5 coladissimo, qdo cheguei à curva, à esquerda, obviamente travei (vinha na faixa da esquerda pois estava a ultrapassar uns camiões), como o gajo vinha colado apanhou um susto do caneco e à frente abriu o vidro chamou-me cabrã0 e outras coisas pq achava que era criminoso travar-se na faixa da esquerda (!?!?!?!?), o senhor vinha de tal maneira colado que eu não via a parte da frente do BMW! Como ia com a minha filhota engoli 10x aumentei o som e segui! Achas mesmo que há civismo para se aumentar os limites?

Pois é, a 140kmh na autoestrada não pode ser, a essa velocidade deves vir por uma estrada municipal. :-)

Efectivamente não existe qualquer perigo de circular a 260km/h sozinho numa AE. Idem a 300 ou 400km/h...

* Já agora, a que rotação vai uma moto daquelas de 900 / 1.000cc (tipo CBR1000, R1, GSXR1000, etc...) a 120km/h ?
Quanto é que dá a 1ª velocidade numa moto destas? 100km/h / 120km/h ?

As mais recentes 1000cc "RR" tem caixas "close ratio", com uma 1a bastante longa e com as seguintes bastante curtas.
A 1ª de uma 1000cc de última geração ultrapassa muito facilmente os 120kms/h, atingindo os 100kms/h em menos de 4 segundos (mais na casa dos 2,5/3 segundos).

No meu caso, o motor de 1300 da minha moto a 120kms/h em 6ª velocidade vai literalmente a "soluçar" e a pedir uma 5ª (não posso dizer ao certo, mas irá entre as 2000 e as 3000rpm - ralenti é às 1200rpm). Para circular "confortavelmente", 140kms/h é a velocidade "mais baixa possível" com esta moto... e mesmo assim, a sensação é de que vou "parado".
Já fiz a A1 várias vezes dentro dos limites (bem, esticando-os até aos 140) e posso dizer que fui obrigado a parar "em todas as estações e apeadeiros" para me poder manter devidamente "desperto", tal é o tédio que se instala (e as consequentes desatenções que podem ser a morte do artista).

Já para circular em cidade respeitando os 50kms/h, é em 1ª/2ª/3ª e só "acariciando" o acelerador... mas aqui partilho da opinião de que em muitas zonas das cidades, 50 já é "perigoso". Já noutras, os limites deviam ser revistos (e parece que a colocação dos radares fixos já levou a isso: veja-se a variante de Benfica e a extensão da Av.EUA que tiveram os limites aumentados para 80Kms/h).

Aos que apregoam aos 4 ventos que 120 é "justo" em AE e que "a velocidade mata", instalem um odómetro na vossa viatura e publiquem um scan dos discos. Talvez nessa altura eu acredite na vossa sinceridade... Até lá, tudo o que dizem me soa a demagogia.

P.S. - Velocidade máxima da minha moto em banco de ensaio: 320kms/h. Velocidade máxima a que já foi (no velocímetro): cerca de 290/300, em AE -A8- nas "rectas da Marinha Grande", num dia solarengo de verão, sem uma única viatura à vista-nem atrás nem à frente.
Velocidade de "cruzeiro" normal em AE: 140/180.
120 em E.N./IP/IC.
Dentro das localidades tento manter-me entre os 50 e os 70.
Não sou -nem pretendo ser- nenhum santo.

"V"

Um tipo que acha que andar a 260km/h na via pública é seguro, nem carta devia ter.... [8b]

Se forem a 260km/h a ultrapassar um carro a 120km/h, já pensaram que ele não vos consegue ver no espelho a tempo de não mudar de faixa nem que tivesse lá binóculos instalados??? :sh)
[:D]

a ti ensinaram-te a olhar apenas uma vez para o espelho antes de mudar de faixa?

um carro aparece no teu espelho e fica a teu lado em 2 ou 3 segundos a "apenas" 140km/h de diferenca, numa recta com boa visibilidade?

aceitas que e possivel ir numa AE entre os 50 e os 120km/h a causar MUITO MAIS PERIGO que a 260 NA MESMA AE, apenas porque circulas a uma hora diferente?
e somente isto que esta em causa.

exactamente por haver gente com mentalidade aberta e que alguns evoluem...e outros apenas sao arrogantes, muito prometem, mas resultados...nem ve-los!

Define a tua condução divertida.

Condução divertida é puxar um pouco mais pelo carro em determinadas alturas, é fazer uma estrada de serra de vidros abertos e deixar entrar o ar puro e ouvir um ligeiro chiar dos pneus, é fazer uma marginal a 60km/h e apreciar a vista, etc etc...

[;)]

[:D] [:D] [:D]
Quando conduzo normalmente,em cidade ando a 70km/h,auto-estrada cerca de 170/180 km/h.
tudo depende do que esta a tua volta.

nalguns paises ja e "moda" aceitar sem problemas que nao e preciso ir a velocidades ilegais (mesmo em cidade) para se poder matar uns quantos, ou ate morrer!

basta ir a velocidade desadequada, distraido, cansado, etc etc.

Originalmente Colocado por Luís Miguel
Um tipo que acha que andar a 260km/h na via pública é seguro, nem carta devia ter.... [8b]

Se forem a 260km/h a ultrapassar um carro a 120km/h, já pensaram que ele não vos consegue ver no espelho a tempo de não mudar de faixa nem que tivesse lá binóculos instalados??? :sh)

Um carro a 120km/h faz 1km em 30segundos...
a 160 em 22,5 segundos
a 200 em 18 segundos
a 260 em 13,8 segundos...

4 segundos são mesmo uma eternidade à velocidade de 260... representam quase 300 metros... [;)]

Este foi apenas um post informativo sobre velocidades e tempos de execução de segmentos de estrada :)

tudo depende do que esta a tua volta.

nalguns paises ja e "moda" aceitar sem problemas que nao e preciso ir a velocidades ilegais (mesmo em cidade) para se poder matar uns quantos, ou ate morrer!

basta ir a velocidade desadequada, distraido, cansado, etc etc.
exacto,é ai que queria chegar!

Quem já fez Lisboa Madrid por exemplo sabe que em Espanha se percorrem dezenas de KM quase sem ver uma alma nem na estrada nem nas imediações. Nessas condições não me choca não haver limites!

O problema não é a velocidade propriamente dita...
O problema é a DIFERENÇA de velocidades entre um carro a grande velocidade e um outro a pastar...

O nosso tempo de reacção é constante, aliado ao aumento da diferença de velocidades, pode originar respostas imprevisíveis quer ao condutor a grande velocidade, quer ao condutor da velocidade reduzida, um por não conseguir eventualmente corrigir ou controlar o carro, o outro por não esperar um carro a grande velocidade e assustar-se...

Alem de que há condutores e carros que mesmo a 50 são um verdadeiro perigo...

Nunca passo dos 120, mas já andei a 240 e não me pareceu tão perigoso quanto se possa pensar. Desde que haja condições, tipo boa estrada, carro largo e pesado e preparado a condizer, piso seco.., não me parece que seja criminoso.

Claro que se houver um imprevisto são 4 mortos, mas prontos... :)

Ecológico é que não será de certeza. Estamos a falar de 15 ou 20 litros, dependendo do motor.. lol.

Um carro a 120km/h faz 1km em 30segundos...
a 160 em 22,5 segundos
a 200 em 18 segundos
a 260 em 13,8 segundos...

4 segundos são mesmo uma eternidade à velocidade de 260... representam quase 300 metros... [;)]

Este foi apenas um post informativo sobre velocidades e tempos de execução de segmentos de estrada :)

Mete em m/s. Assim as pessoas tem uma pequena ideia de quanto andam durante aquele 1s de reacção. Sem contar com mais variáveis que provocam "atrasos"...

pior do que os pneus, do que os buracos, as suspensoes, o oleo na estrada, as cilindradas e as potencias, os binarios e os travoes......pior do que as velocidades fora da lei .....

.......são as cabeças!

Back