Eu acho que o assunto "gastar mal o dinheiro" ou o assunto "nao gastar dinheiro mesmo que seja preciso" sao assuntos completamente diferentes.
Ora aí tens. Abençoado Santana Lopes, ao fazeres um tunel em vez de teres 2 faixas de saída da cidade, passas a ter 4. Duas em cima e duas em baixo. E passas a ter o dobro das faixas de entrada na cidade tambem. Qdo se entra e sai da cidade mais rapido, o nº carros dentro dela diminui.
Eu e muita gente numa extensao de pelo menos 25kms em comprimento + uns 15kms em altura até Sintra, qdo queremos ir à margem sul temos OBRIGATORIAMENTE de ir entupir o trafego em Lisboa pela A5. E quem sai da margem sul idem. Assim com esse túnel o transito já nao era obrigado a entrar na cidade mas podia circular por fora de Lisboa. O tunel teria ligacao directa à CREL, que tem uma série de ramificacoes por outras vias rapidas razoavelmente boas parece-me
Luís Miguel nao sei onde vives mas estás realmente muito a leste da realidade do país. Pois nao sabes que em muitas zonas onde queiras estacionar o carro para apanhar um comboio, se o fazes, pagas mais de parquimetro do que de combustivel se fores de carro ao local?