[Tourada] Arte ou Bestialidade? AVISO: PG 102

• Thread starter Thread starter imported_Rasec
  • Start date Start date

[Tourada] Arte ou Bestialidade? AVISO: PG 102

• SIM

Votes: 184 26.6%
  • NÃO

Votes: 460 66.6%
  • SEM OPINIÃO

Votes: 47 6.8%

• Total voters
    691
Mais uma vez, ofenças ditas por um anti-touradas contra quem gosta de tal espectaculo. Até agora ainda não vi quem defende as touradas ofender quem não gosta delas.

Sim, sou anti touradas e de espectáculo a tourada não tem nada.
Não te ocorre que não há ofenSas pois não existem argumentos para a defesa desse acto tão grotesco? Para mim, ofensa é gostar de tourada. É o mesmo que matar animais a sangue frio, gostar de lutas de cães e mais umas centenas de coisas que te poderia enumerar.
E as supostas ofensas não tocam quase a ninguém deste fórum.

É assim o vosso civismo? Criticam-nos por gostarmos de touradas e porque se maltratam animais mas muitos de vós (anti-touradas) nem sabem respeitar o da mesma espécie. Hipócrisia só a vejo de um lado.

Não podes falar aqui de civismo...
Imagina o que é que o touro te diria se lhe falasses de respeito...

A mensagem que se pretende transmitir nesses sites não é conhecedora da realidade baseiam-se em história que em nada teem a ver com a realidade, para se falar por vezes é preciso ver, não basta ouvir os outros falar..

Eu, que nem fui a nenhum site, basta-me ver aquilo que vejo na televisão (onde muitas vezes o meu dinheiro é canalizado para o canal púbico para ver tamanha aberração) para ver a realidade. Só o que vejo, basta. Fora o resto...

Tens a certeza que foi cortado o pescoço??? Investiga melhor.

Tambem não gosto de levar injeções e às vezes tem de ser. E contra a minha vontade.

Olha que deve ser um bocadinho diferente...

Tive um cão que apanhou aquela doença causada pela picadela de um mosquito e o veterinário decidiu que era melhor abate-lo, porque o cão estava a sofrer. Levou uma injecção, da qual não se queixou, e simplesmente, deixou cair a cabeça suavemente... e morreu assim. A sua morte não acarretou sofrimento... até lá deverá ter sofrido concerteza, mas aí foi por infortúnio do destino, não foi propositado, como o é numa arena...

São criados no campo e teem pouco ou nenhum convivio com o homem, não lidam directamente com ele. Pastam nos melhores pastos que têm a mão humana visto que são prados bastante ricos e necessitam de ser cuidados. Todos estes cuidados com a sua alimentação e criação permite-lhes serem chamados como gado nobre.Nada têm a ver com a criação de vacas para a simples produção de carne .

Optimo! Então só têm de continuar a fazer isso até que eles morram... E preserva-se a raça sem sofrimento.

Ambas as raças detêm os mesmos processos biologicos de homeostasia, entre outros. Se a unica diferença é a qualidade do meio em que são criados, então ainda bem, por que nesse caso é só continuar a dar-lhes o mesmo tipo de tratamente até ao fim da vida desses animais.

Optimo! Então só têm de continuar a fazer isso até que eles morram... E preserva-se a raça sem sofrimento.

Ambas as raças detêm os mesmos processos biologicos de homeostasia, entre outros. Se a unica diferença é a qualidade do meio em que são criados, então ainda bem, por que nesse caso é só continuar a dar-lhes o mesmo tipo de tratamente até ao fim da vida desses animais.

E então seriam criados para quê? O produtor não iria ter lucro e não investiria na sua criação.

Já muito debati sobre as touradas, já grandes discussões tive acerca do tema...

O mais incrivel são os argumentos dos que defendem as touradas...

Um abraço, by Filas

a escravatura também nunca devia ter acabado... era tradição!
e os gladiadores deviam voltar!
e lutas de cães!
e queimar bruxas!

E já que falas no Tribunal do Santo (???:confused:[8b][:vm)]:sh)[:)]) Ofício, também acho que se deveria corrigir os livros e um pouco da astronomia. É que até ao Galileu Galilei, era tradição pensar-se que era a o Sol que girava em torno da Terra... E ele teve de voltar atrás com a verdade senão ia para a fogueira. No entanto, a sua derradeira frase foi "mas afinal ela move-se"... Foram precisos mais de 300 anos para que a Igreja reconhecesse o seu erro. Foi nos anos 80 que, por João Paulo II, a igreja reabilitou o cientista...

Um pequeno aparte que vinha no meu livro de história do 8º ano...

Para mim este topico perdeu todo o sentido, quem ja nao tem latim para defender o que pensa passa para as ofensas pessoais a boa maneira portuguesa, enfim depois nao querem ser apelidados de incultos

eu abri este tópico com a intenção de expor o meu ponto de vista sobre o que acho ser uma barbaridade mas outros consideram arte. infelizmente nem toda a gente partilha da minha opinião, se assim fosse nem haveria necessidade de abrir este tópico. no entanto, por muito parcial que seja o meu ponto de vista considero não ter ofendido ninguém , mas peço desculpa se o fiz, porque neste ponto de situação, vários defensores da tourada manifestaram o seu desagrado pois dizem-se ofendidos. posso afirmar que não teria qualquer problema em expor o meu ponto de vista cara a cara com ninguém, mesmo sabendo dos riscos que corria pois acho que corre muita violência no sangue da maioria dos apreciadores de touradas. tenho pena de alguns me considerarem um extremista, pois considero não ser suficientemente corajoso para tal. se eu fosse extremista, garanto-vos que deixaria de existir apreciadores dessas barbaridades.

E então seriam criados para quê? O produtor não iria ter lucro e não investiria na sua criação.

Ah... então aqui afinal ninguém se interessa pela espécie só por si só!
Tenho a certeza que as associações de protecção dos animais em vias de extinção arranjariam um espaço para eles... Se bem que se as pessoas que dizem gostar desses animais é que deviam providenciar esse espaço, para preservar a raça... Afinal os amantes de touradas só os querem mesmo para a tourada, e nenhum deles tem gosto em preservar a raça só pelo valor que qualquer raça tem...

É que eu não gosto de touradas, mas não acho bem que se acabe com a raça...

Será que manter uns quantos seria assim tão dificil para aqueles que o já fazem?

Claro, o lince ibérico (que por sinal acho um animal lindo), como não dá lucro, vamos deixa-lo desaparecer (se bem que isso mais cedo ou mais tarde vai acontecer, infelizmente...)

Acho muito bem! Apartir de hoje vamos só preservar frangos, vacas, porcos, coelhos, borregos, etc porque é só isso que dá lucro e nos dá jeito...

Nos até nos esquecemos que somos animais muito novinhos neste planeta e que existem outros que antes de nós evoluirmos de um antepassado comum ao do actual chimpazé, já cá andavam...

Last edited:
O touro bravo é criado com essa finalidade, ser lidado numa arena; daí achar correcto o que lhe fazem. Utilizando um pouco as palavras de um post acima, o touro está programado para isso.

tanto esse aspecto não está geneticamente codificado (=programado), que se não fossem as touradas esse apuramento de raça nunca teria acontecido. Para além disso, tanto não está geneticamente codificado, que se não levarem o animal para arena, ele não se vai espetar sozinho e de livre vontade em ferros para jorrar sangue...

O touro bravo é criado apenas com a intenção de ser lidado numa arena. O apuramento da sua raça é um trabalho desenvolvido ao longo de séculos.

Parecia um slogan...[:D][:p]

Mas agora a sério, acho que se deve preservar uma raça não pelo gozo que dá a algumas pessoas ver a sofrer, mas antes por aquilo que vale como raça, só por si só.

É um trabalho desenvolvido ao longo de séculos para um fim que hoje, pelos valores que a nossa sociedade se rege actualmente, está obsoleto e é encarado como barbáro. Porque se retirarmos a arena, e a audiência, e mudarmos o animal, toda a gente vai dizer que é uma barbarie.
Por essa linha de pensamento, a Inquisição se não tivesse acabado, deveria ser mantida, já que tinha seculos de tradição no apuro de uma raça (a das pessoas católicas)... E hoje, com os nossos valores, também diriamos que isso estava, no MÍNIMO, obsoleto (e isto é um eufemismo)...

Mas claro, haveria sempre de haver pessoal a dançar e aplaudir enquanto alguém era queimado vivo numa fogueira...

EDIT: corrigi o erro ortográfico: obsoleto escreve-se com "o" a seguir ao "s" e não com um "u".

Last edited:
Parecia um slogan...[:D][:p]

Mas agora a sério, acho que se deve preservar uma raça não pelo gozo que dá a algumas pessoas ver a sofrer, mas antes por aquilo que vale como raça, só por si só.

É um trabalho desenvolvido ao longo de séculos para um fim que hoje, pelos valores que a nossa sociedade se rege actualmente, está obsuleto e é encarado como barbáro. Porque se retirarmos a arena, e a audiência, e mudarmos o animal, toda a gente vai dizer que é uma barbarie.
Por essa linha de pensamento, a Inquisição se não tivesse acabado, deveria ser mantida, já que tinha seculos de tradição no apuro de uma raça (a das pessoas católicas)... E hoje, com os nossos valores, também diriamos que isso estava, no MÍNIMO, obsuleto (e isto é um eufemismo)...

Só é obsoleto para quem não gosta de touradas.

espero que estejas a gozar...

então se eu criar cães para combate, já não é mau faze-los combater?
se eu criar pretinhos para escravos, já não é má a escravatura?

cada vez se enterram mais com esses pseudo-argumentos.
admitam que isso é uma barbárie e poupem-se de vergonhas.

Eu não gosto de escrever posts tão directos e vernáculos, mas tenho de dizer que o argumento usado, uma comparação, usa situações perfeitamente análogas, e logo deve ser tido como válido.

EDIT: O exemplo da escravatura, depois de ter pensado melhor, acho que não é o mais feliz, por se tratarem de vidas humanas. Em relação aos cães não vejo qual a diferença...

Last edited:
Por existir um gosto não tem de haver uma justificação. É tão importante e necessária a razão porque se gosta de touradas?

É, porque este é um gosto que vai contra os valores actualmente defendidos no que respeita aos direitos dos animais.
Apenas se fez disso um espectáculo... Até porque se se mudar o animal e a arena, passa a ser quase (e porque não mesmo?) um crime.

para quem se ache no direito de ser informado:

flag_onu.gif
Declaração Universal dos Direitos do Animal

flag_onu.gif
  • Art. 1°
    Todos os animais nascem iguais diante da vida e têm o mesmo direito à existência.
  • Art. 2°
    a) Cada animal tem o direito ao respeito.
    b) O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se ao direito de exterminar os outros animais ou explorá-los, violando este direito. Ele tem o dever de colocar a sua consciência a serviço dos outros animais.
    c) Cada animal tem o direito à consideração, à cura e à proteção do homem.
  • Art. 3°
    a) Nenhum animal deverá ser submetido a maltrato e a atos cruéis.
    b) Se a morte de um animal é necessária, deve ser instantânea, sem dor nem angústia.
  • Art. 4°
    a) Cada animal que pertence a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu ambiente natural terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de reproduzir-se.
    b) A privação da liberdade, ainda que para fins educativos, é contrária a este direito.
  • Art. 5°
    a) Cada animal pertecente a uma espécie que vive habitualmente no ambiente do homem tem o direito de viver e crescer segundo o ritmo e as condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.
    b) Toda modificação deste ritmo e destas condições impostas pelo homem para fins mercantis é contrária a este direito.
  • Art. 6°
    a) Cada animal que o homem escolher para companheiro tem o direito a uma duração de vida, conforme a sua natural longevidade.
    b) O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.
  • Art. 7°
    Cada animal que trabalha tem o direito a uma razoável limitação do tempo e intensidade do trabalho, a uma alimentação adequada e ao repouso.
  • Art. 8°
    a) A experimentação animal que implica em um sofrimento físico e psíquico é incompatível com os direitos do animal, quer seja uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer outra.
    b) As técnicas substutivas devem ser utilizadas e desenvolvidas.
  • Art. 9°
    No caso de o animal ser criado para servir de alimentação, deve ser nutrido, alojado, transportado e morto sem que para ele resulte ansiedade ou dor.
  • Art. 10°
    a) Nenhum animal deve ser usado para divertimento do homem.
    b) A exibição dos animais e os espetáculos que utilizam animais são incompatíveis com a dignidade do animal.
  • Art. 11°
    O ato que leva à morte de um animal sem necessidade é um biocídio, ou seja, um delito contra a vida.
  • Art. 12°
    a) Cada ato que leva à morte de um grande número de animais selvagens é um genocídio, ou seja, um delito contra a espécie.
    b) O aniquilamento e a destruição do ambiente natural levam ao genocídio.
  • Art. 13°
    a) O animal morto deve ser tratado com respeito.
    b) As cenas de violência de que os animais são vítimas devem ser proibidas no cinema e na televisão, a menos que tenham como fim mostrar um atentado aos direitos do animal.
  • Art. 14°
    a) As associações de proteção e de salvaguarda dos animais devem ser representadas a nível de governo.
    b) Os direitos do animal devem ser defendidos por leis, como os direitos do homem.

Desculpa-me Nathaniel, mas vou fazer deste post, meu post também, porque andei à procura disto e não encontrei e já fiz referencia a este documento...

ATENTEM BEM no seguinte extracto:

Art. 3°
a) Nenhum animal deverá ser submetido a maltrato e a atos cruéis.
b) Se a morte de um animal é necessária, deve ser instantânea, sem dor nem angústia.

A tourada goza com estes valores que uma sociedade desenvolvida normalmente apoia... até mesmo aqueles que gostam de tourada acham que não se deve torturar um cão ou um gato, ou um pássaro (não percebo quem se diverte a enfiar balazios de pressão de ar nos bichos... eu quando disparo, tento acertar num cigarro). No entanto gostam da tortura de um tourada...
Eu não consigo compreender esta falta de coerencia...:(

Last edited:
Mas é uma coisa tao basica! Sera tao dificil perceberem que nos nao temos que respeitar alguem que tem prazer em TORTURAR um animal?! Nao so nao devemos concordar como devemos condenar! Custa-vos assim tanto? E a minha familia é ligada a touradas! Sadicos!

Em relação à Declaração Universal dos Direitos do Animal, se fosse para ser cumprida na integra, todos comiamos apenas vegetais, ninguém usava os animais na lavoura nem para trabalhar, nem poderiamos ter animais em casa, com a excepção daqueles que lá estão por sua própria vontade.

Eu sou contra as touradas, mas as posições extremas dos defensores dos animais nem sempre ajudam nos seus objectivos.

Se fores a ver bem, a propria declaração prevê a morte dos animais para alimentação

"Art. 9°
No caso de o animal ser criado para servir de alimentação, deve ser nutrido, alojado, transportado e morto sem que para ele resulte ansiedade ou dor."

Portanto, está tudo bem nesse aspecto, e até agora a declaração dos direitos dos animais não desajuda em nada...[;)]

Que giro...

Mas giro,giro era ver os insultos que por aqui andam serem feitos cara a cara...isso é que era giro.

Não para alguns claro, por razões mais que óbvias, mas seria bem giro...tal como as touradas.

Nunca insultei ninguém acerca deste assunto, nem na net, nem ao vivo. Mas não foi preciso argumentar muito com adeptos destas coisas cara-a-cara para ficarem calados e fulos.[8b]apr:)

Back