Colocação jante 17" em VW Touran 2.0TDI

jiboya

New member
Tenho uma pessoa interessada em comprar as jantes de 16" do meu Vw Touran, gostava de saber opiniões de alguem que tenha colocado jantes de 17" e se possivel fotos de como fica.
No aspecto visual considero que fica muito mais agradavel e tendo em consideração que outro automóveis, até de segmentos mais baixos adoptarem uma jante maior.
Em relação ao conforto item em que dou bastante importancia, pelo que sei fica um pouco mais desconfortável, e actualmente já acho o eixo traseiro um pouco rijo às irregularidades.

Tenho uma pessoa interessada em comprar as jantes de 16" do meu Vw Touran, gostava de saber opiniões de alguem que tenha colocado jantes de 17" e se possivel fotos de como fica.
No aspecto visual considero que fica muito mais agradavel e tendo em consideração que outro automóveis, até de segmentos mais baixos adoptarem uma jante maior.
Em relação ao conforto item em que dou bastante importancia, pelo que sei fica um pouco mais desconfortável, e actualmente já acho o eixo traseiro um pouco rijo às irregularidades.

Deve ficar parecida com o Golf com jante de 17", ou seja, ficas com maior aderência, menores distâncias em travagem em seco, angulo de viragem maior (muito pouco, mas dá para notar naquelas viragens "à pele"), maior sensibilidade aos degastes/imperfeições do piso. Agora também vai depender, e muito, dos pneus que pensas montar com as jantes de 17".

[;)]

a medida não vem de origem no livrete, mas já tratei de tudo e tenho averbado na medida 225/45/17.
Por isso não tenho problema com inspecções, e o investimento também não é "muito" porque já tenho quem fique com as jantes.
Qual será o modelo de jante dentro dos modelos que equipam Vw/Audi que melhor ficava?.Isto porque quero manter o estilo de origem.
Em relação aos pneus, os que pensei em montar são mais vocacionados para o conforto, já que o carro tem um andar um pouco rijo.

Last edited:
se ja notas a traseira saltitante e aidna lhe vais tirar parte do amortecimento, nao podes nunca estar a espera de melhorias no comportamento e seguranca.

que tal manter as jantes 16, que seja noutro desenho mais ao teu gosto, e meter pneus de qualidade? so ganhas, em tudo, ate na carteira!

Deve ficar parecida com o Golf com jante de 17", ou seja, ficas com maior aderência, menores distâncias em travagem em seco (mas em molhado não), angulo de viragem maior (muito pouco, mas dá para notar naquelas viragens "à pele"), maior sensibilidade aos degastes/imperfeições do piso. Agora também vai depender, e muito, dos pneus que pensas montar com as jantes de 17".

[;)]

E com reacções mais bruscas no limite....

as distancias de travagem estao MUITO dependentes da qualidade dos pneus.

nao ha nenhuma marca de pneus, ou engenheiro +- ligado a automoveis, que consiga GARANTIR que 2 pneus de qualidade semelhante, mas um mais largo que outro, vao ter performances diferentes em travagem, com vantagem para o mais largo.

a razao e bem obvia! os carros funcionam MESMO como um conjunto. ou seja, e O CONJUNTO que tem que ser melhorado para o resultado ser melhor. nao e por se "melhorar" uma parte que o resultado vai ser melhor:)

o preconceito ainda e senhor...

obrigado pela contribuição, mas é pena não haver alguém que tenha feito a mudança de jantes. Na zona de Lisboa já vi pelo menos duas Touran`s equipadas com jante 17".
No Golf V 2.0TDI, traz de origem 17x7 medida especifica da jante, mas por exemplo no Audi 2.0TDI a jante é diferente 17x7,5.

Aqui fica uma foto das de origem:

Jantes%20alu%20Touran.jpg

Da esquerda para a direita = Mugello - Imola - Nardo - Hockenheim

E aqui tens um link de um fórum frances sobre a Touran:

http://www.forum-auto.com/marques/volkswagen/sujet13.htm

[;)]

Depois não te esqueças que o preço das borrachas são mais elevados nessa medida. [;)]

Boas,

Quanto maior o diametro menor o conforto. Se pretendes ter o maior conforto possivel não é com jantes 17 que ganhas, muito pelo contrário e aumentas a probabilidade de sofreres na pele os custos dos buracos, passeios, etc. Em relação ao aumento de aderência de facto aumenta em seco porque em molhado perdes.
Não conheço nenhuma Touran em 17 se te vão homologar essa medida é sempre engraçado pois para mim empresarialmente falando é bom: mais pneus mais jantes mais euros.

Nâo inventes

Saudações pneumáticas

claro que dou 100% de razão a todos os comentários, em relação à diferença de preço, hoje em dia não é muito significativa. O conforto é que me preocupa, porque a suspensão traseira está preparada para levar 7 pessoas embora o meu é de 5 lugares.A suspensão tem que ser um pouco mais reforçada menos amortecimento,e dando reacções mais secas.

"Não conheço nenhuma Touran em 17 se te vão homologar essa medida ",

Como é que vão homologar se já está no livrete a alteração que pedi ??

Back