Boas
Bem reparei que andam a rebuscar a velha questão da durabilidade....
Pela minha humilde experiencia, tenho uma carrinha de trabalho mitsubishi delica L300 de 1987(dono único) já com 660 000kms, até hoje o motor nunca teve problemas, como já disseram atrás é um relógio. Basta rodar a chave e pega logo. Anda como quando era nova, não a levei a nenhum dino, mas ainda tem a mesma pujança que quando era nova.
Até de óleo nem consome muito... Foi uma carrinha sempre bem estimada, embora tenha levado com muita carga quando era nova, acima da tara dela.
Só tive problemas não relacionados com o motor, que tem a ver com o desgaste de tantos anos, como por exemplo o alternador teve de levar escovas novas, substituir o interuptor de engate da marcha-atrás, velas incandescentes novas, e pouco mais... até a bomba de água que já com esta kilometragem já devia ter os rolamentos gripados ainda está boa.
Estas carrinhas na altura(1987) existiam com motor a gasolina e a gasoleo... sabem quantas a gasolina ainda andam? Conheci alguns donos de L300 a gasolina e pura e simplesmente hoje já não existem.
A gasoleo sabem quantas ainda andam? Bem só aqui na minha zona andam 3. Todas já muito kilometradas e sem problemas.
Dou outro exemplo de um mitsubishi pajero de 2000, já com 320 000kms e anda como se fosse novo. Ainda tem muito para andar... tenho um vizinho com um igual tb de 2000 e já tem + de 400 000kms nele, e ainda anda...
Outro exemplo, na rodoviária, tinham lá uma volvo já do tempo da guerra a gasolina, bem era problemas atrás de problemas, para além de consumir que nem uma esponja.... camiões e camionetas só a gasoleo, meu deus só de saber os milhares de kms que uma camioneta dakelas tem upa upa, o conta kilometros já deu a volta umas boas vezes... e multo mal tratadas... muitas ainda nem foram muito mexidas no motor...
A meu ver basta comparar o regime de rotação de um motor a gasolina e o regime de um a gasoleo... os motores a gasolina tem sempre um regime muito rotativo, o que aumenta o desgaste das peças do motor, talvez quase o dobro de num a gasoleo. Tudo porque a natureza dos motores a gasolina possuem um baixo binário vs rotação, sendo que os a gasoleo levam a melhor pois usam regimes de rotação menores, desgastando menos as peças do motor, pois possuem um binario alto em baixas rotações.
Só de saber que posso meter óleo de fritar batatas na minha carrinha(não tem intercooler nem turbo) já compensa qualquer carro a gasolina.
[

]