TVTurbo - A perigosa arte de elogiar ou denegrir um produto

RAD

New member
Já muito se falou no fórum sobre o conteúdo dos testes da imprensa automóvel. De um modo geral, quem frequenta o fórum sabe que não se pode "comer" tudo o que é escrito, porque quem escreve, mesmo sem querer, pode influenciar o leitor com as suas opiniões pessoais. O problema é que um número não negligenciável de leitores é comprador ocasional e acaba por moldar a sua opinião em função do que lê, o que pode beneficiar ou prejudicar injustificadamente a imagem formulada sobre um produto.

Também não é surpresa para a generalidade dos frequentadores deste fórum que o TVTurbo é um programa fraquinho, talvez dos trabalhos mais medíocres do jornalismo automóvel, cujos testes se assemelham a um bloco comercial. Mas, por ser transmitido na televisão, atinge um número maior de incautos, o que é grave.

Já não é surpresa ver os novos modelos desfilarem para cima e para baixo enquanto os jornalistas vão filosofando sobre a qualidade dos plásticos (como se um carro fosse a linha da tupperware). Mesmo assim, ainda me faz confusão ouvir o Sr. Engº Mecânico perder tempo a falar sobre o interior em tons claros do novo classe C, ou sobre a grelha da versão Avantgarde, de desenho mais desportivo (what?!) do que a grelha das versões Classic e Exclusive.

Pior, é ouvir a Liliana Carvalho chamar duas vezes citadino ao Auris, e frisar o aumento das emissões de CO2 de 128 para 132 g por Km (eh pá, um aumento brutal!!!). Já para não referir que, não querendo pôr o Auris num pedestal, tenho sérias dúvidas que tenha um comportamento tão instável e travões tão sujeitos à fadiga como ela quis fazer querer.

Agora pergunto: será que o facto de a Renault patrocinar o programa e de o Auris ser um forte concorrente do Megane tem alguma relação com aquela péssima peça jornalística?

ainda não vi (vejo logo as 8h30)
mas do auris também não tenho bons comentários a fazer..continua-me a parecer um restyle..quanto às emissões poluentes se aumentaram acho bem ser referido uma vez que a tendência actual seria para reduzir..ainda por cima vindo da toyota

MAZDA RULEZ

É no mínimo suspeito... Eu queria acreditar que não, mas estaria a ser ingénuo.

Para quando um programa sério tipo Fifth gear em Portugal? Já nem digo Top gear porque acho que não resultava em Portugal: poderia ser considerado insultuoso ver o Jeremy Clarkson a destruir e mandar carros pelos ares, ou vê-lo a comprar um carro para uns segundos a seguir vê-lo à martelada ao carro mesmo em frente ao stand.

Agora o "nosso" TVturbo" aquilo é fraquinho, muuuito fraquinho. E chamar duas vezes citadino ao Auris ([:)]) não é erro, é não saber do que se está a falar...

É por estas e por outras que o pessoal deve levantar o cuzinho da cadeira e ir experimentar...[:D]

[;)]

Sem dúvida... Aliás, um dos meus passatempos é esse.. [:D] [:D] [:D] Mesmo tendo comprado carro novo há ano e meio, de vez em quando lá vou fazer umas visitinhas para matar saudades [;)]

O teste ao chevrolet épica tb foi mt bom... [:vm)]

Tenho impressão que não se falou uma única vez do comportamento dinâmico e o ensaio chega ao fim elogiando os consumos... Só que por acaso num dos poucos planos ao tablier (horroroso diga-se...) mostraram a média acumulada de 9,5l/100... [:D]

Curiosamente até achava que este magazine tinha vindo a subir em termos de qualidade, no entanto, hoje foi um programa ao nível do que nos tinham habituado.

Não sei até que ponto isso não terá a ver com a ausência do Alfredo Lavrador no programa de hoje. Ultimamente, acaba por ser smp ele (e os seus ensaios) a darem qualidade ao programa.

Sem dúvida... Aliás, um dos meus passatempos é esse.. [:D] [:D] Mesmo tendo comprado carro novo há ano e meio, de vez em quando lá vou fazer umas visitinhas para matar saudades [;)]

E fazes bem, um gajo tem de se manter actualizado [:D] [;)]

Eu quando era (mais) puto [:D] andava por aí de stand em stand a chatear os caramelos dos vendedores...então na Citroen era brutal [:)]

Tb temos carro novo à meio ano (coincidência! [:D]) mas não é por isso que sempre que está exposto um GPunto ou Cee'd deixamos de ir ver (eu e o meu pai [:D]).

[;)]

O teste ao chevrolet épica tb foi mt bom... [:vm)]

Tenho impressão que não se falou uma única vez do comportamento dinâmico e o ensaio chega ao fim elogiando os consumos... Só que por acaso num dos poucos planos ao tablier (horroroso diga-se...) mostraram a média acumulada de 9,5l/100... [:D]
Já me esquecia dessa pérola... [:D]

Este programa está muito muito fraco!

Então quando pôe uma gaja que não percebe nada de automóveis só para o programa não ser apelidado de sexista, é mesmo idiota!

Também me apercebi daquela de chamar citadino ao Auris e todo o relato acho que estava a mandar abaixo o carro. Já aqui escrevi e volto a escrever, acho que é um programa para dar a conhecer as novidades ao pessoal mais distraído, que não compra tanta imprensa escrita ou do género. Dá para ter uma ideia mas para fundamentar a opnião é pouco.

O Alfredo Lavrador lá vai fazendo umas coisas engraçadas mas também em terra de cegos quem tem um olho é rei!

PS: É de mim ou o director da Turbo - Julio Qualquercoisa - tem uma péssima dicção? Eu não percebo metade do que ele diz.

Eles sao jornalistas, temos que dar um desconto...[:D] [:D] [:D]

Eu acho é que o programa devia ter o mesmo horário que o Gato Fedorento[:)]

Também me apercebi daquela de chamar citadino ao Auris e todo o relato acho que estava a mandar abaixo o carro. Já aqui escrevi e volto a escrever, acho que é um programa para dar a conhecer as novidades ao pessoal mais distraído, que não compra tanta imprensa escrita ou do género. Dá para ter uma ideia mas para fundamentar a opnião é pouco.

O Alfredo Lavrador lá vai fazendo umas coisas engraçadas mas também em terra de cegos quem tem um olho é rei!

PS: É de mim ou o director da Turbo - Julio Qualquercoisa - tem uma péssima dicção? Eu não percebo metade do que ele diz.

Nepes infelizmente não é impressão tua, mas como é o director põe o gajo a falar

Agora pergunto: será que o facto de a Renault patrocinar o programa e de o Auris ser um forte concorrente do Megane tem alguma relação com aquela péssima peça jornalística?

Não acredito muito nisso, já que geralmente os alemães são idolatrados no programa, geralmente à VW, (sempre que vi) e tambem fazem concorrencia à Renault.

Já muito se falou no fórum sobre o conteúdo dos testes da imprensa automóvel. De um modo geral, quem frequenta o fórum sabe que não se pode "comer" tudo o que é escrito, porque quem escreve, mesmo sem querer, pode influenciar o leitor com as suas opiniões pessoais. O problema é que um número não negligenciável de leitores é comprador ocasional e acaba por moldar a sua opinião em função do que lê, o que pode beneficiar ou prejudicar injustificadamente a imagem formulada sobre um produto.

Também não é surpresa para a generalidade dos frequentadores deste fórum que o TVTurbo é um programa fraquinho, talvez dos trabalhos mais medíocres do jornalismo automóvel, cujos testes se assemelham a um bloco comercial. Mas, por ser transmitido na televisão, atinge um número maior de incautos, o que é grave.

Já não é surpresa ver os novos modelos desfilarem para cima e para baixo enquanto os jornalistas vão filosofando sobre a qualidade dos plásticos (como se um carro fosse a linha da tupperware). Mesmo assim, ainda me faz confusão ouvir o Sr. Engº Mecânico perder tempo a falar sobre o interior em tons claros do novo classe C, ou sobre a grelha da versão Avantgarde, de desenho mais desportivo (what?!) do que a grelha das versões Classic e Exclusive.

Pior, é ouvir a Liliana Carvalho chamar duas vezes citadino ao Auris, e frisar o aumento das emissões de CO2 de 128 para 132 g por Km (eh pá, um aumento brutal!!!). Já para não referir que, não querendo pôr o Auris num pedestal, tenho sérias dúvidas que tenha um comportamento tão instável e travões tão sujeitos à fadiga como ela quis fazer querer.

Naaahh. Já se fartaram de enchuvalhar o Clio Renault Sport fazendo mesmo afirmações que iam de encontro a tudo o que ja li até hoje em outras revistas, por isso penso que tambem não é por ai.

Penso que é mesmo falta de qualidades jornalisticas, os antigos apresentadores eram bem melhores neste aspecto, realçando os pontos positivos de cada carro, e demonstrando bem os fins a que se destinavam. Estes "novos" apresentadores parece que estão ali sem vontade.

Back