Máquinas fotográficas digitais

A lente é boa para tirar coisas com zoom (isso percebo que quanto maior a abertura da lente (menor o "f") melhor é para tirar de noite porque não precisa de tempos de exposição tão grandes. Também tira uns belos "desfocados". A questão é à mesa ou num bar / discoteca é complicado tirar fotos se não recuar muito, o que as vezes pode tornar-se dificil ou incomodativo...

Em modos manuais sei que é possivel corrigir esse problema, mas quando ele acontece, em modos automáticos, pode-se tornar chato (para se tirar uma foto "rapidamente" ou emprestar a máquina para alguém tirar fotos...
Também li que poderia ser da lente... Claro que nisto dos foruns tem o bom e o mau: o bom que é conseguir muita informação que nunca se conseguiria de outra forma (sem ser clubes de foto e assim), mas também acaba por pecar por demasiada informação, e confusão (o meu caso)

Nephilim, não te sabia tão vocacionado para a fotografia. Parabéns. [:cool:]

O meu irmão decidiu-se por essas artes e comprou uma Canon 400D, com uma lente Sigma EX 72mm 17-70mm 1:2.8-4.5

O que é que achas?

Nephilim, não te sabia tão vocacionado para a fotografia. Parabéns. [:cool:]

O meu irmão decidiu-se por essas artes e comprou uma Canon 400D, com uma lente Sigma EX 72mm 17-70mm 1:2.8-4.5

O que é que achas?

Eu actualmente é mais conversa que outra coisa:sh) [:D] tenho fotografado a serio pouco... [8b] mas tenho formação em fotografia profissional...estive ligado á formação em tecnica fotografica, laboratório, estudio....mas já há uns anos que deixei essas andanças, actualmente só como hobby e só qdo tenho tempo:sh)

Sobre essa camara a 400D é concorrente directa da Nikon D80 e da Pentax K10... a nivel de produto final(imagem) sao equivalentes a melhor é uma questao pessoal(tipo bmw, mercedes) com uma 400D fica-se servido, não ha necessidade de mais...

Sobre a objectiva não conheço em particular essa objectiva mas um zoom com aberturas de 2.8-4.5 é bastante bom para um zoom.

A lente é boa para tirar coisas com zoom (isso percebo que quanto maior a abertura da lente (menor o "f") melhor é para tirar de noite porque não precisa de tempos de exposição tão grandes. Também tira uns belos "desfocados". A questão é à mesa ou num bar / discoteca é complicado tirar fotos se não recuar muito, o que as vezes pode tornar-se dificil ou incomodativo...

Uma distancia focal de 50mm é talvez a melhor para fotografias á mesa num bar...um pouca distancia consegues um foco... claro que podes ter necessidade de te levantares ou afastares a cadeira etc...mas é a melhor distancia focal...outra questao é na curta distancia vais ter mto pouca profundidade de campo de tiveres perto a fazer um retrato a alguem a F1.8 de focares o nariz, o resto fica desfocado...é preciso ter isso em consideração.

Outra coisa boa para a 50mm 1.8 é para fotografar quadros e pinturas...mto boa.

Em modos manuais sei que é possivel corrigir esse problema, mas quando ele acontece, em modos automáticos, pode-se tornar chato (para se tirar uma foto "rapidamente" ou emprestar a máquina para alguém tirar fotos...

Sobre os modos....

Os modos actuais(e já de 15anos para cá) sao os mais variados desde , manual, prioridade a abertura, prioridade ao tempo, nocturno, retrato, paisagem, etc etc...

destes todos aproveito 3....

por norma uso sempre o manual...pois gosto de ser eu a ter controle na camara e não ser a camara a controlar-me a mim...mas ja que falas e bem , há fotos rapidas que o manual pode seer lento e aí uso o priridade a abertura ou tempos consoante o k for mais conveniente.

O resto dos modos sao lixo...[:D]

Tipo de medição:

só uso o central ou o spot(em raras excepções) o matricial é um perigo[:blush:]

ISO... por norma o 100...(em rolos a P&B era o 400 para interiores)claro se o 100 nao der lá tera de ser o 400, 800, 1600, 3200...

Definição ...maxima.

Mais uma pergunta idiota [:D]

Para que serve e como se chama aquilo que está na objectiva? :sh)

url

Já agora, o que acham que é imprescindivel comprar já com a maquina?

[;)]

Mais uma pergunta idiota [:D]

Para que serve e como se chama aquilo que está na objectiva? :sh)

url

Já agora, o que acham que é imprescindivel comprar já com a maquina?

[;)]

Chama-se "Lens Hood". Pelo que tenho lido, quanto aos kitts da Nikon D80, é um acessório que já vem com a lente. Tem a forma de uma tulipa.
Se percebi destina-se a evitar a incidência directa dos raios solares no obturador. Ou, por outro lado, faz com que os raios solares em excesso "banhem" a objectiva de modo mais distribuido e equilibrado.

Mas o Nephilim dar-nos-á explicações mais completas. E competentes. [;)]

Última edição:
Chama-se "Lens Hood". Pelo que tenho lido, quanto aos kitts da Nikon D80, é um acessório que já vem com a lente. Tem a forma de uma tulipa.
Se percebi destina-se a evitar a incidência directa dos raios solares no obturador. Ou, por outro lado, faz com que os raios solares em excesso "banhem" a objectiva de modo mais distribuido e equilibrado.

Mas o Nephilim dar-nos-á explicações mais completas. E competentes. [;)]

Isso é o parasol(é o nome em portugues) serve para proteger do sol a lente e evitar reflexos e aberrações..é basicamente isto.

E forma de tulipa são os que equipam objectivas de curtas distancias focais incluindo os zoom que incluem aberturas já consideradas grandes angulares. Uma teleobjectiva nunca tem o parasol em tulipa mas sim em cone.

Isto acontece nas distancias focais curtas porque o campo de visão fica mto aberto ou seja a distancia focal é medida a partir do ponto nodal - plano imaginário no interior da objectiva onde o raio formador da imagem cruza o eixo da objectiva. Na prática, o ponto nodal irá corresponder ao centro óptico da objectiva.
Portanto numa grande angular o eixo ou esse ponto nodal está mto perto do sensor onde se irá formar a imagem logo um parasol longo pela sobra que faz criava na imagem um efeito de vinheta (escura nas extremidades) como tal inventou-se em forma de tulipa, deixa pasar mais luz e já não aparece o efeito vinheta.

Nos zoom que tenham essa tulipa e tiverem distancias focais longas , nessas distancias a tulipa não é o melhor parasol mas sim o cone pois nestes casos o ponto nodal está mais longe do sensor onde se vai criar a imagem, mas por defeito nos zoom vem é a tulipa.

Última edição:
Bem, já fui buscar a D80 [kiss]

D80+[FONT=arial,sans-serif][SIZE=-1]F-S DX Zoom-Nikkor 18-135mm

Ainda não fiz grandes experiencias, mas não podia ter escolhido melhor...grande maquina apr:)
[/SIZE][/FONT]

D80+[FONT=arial,sans-serif][SIZE=-1]F-S DX Zoom-Nikkor 18-135mm[/SIZE]

[SIZE=-1][FONT=arial,sans-serif]Ainda não fiz grandes experiencias, mas não podia ter escolhido melhor...grande maquina apr:)[/FONT][/SIZE]
[/FONT]

Parabéns! Ando a poupar para uma!

[SIZE=-1][FONT=arial,sans-serif]Ainda não fiz grandes experiencias, mas não podia ter escolhido melhor...grande maquina apr:)[/FONT][/SIZE]
[/FONT]

Parabéns! tb ando a ver se chega o fim do mês rápido [kiss]

[/FONT]

Parabens tem uma maquina soberbaapr:) Com ela podes fazer fotos de alto nivel. Para tal terás que a explorar bem no menu M[;)] só assim tirar o verdaeiro partido dela, e arranja um flash externo(se precisares) que pode ser baratissimo.

Parabens tem uma maquina soberbaapr:) Com ela podes fazer fotos de alto nivel. Para tal terás que a explorar bem no menu M[;)] só assim tirar o verdaeiro partido dela, e arranja um flash externo(se precisares) que pode ser baratissimo.

Menu M?:sh)

Eu tenho em casa um flash que o meu pai comprou há muitos anos...usava-o na Canon AE-1 (analogica) perrguntei ao homem que me vendeu se daria para este e ele disse que poderá dar...tenho que ver [;)]

A maquina é mesmo muito boa, parea aquilo que eu quero não poderia ter sido melhor...tenho que "brincar" muito com ela para lhe apanhar o jeito...mais logo ponho umas fotos no topico das fotos, que fiz dentro e fora da Camara Municipal do Porto...interiores é que ainda há muito a aprender [:cool:]

[/FONT]

Parabéns ... é uma das máquinas que ando debaixo de olho sem dúvida, parabéns e vai relatando as tuas experiências com ela ...

Saudações [;)]

Menu M?:sh)

Eu tenho em casa um flash que o meu pai comprou há muitos anos...usava-o na Canon AE-1 (analogica) perrguntei ao homem que me vendeu se daria para este e ele disse que poderá dar...tenho que ver [;)]

A maquina é mesmo muito boa, parea aquilo que eu quero não poderia ter sido melhor...tenho que "brincar" muito com ela para lhe apanhar o jeito...mais logo ponho umas fotos no topico das fotos, que fiz dentro e fora da Camara Municipal do Porto...interiores é que ainda há muito a aprender [:cool:]

[:D] menu M é o menu manual[;)] é fotografares em modo manual...seres tu a definires o tipo de medição e a profundidade de campo que queres , a zona da focagem que queres. Claro que automatimos como o autofocos isso usar.Ao inicio pode parecer confuso mas se te habituares depois acaba por ser a unica forma de teres um controlo total sobre a maquina.

sobre o flash se quiseres ter um flash "porreiro" e barato compras um kodaK de cabeça regulavel e de 4pilhas que custa barato.(20-30euros) Este flash se usares a camara em modo Manual podes te guiar pela tabela das distancias que vem com o flash e obtens bons resultados escusando de comprares um proprio para essa camara que pode ser mto caro e que no fundo faz o mesmo resultado.[;)]

Voltar
Superior