Engraçado que nessa lista apareça o motor D4D de 150 cv e não o de 177. Mas enfim...posso falar-te daquilo que sei da Toyota/Lexus: tens um carro de garnde qualidade, fiabilidade, um motor muito agradável (sem "coices" retrógrados) e amigo do ambiente e uma montagem sem reparos. Dos automóveis que servem para comparativo, o A4 é um carro também de elevada qualidade, motor muito enérgico, embora não me agrade muito a forma brusca como "sobe" (é um TDI). O espaço interior é inferior aos restantes. O Honda também tem um motor de grande proporcionalidade, muito espaço, mas acho que me parece mais feio. O mondeo está desactulizado, ainda para mais com um novo modelo aí perto. A minha escolha seria ( e é) o Toyota (mais discreto, mas mais equilibrado). Se procuras um certo "status" na estrada, o A4, provavelmente, seria uma boa escolha. O Honda é um maquinão, muito espaçoso embora um pouco parco em equipamento de série (é incompreensível que num automóvel deste gabarito, o Computador de Bordo não faça parte do euqipamento base). O Mondeo tem a vantagem de poderes fazer um bom negócio, em virtude do fim de vida do projecto.
Há outras hipóteses também a considerar (IMHO), tais como o Skoda Octávia (embora sem muita imagem, tem argumentos muito fortes, tais como fiabilidade, montagem, espaço e equipamento, por um preço verdadeiramente competitivo), o mazda 6, que embora sem o requinte da Avensis ou do A4, tem um "caracter" muito convicente, um preço adequado e fiabilidade a toda a prova. Depois há o Alfa 159, que nos brinda com uma beleza extraordinária, motores muito elásticos e competentes (apesar das "más bocas"). Do grupo Francês, espera-se conforto a rodos, sendo a grandeferência, na minha opinião, o Citroen C5, com o motor 2.2 HDI (biturbo), o mesmo que equipa o 407 , que perde pelo espaço interior e pela capacidade da mala, ganhando pontos na desportividade e dinâmica. O Renault Laguna também parte de um projecto antigo, mas não deixa de ter os seus trunfos, principalmente pelo novo motor de 175 cavalos, que, após ultrapassados os naturais problemas de fiabilidade, parece ter encontardo um equilibrio que lhe permite ombrear de igual para igual com os seus rivais.
Resumindo, e já que a conversa vai longa, continuo a achar que a proposta mais sensata e equlibrada, tendo em conta aquilo que se procura num automóvel deste calibre, é a Toyota Avensis D4D 177cv.