Diário de Bordo de...uma casa...

Eu tenho um T2 de 110m2, a 10km de Lisboa .

A sala tem 38m2, o resto não sei, mas acompanha bem.

Estou bastante contente!!! [kiss]

Ontem, o dia inaugural, arranjá-mos uma mesa de campismo velha, um sofá insuflável, e fizemos a festa do eco!!! ( uma pequena recepção para familiares e amigos )

( a casa está vazia, faz eco!!! [:D] )

Boa descoberta...casas com essas àreas perto de Lisboa não se acham muito facilmente.

E as que há são sempre carissimas :sh)

O prédio é muito grande. Tem 2 elevadores que passam a vida a avariar (substituir custa mais de 20.000 contos ). Os consumos de luz são elevados, assim como seguros, administração, várias obras e porteira.

Há sempre qq coisa para arranjar neste prédio! Fdxxxx

Pois, por isso é que pagas tanto de condominio. Os valores que referi é de um prédio que ainda agora está a começar a organizar condominio...alguns problemas é o construtor que trata na garantia.

E os elevadores são de facto sempre uma fonte de despesas brutal. Então depois de alguns anos com inspecções, arranjos e segurança...é até mais não.

Também comprei casa o ano passado e o maior problema é sem dúvida os custos associados, despesas com pedidos disto e daquilo, escritura, comissões ao banco (apareceu-me uma de 600€ depois da escritura que ainda hoje nem sei o que foi), etc.

No meu caso, vi T2 no Seixal, que já era onde morava... e sobretudo procurei remodeladas ou recentes... e acabei por comprar um apartamento ao lado da minha escola primária com quase 40 anos a precisar de algumas obras, mas com uma cozinha, casa de banho e canalizações com 2 anos. A cozinha semi-equipada com placa vitroceramica, forno e microondas Siemens e na casa de banho tudo Roca. Nada mau.

Acabei por pedir mais 10000€ no empréstimo (aumentou a prestação em 40€) para colocar a casa ao meu gosto, coloquei fichas de televisão, telefone e novas tomadas onde ia querer colocar os móveis, porque sendo a casa antiga não tinha nada disto (era cabos da tv cabo pelas paredes), coloquei chão flutuante em toda a casa, fechei uma das varandas, pintura, etc. Claro que estas obras custaram algum dinheiro, especialmente a mão-de-obra que foi +/- 2000€. Com o resto mobilei a casa com tudo do IKEA, comprei o resto dos electrodomésticos, ajudou nas despesas associadas à compra e acabou por sobrou algum.

Em termos de áreas, a sala tem 28m2, 1 quarto com 14m2 e o escritório tem 11m2 com roupeiro. O hall tem roupeiro e para além disto os antigos donos converteram uma despensa com +/-5m2 num walk-in-closet. No total, tem 90m2.

Na altura vimos uns 10 apartamentos e assim que entrámos nesta ficou logo decidido. Portanto, comprem quando tiverem a certeza e não tenham medo de fazer umas remodelações caso seja necessário.

UPDATE 16.04.2007

Já tenho orçamento para a mobília de sala....

Mesa 1,60m por 0,90m extensível a 2,40m - 1380€
4 cadeiras - 1100€
Sofá 2,40m - 2210€
Móvel de sala - 2300€
Aparador - 308€
Mesa de centro (em frente ao sofá) - 700€

TOTAL: 7998€
Com desconto: 6398€

Veremos o que penso fazer uma vez que pelo que vi p. ex. das cadeiras, acho que o preço pedido por elas não reflecte a qualidade das mesmas...parecem-me demasiado caras para as cadeiras que são... [;)]

Porra 1100€ umas cadeiras, secalhar ate valem isso mas depois pensar "epah sao simplesmente umas cadeirolas e estao aqui 1100€ para sentar a peida em cima deles".

O prédio é muito grande. Tem 2 elevadores que passam a vida a avariar (substituir custa mais de 20.000 contos ).
No meu prédio a schindler cobrou isso pela renovação de 3 elevadores com 30 anos.

Recentemente também tivemos de substituir as portas e comandos das duas garagens mais isso até foi barato.

Limpar a pedra da fachada também foi um balúrdio mas já não me recordo quanto.

Substituição do "vídeo portaria" foi barato, cerca de 2.000 contos.

A porteira vai agora reformar-se e está agora em discussão a contratação de um empresa de segurança e outra para limpeza em substituição da porteira. Se esta última solução for a aprovada, alugamos o andar da porteira.

Depois de tudo isto julgo que o prédio voltará a andar em "velocidade de cruzeiro" por outros 20 anos, com a excepção das fachadas que têm de ser limpas frequentemente por causa da poluição.

Isto dos prédios não é barato mas comparado com o que os meus pais gastam com uma moradia o que eu gasto com o andar são trocos. [;)]

Last edited:
Porra 1100€ umas cadeiras, secalhar ate valem isso mas depois pensar "epah sao simplesmente umas cadeirolas e estao aqui 1100€ para sentar a peida em cima deles".

As cadeiras são das coisas mais caras numa sala de estar, assim como os sofás.[;)]
No entanto tenho de ver que mais cadeiras é que eles têm porque as que vi por aquele preço parecem-me valer bem menos...parecem-me frágeis...[;)]

UPDATE 16.04.2007

4 cadeiras - 1100€
Sofá 2,40m - 2210€
Móvel de sala - 2300€
Aparador - 308€

Veremos o que penso fazer uma vez que pelo que vi p. ex. das cadeiras, acho que o preço pedido por elas não reflecte a qualidade das mesmas...parecem-me demasiado caras para as cadeiras que são... [;)]
JESUS!!!!

És um homem de coragem!!

Eu recuso-me a pagar tanto!!

No total, da casa toda, quero gastar menos que isso, e pelas minhas contas até consigo...

Ali para os lados da terrugem consigo a sala por cerca de 3000€, mas moveis com qualidade, atenção.

( mesa para 6 pessoas, extensivel a 10, aparador de 3 portas, 6 cadeiras, mesa de centro, cristaleira, e sofá Chaise Long para 3 pessoas á larga, e movel para TV )

( devo ser arraçado de Tio Patinhas... [:D] [:)])

Bem, oh Bruno... esses preços, vai lá vai.
O material até pode ser muito bom, mas pessoalmente acho que já são valores de um patamar algo elevado.

Eu paguei 100 euros por cada cadeira para a mesa da sala, quase 300 euros pelo mesa (dimensões idênticas às que referiste), e o sofá então foi um grande negócio: custava 1500 euros e comprei por 999 por estar em promoção [:D]
É em pele, tem 3 lugares amplos + "chaise longue" (que são mais 2 lugares, quase). Não sei a largura dele, mas cabem quase 6 pessoas lado a lado [:cool:]

Bom, mas também como sou solteiro e não tinha urgência em mudar-me, tive muito tempo para andar a ver tanto a casa, como as cenas para o recheio. Aliás, já está a fazer 1 ano que me mudei e ainda faltam coisas como a mesa a cozinha e algumas cortinas. E candeeiros [:D]

É pá moveis há de todos os preços e qualidade. Assim como há as coisas de marca e sem marca.

Essas Feiras do Sofá e coisas assim tem moveis a preços imbativeis. A qualidade não é má, mas tb não é nada de outro mundo!

É pá moveis há de todos os preços e qualidade. Assim como há as coisas de marca e sem marca.

Essas Feiras do Sofá e coisas assim tem moveis a preços imbativeis. A qualidade não é má, mas tb não é nada de outro mundo!
É como tudo na vida.

Os AUDIs também são mais caros que os VW / SKODA equivalentes, mas serão assim tão melhores que justifiquem as diferenças de preço?

Se calhar não...

Eu penso assim...

É como tudo na vida.

Os AUDIs também são mais caros que os VW / SKODA equivalentes, mas serão assim tão melhores que justifiquem as diferenças de preço?

Se calhar não...

Eu penso assim...

Por essa forma de pensar, em vez de um Alfa tinhas um Fiat

UPDATE 16.04.2007

4 cadeiras - 1100€
Sofá 2,40m - 2210€
Móvel de sala - 2300€
Aparador - 308€

Já vi que gostas de coisas boas !! [;)]

Se as cadeiras forem boas, valem na boa esse valor, se forem fraquinhas não !

Por essa forma de pensar, em vez de um Alfa tinhas um Fiat
Já tive.

Até ja tive os dois ao mesmo tempo. [;)]

Anyway, voltando ao cerne da questão, se começares a contabilizar o material que é utilizado na execução de móveis, vês que não é assim tanto que justifique tamanhos preços.

Mão de obra todos têm.

Porque razão "pedaços da mesma madeira", custam ás vezes 5 vezes mais que outros iguais de "linha branca"?

Eu em casa dos meus pais sempre usei "linha branca", e sempre foram boas apostas...

O design e o nome, no que diz respeito a mobiliario, paga-se e muito caro mesmo!!!

Não é o material e a mão de obra que inflaciona o produto, é apenas a procura...

Eu procuro coisas que me agradem, e dou preferência a não serem de renome, já que só aí se poupa e bastante!!

Basta veres que pegas na foto de uns moveis da Divani & Divani ou outra, levas a paços de ferreira, e vês o mesmo móvel construido por tuta e meia, e com boa qualidade, tanto na montagem como materiais usados...

Isso que dizes da Divani e Divani tb tens razão.

mas tens de ver que a divani e divani teve de pagar a designer para estudar e desenhar o sofá. (Que depois pedes para copiar em paços de ferreira...) E depois se as coisas vierem de fora de portugal (não que sejam melhores ou piores) tens sempre de contar com transportes. Tudo custa dinheiro.

Claro que tb se paga a marca! Isso não há dúvidas.

Já vi que gostas de coisas boas !! [;)]

Se as cadeiras forem boas, valem na boa esse valor, se forem fraquinhas não !

Gosto mesmo...[;)]

Prefiro pagar mais por algo que me dê garantias. Nesta loja onde comprarei, até um designer ou arquitecto ou lá o que é, eles lá têm.
Ou seja, eu levo as medidas, ele faz a maquete com os móveis que quero, medidas, espaços de passagem ao milímetro, ou seja, isto também se paga...[;)]
Por fim, apresenta-me o projecto em 3D com todos os pormenores![:cool:]

mas tens de ver que a divani e divani teve de pagar a designer para estudar e desenhar o sofá. (Que depois pedes para copiar em paços de ferreira...) E depois se as coisas vierem de fora de portugal (não que sejam melhores ou piores) tens sempre de contar com transportes. Tudo custa dinheiro.

Não digo que não, mas acho um exagero a maior parte dos preços praticados.

Ali no ex do Bruno, 4 cadeiras 1100€???

275€ por cadeira?

São 55cts por cadeira!!!

Por 55cts já compras alguns sofás individuais...

Não o critico, afinal de contas o dinheiro é dele e ele é que sabe da vida dele, mas acho um exagero, até porque já andei a ver montanhas de preços, incluindo cadeiras em pele, dar 55cts por cada cadeira...

Eu tenho uns sofás da Divani&Divani e foi o melhor onde gastei o dinheiro! Para além da garantia (adquiri com extensão), o pós-venda é muito bom.

Back