(farto da roubalheira) Já rolo a GPL!

Mas ainda bem que somos inteligentes neste aspecto e que a lei permite circular lá dentro, só não permite estacionar, é exactamente a mesma coisa mas tudo bem [:D]

Tás a falar a sério?! Essa lei é assim? BRUTAL[:)]

Já parecia o professor Magalhães da Fonseca:

- Não Pode!
- A sério!
- Não pode!
- Estou-lhe a dizer...

Tás a falar a sério?! Essa lei é assim? BRUTAL[:)]

Já parecia o professor Magalhães da Fonseca:

- Não Pode!
- A sério!
- Não pode!
- Estou-lhe a dizer...

Só vi agora a tua resposta, é mesmo assim, a lei só proibe o estacionamento. Imagina que tens o teu carro num estacionamento subterraneo e por alguma situação o carro tem que ir de reboque e a tua seguradora manda um taxi a gás, ele pode entrar lá dentro e ficar a circular durante o dia todo que não tem problema. Se estacionar o carro e abandonar a viatura por 5 minutos já está a ir contra a lei... [:D]

Artigo 10.º
Proibição de estacionamento em locais fechados

Não é permitido o estacionamento dos automóveis que utilizam GPL:
a) Em locais fechados, salvo se os mesmos dispuserem de ventilação natural através de aberturas ao nível do tecto e solo que permitam o rápido escoamento para o exterior de uma eventual fuga de gases;
b) Em locais situados abaixo do nível do solo.

Amanhã vou telefonar ao F. Silva Santos para marcar uma horita para o meu bicho levar então com um donut gasoso na mala.

Já estou preparado psicologicamente para ser visto com todo o tipo de caras nos postos de abastecimento, e de ser tratado como uma pessoa com lerpa nos shoppings. Espero bem, pois tenho um blogue prontinho para receber postas com a etiqueta 'GPL'... [:cool:]

Amanhã vou telefonar ao F. Silva Santos para marcar uma horita para o meu bicho levar então com um donut gasoso na mala.

Já estou preparado psicologicamente para ser visto com todo o tipo de caras nos postos de abastecimento, e de ser tratado como uma pessoa com lerpa nos shoppings. Espero bem, pois tenho um blogue prontinho para receber postas com a etiqueta 'GPL'... [:cool:]
Tu vais é ver as caretas que fazem quando reparam no preço a pagar no fim de se abastecer!

Infelizmente os nossos brandos costumes, não nos leva a boicotar a abastecer... bastava uma semana com o pessoal a abdicar de andar de carro.
ha quem seja otario a ponto de preferir nao perder o emprego!

que raio de gente....so pensam no proprio umbigo!!! (e nos filhos que teem que alimentar, etc)

em relacao ao roubo, se o GPL nao fosse fornecido pelos mesmos uqe fornecem gasolina e gasoleo, ate concordava. como nao sabemos o preco para eles, nao se sabe o que e mais rentavel, se um litro de GPL se um litro de gasolina/gasoleo.

eu aposto que andam os 3 +- pelo mesmo preco!

Ora bem, o meu carro (agora "bifuel") já veio da cirurgia! [kiss]
Começo pelo indicador gás/gasolina, da Tartarini.

Aqui está o depósito tórico, a ocupar o lugar do pneu.

A centralina do gás, ao pé da bateria

E, por último, o redutor do gás.

Engraçadito aquilo a mudar para o gás, ouve-se um clique atrás no carro, mas é tudo automático e suave... liguei o AC e fiz a viagem todo contente, a gastar menos que todos [:D] Ainda não decidi onde vou meter o tó...

Adeus, depósitos de gasosa a 60 euros! Não vou sentir saudades tuas!!! Agora, é só gaaaaaasssss!

Last edited:
O instalador deve ter mandado voltar para fazer nova afinação ao fim de 1500km, que são para limpar o carvão e só então é que o carro ficará a beneficiar inteiramente do GPL.

@Peacelove, foi 1600 aérios, incluindo inspecção, toda a papelada e depósito cheiro.
Segundo as minhas contas, basta andar perto de 50000km para estar pago.

O depósito tórico leva com 48 litros.

@LM, pelo que me disse, os dois primeiros depósitos é para o sistema 'acamar', pelo que é natural que gaste um pouco mais. De resto, não se nota nada, só o ponteiro do combustível que está na mesma. Já tou com 225 km a gás, e já anda um pouco a meio, com média global de 7 L/100km.

É natural que também esses dois depósitos sirvam para limpar um pouco o carvão... vou controlar os consumos do carro a ver se isso se reflete.

Marcado! 5ª feira de manhã, na 6ª à tarde tenho um esquentador novo! Adeus, roubalheira! Não vou sentir saudades! [:p]
mas que roubalheira?

ja estudaste suficientemente a producao e distribuicao de GPL para TERES A CERTEZA ABSOLUTA que e menos rentavel para quem produz que a gasolina/gasoleo?

e que, ate chegares ai, a roubalheira nao passa de uma farsa:)

Pois, e botijas de gás guardadas nas caves... [8b] Tem graça que num carro a gpl, se eu cortar um tubo só sai gás se lá tiver algum, depois acabou porque tem uma carrada de válvulas de segurança. Em casa se eu cortar um tubo o gás fica a sair até acabar ou até eu dar pelo cheiro a gás e retirar o redutor da botija.

Mas ainda bem que somos inteligentes neste aspecto e que a lei permite circular lá dentro, só não permite estacionar, é exactamente a mesma coisa mas tudo bem [:D]

Desculpa que te diga, mas tem um sério problema de segurança em casa, isto porque os redutores das garrafas CORTAM o gás quando sentem uma repentina mudança na pressão a jusante.

Portanto, aconselho-te a efectuar uma vistoria à tua instalação.

A quantidade de depósitos de carvão depende da idade do carro e o resultado do seu desaparecimento, provoca alterações no funcionamento do motor.

A funcionar a GPL vai demorar entre 1000 a 1500Km a fazer a limpeza e poderá acontecer que alguns parâmetros da centralina precisem ser ajustados. Se não for preciso, poupa uma viagem ao instalador.

Back