TURBO
Suspenso
Quanto ao programa ..... falta-me a paciência.
Já não és o 1º Toc/Roc a quem eu oiço isso hoje[
Já não és o 1º Toc/Roc a quem eu oiço isso hoje[]
E para mim isso é que está correcto. Quem mais consome mais paga.
- Joaquim Pina Moura - .... eh ..... eh .... ?!?!? ..... Autodromo do Estoril .....pois ....[8b]
Mas quem consome mais tem mais...
Quem consome pouco, qualquer aumento mínimo é enorme...
O IVa é o imposto mais injusto à face da terra...
Porque todos comemos e todos precisamos de vestir.
Qto ao abaixamento do IVA seria quase indiferente. Quem ganharia seriam os comerciantes.
O Campos e Cunha é uma vergonha. Como é q alguém q não aguentou ser ministro das finanças vem dizer o q é bom ou mau para as finanças??
Qto ao abaixamento do IVA seria quase indiferente. Quem ganharia seriam os comerciantes.
Já a oposição sofre de um mal terrível. Hj dizem para baixar impostos. Qdo lá estiverem (e foi hà bem pco tempo) subiram-nos!
Grande confusão que para aí vai na tua cabeça ....
Quem paga o IVA é o consumidor final, aos comerciantes fiscalmente a taxa de IVA é que é irrelevante !
Na prática, em termos macro-económicos acaba por não ser, na verdade não é indiferente, quanto mais alta a taxa menos os comerciantes vendem. Mas apenas porque a taxa é paga pelos consumidores que assim consomem menos com aumentos de taxas ou consomem mais com diminuições das mesmas. Mas é sempre suportado pelo consumidor final. O efeito no comerciante é sempre marginal.
Liberal penso que o que etá sub-entendido é que os comerciantes iriam aumentar as suas margens e o valor da redução nos preços nunca seria o valor da redução na taxa de iva.
um caso parecido é o do não cumprimento da lei dos arredondamentos do euro e o
das marcas de automóveis que quando os impostos descem, muitas das vezes, aumentam margens e o preço não diminui ou diminui menos que o suposto
cumprimentos
Já a oposição sofre de um mal terrível. Hj dizem para baixar impostos. Qdo lá estiverem (e foi hà bem pco tempo) subiram-nos!
Claro q o Sócrates tb fez isso.Então mas não foi isso que o Sócrates também fez? Ele tinha prometido que não subia os impostos e a primeira medida foi aumentar o IVA... ou estou a fazer confusão?
Cumprimentos
Na minha opinião os pequenos e grandes comerciantes iriam aumentar o seu preço sendo o reflexo no comprador mto pequeno.Ok, se a intenção foi essa, aceito-a, haverá sempre esse efeito, não vou ser eu a pôr as mãos no fogo pelos comerciantes ou outros pequenos empresários. A tendência de muitos (os mais burros) será precisamente essa, mas a médio prazo o mercado acabará por se ajustar.
Mas esse fenónomo será muito limitado, aos pequenos empresário por exemplo, coisas como restaurantes e assim. Mas a economia nacional e aquilo em que nós gastamos a maioria do dinheiro não vem desses pequenos empresários. Tem mais a ver com o que poupas na compra duma casa, dum carro ou da conta da electricidade ou do acesso à Net. E nesses sectores, como contribuinte, vais notar, e bem, uma eventual diminuição de 2% no IVA. Não tenhas dúvidas. No fundo sectores onde há concorrência (alguma) e mercado a funcionar.
A diminuição vai chegar, é inevitável, estamos todos sobre-taxados, mas vai chegar provavelmente na véspera das eleições. De qualquer forma, antes chegar na véspera das eleições do que nunca. É bom sinal.