Vendo ou não? Quanto vale?

100do

New member
Ando muito indeciso.
Casei à cerca de ano e meio. Na altura cada um tinha um carro comercial. Vendemos o dela, ficamos com o meu clio de 12/99 e compramos um corolla de 5 lugares.
Na altura cada um andava com seu carro e fizeram cerca de 20mil/ano, cada um.
Neste momento ela não anda com o carro e eu estou em vistas de deixar de andar também, pois compramos casa e fica perto do local de trabalho.
Já pensamos vender o clio. Apesar de ter 7 anos está muito bom e só tem 145mil km. No entanto, há de vez em quando (raramente) situações em que dá jeito ter os 2. Acontece por exemplo quando levo um deles à oficina.
Os 2 carros dão muita despesas, logo agora que comprei casa....

Acham que devo vender o clio, correndo o risco de daqui a 1 ano, por exemplo, ter que comprar um?
Quanto é que eu conseguiria pelo clio?
Espero pelas vossas ideias/sugestões, porque não sei que fazer.

Last edited:
É pá uma situação complicada sem dúvida...mas sinceramente penso que manterias os dois...nunca se sabe...deixas andar uns tempos, o Clio não desvaloriza quase nada, é so dizer que tens k pagar seguros e afins. Mas deixa rolar mais uns meses ou o tempo que considerares necessário para ter uma decisão final de se realmente precisas ou não!Cumps!

Pois, é o que tenho feito durante o último ano. Tenho vindo a adiar porque realmente o carro não me tem dado despesa quase nenhuma.
Só que é "dinheiro empatado".

Podes sempre por o carro à venda por um valor um bocadinho acima do valor dele.

Se alguém o comprar, ficas com dinheiro em caixa para comprares outro se algum dia necessitares.

conselho de quem teve um Fiat Uno a apodrecer na garagem durante 6 anos:

Vende isso já.

Um carro parado só dá prejuízo. são escapes rotos, baterias secas, pneus ressequidos, depois não passa na inspecção, pagar o seguro e o selo. dá tanta despesa como um carro que ande todos os dias.

É assim, se voces os dois vão começar a usar os trasnportes públicos não tens razões para ter 2 carros, e como diz o Gordini carro parado é para dar despesa.Eu também tenho casa para pagar mas preciso mesmo de 2 carros se não já tinha empandeirado um, mas não dá,os horários não são compativeis e transportes então...
Pensa bem,se um dos carros vai andar muito pouco ou quase nada vende-o.
cumps

Depois um dia estás enrascado, e toma lá mais uma despesa em teres que comprar outro.

Uma solução poderá ser trocar por um mais barato, assim sempre encaixavas algum € e tinhas segundo carro caso fosse necessário!

Se o carro não vai ser necessário para os próximos meses o melhor é vende-lo. No entanto existe sempre a possibilidade de vir a precisar de um carro, e aí pensa num novo carro. A vida é assim :)

Quanto ao valor comercial dele, deverá rondar os 3500€.

pois é uma situação delicada, mas se ficar muitas vezes parado poderás correr o risco de ver o carro a dar mais despesa do que se tivesse a andar.
Tens sempre aquela hipotese de vender e passado um ano necessitares do carro e sabias o que tinhas e poderás depois ir comprar um carro que não está como o teu...

vende quanto antes. um carro parado dá tanta despesa, ou mais, tirando o combustível, do que a circular. aceita o conselho do Gordini. um dia mais tarde se precisares, logo compras outro. [;)]

Agradeço as ideias.
A ideia não é andar de transportes públicos mas sim a pé.
O carro de maneira nenhuma ficará parado. Isso eu nunca faria. Se não o vender faço como até aqui: uso o clio para andar pela cidade durante a semana e o corolla ao fim de semana.
Neste momento estou em regime de iva e o carro está para a actividade - recupero algum iva (gasoleo, manutenção). Por isso ele dá pouco prejuizo. Mas lucro não dá de certeza.

A ideia do rca33 agrada-me. Aliás já pensei fazer isso. Meto-o à venda, já pensei por 5000€. Dificilmente alguém o dará (ou talvez não) mas se aparecerem interessados logo decido.

P.S. 3500€... não valerá um pouco mais?
É o comercial 1.9D de dez/99, 145000km, é meu desde que saiu pela 1ª vez do stand, vidros electricos, 2 airbags, jantes liga leve, radio mp3 com 4 colunas, chapeleira, suspensao, rolamentos e apoios de motor novos, pintura em bom estado, pneus 185/55R14 (185/60R14 no livrete), etc...

Last edited:
Se realmente não precisas do carro e aliás está parado, é boa ideia vender, mas tens que ter em atenção que dois carros dão sempre jeito. :)

Agradeço as ideias.
A ideia não é andar de transportes públicos mas sim a pé.
O carro de maneira nenhuma ficará parado. Isso eu nunca faria. Se não o vender faço como até aqui: uso o clio para andar pela cidade durante a semana e o corolla ao fim de semana.
Neste momento estou em regime de iva e o carro está para a actividade - recupero algum iva (gasoleo, manutenção). Por isso ele dá pouco prejuizo. Mas lucro não dá de certeza.

A ideia do rca33 agrada-me. Aliás já pensei fazer isso. Meto-o à venda, já pensei por 5000€. Dificilmente alguém o dará (ou talvez não) mas se aparecerem interessados logo decido.

P.S. 3500€... não valerá um pouco mais?
É o comercial 1.9D de dez/99, 145000km, é meu desde que saiu pela 1ª vez do stand, vidros electricos, 2 airbags, jantes liga leve, radio mp3 com 4 colunas, chapeleira, suspensao, rolamentos e apoios de motor novos, pintura em bom estado, pneus 185/55R14 (185/60R14 no livrete), etc...

pode ser boa ideia essa de o colocar à venda por mais algum do que o que vale. Se o venderes, o lucro dá sempre para um taxi para desenrascar uma situação mais urgente...

Vende.

Carros parados, sem falar em seguro, manutenção e essas tretas todas, é dinheiro empatado e a depreciar.

Eu não vendia. Se dizes q de vez em quando faz falta, está estimado e tendo em conta q o valor q darão por ele nem é nada de especial, mais vale mantê-lo. Para mais se tens a incerteza se virá ou não a ser necessário num curto espaço de tempo, acho q valerá a pena um pequeno esforço para o manter e evitar perdas monetárias se daqui a um ano necessitares de comprar um (no caso de venderes o clio).

Se te resolveres a vender, acho que não consegues nada acima dos 3500.

Em que é que te baseias para dizer isso?
Fiz uma pesquisa de usados idênticos (idade e km) e encontrei valores que variam entre os 4500 e os 7000.

Acho que 3500 era o que eu devia pedir se tivesse urgência em vender.

Em que é que te baseias para dizer isso?
Fiz uma pesquisa de usados idênticos (idade e km) e encontrei valores que variam entre os 4500 e os 7000.

Acho que 3500 era o que eu devia pedir se tivesse urgência em vender.

baseio-me na experiência que tenho no ramo Automóvel

Não te esqueças que o carro vai fazer 8 anos e deve ter custado à volta dos 12.000€ qdo o compraste.

Claro que depende da zona onde resides (no interior consegues sempre mais uns 500€ em média), mas acredita que o valor real do carro ronda o valor que eu te disse.

E esses 7000€ que viste deve ser de alguem que ja tem o carro à venda há muito muito tempo [;)]

Back