Trabalho infantil - Coisa infame ou nem por isso?

...qd falo em crianças tou a situar a faixa etária dos 12 aos 17... acho q essas questões já n se colocam.
Pois meu caro mas nessas idades já não são crianças são considerados, pré-adolescentes e adolescentes. A diferença está na ideia ou conotação que a pessoa dá à palavra CRIANÇA

e eu volto a perguntar-te, achas que não interfere no desenvonvimento enquanto Ser Criança?
Eu tenho 33 anos, quando tinha 6 meses a minha foto foi seleccionada para ser o bebé da papa Cerelac da Nestlé, a minha mãe recusou a oferta, e ainda bem que o fez sabes porquê? Deixou-me SER criança!!!
A vocação não se descobre aos 2, 3, 4, 5, 6 meses ou aos 4, 5, 6, 7 anos...ou aos 12, 13, 14 anos vai-se descobrindo à medida em que se vai crescendo.
Lê bem... e se voltares a não entender avisa![;)]

ainda bem q recusou... deixares de ser criança aos 6 meses[;)] ... seria uma monstruosidade...
-----**-----

*até aos 16 posso considerar crianças e trabalho infantil,, ou n. agora se são adolescentes ou pré... colocam o rótulo q quiserem

Last edited:
ainda bem q recusou... deixares de ser criança aos 6 meses[;)] ... seria uma monstruosidade...
-----**-----

*até aos 16 posso considerar crianças e trabalho infantil,, ou n. agora se são adolescentes ou pré... colocam o rótulo q quiserem
não é rótulo é mesmo assim, por isso é que se considera a idade dos 16 anos complexa, porque para algumas coisas regem-se por serem "crianças" mas para outras já não o são, faço-me entender?

acho q estamos a monopolizar o tópico e n era essa, concerteza, a ideia de quem o abriu...
por isso novas opiniões se aguardam.
abraço

e eu volto a perguntar-te, achas que não interfere no desenvonvimento enquanto Ser Criança?
Eu tenho 33 anos, quando tinha 6 meses a minha foto foi seleccionada para ser o bebé da papa Cerelac da Nestlé, a minha mãe recusou a oferta, e ainda bem que o fez sabes porquê? Deixou-me SER criança!!!
A vocação não se descobre aos 2, 3, 4, 5, 6 meses ou aos 4, 5, 6, 7 anos...ou aos 12, 13, 14 anos vai-se descobrindo à medida em que se vai crescendo.
Lê bem... e se voltares a não entender avisa![;)]

não percebo em que é que participar ou não nessa campanha tinha feito de ti menos ou mais criança...

era uma campanha quando tinhas 6 meses, que eventualmente duraria uns quantos anos, e depois? se quizessem, os teus pais só te comunicavam que eras tu nessa campanha quando fosses maior de idade!!! tinhas perdido a infância? Não. Tinhas ficado traumatizada? Não. Tinhas deixado de ser criança? Não.

Não vejo qual o drama....

Penso que depende do tipo de trabalho.

As crianças dos paises mais pobres, que são exploradas e obriagadas a trabalhar em condições insustentáveis, isso sim é infame.

Mas se for mesmo para ajudar a família, tipo uma familia de pescadores, ou na agricultura...acho que isso não é nada de mal.

Last edited:
Penso que depende do tipo de trabalho.

As crianças dos paises mais pobres, que são exploradas e obriagadas a trabalhar em condições insustentáveis, isso sim é infame.

Mas se for mesmo para ajudar a família, tipo uma familia de pescadores, ou na agricultura...acho que isso não é nada de mal.
Depende do que se entende por ajudar a família.

não percebo em que é que participar ou não nessa campanha tinha feito de ti menos ou mais criança...

era uma campanha quando tinhas 6 meses, que eventualmente duraria uns quantos anos, e depois? se quizessem, os teus pais só te comunicavam que eras tu nessa campanha quando fosses maior de idade!!! tinhas perdido a infância? Não. Tinhas ficado traumatizada? Não. Tinhas deixado de ser criança? Não.

Não vejo qual o drama....
o Drama é que uma CRIANÇA deve ser criança, deve ter direito à sua infância sem que com isso os pais ganhem dinheiro ou vejam nela uma fonte de rendimento.
Quanto à tua ultima questão, sim tinha na medida em que os meus pais e os fotografos e a estação televisiva e a agência de publicidade ganhariam dinheiro comigo e não para mim. Ou seja com o produto que queriam vender à custa da minha imagem. Deixava de ser uma CRIANÇA normal igual a tantas outras para ser uma CRIANÇA conhecida por TODOS.
Não concordo com o trabalho infantil, já repeti uma vez e irei repetir as vezes que forem necessárias. É esta a minha opinião, ou concordas ou não, não és obrigado, nem eu te pederia uma coisa dessas, seres obrigado a aceitar e a concordar com a minha opinião. Embora eu aceite e não concorde com algumas das opiniões postadas.[;)]

noto uma certa frustação...
ceralac_L.jpg

:sh)

Back