Vou dar a minha opinião, de quem já fez mais de 3000 km´s em versões a gasolina, e q esteve quase a comprar um a gasóleo.
O Smart como é óbvio foi feito primariamente para a cidade. O q n a limita de fazer AE, e consegue fazê-lo sem qquer problema.
A suspensão é dura.
O ruido dentro do carro é grande, e é pior no diesel, mas dificilmente se poderia fazer melhor.
O motor a gasolina, na versão de 61 cv, e 50cv, q são as q conheço bem, comportam-se fantasticamente em todo o lado. O pequeno smart nos arranque é formidavel. A caixa é o ponto fraco, pois é muito lenta. Aconselho-te a comprares um q tenha o modo completamente "automático".
Os consumos oscilam entre os 4 e os 8!
O espaço para os ocupantes, é maior do q a maioria de todos os carros em q andaste.
O espaço de bagagem é limitado, mas cabem por exemplo 4 sacos de compras lado a lado, ou um saco de desporto. Já o carreguei c 12 sacos de compras sem crise, foi simplesmente uma questão de ver quais os sacos q posso por em cima dos outros. Tbem o levei de fds, foi simples, foi só carregar a bagageira até ao tecto, e prescindir da visão traseira, q num fortwo nem faz falta. Só para te dar uma ideia, o meu guarda chuva sempre lá andou, e uma bagageira n é só profundidade.
N há nenhum momento em q sintas falta de segurança, qto mto, podes-te sentir inseguro se olhares para trás e reparares q se te baterem o carro tá praticamente em cima de ti.
O ESP é extremamente castrador, o q faz c q o Smart n te dê qquer hipotese de te sentires inseguro.
Para finalizar, conheço um q fez 113000 km´s, e praticamente AE, e n sei pq vão dizer q n é bom para AE! Até tem a vantagem de um gajo n se poder esticar na velocidade!
Mtas das opiniões aqui expressadas, custa-me a acreditar, q tenham sido baseadas em experiências reais de condução com o referido modelo.