Comprar antes ou depois de Junho 2007?

Papoila

New member
Devido às novas regras relativas à mudança do IA para ISV, prevê-se que irão existir algumas alterações significativas relativamente ao preço dos automóveis.

Como estou na eventualidade de adquirir um carro (pequeno familiar) não sei o que será mais vantajoso para o meu caso. Será esperar para depois de Junho/Julho (não sei bem qual o mês) ou será melhor comprar antes?

Mesmo que se adquira um carro neste 1º semestre, paga-se o IA antigo, no entanto será que se pagará o novo selo do carro (ou o que irá substituir) ao preço dos novos?

Agradeço as vossas opiniões mais experientes...

Nem num caso nem no outro sairás a ganhar, quem GANHA MESMO é sempre o Estado.

No entanto, na ténue diferença que existirá a realidade é esta :

1 - Queres o carro para mais de 5 anos (óbvio que não falamos de 5,5 ou 6...) ?

R : - Compra antes de Julho.

2 - Queres mudar de carro cada 3 ou 4 anos ?

R : - Compra depois, caso tenhas a certeza que o carro que te interessa é mesmo daqueles que vais "VER" a diferença de €€€ no PVP para menos, pois se assim não for, também não será por aí e torna-se insignificante o antes ou depois...

[;)]

Preciso de mais opiniões.
Por favor quem tiver conhecimento sobre o que se vá passar depois desta data, agradeço a colaboração.:confused:

Há também a considerar que depois para venda, os usados mais procurados serão os anteriores a Julho.

Pq os que são se comprados depois, ainda vão pagar um imposto municipal pesado, para amortização do imposto automóvel.
Os comprados antes desse mês já liquidaram o imposto na totalidade no acto da compra, pagando um valor equivalente ao actual "selo".

Talvez por pagarem menos " selo" , eu sou um bocado mais da teoria se precisar de comprar compro..

Ab,
Tigas

basicamente pelo que tenho lido, se esperares por julho vais pagar - no momento e + nos anos seguintes... se não o imposto municipal também vai convergir para o novo modelo apartir de 2008, o que equivale a dizer que vais pagar na mesma o novo "selo". Resultado só não perdes se trocares de carro de +- 3 em 3 anos... [8b]

Um pessoa não se pode dar ao luxo de andar a trocar de carro assim sem mais nem menos. Neste momento os carros estão feitos para durar por volta dos 7 anos, e será esse o tempo de utilização que espero de um carro.[;)]

Um pessoa não se pode dar ao luxo de andar a trocar de carro assim sem mais nem menos. Neste momento os carros estão feitos para durar por volta dos 7 anos, e será esse o tempo de utilização que espero de um carro.[;)]

E os Leasings até aos 8, por isso...[:)]

[;)]

basicamente pelo que tenho lido, se esperares por julho vais pagar - no momento e + nos anos seguintes... se não o imposto municipal também vai convergir para o novo modelo apartir de 2008, o que equivale a dizer que vais pagar na mesma o novo "selo". Resultado só não perdes se trocares de carro de +- 3 em 3 anos... [8b]

Essa n percebi. A convergência vai ser para os novos e para os antigos, mas com a proporcionalidade do imposto para cada um, certo? O valor dos matriculados antes de julho de 2007 não irá convergir de forma a ficar igual aos outros, pois estes já pagaram o imposto na totalidade, certo?

Minha amiga, isto é como já aqui explicaram e não há muito mais a dizer. Se é um carro pra usar, compra agora. Se é um carro pra vender pouco depois, talvez valha a pena, mas...

Como, se bem me lembro, disse o Sua Ex.ª o Sr. Prof. Dr. Ministro do Ministério que me vem aos Bolsos, os carros podem ficar até cerca de 10% mais baratos no primeiro ano.

Eu (que devo ser uma espécie rara daquelas que usa um carro durante mais de um ano - vá lá alguém normal lembrar-se dum disparate desses!) aproveitei enquanto pude e, graças ao dinheirinho ganho a custo, e a Deus que me deu juízo e possibilidades pra trabalhar, já tenho a minha máquina encomendada. Mas sabendo o seguinte:

1- Comprando agora, paguei mais e pagarei não muito todos os anos.

2- Comprando depois de Julho, pagaria uma caganita menos agora, e lixava-me todos os anos seguintes no imposto, enquanto o carro fosse meu.

3- Conclusão: se pretendes usar o carro mais de um ano, compra agora. Quase de certeza ficará mais caro com o novo imposto.

Isso já foi até a conclusão de uma revista da especialidade que fez várias simulações para quem comprasse um carro e ficasse com ele cerca de dez anos.

PS: quem acredita em governos que baixam impostos sem truques também acredita no Pai Natal. Em Portugal os carros são em média 28% mais caros, em relação ao resto da Europa. É o castigo justo por sermos ricos demais e por acaso até dá um jeitaço aos nossos governantes.

O valor dos matriculados antes de julho de 2007 não irá convergir de forma a ficar igual aos outros, pois estes já pagaram o imposto na totalidade, certo?

É isso que está previsto. Comprando agora, tens o direito de pagares pelo imposto "antigo". Não vais ser penalizado pelo novo imposto.

Se não nós éramos desgraçados duas vezes, e isso já chamava muito à atenção.

Os carros chineses não contam...[:p]

Compra antes. Acaba por compensar. O carro fica mais caro uns 1000€, e pagas menos uns 200€ anuais de imposto em média...ou seja, é quase a mesma coisa...a não ser que os preços do carro ao descerem esses 1000€ não levem um pequeno "empurrão" de uns 100 ou 200 no preço final para compensar a inflacção!

Na minha opinião quem ficar com o carro vários anos, mais de 5 ou 6 anos compensa comprar antes de Julho, uma vez que a redução do preço no acto da compra ainda não vai ser muito significativa, a partir de Julho, e depois o imposto do selo vai subir muito.

Por exemplo o meu pai vai comprar agora o novo Mercedes classe C, porque é carro para ficar com ele muitos anos e o preço que vai baixar com o novo imposto, não é suficiente para cobrir depois o que se paga todos os anos em selo.

Já agora alguém sabe quanto vale entregar um carro para abate num Centro de Valorização XPTO? Ganha-se alguma coisa ou não?

Eu sei que na compra de um carro novo, existe um benefício fiscal de redução do IA em cerca de 1500€, mas o meu problema é que ainda preciso de esperar 6 meses para passar o carro para o meu nome e beneficiar desta vantagem.

Back