Polie desvulcanizada, primeiro problema sério no Laguna.

Já aconteceu uma situação semelhante numa Karnival de um colega meu e a correia de instumentos enrolou-se na da distribuição e ... era uma vez motor!...

É comum acontecer, principalmente quando a correia de acessórios trabalha muito junto à tampa da distribuição. Quando parte, acaba por partir o plástico como se fosse um chicote e embrulha-se com a correia de distribuição.Muita atenção à correia de acessórios, que muitas vezes é esquecida.

É comum acontecer, principalmente quando a correia de acessórios trabalha muito junto à tampa da distribuição. Quando parte, acaba por partir o plástico como se fosse um chicote e embrulha-se com a correia de distribuição.Muita atenção à correia de acessórios, que muitas vezes é esquecida.
Exactamente, daí ter levado a sério o "aviso" que me fizeram na oficina e deixei lá o carro...

a troca de correias, para além do número de kms, obedece a outros critérios:

- anos de uso, devido à natural degradação dos materiais usados

- tipo de uso, um carro usado maioritariamente em cidade (pára-arranca) pode necessitar trocar a correia antes de outro usado exclusivamente en AE (por exemplo) porque apesar de poder ter menos kms o que conta são as horas de funcionamento de motor, porque ao estar parado no trânsito com o motor em funcionamente continua a haver uso e desgaste das correias. Portanto uma correia de um carro aos 50000kms pode estar igual que a de outro carro com 90000kms

Portanto, a partir de certa altura (uns 3 ou 4 anos), cuidadinho!

a troca de correias, para além do número de kms, obedece a outros critérios:

- anos de uso, devido à natural degradação dos materiais usados

- tipo de uso, um carro usado maioritariamente em cidade (pára-arranca) pode necessitar trocar a correia antes de outro usado exclusivamente en AE (por exemplo) porque apesar de poder ter menos kms o que conta são as horas de funcionamento de motor, porque ao estar parado no trânsito com o motor em funcionamente continua a haver uso e desgaste das correias. Portanto uma correia de um carro aos 50000kms pode estar igual que a de outro carro com 90000kms

Portanto, a partir de certa altura (uns 3 ou 4 anos), cuidadinho!
Nem mais, já que é precisamente esse o "guião" que sigo nesse tema que é a manutenção![;)]

Grande azar. Mas agora ao menos a máquina fica em condições para outra. [;)]

Uma dúvida: é possível que um acessório bloqueie (bomba de água, alternador, compressor de AC, etc), e ao fazê-lo bloqueie a cambota, rebentando o motor? Mesmo que as correias rebentem, o esforço não poderá ser maléfico?

Mesmo que as correias rebentem, o esforço não poderá ser maléfico?

Normalmente só empena algumas válvulas, algumas sedes poderão ter que ser trabalhadas ou substituídas e, em casos mais graves, podem furar um ou outro êmbolo mas deve ser raro chegar a danificar a cambota.

Normalmente o alternador e compressor funcionam numa polie independente da distribuição, já a bomba de água se gripar pode partir ou fazer passar alguns dentes da correia e lá se vão umas válvulas e o que mais vier atrás.

Normalmente só empena algumas válvulas, algumas sedes poderão ter que ser trabalhadas ou substituídas e, em casos mais graves, podem furar um ou outro êmbolo mas deve ser raro chegar a danificar a cambota.

Normalmente o alternador e compressor funcionam numa polie independente da distribuição, já a bomba de água se gripar pode partir ou fazer passar alguns dentes da correia e lá se vão umas válvulas e o que mais vier atrás.

Todas os acessórios (AC, Alternador, D.A., se não for eléctrica), são "tocados" pela polia da cambota. Pelo carreto da cambota, no interior, a correia de distribuição toca a bomba d' água.
Pela polia da cambota, (no exterior, apertada ao carreto da cambota) toca tudo o resto. Pode ter uma só uma correia de acessórios, ou várias.
Não há nenhum perigo para a cambota no caso de, por exemplo, um compressor de AC agarrar. A correia é que vai ficar toda "relada" e fazer alguma prisão ao motor, especialmente se for de baixa cilindrada.
No caso de a correia de acessórios entrar pela distribuição dentro o que pode acontecer é empeno das válvulas, e por vezes partir a árvore de cames.
O bloco não costuma sofrer, a não ser ao nível do pistões que podem ficar marcados. Logo à "primeira volta" que o motor descomanda, as válvulas são "arrumadas" do caminho pelos pistões, ficando empenadas.
A cambota e as bielas nada sofrem.

Sim, já cá está, fino![:cool:]

Fui buscar o carro na sexta e desfizeram-se em desculpas pelo atraso, pelo que relevei! Ficou óptimo e pronto para a IPO, dentro de alguns dias.

A "multa" ficou-se por pouco mais de 90 contos (pouco mais de €450), o que até nem foi caro, atendendo a que a revisão dos 90.000 é das mas caras.

A correia de distribuição não foi mudada nesta intervenção, tal como a de acessórios, porquanto já se havia procedido à mudança antes, para distribuir os gastos...[:D] [;)]

Está impecável, ou não fosse um Renault Laguna![:cool:]

Bem, cá para mim desta vez é o meu clio com este problema.

Já há algum tempo que tem acontecido, a frio. Ouve-se um grilar vindo da zona das correias. Há algumas semanas, e visto que a correia de acessórios fez 5 anos, pedi para trocarem. No entanto, o barulho continua.
A quente desaparece.

Vou ver se levo o carro à Renault para ver se descobrem o que é.

Desenterro este tópico para deixar o meu testemunho de um problema semelhante.

Ia a conduzir a minha Espace 1.9 dCi e fiquei de repente sem direcção assistida. Não houve nenhum ruído e o motor continuou a funcionar. Olhei para o espelho e vi fumo. Parei a seguir e descobri que o fumo cheirava a borracha queimada e vinha da zona da correia de acessórios.

No dia seguinte abri o capot e descobri que a correia tinha partido. Na oficina disseram que foi a polie da cambota que desvulcanizou e originou a quebra da correia.

Será este mais um problema típico dos Renaults? :confused:[8b]

Desenterro este tópico para deixar o meu testemunho de um problema semelhante.

Ia a conduzir a minha Espace 1.9 dCi e fiquei de repente sem direcção assistida. Não houve nenhum ruído e o motor continuou a funcionar. Olhei para o espelho e vi fumo. Parei a seguir e descobri que o fumo cheirava a borracha queimada e vinha da zona da correia de acessórios.

No dia seguinte abri o capot e descobri que a correia tinha partido. Na oficina disseram que foi a polie da cambota que desvulcanizou e originou a quebra da correia.

Será este mais um problema típico dos Renaults? :confused:[8b]

Viva, eu tive um megane com esse motor 1,9 dci e por volta dos 100 a 120000km tive tambem esse matraquear no capot junto as correias. Dirigi-me á renault, ao que eles me disseram que era a polie do motor que liga á correia de acessorios.

Resolução: troca e consequente susto na factura (ja não me lembro quanto paguei, mas foi bastante), e depois ficou tudo bem pois a polie que foi colocada ja não era igual.

Vim eu a descobrir mais tarde uns mesitos, junto de um conhecido que trabalha no desenvolvimento de motores na renault em França, que este problema já tinha sido detectado pela casa-mãe e a solução já existia para que isto não se repetisse uma vez que os automoveis que estavam a ser fabricados ja traziam essa correcção feita de fabrica. Espanto o meu quando ele me disse que a renault ja tinha feito a recomendação para a substituição da dita polie. Só há um pequeno senão: A RENAULT PORTUGUESA NÃO O FEZ!!!!!!!!

Conclusão: a polie que apresenta problemas é de cor escura, e as novas são de cor bronze. Desta forma não há como enganar e já se sabe se o motor vai sofrer desse problema ou não.

Eu também tive esse problema no meu JTD ao fim de 8 anos e 157mil kms.

A polie que colocaram é mais reforçada e custou apenas 80 euros. O mecânico até se passou..diz ele que até se costuma assustar com algumas marcas e estes além de corrigirem o problema ainda a vendem a um preço bastante acessível quando comparado com outras marcas (por acaso até me falou em Renault mas também mostrou uma de um BMW que custou mais do dobro da tua..dass).

Cumprimentos.

Troquei recentemente a polie do alternador do meu Clio dCi, por indicação da competente oficina. Estava a dar sinais de fraqueza.

É certo que lá deixei 50 € mas que me deixam muito mais descansado para enfrentar a quilometragem que está por vir (está quase quase nos 200.000 km).... [;)]

É impressionante o que as marcas cobram por uma peça tão simples, que custará uns meros 2 ou 3 euros a produzir.

Tão pouco ?

Há uns anos atrás, a VW obrava o couro e cabelo pelas famigeradas MAF, que custavam uma bagatela mas que era vendidas acima dos 300 €...

Há uns anos atrás, a VW obrava o couro e cabelo pelas famigeradas MAF, que custavam uma bagatela mas que era vendidas acima dos 300 €...

Esse grupo está no top da "roubalheira" nas peças. E ainda por cima não assume defeitos de fabrico óbvios como os célebres elevadores de vidros :sh)

Voltar
Superior