A perda da Racionalidade entrando no Fanatismo

Excalibur

Banido
Cá está algo que ando para debater convosco.

Perder a racionalidade.

E como !?

Simples, quantas e quantas vezes vocês aprendem a admirar uma determinada pessoa pela sua postura, pela forma como troca e esgrime argumentos, pela sua visão das causas.

Contudo falamos de coisa tão triviais como Futebol e logo existem tendência para as pessoas operar transformações brutais, onde o Raciocínio dá lugar ao mais básico dos sentimentos como o fanatismo.

Contudo não se pense que isso é exclusivo do Futebol, ocorre com a Politica, na defesa de Ídolos, etc, etc.

E reparem, não estou a falar de uma defesa apaixonada e convicta, estou a falar mesmo de FANATISMO.

Qual a vossa opinião ?

Concordo, basta falar de Futebol que uns só vislumbram azul, verde, vermelho. Por mais claro que sejam certas situações, não dá. Eles é que estão certos.
Como disseste, não é só com futebol, é com carros por exemplo( bem presente neste fórum )
Solução? Não discutir tais assuntos com tal pessoa.

Isto acontece mt aqui no fórum...e dou-me a mim como um dos culpados. Mas são ás resmas...! [:D]

Quando existe fanatismo mas consegue ser justificado por argumentos racionais...ainda se aceita...

...mas quando existe fanatismo puro, em que algo é melhor porque sim, em que não há argumentos e às vezes entra-se no campo da agressão verbal...isso não :sh)

nunca contribuí[:cool:]:rolleyes:

Acho k é perfeitamente normal na nossa sociedade, agora nunca se deve ultrapassar o limite da racionalidade[;)]

nunca contribuí[:cool:]:rolleyes:

Acho k é perfeitamente normal na nossa sociedade, agora nunca se deve ultrapassar o limite da racionalidade[;)]

A questão é que em muitos exemplos aqui no Forum quando a racionalidade se perde é só FANATISMO PURO, onde se chegam a defender posições extremas completamente alheadas da realidade.

Por vezes é compreensivel um pouco de teimosia numa defesa apaixonada ... mas dai ao fanatismo ... as pessoas nem notam.

[;)]

Isto acontece mt aqui no fórum...e dou-me a mim como um dos culpados. Mas são ás resmas...! [:D]

Quando existe fanatismo mas consegue ser justificado por argumentos racionais...ainda se aceita...

...mas quando existe fanatismo puro, em que algo é melhor porque sim, em que não há argumentos e às vezes entra-se no campo da agressão verbal...isso não :sh)

Acho que disseste tudo.[;)]

nao acham que a paixão às vezes se pode tornar fanatismo? tipo bola (PORTO!!!!!!!![;)] ), miudas, politica, carros...!

Não !

Ao entrar no Fanatismo deixamos de ter uma latitude legitima para defender com argumentos válidos o nosso ponto de vista.

Porque vai chegar o momento em que a argumentação será afectada pelo fanatismo, começando o recurso a argumentos descabidos.

Bom tema![;)]

Na discordância se sustentam ideias e se travam "batalhas" intelectuais sobre como cada um pensa àcerca do quê! Desde a simples e inócua conversa sobre como está o tempo, passando pelo (já falado) futebol, pelos desportos motorizados, pelas marcas, pela política, pela religião, pelas crenças e filosofias de vida, de tudo um pouco serve para nos "situar" no espectro do pensamento humano e, no fundo, para nos definir aos olhos dos outros.

Não raro é ver-se os grupos formarem-se, apenas e tão só, com base no mesmo clube de futebol, no mesmo partido político, na mesma forma de vestir, na frequência dos mesmos locais de lazer, nos mesmos interesses sócio profissionais!

Acho, porém, que a Humanidade deve, ou devia, ser mais do que isto, pois fácil se torna perceber que se divergirmos no futebol tal não significa que não possamos (ou pudéssemos, por exemplo) trabalhar juntos com excelentes resultados, apesar de uns serem de um clube e outros de outro!

Mas, não. A "paixão" das ideias muitas vezes revela-se tão "promíscua" quanto cega, ou "alienante" da capacidade de ver o outro e não só a sua forma de pensar, deixando-nos à mercê de não sermos capazes de distinguir um elemento de outro partido político (por exemplo) de um inimigo...

E isso é tão mais notado quanto maior for a "paixão" (ou fixação) nas próprias ideias ao ponto de, aqui ou ali, não se resistir à tentação de, em vez de rebater a opinião contrária, se tentar "minimizar" o "opositor", certamente porque a emoção já se sobrepôs à razão!

Essa é, para mim, a fronteira... [;)]

O futebol em alguns casos ultrapassa o fanatismo...é mesmo estupidez [:vm)]

Ou seja, o fanatismo conduz rapidamente à estupidez...politica, religião são outros que estão no mesmo patamar...

Mas, não. A "paixão" das ideias muitas vezes revela-se tão "promíscua" quanto cega, ou "alienante" da capacidade de ver o outro e não só a sua forma de pensar, deixando-nos à mercê de não sermos capazes de distinguir um elemento de outro partido político (por exemplo) de um inimigo...

Ora aqui está uma boa definição.

[;)]

A questão é que em muitos exemplos aqui no Forum quando a racionalidade se perde é só FANATISMO PURO, onde se chegam a defender posições extremas completamente alheadas da realidade.

Por vezes é compreensivel um pouco de teimosia numa defesa apaixonada ... mas dai ao fanatismo ... as pessoas nem notam.

[;)]

Excalibur, por acaso até acho que sofres um pouco desse estigma "fanático" como lhe chamas....

Mas será que haverá alguem imune a isso? Mesmo este tópico considero-o um pouco "manipulador".... lol

Uma pessoa é racional e aplica a sua racionalidade com alguma força devido às suas convicções racionais.... para uns está a ser racional, para outros estará a ser fanático!

É e sempre será assim.... ou seja, para mim, tu és muitas vezes "fanático".... para ti, tenho a certeza que tambem o sou, mas acho-me mais racional do que fanático.

O JR que foi banido (infelismente) provavelmente será um outro que poderás achar fanático. Eu acho-o extremamente racional, um pouco teimoso, mas isso todos os tipos inteligentes e racionais o são.... assim como tu.

É um assunto interessante que IMO podería ser melhor colocado em termos gerais e não tanto numa carecterística exclusiva do forum.

Talvez a racionalidade e o fanatismo estejam de mãos dadas.

Back