Circulou durante um ano sem pagar a gasolina e a Via Verde

Diz que é tratador de cavalos, tem 26 anos, reside no Cartaxo. Ao longo de um ano circulou sem pagar pelas auto-estradas e atestou gratuitamente o veículo do padrasto, um Opel Corsa, que servia para se movimentar. Tudo parecia correr bem até ao dia em que foi detido pelos militares do Núcleo de Investigação Criminal da BT do Carregado, que há algum tempo lhe seguiam as pisadas.

O indivíduo encontra-se agora em prisão domiciliária sem pulseira electrónica. É diariamente vigiado por agentes da PSP que se deslocam à residência e confirmam a sua presença no interior.

O esquema parecia simples. O homem furtava matrículas de outros automóveis que ia colocando no seu veículo durante as viagens frequentes que fazia entre o Cartaxo e o Casal Ventoso onde, segundo fonte da Brigada de Trânsito, "era frequentador assíduo". No percurso, aproveitava para abastecer o automóvel, habitualmente nas áreas de serviço da auto-estrada do Norte (A1), e fugia sem pagar a conta do combustível. Passava depois na Via Verde das portagens sem pagar.

A queixa apresentada por um dos responsáveis pela área de serviço de Aveiras de Cima, na A1, permitiu à BT iniciar a investigação. As imagens gravadas das câmaras de videovigilância instaladas nestas zonas de abastecimento e nas portagens acabaram por ser determinantes para a captura do suspeito. Uma tarefa que, segundo fonte da BT do Carregado, "não foi fácil", dado que "foram utilizadas matrículas diferentes, apesar de ser sempre a mesma viatura".

A verdade é que "o esquema" montado por este tratador de cavalos acabou por prejudicar os legítimos proprietários das matrículas que começaram a ser notificados para pagarem as despesas da portagem.

A BT não sabe ainda calcular o valor dos prejuízos, mas avança com a hipótese de ascenderem a vários milhares de euros. É que, para além do combustível furtado, as passagens nas portagens sem pagar foram contabilizadas pela taxa máxima, ou seja, o equivalente a uma viagem entre Lisboa e Porto. "Estamos a juntar dados que nos permitem apurar quantas matrículas utilizou, quantas viagens efectuou e por quantas áreas de serviço passou sem pagar", revelou a fonte.

No auxílio à investigação está também a PSP, que recebeu cerca de duas dezenas de queixas de proprietários de veículos a quem foram furtadas as matrículas. Fonte do Comando de Santarém diz que, "desde Novembro, que a Polícia recebe queixas de funcionários de gasolineiras e de donos de automóveis", mas "só agora é possível começar a juntar as peças todas".

Segundo a Polícia, aquele indivíduo terá feito abastecimentos no Cartaxo, Benavente, Almeirim, Azambuja, Vila Franca de Xira, Santarém e em Lisboa. "Temos ainda algumas situações em Torres Novas, Tomar e Cartaxo, mas ainda estamos a apurar se foram feitas por este homem".

fonte: jn

A BT não sabe ainda calcular o valor dos prejuízos, mas avança com a hipótese de ascenderem a vários milhares de euros. É que, para além do combustível furtado, as passagens nas portagens sem pagar foram contabilizadas pela taxa máxima, ou seja, o equivalente a uma viagem entre Lisboa e Porto. "Estamos a juntar dados que nos permitem apurar quantas matrículas utilizou, quantas viagens efectuou e por quantas áreas de serviço passou sem pagar", revelou a fonte.

No auxílio à investigação está também a PSP, que recebeu cerca de duas dezenas de queixas de proprietários de veículos a quem foram furtadas as matrículas. Fonte do Comando de Santarém diz que, "desde Novembro, que a Polícia recebe queixas de funcionários de gasolineiras e de donos de automóveis", mas "só agora é possível começar a juntar as peças todas".

Segundo a Polícia, aquele indivíduo terá feito abastecimentos no Cartaxo, Benavente, Almeirim, Azambuja, Vila Franca de Xira, Santarém e em Lisboa. "Temos ainda algumas situações em Torres Novas, Tomar e Cartaxo, mas ainda estamos a apurar se foram feitas por este homem".

fonte: jn

bem...entrou em Aveiras e paga lisboa -Porto...ok ja nem sei afinal quem é mais ladrão se é o homem se a brisa...[:blush:]

Na volta o homem é o responsavel por todos os roubos do país...[:D]

Eu dava-lhe um bom remedio!
um ano inteiro a trabalhar 16 horas por dia, 7 dias por semana, e toda a remuneraçao a reverter para quem ficou lesado!
"prisao domiciliaria" que me**** a de Justiça temos!

Agora vai ter mais que tempo para pagar pelos prejuizos que causou. Para mim era bules comunitario durante um ano ou mais, mas deve passar uns tempitos na prisa so boa vida

bem...entrou em Aveiras e paga lisboa -Porto...ok ja nem sei afinal quem é mais ladrão se é o homem se a brisa...[:blush:]

Está nas regras que o uso indevido nas AE é taxado pela distância máxima.

Tal e qual como qdo perdes o talão...

RR

Grandessíssimo cromo![8b]

Agora, os desgraçados que viram as suas matrículas copiadas ainda vão ter imensos problemas...[s)]

E não ficou preso, porquê?:confused:

Se a via verde dá "erro" quando ele entra, depois é quase impossivel ter a certeza, por isso paga o máximo e acabaou. Tb não vejo onde está o problema.

Se a via verde dá "erro" quando ele entra, depois é quase impossivel ter a certeza, por isso paga o máximo e acabaou. Tb não vejo onde está o problema.

Qdo trabalhava em Leiria...por 2 vezes aquilo nao registou e vierem com essa lenga-lenga que tinha que pagar porto-lisboa[:blush:] .... não roubo ninguem mas tambem não papo grupos de ninguem...

gosto das coisas justas e como tal não paguei...ainda recebi cartas do tribunal e tudo mas nao paguei...disse que podia pagar o percurso Leiria-lisboa visto a via verde não ter registado agora tudo não pago...kero é k se lixem...xulos acabaram por nao keres o percurso e a totalidade , andamos em guerras e acabei por nao pagar nada e o tribunal tb nunca mais disse nada,,,entretanto acabou o prazo.

tenho ou nao tenho razao? se eu sou justo com os outros tem k o ser para comigo[;)]

apr:)apr:)apr:)

É um pássaro?
É um avião?

NÃO!

É o Nephilim defensor dos fracos e oprimidos! [:p]

Só estou a ver um lesado nessa história é o coitado do homem que agora vai ter de pagar a taxa máxima dqo só entrava em Aveiras... Abaixo a brisa e os tiranos da BT, foi uma clara caça ao homem e multa!

[:)][:)]

Abaixo a brisa e os tiranos da BT, foi uma clara caça ao homem e multa!

Olha que a brisa são uns bons ladrões...andei mto de auto-estradas e dei mto dinheiro a ganhar á brisa...e mtas vezes estava em para-arranca com obras que até metiam nojo...pagava um serviço caro e demorava o dobro do tempo que o fazia pela estrada nacional de borla...[:blush:] [:vm)]

Eu pessoalmente não gosto do serviço da brisa.[;)]

n é isso...o gago tem de pagar pelo k faz...
~

mas a pagar é que k fez e não pelo um percurso inventado pela brisa

Claro tu usas ilegalmente um serviço e qdo te chamam a atenção n és multado, pagas o que usaste......

Ele sabia que estava a usar ilegalmente, a burlar, devia era ainda ser preso...

RR

Claro tu usas ilegalmente um serviço e qdo te chamam a atenção n és multado, pagas o que usaste......

Ele sabia que estava a usar ilegalmente, a burlar, devia era ainda ser preso...

RR

Pode ir preso e ate devia...pois cometeu roubos.

mas pagar a portagem Porto -Lisboa é que nao pk nao fez esse percurso...

Claro fica tudo registado.[;)]
Não fica não... Fica registado se houver identificador. De resto apenas fica registado a insfracção e a foto do artista. Mas como ele usava várias matriculas e como há várias entradas na AE onde há dezenas se não centenas de erros diários, seria bastante complicado provar todas as entradas do gatuno. Por isso quem tenta enganar a brisa paga a taxa máxima. E acho bem.

Eu tb não gosto nada da brisa. Mas se tentas enganar o sistema é normal que pagues o máximo.

Back