Proibido Chumbar no Ensino Superior

caditonuno

Well-known member
ouvi na 5ª feira que vai haver uma reformulaçao no número de matrículas nas universidades em portugal.

explicando melhor, cada aluno que chumbe 1 ou 2 anos nao poderá candidatar-se, só apenas 1 ano após ter saído.
ainda depende de serem universidades privadas ou públicas e a duraçao do curso. assim sendo, alguns (muitos) dos que lá andam ou acabam depressa os cursos ou vao próolho da rua. só em coimbra, lisboa e porto vao ser milhares.

contudo, as universidades do interior já reagiram a esta medida e nao a aprovam. o que pensam disto?

coitado do homem que tinha 33 matrículas... [:D]

isso ainda vai dar muito que falar!!!

não acredito que seja assim tão preto no branco!

o regime de prescrições já existe................mas tem muitos contornáveis!

As Universidades precisam de alunos como pão para a boca.
O motivo para esta lei seria a escassez de vagas. Mas há excesso...

Neste momento os alunos que acedem à Univ. já são daquele período negro da década de 80/90 em que a taxa de natalidade caíu a pique, que dura até aos nossos dias e que é o motivo de tanto professor desempregado.

Tendo em conta este quadro, qual é o motivo?
Estão é a arranjar mais um argumento para cobrar qualquer coisa a quem não tira o curso em tempo útil.
Qualquer dia temos uma lei para ensino superior obrigatório. E sem chumbos.

Patético.

O sistema de prescrições já existe desde 2003, está a começar agora a dar efeitos... mas não expulsa ninguém per si, o que esse sistema diz é que alunos que prescrevam deixam de ser financiados pelo estado, mas se a universidade quiser pode manter os alunos.

Alem que podem ficar com a matricula suspensa ( 2 anos salvo erro) e depois voltam...

Existe vários truques, como mudar de curso, estatuto de trabalhador estudante.

No IST segundo o jornal da associação de estudantes estão este ano em situação de risco de prescrever 600 alunos.

ouvi na 5ª feira que vai haver uma reformulaçao no número de matrículas nas universidades em portugal.

explicando melhor, cada aluno que chumbe 1 ou 2 anos nao poderá candidatar-se, só apenas 1 ano após ter saído.
ainda depende de serem universidades privadas ou públicas e a duraçao do curso. assim sendo, alguns (muitos) dos que lá andam ou acabam depressa os cursos ou vao próolho da rua. só em coimbra, lisboa e porto vao ser milhares.

contudo, as universidades do interior já reagiram a esta medida e nao a aprovam. o que pensam disto?

coitado do homem que tinha 33 matrículas... [:D]

Vai ser? Já é assim...

Se eu n fizer as 5 cadeiras este semestre salto fora.. sexta ja foi uma.. agr faltam 4.. :sh)

Se eu n conseguir não sei bem o que posso fazer depois, não sei se posso mudar para o mesmo curso(eng. mec.) noutra Univ. ou mudar para outro curso(tipo civil) dentro da fctuc, isto com equivalencias às(ou algumas) cadeiras k ja fiz...

Last edited:
Vai ser? Já é assim...

Se eu n fizer 5 cadeiras este semestre salto fora.. sexta ja foi uma.. agr faltam 4.. :sh)

sempre podes mudar de fac! ou então mandas uma carta ao reitor a dizer que aconteceu isto e tal na tua familia...........etc

Concordo plenamente!!!
Anda para lá gente a brincar com aquilo!!! (pelo menos na minha)

As únicas excepções seriam os trabalhadores-estudantes, porque esse nem sempre têm disponibilidade!

Quem vai para o Ensino Superior só está porque quer, e se anda a brincar, vai brincar para as obras ou para as caixas do Continente.

bimmer, se for só 1 disciplina diz que morreu a tua avó pela 7ª vez que eles deixam-te lá andar...

agora a sério, pensei que só começava pró ano!

Vai ser? Já é assim...

Se eu n fizer as 5 cadeiras este semestre salto fora.. sexta ja foi uma.. agr faltam 4.. :sh)

Se eu n conseguir não sei bem o que posso fazer depois, não sei se posso mudar para o mesmo curso(eng. mec.) noutra Univ. ou mudar para outro curso(tipo civil) dentro da fctuc, isto com equivalencias às(ou algumas) cadeiras k ja fiz...

Ora aqui está alguém na mesma situação que eu [:D]

Eu deixei 4 cadeiras no primeiro semestre, se não fizer pelo menos 4 das 6 deste semestre o ano vai à vida e uma pelo menos já ficou para trás... :sh)

Eu também acho que deve haver limites, mas também não vamos passar do 80 pró 8...

eiii
isso ja esta mesmo em vigor????
Em todas as faculdades?
Eu ainda estou no 1º ano... mas ja fiz 2as cadeiras do segundo! LOL

Um aluno universitário fica muito caro ao estado (as propinas pouco dá para pagar). Por isso retirar alunos que só lá andam a pastar acho muito bem!!

Um atestado a dizer que o aluno tem problemas para estudar...Houve um que deu um nome de uma doença que mais parecia que estava a falar árabe.

Concordo plenamente!!!
Anda para lá gente a brincar com aquilo!!! (pelo menos na minha)

As únicas excepções seriam os trabalhadores-estudantes, porque esse nem sempre têm disponibilidade!

Quem vai para o Ensino Superior só está porque quer, e se anda a brincar, vai brincar para as obras ou para as caixas do Continente.

Não sou tão radical, mas que existe muita gente a brincar lá existe... e a tirar vagas a outros...Eu pessoalmente demorei mais 2 anos a acabar, mas atrasei apenas no ultimo ano (4º) e porque estava a trabalhar!

Mas existiam matriculas, datadas de 1992!!!!O que é demais "cheira mal"...

Last edited:
Eu sou também a favor que quem chumba pague propinas mais altas. À excepção claro de trabalhadores estudantes.

Na universidade onde a minha namorada tirou o curso, as coisas eram um pouco mais exigentes.
Lá só se podia chumbar 1 vez... a cada cadeira. Ao 2º chumbo na cadeira... porta da rua.
Foi na universidade de Lausanne.

Como cá existem autênticas empresas que vivem do ensino é óbvio esse modelo era impossível. (diga-se de passagem que o exemplo acima é de um rigor exagerado. No meu curso tive 30 cadeiras. 28 fi-las à primeira. 1 à segunda e a outra à 3º e com uma das notas mais altas nesse ano).

Last edited:
Na universidade onde a minha namorada tirou o curso, as coisas eram um pouco mais exigentes.
Lá só se podia chumbar 1 vez... a cada cadeira. Ao 2º chumbo na cadeira... porta da rua.
Foi na universidade de Lausanne.

Como cá existem autênticas empresas que vivem do ensino é óbvio esse modelo era impossível. (diga-se de passagem que o exemplo acima é de um rigor exagerado. No meu curso tive 30 cadeiras. 28 fi-las à primeira. 1 à segunda e a outra à 3º e com uma das notas mais altas nesse ano).

Mas também é preciso ter em atenção que aumentam a rigidez, mas a qualidade tem de continuar em níveis altos. Basta ver o que acontece com o 9º ano. Toda a gente o faz a saber ou a não saber, já que interessa ao país que as pessoas tenham escolaridade.

eu não concordo!

eu por acaso não sou nenhum destes casos....tenho 23 anos e já acabei a licenciatura de Sociologia no Iscte e já tive 1 ano na Clássica em Direito e tou a acabar o 1º ano do Mestrado em Organizações.....

mas tenho N amigos meus que necessitam de trabalhar para pagar as propinas e os custos de uma vida a viver a sós ( e não são pobres, mas sim não têm possibilidades de viver deslocados ás custas dos pais e os serviços sociais não fazem nada...pois eles estão mesmo no limiar do que é considerado razoavel)

e eles perdem anos porque necessitam de estudar e trabalhar full time!

epá........a meu ver deve haver 4 anos de espaço...........é muito?sim........mas como a lei é generalizada...é preciso contar com os outliers que ficam para trás![;)]

Back