tudo o que queria saber sobre GPL

O preço do Flashlube é tão irrisório que nem vale a pena contabilizar. Sou apologista da sua instalação, tenha o motor válvulas macias ou não, mal não faz e alguma vantagem há-de ter.

As afinações após a instalação do sistema GPL, partindo do princípio que o instalador é competente, têm a ver com a descarbonização das câmaras.

Ficam limpinhas, se o carro tiver muitos Km pode ter folgas que estavam mascaradas com o carvão, daí que seja difícil afinar bem o motor.

Quanto a ter de iniciar a marcha a gasolina, também não é problema nenhum, no meu caso, mesmo em manhãs frias não ultrapassa os 500m até à comutação para GPL. A mudança é regulada para acontecer a uma temperatura determinada e tudo depende do tempo que o carro demora a aquecer.

A explicação é muito simples, o vaporizador do GPL para funcionar correctamente tem de ser aquecido pela água do motor.

É bastante bom, mas se o carro vier a ter problemas de válvulas causados pelo GPL, lá se vai uma boa parte da poupança (além da chatice de abrir o motor...)

Tem os mesmos problemas a gasolina e a gpl, se as válvulas forem de afinação manual e não ligares vais ter problemas como a gpl, a manutenção tem de ser feita como indicado pelo fabricante. A mudança de gasolina para gpl é programável consoante a temp. que se escolhe, o meu corolla muda aos 25º, no inverno faço 1km, nesta altura faço 300m.
O gpl compensa com um nº mínimo de km's anuais, caso contrário demoras 5 ou 6 anos a recuperar o investimento. A minha muher faz 15000 km's/ano para recuperar o investimento teris de fazer +- 45.000 logo demorava 3 anos, o que acho que não compensa. Já eu faço 35000/ano em 18 meses está pago...[:cool:]

O meu carro é a gás, PSA 1.4, tem 280.00km, dos quais 220.000Km a gás.
Circulo sempre que posso em regime médio-alto e nunca tive quaiquer problemas no motor pelo facto de consumir este combustivel.
Embora os sistemas mais antigos não tenham o consumo optimizado por centralina, tem uma coisa melhor: a ignição pode ser feita a gás, daí o consumo da gasolina ser praticamente zero, embora não recomendado porque os injectores também necessitem de lubrificação.
Por outro lado no sistema antigo as rotações é que mandam, logo basta acelerar e dá-se a permuta do combustivel.
Ólio: 10-15.000Km
Velas: 40.000Km
Filtro-ar: Um pouco mais sensivel. Grande problema!!!
Filtro-gasolina: Dá para esquecer!
Catalizador: Toda a vida!
Querem melhor?
Os cépticos que continuem a circular a gasolina e a gasólio!!!

O meu carro (Vectra 1.6 16V) está a GPL desde 13/04/2007.

Para 1º depósito, já fiz 475km e ainda não acabou...
Estou a falar de um depósito de 60 litros, com capacidade de 50lt úteis...

Digamos que 30€ de gasolina chegava para 250 a 270km, conforme a condução, reduzindo substancialmente, caso circulasse em cidade...

Os mesmos 30€ a GPL, estão a dar para 475km, quase o dobro.
Até agora, satisfeito... :)

MLopes

O meu também é 1600 e faz um consumo entre os 9 e os 9,5. Se o seu fizer o mesmo, um depósito dará aí para uns 530Km.

Apesar da lei ter sido alterada o ano passado e já ser permitido estacionar em locais cobertos, não subterraneos e com ventilação natural, as grandes superfícies não retiram os sinais.

O nível de ventilação pretendido deverá ser analisado por quem o deve fazer e então o parque poderá ser aberto aos carros a GPL.

No entanto há estacionamentos cobertos que pela sua arquitectura têm ventilação total, ou seja, falta de algumas, ou todas as paredes laterais, assim como aberturas que pela sua dimensão asseguram a ventilação.

Nestes casos, apesar de o sinal de proibição de entrada a carros a GPL, o condutor que estacionar lá dentro é multado?

Supostamente não... se fosse a tribunal (recorrer da multa) nenhum juíz iria dar razão ao pagamento da multa - em 1º lugar esse sinal não existe no código da estrada; em 2º lugar se a lei foi alterada e o parque em questão apresenta condições para se estacionar lá, qual é o problema??

O pessoal tb não quer é chatear-se... por isso é que a maior parte deles anda sem autocolante.

E sei de alguns casos em que pessoas sem autocolante foram paradas numa Operação Stop e não pagaram multa (distração do agente ou "deixar passar" não sei - mas que isso acontece, acontece)

Eu uso o dístico colado num cartão e colocado do lado de dentro do vidro traseiro. Já me mandaram parar e viram bem que o carro era a GPL mas não fizeram nehuma observação quanto à sua localização.

Engraçado engraçado é que há muita gente a falar mal do GPL e etc, mas qd aparecem tópicos sobre isso tem sempre imensos posts.... este já vai nas 13 páginas!

É bom sinal [;)]

Mesmo aqueles que não são apologistas do GPl sentem umas cócegas quando pensam nos 0.58€ por litro.

1º depósito gasto: 545km percorridos.

Ainda é cedo para fazer médias, mas acho que ficou abaixo dos 10lt.
Fazendo umas contas assim redondas, estou a poupar cerca de 30€ por cada 500km de GPL, em relação à gasolina...

Vamos lá a ver este segundo depósito...

Vai levar com ele na mesma, só não vai ser é o 147, esse vai para venda / troca por uma SW... [kiss]

Depois da tua reflexão no forum dos Alfas, se calhar ainda vou retirar o meu da venda e colocar a GPL, pois é como tu dizes, nunca se sabe o que iremos comprar!

E isso para que carro é?
Sei que o meu (como já disse antes) está a gastar em termos $$ por volta de €5,5 por cada 100km que faço... e levo-o algumas vezes às 6000rpm's para "tirar o carvão" [:p]

É um 2.0 com 140cv e uns bons 1500kg de peso [:p]

O consumo está bom, no entanto experimente a fazer o controle juntando dois ou três depósitos.

Eu costumo encher o depósito e mesmo sem deixar acabar encho mais duas vezes. Quando esgota totalmente então faço a média.

No seu caso será cerca de 1600Km e já tem uma ideia mais precisa do consumo que o carro está a fazer.

É conveniente depois de três depósitos a GPL andar alguns Km a gasolina para fazer o sistema funcionar. É bom também não deixar a gasolina baixar muito no depósito.

A bomba da gasolina está montada dentro do depósito e está feita para trabalhar submersa e trabalhar muito tempo a seco estraga.

Quando se utiliza só gasolina, o nível baixa temporariamente, mas com o GPL pode estar períodos maiores com o nível baixo.

Pessoalmente procuro andar sempre com o depósito meio, pois além de obviar este problema é uma defesa para quando não se tem oportunidade de abastecer GPL.

De qualquer dos modos o seu carro ainda vai ter de levar mais uma afinação.

O instalador deve ter mandado voltar ao fim de 1000 ou 1500 Km para rever os parâmetros da centralina, pois o GPL ainda está a limpar o carvão ds câmaras.

A partir dessa altura é que terá consumos mais precisos.

Eu já vou com quase 5000km (desde Janeiro), desde que faço os registos, com 8 depósitos, dá-me uma média de 8.8! No CB indida 7.7, logo está dentro do aumento esperado!

Back