Efectivamente não existe qualquer perigo de circular a 260km/h sozinho numa AE. Idem a 300 ou 400km/h...
* Já agora, a que rotação vai uma moto daquelas de 900 / 1.000cc (tipo CBR1000, R1, GSXR1000, etc...) a 120km/h ?
Quanto é que dá a 1ª velocidade numa moto destas? 100km/h / 120km/h ?
As mais recentes 1000cc "RR" tem caixas "close ratio", com uma 1a bastante longa e com as seguintes bastante curtas.
A 1ª de uma 1000cc de última geração ultrapassa muito facilmente os 120kms/h, atingindo os 100kms/h em menos de 4 segundos (mais na casa dos 2,5/3 segundos).
No meu caso, o motor de 1300 da minha moto a 120kms/h em 6ª velocidade vai literalmente a "soluçar" e a pedir uma 5ª (não posso dizer ao certo, mas irá entre as 2000 e as 3000rpm - ralenti é às 1200rpm). Para circular "confortavelmente", 140kms/h é a velocidade "mais baixa possível" com esta moto... e mesmo assim, a sensação é de que vou "parado".
Já fiz a A1 várias vezes dentro dos limites (bem, esticando-os até aos 140) e posso dizer que fui obrigado a parar "em todas as estações e apeadeiros" para me poder manter devidamente "desperto", tal é o tédio que se instala (e as consequentes desatenções que podem ser a morte do artista).
Já para circular em cidade respeitando os 50kms/h, é em 1ª/2ª/3ª e só "acariciando" o acelerador... mas aqui partilho da opinião de que em muitas zonas das cidades, 50 já é "perigoso". Já noutras, os limites deviam ser revistos (e parece que a colocação dos radares fixos já levou a isso: veja-se a variante de Benfica e a extensão da Av.EUA que tiveram os limites aumentados para 80Kms/h).
Aos que apregoam aos 4 ventos que 120 é "justo" em AE e que "a velocidade mata", instalem um odómetro na vossa viatura e publiquem um scan dos discos. Talvez nessa altura eu acredite na vossa sinceridade... Até lá, tudo o que dizem me soa a demagogia.
P.S. - Velocidade máxima da minha moto em banco de ensaio: 320kms/h. Velocidade máxima a que já foi (no velocímetro): cerca de 290/300, em AE -A8- nas "rectas da Marinha Grande", num dia solarengo de verão, sem uma única viatura à vista-nem atrás nem à frente.
Velocidade de "cruzeiro" normal em AE: 140/180.
120 em E.N./IP/IC.
Dentro das localidades tento manter-me entre os 50 e os 70.
Não sou -nem pretendo ser- nenhum santo.
"V"