Irrrrrrrrra que é DEMAIS ! OS ARDIS DOS PAGADORES !

Numa empresa que passei havia uma Câmara Municipal em 2006 ainda tinha serviços prestados e facturados em 2003 para pagar [8b] [8b]

A Comissão Europeia a dizer que o Estado Português demora + de 90 dias é bem verdade, podiam era acrescentar mais uns valentes meses em cima disso, mas ok .... [s)]

Eu deixei-me de facturas a 30 ou 60 dias, é verdade que perdi alguns clientes, mas acabaram-se os calotes... Tendo em conta que a malta que não pagava era a que pedia para pagar a 30 ou 60 dias até nem está mau [:D]

Eu deixei-me de facturas a 30 ou 60 dias, é verdade que perdi alguns clientes, mas acabaram-se os calotes... Tendo em conta que a malta que não pagava era a que pedia para pagar a 30 ou 60 dias até nem está mau [:D]

Nem todos têm uma estrutura/capacidade ou até mesmo estratégia delineada para poderem fazer isso.

Falando de casos que conheço aquando de um projecto de consultaria em que participei, haviam pequenas empresas familiares que não conseguiam sobrevir sem dar crédito aos clientes, tinham calotes, é verdade e casos bem graves, mas não fazendo esse "jeito" aos clientes perdiam clientela para outras empresas com cadeias de lojas ...

Conheço casos muito complicados mesmos, até que gostava trocar opiniões com voçês todos um dia destes ... mas é pano para muita manga [:blush:]

Nós tivemos que adaptar a estrategia da empresa por causa disso, muito por causa dos pagamentos a perder de vista. Direccionámos a nossa oferta para outro tipo de clientela e acabámos com os clientes que "nao pagam".

Continuo na minha, isto só acontece por falta de associativismo entre empresas (concorrentes do mesmo sector).

Se já implementaste o básico só te resta fazer uma formação na área para optimizar o teu processo de cobrança.

É muito difícil fazer aqui uma análise bem feita do teu problema sem conhecermos o teu negócio a 100%... [;)]

Mas eu diria que deves ter aí muitas falhas no teu sistema (todos temos).

E já agora esse gajo que anda de carris tem um PMR médio de 120 dias aqui por estas bandas. Anda sempre bloqueado: chora muito mas não mama, ou vai mamar a outros lados na volta [:)]

Edit, encontrei:

http://www.globalestrategias.pt/
Curso : Cobranças para Comerciais
Curso de 1 dia €500
A formadora é muito boa nesta matéria (deu-me aulas de outro tema onde se falava tb de cobranças).

Last edited:
Mas isso não é só cá. Onde trabalho cerca de 80% da facturação é referente a exportação, e normalmente os pagamentos são 45 a 60 dias fim do mês seguinte (o que muitas vezes se reflecte em mais 1 a 2 semanas) mas depois tem que se andar sempre em cima e depois as facturas têm que ir certinhas, porque se tiver uma vírgula fora do sítio pode ser motivo para não fazerem o pagamento na data. Ainda recentemente tive um caso em que o pagamento de uma factura foi adiado por três vezes (um mês de cada vez) porque a contabilidade deles dizia que faltava um documento assinado, documento esse que tinha de ser enviado por eles e nós ainda não o tinhamos recebido. E eram alguns milhares de euros.
Agora, para clientes novos só contra entrega ou carta de crédito, mas também porque felizmente o trabalho não falta.

Nestas coisas não há verdades absolutas.

Mas cada vez mais a venda tem que ser planeada num todo, em que a Administração, o Comercial e o Financeiro possam traçar, em conjunto, políticas eficazes para que o dinheiro esteja dentro da Empresa logo que possível.

O problema é que cada parte, especialmente a Comercial, gostam de ficar sempre bem na fotografia.

É tudo uma questão da fazer as contas. Coisa que muito pouca gente o faz. E ter uma atitude face ao mercado.

É espantoso ver pessoal que dão o dito e 3 tostões para entrarem na Módis (isto é um exemplo) e depois nem se dão conta que a margem de venda foi toda comida pelas relações draconianas que eles estabelecem.

E voltamos sempre ao mesmo. Uma boa Gestão faz uma boa Empresa. [;)]

Oh sim ...
Permite-me ...

smiley_violin.gif
ou ainda
smiley-violin-playing-arms.gif

Mas definitivamente o teu exemplo não deve servir para todos os casos, no da firma onde trabalho definitivamente não se enquadra.

Claro que temos excelentes pagadores que cumprem com os prazos, mas os dois exemplos que dei no post anterior são de duas firmas "hipoteticamente reput@dissimas" e acima de mácula, contudo [8b]
Claro que estava a brincar ao assumir que estavas a falar do Estado.

Mas era para te provocar. [:p]

Nestas coisas não há verdades absolutas.

Mas cada vez mais a venda tem que ser planeada num todo, em que a Administração, o Comercial e o Financeiro possam traçar, em conjunto, políticas eficazes para que o dinheiro esteja dentro da Empresa logo que possível.

O problema é que cada parte, especialmente a Comercial, gostam de ficar sempre bem na fotografia.

É tudo uma questão da fazer as contas. Coisa que muito pouca gente o faz. E ter uma atitude face ao mercado.

É espantoso ver pessoal que dão o dito e 3 tostões para entrarem na Módis (isto é um exemplo) e depois nem se dão conta que a margem de venda foi toda comida pelas relações draconianas que eles estabelecem.

E voltamos sempre ao mesmo. Uma boa Gestão faz uma boa Empresa. [;)]

Naaa, isso implica integrar sectores e acabar com as ilhas de cada um... dá muito trabalho e não serve a muitos !!! [:D] [;)]

Se já implementaste o básico só te resta fazer uma formação na área para optimizar o teu processo de cobrança.

É muito difícil fazer aqui uma análise bem feita do teu problema sem conhecermos o teu negócio a 100%... [;)]

Mas eu diria que deves ter aí muitas falhas no teu sistema (todos temos).

E já agora esse gajo que anda de carris tem um PMR médio de 120 dias aqui por estas bandas. Anda sempre bloqueado: chora muito mas não mama, ou vai mamar a outros lados na volta [:)]

Edit, encontrei:

http://www.globalestrategias.pt/
Curso : Cobranças para Comerciais
Curso de 1 dia €500
A formadora é muito boa nesta matéria (deu-me aulas de outro tema onde se falava tb de cobranças).

Claro é provável que haja espaço para melhorar o sistema e os procedimentos, não duvido, mas também vivemos num claro sistema de abusos.

Claro que estava a brincar ao assumir que estavas a falar do Estado.

Mas era para te provocar. [:p]

Exactamente !

Percebi que o que querias era musica !

[:p]

Back