A mítica A5 (Cascais-Lisboa)

Pagar IC19? Não estamos a falar numa auto-estrada já para não falar no facto de não termos alternativas. A A5 tem como alternativa não paga a Marginal. Já nem vou entrar pelo lado de que a IC19 é uma estrada sem alternativas e que serve os concelhos de Sintra e Amadora, concelhos estes mais populosos que o de Cascais e Oeiras.

Pagar IC19? Não estamos a falar numa auto-estrada já para não falar no facto de não termos alternativas. A A5 tem como alternativa não paga a Marginal. Já nem vou entrar pelo lado de que a IC19 é uma estrada sem alternativas e que serve os concelhos de Sintra e Amadora, concelhos estes mais populosos que o de Cascais e Oeiras.

Precisamente o meu ponto, se não tem alternativas não pode ser pago.

Eu acho que o assunto "gastar mal o dinheiro" ou o assunto "nao gastar dinheiro mesmo que seja preciso" sao assuntos completamente diferentes.

Ora aí tens. Abençoado Santana Lopes, ao fazeres um tunel em vez de teres 2 faixas de saída da cidade, passas a ter 4. Duas em cima e duas em baixo. E passas a ter o dobro das faixas de entrada na cidade tambem. Qdo se entra e sai da cidade mais rapido, o nº carros dentro dela diminui.

Eu e muita gente numa extensao de pelo menos 25kms em comprimento + uns 15kms em altura até Sintra, qdo queremos ir à margem sul temos OBRIGATORIAMENTE de ir entupir o trafego em Lisboa pela A5. E quem sai da margem sul idem. Assim com esse túnel o transito já nao era obrigado a entrar na cidade mas podia circular por fora de Lisboa. O tunel teria ligacao directa à CREL, que tem uma série de ramificacoes por outras vias rapidas razoavelmente boas parece-me

Luís Miguel nao sei onde vives mas estás realmente muito a leste da realidade do país. Pois nao sabes que em muitas zonas onde queiras estacionar o carro para apanhar um comboio, se o fazes, pagas mais de parquimetro do que de combustivel se fores de carro ao local?

Oh jccgold, moro em Lisboa durante a semana e ao pé de Óbidos ao fim de semana e sei muito bem a realidade do país, daí eu perceber perfeitamente quem leva o carro para Lisboa. [;)] Por isso é que eu digo que é preciso melhorar os transportes públicos. Se os outros países do norte da Europa conseguiram, nós temos que conseguir. Não somos atrasados mentais! [8b] É preciso é querer melhorar os transportes públicos ao invés de querer mais estradas onde cada vez há menos espaço.

RiCkYLiNk isso é uma grande treta. Eu já conduzi nessa zona voces têm estradas alternativas ao IC19.
De Mem Martins apanhas a rua elias garcia, segues sempre em paralelo com o IC19, passa ao lado do Cemiterio de Rio de Mouro, depois apanhas a Avenida B. Amigos, segues pela estrada paralela mesmo junta ao IC19 ate Massamá daí Av. V. C. Abril, segues ate a Avenida Elias Garcia, e já estás na Amadora daí vais sempre a direito e vais parar às portas de Benfica e já estás em Lisboa impressionante hã. E em vários pontos podem ramificar entre várias opcoes. Ah e tal mas o transito é mto lento? Ah pois e na Marginal é hora e meia média para chegar a Lisboa.
Eu nao sei qual é a diferenca entre o IC19 e a A5 para uma ser considerada AE e a outra nao. Se uma é paga a outra também devia ser. O IC19 até tem mais condicoes de ser AE que a A5 que tem curvas mais apertadas e consequentemente mais perigoso é andar a altas velocidades.
Nao Luis Miguel tu nao percebes uma ponta do problema de quem leva o carro para Lisboa e sabes pq? Pq vives em Lisboa. Quem vive fora de Lisboa e é obrigada a ir a Lisboa ou qdo vai a outro sitio é obrigada na mesma a circular com o trafego interno da cidade de Lisboa esses sim percebem o problema. Agora aquele pessoal que vive em Lisboa e tem uma estacao de metro à porta, se calhar a solucao que encontram é que o pessoal que vive a 30kms de distancia ande apanhar camionetas para chegar 2h depois ao destino.

Last edited:
Eu e muita gente numa extensao de pelo menos 25kms em comprimento + uns 15kms em altura até Sintra, qdo queremos ir à margem sul temos OBRIGATORIAMENTE de ir entupir o trafego em Lisboa pela A5. E quem sai da margem sul idem. Assim com esse túnel o transito já nao era obrigado a entrar na cidade mas podia circular por fora de Lisboa. O tunel teria ligacao directa à CREL, que tem uma série de ramificacoes por outras vias rapidas razoavelmente boas parece-me

Luís Miguel nao sei onde vives mas estás realmente muito a leste da realidade do país. Pois nao sabes que em muitas zonas onde queiras estacionar o carro para apanhar um comboio, se o fazes, pagas mais de parquimetro do que de combustivel se fores de carro ao local directamente?

Não vou entrar em discussões estatísticas sobre dados que não conheço, mas duvido (e aqui é só uma opinião pessoal) que a maioria do pessoal que entope a A5 de manhã queira ir para a margem sul. Existem alguns sim, mas não justificam o investimento, a meu ver claro.

Então e não tens parquímetro no local para onde vais? E não é bem mais caro do que o parquímetro do parque do comboio? Se em alguma destas duas perguntas a resposta foi "não" algo está mal...

jccgold... estrada paralela ao IC19? LOL Estás a falar de vias municipais, não numa estrada nacional como é a Marginal. Vias municipais não podem ser consideradas como estradas altrnativas à IC19. Se tu quiseres também tens caminho interiores que te ligam de cascais/oeiras a lisboa sem ser a A5 e a Marginal.

jccgold... estrada paralela ao IC19? LOL Estás a falar de vias municipais, não numa estrada nacional como é a Marginal. Vias municipais não podem ser consideradas como estradas altrnativas à IC19. Se tu quiseres também tens caminho interiores que te ligam de cascais/oeiras a lisboa sem ser a A5 e a Marginal.

lol a marginal uma estrada nacional? Explica-me pq é q uma estrada de 2 faixas com transito parado (20kms em hora e meia dá 15kms/h media) pode ser considerado alternativa, e estradas municipais (várias) já nao podem ser consideradas alternativas?
Achas q tenho? Pois estás deveras enganado. Existe de Oeiras até Caxias um caminho de cabras de 1 faixa com alcatrao em forma de queijo que desemboca adivinha onde. Pois é Marginal :) É porque nós apanhamos com a mata do Jamor ou seja ficamos só com a marginal para sair.
pacxito nao, pq qdo vou de carro é mto pouco provavel q precise estacionar perto duma estacao de comboios. pacxito ve se percebes uma coisa. Eu já pago imposto do meu carro como se fosse a gasolina, e uso GPL q é bem menos poluente q os comboios e camionetas do seculo passado. O facto de eu poder ir a algum local sem restricoes é um direito de liberdade, nomeadamente de ir onde quero ou preciso em tempo util.

Last edited:
De Mem Martins apanhas a rua elias garcia, segues sempre em paralelo com o IC19, passa ao lado do Cemiterio de Rio de Mouro, depois apanhas a Avenida B. Amigos, segues pela estrada paralela mesmo junta ao IC19 ate Massamá daí Av. V. C. Abril, segues ate a Avenida Elias Garcia, e já estás na Amadora daí vais sempre a direito e vais parar às portas de Benfica e já estás em Lisboa impressionante hã.

Isto é trajecto para demorar quanto tempo?

Descer a Av. dos Bons Amigos, em hora de ponta com toda a gente a tentar chegar ao IC19?????

Estrada paralela ao IC19????? Já não deves passar lá á muito tempo. Essa estrada foi destruida á mais de ano e meio para fazer o acesso ao Cacém.

Se não sabes que a Marginal é uma estrada nacional, mais propriamente N6, não vejo razão para continuar a argumentar contigo. Leva a banana e continua a pagar portagem! LOL

Moro em Linda-a-Velha, trabalho nas Amoreiras e utilizo os transportes públicos. O autocarro vai pela A5 e em média demoro 35/40 minutos a chegar. Acho que compensa... pago 25 euros de passe. Vejo muita gente que leva carro para dentro de Lisboa, porque dá status. Enfim, enquanto as mentalidades não mudarem, bem pode haver uma boa rede de transpostes públicos.

Mas o que é que me interessa que a Marginal seja uma estrada nacional ou nao? O argumento para a A5 ser paga e o IC19 nao ser, eram estradas alternativas. Nunca em lugar algum ninguem disse que se entende por alternativas apenas estradas nacionais. Acho que quem está a precisar da banana és tu.
morzaca e se vivesses na Parede ias pras Amoreiras como só por curiosidade? E mais ainda se em vez de teres a sorte de só ter de pagar 1 transporte publico por acaso tivesses de pagar camioneta + comboio + metro em qto te ficava o passe e em qto tempo lá chegavas?

Last edited:
Concelhos de Cascais/Oeiras são dos mais ricos do país, por isso andar de autocarro não é opção para a maioria das pessoas...

Pagar mais e demorar muito mais, nao é opcao pra maioria das pessoas diz antes assim. Qto mais periférica a regiao maiores facilidades deve ter. Cascais é uma zona ultra-periférica, assim como Sintra cidade o é, deveriam ter um cuidado especial em investimentos ainda para mais com a quantidade populacao que têm.

Last edited:
Entende-se como estrada alternativa, toda e qualquer via que não seja via municipal. É que não faz sentido absolutamente nenhum considerar estradas invariavelmente dentro de zonas densamente populadas como alternativa. Se a Marginal tem muito trânsito, se a A5 tem muito trânsito significa que há muita a gente a usar carro abdicando dos transportes! Se a IC19 NÃO tem alternativa e é a estrada mais movimentada do país, se os Concelhos de Sintra e Amadora são mais populosos que Oeiras e Cascais, falta as pessoas desses dois concelhos começarem a usar dar aos transportes que é o que o pessoal de Amadora e Sintra já faz, porque para além do IC19 como estrada mais movimentada do país também temos a Linha de Sintra que também tem o maior número de passageiros do país. Se com o trânsito, portagens e tudo o mais, continuam a preferir o carro, não tenho pena nenhuma.

... Se a IC19 NÃO tem alternativa e é a estrada mais movimentada do país...

Nada como uns dados concretos
Nº veiculos Queluz - Lisboa (IC19) 130mil
Oeiras - Estadio Nacional - Lisboa 250mil +-
traflxpooc1.png

Olha.. boa! Consideras só a zona de Queluz do IC19. Não tão aí contabilizados os carros que entram depois de Queluz, ou seja, na Amadora que são muitos! Já o troço da A5 Lisboa/Estádio Nacional é frequentado por muita gente dos concelhos de Sintra e Amadora, pelo menos desde o viaduto até ao alto do Monsanto!

Oh tadinhas das pessoas da Amadora que nao podem ir a pé! para chegarem a Lisboa, ou mesmo fazer 5mns de carro até ao Colombo.
Sim realmente podia-se acrescentar aí a extensao de 10kms q vai de Oeiras até Cascais. E por acaso nunca reparaste que o IC19 desemboca directamente na 2ª circular enqto quem circula pela A5 ainda tem de fazer desvios para poder apanhar a 2ª circular?
Para haver igualdade, teria de haver uma outra circular mas pela zona baixa de Lisboa, assim uma circular para populacao da Amadora Sintra, outra pra populacao Oeiras Cascais coisa que nao acontece. Somos obrigados a enfiarmo-nos aí.
De que nos serve termos uma A5 que vai desembocar na zona do Marques zona essa altamente congestionada? O IC19 desemboca numa via rapida é mto melhor. E ainda ha quem ache que o tunel do Marques n deveria ter sido construido :sh)

Last edited:
Back