Diario de bordo da função publica. UPDATE 1

pmct

New member
Aceitei recentemente uma avença para chefiar uma equipa de informatoca constituida por 3 FP (do quadro mesmo) o objectivo é transferir know how, e de alguma forma requalificar o serviço que esta uma verdadeira .......

Comecei hoje , e comeceia hoje com um reuniãozinha logo a abrir as 8:80 da matina .

Para ja não correu mal, distribui tarefas e responsabilidades.

Bem como clarifiquei os objectivos para este ano e para o proximo.

Vamos la ver se consigo levar isto a bom porto.

evidentemente não vou dizer onde para protegere as pessoas.

prometo fazer relatorios imparicais[:D]

Last edited:
Todos os dias, a (formiga) chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho.

Era produtiva e feliz.

O gerente (marimbondo) estranhou a formiga trabalhar sem supervisão.

Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada.

E colocou uma (barata) que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora.
A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga.

Logo, a barata precisou de uma secretária, para ajudar a preparar os relatórios e contratou também uma (aranha) para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas

O marimbondo ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões.

A barata, então, contratou uma (mosca),e comprou um (computador) com impressora colorida.
Logo, a (formiga) produtiva e feliz, começou a se lamentar de toda aquela
movimentação de papéis e reuniões!

O (marimbondo) concluiu que era o momento de criar a função de
gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava.
O cargo foi dado a uma (cigarra), que mandou colocar carpete no seu
escritório e comprar uma (cadeira) especial.

A nova gestora (cigarra) logo precisou de um computador e de uma
assistente (sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar
um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a (formiga), que já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais chateada.

A cigarra, então, convenceu o gerente marimbondo, que era preciso fazer um estudo de clima.
Mas, o marimbondo, ao rever as cifras, se deu conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou (coruja),
uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação.

A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes que concluía :

"Há muita gente nesta empresa."

E adivinha quem o marimbondo mandou demitir?

A (formiga), claro, porque ela andava muito desmotivada e aborrecida.

Moral da história:

Aguardamos pelos relatórios, imparciais

Como é que definiste os objectivos?

eu ando por la como administrador de sistemas a 8 meses, ja conheço quer as pessoas, quer as ineficiencias.

agora passei a ser tambem a ser responsavel pelo serviço .

Os objectivos de curto prazo são essencialemnte de 2 grupos (atendimento aos utilizadores e estruturais).

-Primeiro concretizar um SLA maximo de 24 horas. i.e. quando ha um problema num posto de trabalho, o utilizador tem que ter o problema resolvido ou em vias de resolução num dia.

-Depois quero a sistematização dos pedidos de intervenção tecnica, para aqui a algum tempo perceber quais os problemas recorrenets potr forma a tomar medidas, nomeadamente formação .

-estrategias de redução de custos, nomeadamente pela stardartização de equipamentos, criando uma lista de equipamentos e modeloas aprovados, e so se adquirem esses sem excepçoes, por outro lado, a substituição progressiva de todas as impressoaras pessoais, por um conjunto reduzido de impressoras de grupo todas iguais -> redução dramatica de economato.

- A 1 ano temos ainda migração para LDAP de todo os sistemas de autenticação ( objectivo meu )

- Criação de um cadwerno de encargos para um rede estruturada (objectivo meu)

globalmente foi isto, e cada 1 tem agora que arregaçar as mangas.

eu ando por la como administrador de sistemas a 8 meses, ja conheço quer as pessoas, quer as ineficiencias.

Os objectivos de curto prazo são essencialemnte de 2 grupos (atendimento aos utilizadores e estruturais).

-Primeiro concretizar um SLA maximo de 24 horas. i.e. quando ha um problema num posto de trabalho, o utilizador tem que ter o problema resolvido ou em vias de resolução num dia.

-Depois quero a sistematização dos pedidos de intervenção tecnica, para aqui a algum tempo perceber quais os problemas recorrenets potr forma a tomar medidas, nomeadamente formação .

-estrategias de redução de custos, nomeadamente pela stardartização de equipamentos, criando uma lista de equipamentos e modeloas aprovados, e so se adquirem esses sem excepçoes, por outro lado, a substituição progressiva de todas as impressoaras pessoais, por um conjunto reduzido de impressoras de grupo todas iguais -> redução dramatica de economato.

- A 1 ano temos ainda migração para LDAP de todo os sistemas de autenticação ( objectivo meu )

Isto não acontecia nesse local??????:eek::eek::eek:

Há décadas que temos isso implementado aqui no trabalho!!!:confused:

Isto não acontecia nesse local??????:eek::eek::eek:

Há décadas que temos isso implementado aqui no trabalho!!!:confused:
calma respira fundo........ i.e. estado.

vamso la ver, é a primeira vez que tenho que luidar com função publica , normalemnte eu chego , dou um assobio e tragoa força aerea (a ERLOG[:D]) e usamos a estrategia do tipo "Blitzkrieg".

mas aqui é diferente, vamos ver [:cool:]

1-Primeiro concretizar um SLA maximo de 24 horas. i.e. quando ha um problema num posto de trabalho, o utilizador tem que ter o problema resolvido ou em vias de resolução num dia.

2-Depois quero a sistematização dos pedidos de intervenção tecnica, para aqui a algum tempo perceber quais os problemas recorrenets potr forma a tomar medidas, nomeadamente formação .

3-estrategias de redução de custos, nomeadamente pela stardartização de equipamentos, criando uma lista de equipamentos e modeloas aprovados, e so se adquirem esses sem excepçoes, por outro lado, a substituição progressiva de todas as impressoaras pessoais, por um conjunto reduzido de impressoras de grupo todas iguais -> redução dramatica de economato.

O Objectivo 1 aqui está feito
O Objectivo 2 aqui está feito
O Objectivo 3 aqui está feito

Digo mais, aqui no serviço não temos circulação em papel. Os documentos quando são recebidos pelo expediente, são digitalizados e remetidos informaticamente aos serviços.
Os serviços tratam do assunto, obtém os despachos das hierarquias electronicamente.
Só aquando da notificação ao particular é que é impresso um papel.

Cada andar tem uma fotocopiadora especial digitalizadora, que digitaliza e manda por email e serve de impressora. Tecnologia de ponta.

Isto quer dizer que agora... és funcionário público? :):)
tenho avenças com o estado e com empresa, e ainda faço a gestão de erlog.
o que não me façltam são tachos [:)].

Sou um mercenario, estou ali para fazer o que é preciso a troco de dinheiro ponto.:)

Digo mais, aqui no serviço não temos circulação em papel. Os documentos quando são recebidos pelo expediente, são digitalizados e remetidos informaticamente aos serviços.
Os serviços tratam do assunto, obtém os despachos das hierarquias electronicamente.

Cada andar tem uma fotocopiadora especial digitalizadora, que digitaliza e manda por email e serve de impressora. Tecnologia de ponta.

na FMH tambem da Canon IR series.

e os documentos circulam via Lotus, mas para chegar ai, primeiro tenho que ter uma rede, e não um emaranhado de cabos que não lembra a ninguem.

daqui a 2 anos devemos estar nesse ponto .

e os documentos circulam via Lotus, mas para chegar ai, primeiro tenho que ter uma rede, e não um emaranhado de cabos que não lembra a ninguem.

As "nossas" máquinas são Konica Minolta Bizhub C352

Depois temos uma aplicação informática que gere o fluxo de documentos. Esta aplicação foi desenvolvida por uma empresa.

Lotus? Lotus Notes? Interessante, não sabia que trabalhavas com isso. [;)]

Lotus? Lotus Notes? Interessante, não sabia que trabalhavas com isso. [;)]

eu trabalhar não trabalho a naõ ser como utilizador .
MAntenho o servidor a funcionar e recomendo porque sei que é bom.

nas faculdades recomendo esta http://www.digitalis.pt/sol_workflow.html é sobre domino e tem um suporte razoavelmente bom, e esta vocacionado para a educação.

não ha muita coisa na informatica que não tenha tido ja contacto, ja andei por tanto lado que ja esbarrei com quase tudo[:D]

calma respira fundo........ i.e. estado.

mas aqui é diferente, vamos ver [:cool:]

Conheces mal o Estado ou foste parar a algo muito pequeno e do século passado![;)]

Aqui no serviço continuamos a ter muito papel, mas um dos objectivos deste ano é mmo a reduçao ao maximo da circulaçao dos papeis.[;)]
De resto temos tudo, e a rede não sao uma confusao de fios!![:D]

Conheces mal o Estado ou foste parar a algo muito pequeno e do século passado![;)]

Aqui no serviço continuamos a ter muito papel, mas um dos objectivos deste ano é mmo a reduçao ao maximo da circulaçao dos papeis.[;)]
De resto temos tudo, e a rede não sao uma confusao de fios!![:D]

se tu achas que 2000 PCS
1 classe C endereçamento publico.

5 mil utilizadores registados e mais de 300 em permanencia é pequeno vou ali e ja veho[:D]

Back