Cursos De Condução Desportiva

Eu sei que a Deco têm um acordo para os seus associados para cursos de condução ( Não na CRM ) e a preços muito convidativos...onde são e se são bons é que já não sei.

Eu sou um grande entusiasta de automóveis mas, mais do que isso, sou um grande adepto da condução. Gosto de conduzir, gosto do processo de aprendizagem e de adaptação a um carro e gosto, acima de tudo, de melhorar a minha técnica (que é muito pouca, diga-se de passagem).
Ando sempre a procurar informação sobre isso na net, em livres e o mais que me lembre. E tento meter algumas coisas em prática, também.

Fiz, uma vez, um curso de condução defensiva, no Clube Alfa Romeo, que teve lugar na base da Ota e que acabou com um "cheirinho" de condução desportiva. Com efeito, o que se retém dali é sempre muito positivo, até porque são ensinamentos "lógicos" e que nós facilmente assimilamos.
A atenção, a distância que conseguimos perceber à nossa frente, a precaução nas manobras, a antecipação e as distâncias de segurança, bem como um sólido conhecimento do carro e da essência da sua dinâmica são factores determinantes na manutenção de uma condução defensiva.

Digo isto porque, se calhar, a maior parte do que se aprende num curso desses é facilmente perceptível a quem anda na estrada todos os dias.

Já na condução desportiva, a técnica terá que ser, forçosamente, mais apurada. E aí não é só andar na estrada "à maluco" e a fazer asneiras 90% do tempo.
Aliás, um dos ensinamentos da condução desportiva que, geralmente, deita por terra as nossas convicções sobre ela é de que os movimentos sobre os comandos (volante, caixa e pedais) deve ser o mais suave e harmonioso possível, e não necessariamenet agressivo e "racing".

Os pilotos de vão de escada têm muito a beneficiar desses cursos porque acabam por descobrir que estavam errados em relação a muitos aspectos da condução desportiva.

eu vejo gente a dizer....eu gostava, eu queria.........quem me dera..e mais não sei quê

então pq não fazem???

em vez de fazerem um upgrade de telemóvel ou de comprarem jantes po carro?

vai ...tá tudo a fazer cursos de condução defensiva [:D]

Eu fiz um de condução defensiva que foi ministrado ainda pela PSP, há cerca de 6 anos atrás, para quem ia iniciar condução de carros Inem. Foi mto bom, bastante exigente e com inumeras reprovações, diga-se...
Depois disso já fiz um patrocinado pelo Inem de condução rapida, que tem modulos semelhantes a alguns dos cursos condução desportiva que por aí vejo.
São uma mais valia mas não são indispensaveis para o dia-a-dia, numa condução calma. As situações limite não surgem amiude a quem conduz serenamente e dentro dos limites, julgo eu. Claro que situações de aquaplaning, saber utilizar o ABS (há mta malta que ainda não sabe tirar dividendo dos auxilios que os carros actuais apresentam), contrabrecagem,...se forem treinadas, qd acontecerem, a hipotese de dominio da situação será sempre maior.

Last edited:
mas ha um curso de conduçao desportiva no estoril, acho que sao perto de 1000€ e o carro e o novo TYPE-R apr:)apr:)

Pois bem, recuperando o topico, feedbacks recentes sobre cursos de condução desportiva, ando inclinado para fazer um, alguem sabe região da grande lisboa onde é possível e valores?

Eu gosto de tecnologia, e uma PS3 com o jogo GT6 com o simulador logithec G27 com playseat é do melhor, e sempre é mais barato do que um curso, apsar de ficar tudo a cerca de 800€

Back