Despiste - Porsche Boxster S

Olá Sara;
Visto que pareces ter uma relação directa com os envolvidos neste triste evento, tens desmentidos sobre o que aqui já se relatou ( relatos inclusive de pessoas que estavam perto)?

No teu primeiro post referes "O azar" que ele e as duas senhoras tiveram naquele dia. Não queres elucidar em que consiste o azar?

Mas infelismente este será mais um caso que irá ser arquivado por falta de provas e testemunhas....

É triste, mas será esse o final!

A companhia de seguros irá pagar a indemnização ao lesado (condutor) pelos estragos materiais e morais e concerteza que irá pagar uma indemnização qualquer (pequena) aos familiares directos das vitimas, que nunca hão-de resolver o problema da sua perda....

E assim ficamos, neste belo País, onde reina a injustiça, País onde se pode fazer tudo e mais alguma coisa sem qualquer pena a aplicar....

Isto tudo motiva as pessoas a não terem medo das suas acções, pois sabem que por muito mal que façam , muito dificilmente poderão ser punidos pela justiça do nosso País....

Enfim, mas isto é apenas uma gota pequenissima no oceano......

E de facto se pensarmos bem, será justo este Condutor, pagar por uma coisa tão "irrelevante" perante casos (extremamente graves) que nenhuma pena se lhes aplica, prescrevendo, ou por provas insuficientes.....

é uma maneira de falar..como sabes estas coisas não se preveem... e também nunca nos acontecem a nós..até um dia... não vou tar aqui com coisas pessoais, a dizer como é que ele é, como é que ele ficou depois deste acontecimento...mas quem o conhece sabe, é uma pessoa muito correcta... nao o estou a defender nem a acusar como estao para ai a dizer.. apenas a dar a minha opiniao

Sara;

Admito que seja uma pessoa correcta, que certamente está marcado para a vida, e que niguem mas ninguem queria sentir o que ele sente... afinal somos humanos com sentimentos e não animais frios.

Como isto é um forúm automovél, apenas pretendemos saber uma razão automobilistica para o despiste.

Cometeu um excesso e perdeu o controlo do carro?
Outro carro/pessoa atravessou a rua?
Defeito no carro?
Sentiu-se mal?
Entendes?

Fala-se em oleo, testemunhas e a policia desmentem... sabes alguma coisa?

ok... o que sei é que ele apanhou qualquer coisa na estrada (se é oleo ou nao, nao te posso dizer mas depois posso-te esclarecer) e perdeu o controlo do carro

ok... o que sei é que ele apanhou qualquer coisa na estrada (se é oleo ou nao, nao te posso dizer mas depois posso-te esclarecer) e perdeu o controlo do carro

isso é claramente o que ele disse, não algo que possa ter visto[;)]

não sei até que ponto uma pessoa depois de arrancar normalmente perde o controlo do carro....e não, não sou advogado da acusação....aliás, por muito mal que se possa pensar do condutor, ele deve estar num estado lastimavel com a situação e não acho de bom tom castiga-lo ainda mais psicologicamente com acusações e outras coisas....jguimaraes...o rapaz pode mesmo não ter tido culpa por isso estás a exagerar nas afirmações....e digo ainda mais: "todos são inocentes até prova em contrário" e esta norma não é assim só neste país....Cump.

Mas por exemplo ja me aconteceu ir em aceleraçao a subir...e a tendencia natural do carro é levantar ligeiramente a frente...e basta apanhar uma tampa de saneamento mais elevada...ou um qq outro ressalto...para o carro perder aderencia a estrada...e começar a derrapar...mas tambem alguma pericia e atenção resolve logo o problema...mas se juntar a isso distração para o q ta a ocorrer e ter a tendencia ainda de acelerar mais para tentar compensar o inicial deslize do carro...acabou...

Cumps

[PS. Prefiro deixar a decisão do caso a cargo dos juízes e investigadores etc...do q começar a insistir aqui em teorias sobre o q "de certeza" se passou ]

Danos no Boxster

Danos no Boxster

O Porsche bateu primeiro, como diz na noticia, com a jante da ft do lado dto no passeio (o pneu até esvaziou).
Além disso, o carro só não ficou a andar porque furou o radiador - que fica na ft do lado esquerdo - aquando do embate com a paragem.

Eu só sei que depois de ler este tópico fiquei a perceber que ou anda aqui muita gente sem carta e nunca conduziu na vida ou então não tem noção do que é ter um carro nas mãos...

Óleo ou gasóleo já eu apanhei e ia a 20km/h e a sorte foi o carro agarrar senão lá ia uma jante e o pára-choques e a sensação de ver o carro a ir sozinho para onde queria não foi muito boa... Eu devo ser das poucas pessoas que quando chove vê manchas azuladas na estrada... [8b]

E em relação à velocidade, já se esqueceram daquela campanha em 2002 "Quanto mais depressa mais devagar" e de um senhor chamado Hélder Mestre que ficou naquele estado após um acidente a 50 ou 60km/h? Não é preciso muita velocidade para ficarmos mal...

Há uma explicação simples para o acidente.

Não se esqueçam que o boxster tem o motor ao centro. A regra quando se conduz este tipo de carro é *nunca* levantar o pé do acelerador quando se está numa curva.
Já guiei carros deste tipo (Lotus) e garanto-vos que não é preciso ultrapassar os 50 km/h para entrar numa curva e sentir que se vai rápido demais (sublinho a palavra sentir - as vezes o carro é capaz de muito mais do que nós acreditamos e o boxster tem a reputação de ser capaz de bastante adesão)

Nesta situação, a tendencia natural é levantar o pé ou mesmo travar. Num carro com motor à frente desde que a velocidade nao seja demasiado exagerada não há problema porque isso transfere o peso do carro para as rodas motrizes (frente), gerando alguma subviragem.

Num carro com motor ao centro como o boxster, travar ou levantar o pé significa que ao transferir o peso para a frente a traseira e por isso as rodas motrizes perdem tracção, isso significa que a traseira de um carro deste tipo, que numa curva quer sempre fugir, faz o que quer. Para agravar a situação, o condutor pode ter decidido acelerar para tentar ganhar alguma tracção atrás e isso fez com que quando as rodas traseiras chegaram outra vez ao chao o carro ficou ainda mais descontrolado.

Sendo um 's', é provavel que tenha o modo 'sport' que reduz muitas das ajudas electrónicas que previniriam esta situação.

Há uma explicação simples para o acidente.

Não se esqueçam que o boxster tem o motor ao centro. A regra quando se conduz este tipo de carro é *nunca* levantar o pé do acelerador quando se está numa curva.
Já guiei carros deste tipo (Lotus) e garanto-vos que não é preciso ultrapassar os 50 km/h para entrar numa curva e sentir que se vai rápido demais (sublinho a palavra sentir - as vezes o carro é capaz de muito mais do que nós acreditamos e o boxster tem a reputação de ser capaz de bastante adesão)

Nesta situação, a tendencia natural é levantar o pé ou mesmo travar. Num carro com motor à frente desde que a velocidade nao seja demasiado exagerada não há problema porque isso transfere o peso do carro para as rodas motrizes (frente), gerando alguma subviragem.

Num carro com motor ao centro como o boxster, travar ou levantar o pé significa que ao transferir o peso para a frente a traseira e por isso as rodas motrizes perdem tracção, isso significa que a traseira de um carro deste tipo, que numa curva quer sempre fugir, faz o que quer. Para agravar a situação, o condutor pode ter decidido acelerar para tentar ganhar alguma tracção atrás e isso fez com que quando as rodas traseiras chegaram outra vez ao chao o carro ficou ainda mais descontrolado.

Sendo um 's', é provavel que tenha o modo 'sport' que reduz muitas das ajudas electrónicas que previniriam esta situação.
curiosamente essa e mesmo uma das ENORMES vantagens de um motor central. a facilidade com que se consegue controlar o carro nessa situacao!

ou seja, um vulgar carro com motor dianteiro e, teoricamente (e em 99% dos casos na realidade tb), bem pior.

o que falas contraria TUDO o que de bom se faz num automovel e contraria, por exemplo, TODOS os principios que estao na base de um F1, WRC, qualquer formula ou qualquer superdesportivo (ou mesmo qualquer carro com motor central)

diz-me...se a 50 ficaste com essa impressao num Lotus, qual a velocidade maxima com que poderias enfrentar essa mesma curva num BOM FWD, tipo ITR? 40?[:D]

curiosamente essa e mesmo uma das ENORMES vantagens de um motor central. a facilidade com que se consegue controlar o carro nessa situacao!

ou seja, um vulgar carro com motor dianteiro e, teoricamente (e em 99% dos casos na realidade tb), bem pior.

o que falas contraria TUDO o que de bom se faz num automovel e contraria, por exemplo, TODOS os principios que estao na base de um F1, WRC, qualquer formula ou qualquer superdesportivo (ou mesmo qualquer carro com motor central)

diz-me...se a 50 ficaste com essa impressao num Lotus, qual a velocidade maxima com que poderias enfrentar essa mesma curva num BOM FWD, tipo ITR? 40?[:D]

Estamos de acordo, se lesses a minha mensagem com cuidado tinhas tido uma resposta diferente. O que eu disse foi:

"sentir que se vai rápido demais (sublinho a palavra sentir - as vezes o carro é capaz de muito mais do que nós acreditamos e o boxster tem a reputação de ser capaz de bastante adesão)"

Nota que tive o cuidado de dizer que sublinhava a palavra 'sentir', de facto um carro de motor centrar é capaz de muito mais do que um fwd, mas isso não evita que o(a) condutor(a) sinta que o carro não vai conseguir e levante o pé do acelerador. Dizem as leis da física que se fizeres isso (levantar o acelerador) numa curva num carro com motor central é muito pior que se o fizeres num carro com motor à frente. Concordo contigo que se mantiveres o acelerador na mesma posição (não levantar o pé nem travar) um carro com motor central tem muito mais probabilidades de seguir uma trajectória do que um fwd.

Last edited:
Tendo em tudo o que li neste tópico e com um número tão grande de informações contraditórias é Obviamente complicado mandar palpites.

No entanto a sensação com que fico é a de que o condutor pode ter arrancado a fundo fazendo patinar o carro de 1ª para segunda e mudando de faixa ao mesmo tempo (estilo guinada)

cumprimentos

Desculpa lá mas isso foi o q ele te disse, certo? Ele pode dizer o q quiser visto q nao há testemunhas.........

Last edited:
Desculpa lá mas isso foi o q ele te disse, certo? Ele pode dizer o q quiser visto q nao há testemunhas.........
claro! porque "ninguem viu"[:D]

espantoso...se houvesse um espeta bem no meio do relvado do estadio da luz ou alvalade com o estadio completamente cheio, tb ninguem teria visto!

mas na net seria so posts com CERTEZAS sobre a causa do acidente, conversas com os condutores, etc.

mas e dai...tendo em atencao que 2 dos que "nao viram" o acidente diziam que ele vinha de direccoes contrarias...se calhar mais valia estarem calados.

este tipo de situacoes sao uma GRANDE demonstracao da PODRIDAO em que o pais esta...e uma das principais razoes pelo que nao vai evoluir.
nao ha vontade...a malta so quer espectaculo sem qualquer uma das responsabilidades...

Tendo em tudo o que li neste tópico e com um número tão grande de informações contraditórias é Obviamente complicado mandar palpites.

No entanto a sensação com que fico é a de que o condutor pode ter arrancado a fundo fazendo patinar o carro de 1ª para segunda e mudando de faixa ao mesmo tempo (estilo guinada)

cumprimentos
pois assim sendo, fica comprovadissimo que ele teria um acidente MESMO NO FWD MAIS FRACO E SEGURO DO MERCADO.

e que nem a bosch tem coragem para dizer que a sua ultima versao do ESP e contra a ESTUPIDEZ AO VOLANTE.

certo certo e que a hipotese de oleo na estrada esta posta de parte...ele tem um porsche!

Elise a hipotese do oleo na estrada é muito plausivel

no entanto eu ao computador não consigo sequer perceber pois os depoimentos são inconstantes.

Em portugal algo como oleo na estrada é muito dificil de provar infelizmente (não há vontade para isso)

cumprimentos

Elise a hipotese do oleo na estrada é muito plausivel

no entanto eu ao computador não consigo sequer perceber pois os depoimentos são inconstantes.

Em portugal algo como oleo na estrada é muito dificil de provar infelizmente (não há vontade para isso)

cumprimentos
e mesmo falta de vontade!
e que com oleo na estrada as vezes chega a ser dificil ANDAR.

a malta gosta da ideia que a velocidade mata. para uns e um descanso (porque nao teem que pensar nas milhares de paginas do RESTO do codigo, nao teem que comecar a respeitar os outros, etc), para outros e a garantia de votos sem qualquer esforco. venha de la o futebol!

Back