PeLeve
Well-known member
Mas, pergunto, será a mesma arquitetura?Na minha primeira 406, com o motor 2.1TD a poli do ar condicionado partiu mesmo e apenas tive a despesa com a reparação da poli e do compressor. Nada mais foi afectado.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Mas, pergunto, será a mesma arquitetura?Na minha primeira 406, com o motor 2.1TD a poli do ar condicionado partiu mesmo e apenas tive a despesa com a reparação da poli e do compressor. Nada mais foi afectado.
Já aconteceu uma situação semelhante numa Karnival de um colega meu e a correia de instumentos enrolou-se na da distribuição e ... era uma vez motor!...
Exactamente, daí ter levado a sério o "aviso" que me fizeram na oficina e deixei lá o carro...É comum acontecer, principalmente quando a correia de acessórios trabalha muito junto à tampa da distribuição. Quando parte, acaba por partir o plástico como se fosse um chicote e embrulha-se com a correia de distribuição.Muita atenção à correia de acessórios, que muitas vezes é esquecida.
Nem mais, já que é precisamente esse o "guião" que sigo nesse tema que é a manutenção![a troca de correias, para além do número de kms, obedece a outros critérios:
- anos de uso, devido à natural degradação dos materiais usados
- tipo de uso, um carro usado maioritariamente em cidade (pára-arranca) pode necessitar trocar a correia antes de outro usado exclusivamente en AE (por exemplo) porque apesar de poder ter menos kms o que conta são as horas de funcionamento de motor, porque ao estar parado no trânsito com o motor em funcionamente continua a haver uso e desgaste das correias. Portanto uma correia de um carro aos 50000kms pode estar igual que a de outro carro com 90000kms
Portanto, a partir de certa altura (uns 3 ou 4 anos), cuidadinho!
Mesmo que as correias rebentem, o esforço não poderá ser maléfico?
Normalmente só empena algumas válvulas, algumas sedes poderão ter que ser trabalhadas ou substituídas e, em casos mais graves, podem furar um ou outro êmbolo mas deve ser raro chegar a danificar a cambota.
Normalmente o alternador e compressor funcionam numa polie independente da distribuição, já a bomba de água se gripar pode partir ou fazer passar alguns dentes da correia e lá se vão umas válvulas e o que mais vier atrás.
Desenterro este tópico para deixar o meu testemunho de um problema semelhante.
Ia a conduzir a minha Espace 1.9 dCi e fiquei de repente sem direcção assistida. Não houve nenhum ruído e o motor continuou a funcionar. Olhei para o espelho e vi fumo. Parei a seguir e descobri que o fumo cheirava a borracha queimada e vinha da zona da correia de acessórios.
No dia seguinte abri o capot e descobri que a correia tinha partido. Na oficina disseram que foi a polie da cambota que desvulcanizou e originou a quebra da correia.
Será este mais um problema típico dos Renaults?[8b]
diz ele que até se costuma assustar com algumas marcas
É impressionante o que as marcas cobram por uma peça tão simples, que custará uns meros 2 ou 3 euros a produzir.
Há uns anos atrás, a VW obrava o couro e cabelo pelas famigeradas MAF, que custavam uma bagatela mas que era vendidas acima dos 300 €...