Continuam a subir os encargos com o crédito...

Mas o comprar casa é um "Luxo essencial", isto tendo em conta que noutros paises a oferta de arrendamento é grande e não muito cara comparativamente aos valores praticados a nivel nacional.

O que me deixa perplexo é o endividamento desmesurado com bens superfulos. :confused:
Claro que é um luxo, mas, e como dizes, essencial na medida em que ter casa para viver é um bem indispensável!

Na verdade o que acontece é que o mercado de arrendamento é tão pouco competitivo, sobretudo porque o mercado de venda tem gerado ao longo destes anos lucros astronómicos para os construtores civis, que, pensando bem, as pessoas acabam por optar pela compra a "enterrar" o seu dinhero para arrendar, já que tantas as vezes se trata de idêntico valor de mensalidade numa casa que sempre lhes acabará, em princípio, por lhes pertencer, ao contrário da casa arrendada!

O que me deixa perplexo é o endividamento desmesurado com bens superfulos. :confused:

Isso também é verdade, plasmas, telemóvel novo de 6 em 6 meses e por aí fora, mas também não será verdade que se ganhássemos um bocado melhor (e não, não era impossível) o pessoal não se endividaria tanto?

Claro que é um luxo, mas, e como dizes, essencial na medida em que ter casa para viver é um bem indispensável!

Na verdade o que acontece é que o mercado de arrendamento é tão pouco competitivo, sobretudo porque o mercado de venda tem gerado ao longo destes anos lucros astronómicos para os construtores civis, que, pensando bem, as pessoas acabam por optar pela compra a "enterrar" tantas as vezes o mesmo valor de mensalidade numa casa que sempre lhes acabará, em princípio, por pertencer, ao contrário da casa arrendada!

Eu pago 350 de prestação da minha casa nova, antes de a comprar andei a ver o mercado de aluguer e não se arranjava nada de jeito por menos de 400. E casas já bem velhas. Sem dúvida que a decisão de comprar ficou logo tomada.

Eu pago 350 de prestação da minha casa nova, antes de a comprar andei a ver o mercado de aluguer e não se arranjava nada de jeito por menos de 400. E casas já bem velhas. Sem dúvida que a decisão de comprar ficou logo tomada.
Editei a minha resposta porque não estava perfeitamente perceptível com o que queria dizer...

Mas, de facto, é isso mesmo. É preferível comprar, neste cenário, uma casa nova, ou perto disso, do que arrendar uma casa velha, ou muito usada, por valores idênticos, sendo óbvia a razão da preferência!

Na verdade o que acontece é que o mercado de arrendamento é tão pouco competitivo, sobretudo porque o mercado de venda tem gerado ao longo destes anos lucros astronómicos para os construtores civis, que, pensando bem, as pessoas acabam por optar pela compra a "enterrar" o seu dinhero para arrendar, já que tantas as vezes se trata de idêntico valor de mensalidade numa casa que sempre lhes acabará, em princípio, por lhes pertencer, ao contrário da casa arrendada!

Claro que comprar é a melhor opção, pelo menos a mais racional.

Agora o resto, é que como digo me deixam espantado.

sso também é verdade, plasmas, telemóvel novo de 6 em 6 meses e por aí fora, mas também não será verdade que se ganhássemos um bocado melhor (e não, não era impossível) o pessoal não se endividaria tanto?

Sinceramente fico com duvidas, isto é no meu entender um circulo vicioso.

A pequena economia doméstica de ter um pé de meia para tempos difíceis, não existe, depois é ver aflições.

Sinceramente fico com duvidas, isto é no meu entender um circulo vicioso.

A pequena economia doméstica de ter um pé de meia para tempos difíceis, não existe, depois é ver aflições.

Pois, há muita gente que quanto mais ganha mais gasta, o que até acaba por ser normal, mas falando no meu caso pessoal, eu quando ganhava uma m... via-me muitas vezes obrigado a recorrer ao crédito para bens essenciais por exemplo se o frigorífico avariava ou a casa precisava de alguma reparação urgente, hoje em dia felizmente ganho melhor e ainda há pouco tempo recheei a casa nova toda pagando tudo a pronto.

Falta ainda falar da nova moda de crédito que cada vez mais gente adere, as viagens de férias.:eek:

350? Onde fica a casa e quantas assoalhadas tem? Também quero!!! [:D]

Voltar
Superior