Carros diesel são mais caros que os a gasolina...mas porquê?

esta durabilidade é dada pela mercedes tanto para o diesel como o otto, é apenas para fazerem as contas das emissões do veículo ao longo da sua vida, portanto para a mercedes não há distinção nessa durabilidade.

Tens link dessa informação?
Já agora... [;)]
Também me parece pouco o valor para o Diesel.
Por outro lado parece alto para um Otto... Mas sendo Mercedes até pode ser. Se não te importasses de espôr a informação para poder contextualizar. [;)]

por acaso não tenho, apenas tenho a informação que "em relação ao tempo de vida (estimado)do modelo C, de 200 000 km's, o balanço de carbono gerado do novo classe c é de menos 15% diminuindo de 59,7 para 50,5 toneladas em relação ao modelo anterior". isto são informações da mercedes em termos de emissões, que neste caso nem faz distinção entre diesel e otto, ou seja o valor estimado de vida é igual.

por acaso não tenho, apenas tenho a informação que "em relação ao tempo de vida (estimado)do modelo C, de 200 000 km's, o balanço de carbono gerado do novo classe c é de menos 15% diminuindo de 59,7 para 50,5 toneladas em relação ao modelo anterior". isto são informações da mercedes em termos de emissões, que neste caso nem faz distinção entre diesel e otto, ou seja o valor estimado de vida é igual.

Não sei...
Só vendo a informação por completo.
Até esses valores me parecem.... Sei lá....
Isso é só o valor do Carbono?
É que se é o carro tem que ter umas emissões de CO2 brutais. Ou então estão a considerar outro tipo de condições. Por isso é que é necessário contextualizar a informação. Sem isso não posso comentar. Podem existir aí diversos elementos informativos a considerar.

vi isto numa revista onde se fala de assuntos ecologicos e esta informação é da propria mercedes, por isso...........
uma coisa é certa a mercedes aponta os 200000km's tanto para o diesel como o otto.
em termos de bloco não duvido que o diesel aguente mais, mas o motor não é só bloco, e os diesel actuais tem muito por onde ceder antes do bloco.

vi isto numa revista onde se fala de assuntos ecologicos e esta informação é da propria mercedes, por isso...........
uma coisa é certa a mercedes aponta os 200000km's tanto para o diesel como o otto.
em termos de bloco não duvido que o diesel aguente mais, mas o motor não é só bloco, e os diesel actuais tem muito por onde ceder antes do bloco.

Hummm...
Fazendo juz ao que disseste, que esse valor se reporta unicamente às emissões de carbono, acho essa notícia completamente descabida.
Isso dá um valor de carbono de cerca de 250 g/Km. Isto só de carbono!

Se considerar-mos que a molécula do dióxido de carbono é composta por 2 de oxigénio e um de carbono, teriamos que ter um valor de emissões de CO2 (podem-se fazer as contas ao certo recorrendo aos valores de massa atómica, acho que é de 12 para o carbono e 16 para o oxigénio, se a química não me falha). Portanto teriamos que considerar para aí um valor de mais de 700 g de CO2 / Km. Mesmo considerando que o carbono pode resultar de outros compostos, nomeadamente o CO, acho esse valor muito elevado. Pode-se ver também pelo combustível. Mas agora já não tenho paciência. [:p] Amanhã há mais. Mas essa informação parece-me pouco credível.

Boa noite a toda a comunidade do fórum. :)

Desculpem a minha ignorância, e desculpem se for repost, mas nunca consegui perceber bem porque é que um carro com motor diesel é sempre mais caro que o seu equivalente a gasolina.

Será o custo de fabrico do motor diesel maior, será mais dispendioso para as marcas fazerem um motor diesel que um gasolina?

Os carros serão mais caros por usarem um combustível que gasta menos?

Gostaria que me esclarecessem sobre qual o motivo de um carro diesel ser mais caro que um a gasolina, por vezes vê-se diferenças enormes de preço de um para o outro, qual é o principal aspecto que faz com que um motor diesel seja bem mais caro que um equivalente a gasolina?

Desde já obrigado a todos! [;)]
É tudo uma questao de tecnologia, tanto mais que se meteres gasolina num a gasol f..... o motor e vice-versa [:blush:]

Hummm...
Fazendo juz ao que disseste, que esse valor se reporta unicamente às emissões de carbono, acho essa notícia completamente descabida.
Isso dá um valor de carbono de cerca de 250 g/Km. Isto só de carbono!

Se considerar-mos que a molécula do dióxido de carbono é composta por 2 de oxigénio e um de carbono, teriamos que ter um valor de emissões de CO2 (podem-se fazer as contas ao certo recorrendo aos valores de massa atómica, acho que é de 12 para o carbono e 16 para o oxigénio, se a química não me falha). Portanto teriamos que considerar para aí um valor de mais de 700 g de CO2 / Km. Mesmo considerando que o carbono pode resultar de outros compostos, nomeadamente o CO, acho esse valor muito elevado. Pode-se ver também pelo combustível. Mas agora já não tenho paciência. [:p] Amanhã há mais. Mas essa informação parece-me pouco credível.

pelo que eu percebo desta noticia inclui tambem o co2 do fabrico do carro, pois começa assim: "segundo a mercedes, a produção de um modelo automovel gera 6,4 toneladas de co2, valor que poderá ser ligeiramente menor no fabrico de veículos mais recentes, como o novo classe c, 6,3 toneladas" depois continua com a parte que já transcrevi mais atrás.
se é credivel ou não não sei, é apenas o vejo lá, pois tambem achei pouco tempo dado pela propria marca, mas não tenho duvidas que um diesel actual com mais de 200 000 km's,estará bem mais adulterado em relação ás emissões poluentes do que um otto.

pelo que eu percebo desta noticia inclui tambem o co2 do fabrico do carro, pois começa assim: "segundo a mercedes, a produção de um modelo automovel gera 6,4 toneladas de co2, valor que poderá ser ligeiramente menor no fabrico de veículos mais recentes, como o novo classe c, 6,3 toneladas" depois continua com a parte que já transcrevi mais atrás.
se é credivel ou não não sei, é apenas o vejo lá, pois tambem achei pouco tempo dado pela propria marca, mas não tenho duvidas que um diesel actual com mais de 200 000 km's,estará bem mais adulterado em relação ás emissões poluentes do que um otto.

Por isso mesmo é que te estava a pedir a fonte, o link, a notícia...
Com os elementos que temos não dá para aferir nada.
Faz lembrar a reportagem do tópico do Astra 1.9 CDTI 120 CV que anda aqui ao lado. Quase ninguém a leu, mas anda tudo a comentar a reportagem.

Sobre o resto que coloquei a bold da tua citação, digo o mesmo... Arranja uma fonte, uma notícia credível dessa situação e depois discutimos.
Até lá mantenho os meus pensamentos. [;)]

sobre isso não é nessessario uma fonte, pois se tens tens um diesel sabes bem que faz parte da sua manutenção a limpesa de alguns orgãos tal como injectores e turbo, daí que os otto não têm qualquer manutenção deste tipo, pois o combustivel é mais limpo, livre de fuligem, portanto é nesta base que digo que as emissões\rendimento no caso dos diesel se alteram mais rapidamente que nos otto. já que falas do astra com 100 000 km's, já reparaste com estão as valvulas de admissão? achas que num otto ficariam assim?
quanto á noticia já a transcrevi toda pois é um pequeno artigo que vem na revista "ecologia".

Boas

Bem reparei que andam a rebuscar a velha questão da durabilidade....

Pela minha humilde experiencia, tenho uma carrinha de trabalho mitsubishi delica L300 de 1987(dono único) já com 660 000kms, até hoje o motor nunca teve problemas, como já disseram atrás é um relógio. Basta rodar a chave e pega logo. Anda como quando era nova, não a levei a nenhum dino, mas ainda tem a mesma pujança que quando era nova.

Até de óleo nem consome muito... Foi uma carrinha sempre bem estimada, embora tenha levado com muita carga quando era nova, acima da tara dela.

Só tive problemas não relacionados com o motor, que tem a ver com o desgaste de tantos anos, como por exemplo o alternador teve de levar escovas novas, substituir o interuptor de engate da marcha-atrás, velas incandescentes novas, e pouco mais... até a bomba de água que já com esta kilometragem já devia ter os rolamentos gripados ainda está boa.

Estas carrinhas na altura(1987) existiam com motor a gasolina e a gasoleo... sabem quantas a gasolina ainda andam? Conheci alguns donos de L300 a gasolina e pura e simplesmente hoje já não existem.

A gasoleo sabem quantas ainda andam? Bem só aqui na minha zona andam 3. Todas já muito kilometradas e sem problemas.

Dou outro exemplo de um mitsubishi pajero de 2000, já com 320 000kms e anda como se fosse novo. Ainda tem muito para andar... tenho um vizinho com um igual tb de 2000 e já tem + de 400 000kms nele, e ainda anda...

Outro exemplo, na rodoviária, tinham lá uma volvo já do tempo da guerra a gasolina, bem era problemas atrás de problemas, para além de consumir que nem uma esponja.... camiões e camionetas só a gasoleo, meu deus só de saber os milhares de kms que uma camioneta dakelas tem upa upa, o conta kilometros já deu a volta umas boas vezes... e multo mal tratadas... muitas ainda nem foram muito mexidas no motor...

A meu ver basta comparar o regime de rotação de um motor a gasolina e o regime de um a gasoleo... os motores a gasolina tem sempre um regime muito rotativo, o que aumenta o desgaste das peças do motor, talvez quase o dobro de num a gasoleo. Tudo porque a natureza dos motores a gasolina possuem um baixo binário vs rotação, sendo que os a gasoleo levam a melhor pois usam regimes de rotação menores, desgastando menos as peças do motor, pois possuem um binario alto em baixas rotações.

Só de saber que posso meter óleo de fritar batatas na minha carrinha(não tem intercooler nem turbo) já compensa qualquer carro a gasolina.

[;)]

claro que estás a fugir ao assunto, pois não compares um diesel de 87 com um diesel actual, para não falar de que é um carro de trabalho e não um ligeiro da passageiros. mas como viste tambem já tive um gasolina que passou os 500 000 km's sem ser mexido.
eu estou a falar dos diesel actuais.

claro que estás a fugir ao assunto, pois não compares um diesel de 87 com um diesel actual, para não falar de que é um carro de trabalho e não um ligeiro da passageiros. mas como viste tambem já tive um gasolina que passou os 500 000 km's sem ser mexido.

Dai ter referido o pajero de 2000.... tem 320 000 e sem problemas. O meu vizinho tem um = e já tem + de 400 000 nele. Sabes o que ele me diz? Maravilhas, que está como novo, consome pouco +/-, e de óleo é poupadinho.

Conheço um carrinha toyota de 98 aqui da minha junta de freguesia e já tem 480 000 em cima.

Como já disse atrás:
....

A meu ver basta comparar o regime de rotação de um motor a gasolina e o regime de um a gasoleo... os motores a gasolina tem sempre um regime muito rotativo, o que aumenta o desgaste das peças do motor, talvez quase o dobro de num a gasoleo. Tudo porque a natureza dos motores a gasolina possuem um baixo binário vs rotação, sendo que os a gasoleo levam a melhor pois usam regimes de rotação menores, desgastando menos as peças do motor, pois possuem um binario alto em baixas rotações.

Só de saber que posso meter óleo de fritar batatas na minha carrinha(não tem intercooler nem turbo) já compensa qualquer carro a gasolina.

[;)]

Dai ter referido o pajero de 2000.... tem 320 000 e sem problemas. O meu vizinho tem um = e já tem + de 400 000 nele. Sabes o que ele me diz? Maravilhas, que está como novo, consome pouco +/-, e de óleo é poupadinho.

Conheço um carrinha toyota de 98 aqui da minha junta de freguesia e já tem 480 000 em cima.

Como já disse atrás:

mas olha que esse pajero nada tem a ver com os diesel actuais, pois não tem comon rail, pressões de injecção baixas (comparando com as actuais), turbo de geometria fixa, injectores de alta pressão, não vás por aí pois esse motor era o da l200 já bem antigo por sinal[;)] , eu falo de actuais estou a referir-me aos de ultima geração como é obvio.

esse pajero sendo o 2.5 andará pelos 100cv actualmente um diesel desta cilindrada anda pelos 200cv achas que dá para comparar?

Última edição:
mas olha que esse pajero nada tem a ver com os diesel actuais, pois não tem comon rail, pressões de injecção baixas (comparando com as actuais), turbo de geometria fixa, injectores de alta pressão, não vás por aí pois esse motor era o da l200 já bem antigo por sinal[;)] , eu falo de actuais estou a referir-me aos de ultima geração como é obvio.

Não o motor de L200(strakar, strada) é um 2.5 intercooler, eu tenho um Pajero com um 3.2 did.

Não é um motor antigo, é de 1999, feito especificamente para a terceira geração do pajero.

;)

Não o motor de L200(strakar, strada) é um 2.5 intercooler, eu tenho um Pajero com um 3.2 did.

Não é um motor antigo, é de 1999, feito especificamente para a terceira geração do pajero.

;)

pode até nem ser antigo mas nada tem a ver com os diesel actuais, com turbo de geometria variavel, injectores de alta pressão, comon rail e por aí fora, basta ver que esse motor com 3200 cc tem 160 cv, o que actualmente nos novos diesel se atinge com menos de 2000 cc á custa de pressões mais elevadas, tanto no turbo como no combustivel, o que lhe tira alguma longevidade.

pode até nem ser antigo mas nada tem a ver com os diesel actuais, com turbo de geometria variavel, injectores de alta pressão, comon rail e por aí fora, basta ver que esse motor com 3200 cc tem 160 cv, o que actualmente nos novos diesel se atinge com menos de 2000 cc á custa de pressões mais elevadas, tanto no turbo como no combustivel, o que lhe tira alguma longevidade.

Correcto e afirmativo, dai eu ser mais old school [;)]
Gosto mais de potencia pura e dura(cc), do que carradas de turbos, bombas de injecção electrónias(mais propicias a ter problemas), e essas mariquisses.

Quanto mais simples melhor... menos problemas. Dou o exemplo da minha carrinha sem intercoolers e turbos, já com 660 000 e 20 anos.

A meu ver os actuais motores a diesel, não são os melhores da sua geração(em termos de durabilidade), pecam por uma excessiva complexidade, tudo em nome de menos emissões e consumos, e mais potencia.

Mas mesmo assim existe a evolução de materiais, o que ajuda a que os componentes internos sejam feitos com ligas mais resistentes, leves e mais duraveis(caso do duraluminio usado nos blocos de motor). Esta evolução poderá colmatar os problemas da maior pressão exercida nos componentes dos motores actuais.

Em certo ponto concordo que os actuais diesel são menos duraveis devido ao uso de maiores pressões de combustão, uso de turbos mais complexos, etc, mas por outro lado, essa durabilidade poderá ser reforçada usando materiais e ligas de melhor qualidade/resistencia/leveza.

[;)]

Ele fugiu um bocadinho ao ir buscar os diesel antigos. Afinal desses mesmos tu próprio admitiste que duravam mais. Portanto sobre esses não há discussão. Agora ele apontou um facto muito importante, os regimes. Os regimes dos diesel são mais baixos do que os Otto. Mais os novos motores diesel até têm regimes ainda mais baixos do que os diesel antigos. Com facilidade os novos disponibilizam a potência máxima às 4000 rpm, havendo até alguns que a obtêm abaixo desse valor. [;)]

O que determinou uma inferior durabilidade destes motores diesel de actual geração não foi a aplicação desses novos elementos. Foi precisamente a utilização de materiais mais fracos na produção destes motores. E tal foi propositado, uma vez que desse modo conseguiram-se reduzir custos de produção, os motores ficaram mais leves e pequenos (optimizando os consumos). Antigamente os motores diesel tinham bloco e cabeça em ferro fundido e actualmente são contituidos por ligas de alumínio. Semelhante aos Otto. E foi isso que fez diminuir o tempo de vida útil destes motores. De qualquer forma ainda continuam a ser superiores aos Otto actuais.

Por exemplo, e para atestar o que referi inicialmente, os motores dos veiculos pesados abraçaram todas estas novas tecnologias. O common rail e a electrónica. Só cito isto, pois os turbocompressores já são aplicados nestes motores há imenso tempo.

Não é por aí. Vê até que os motores diesel actuais têm taxas de compressão bastante inferiores aos diesel de antigamente. Mais um exemplo. Isso e os regimes de rotação.

sobre isso não é nessessario uma fonte, pois se tens tens um diesel sabes bem que faz parte da sua manutenção a limpesa de alguns orgãos tal como injectores e turbo, daí que os otto não têm qualquer manutenção deste tipo, pois o combustivel é mais limpo, livre de fuligem, portanto é nesta base que digo que as emissões\rendimento no caso dos diesel se alteram mais rapidamente que nos otto. já que falas do astra com 100 000 km's, já reparaste com estão as valvulas de admissão? achas que num otto ficariam assim?
quanto á noticia já a transcrevi toda pois é um pequeno artigo que vem na revista "ecologia".

Bom pegando pelo fim... Desconheço essa publicação: revista ecologia. De qualquer forma essa reportagem, se já a transcreveste toda, soube a pouco. E versando sobre a temática do título da revista, deixa-me bastantes interrogaçãoes.

Se um Otto terá as válvulas mais limpas? Não sei. Simplesmente não sei! Até poderá ter. Até poderá ser mais um problema deste Astra. E os outros diesel estarão todos assim? Ainda há tempos outra revista, a quatroroutte fez esse mesmo teste de 100000 Km ao 1.3 M-Jet de um GPunto e não lhe apontaram de vestígios desse nível nas válvulas.
Como tal não parto logo para comparações convictas entre o estado deste motor e de um outro Otto. Não pratico futurologia e sem dados concretos não falo.

Deste modo, ainda não me apresentaste nenhum dado concreto sobre as diferenças de rendimentos entre um diesel e um otto.

Voltar
Superior