Há muito tempo que eu não via um tópico sobre GPL tão concorrido.
E ainda bem que assim é, porque a falar (escrever neste caso) é que a gente se entende...
Entendo que ainda existam preconceitos ou cepticismo em torno do GPL, eu próprio tinha dúvidas em instalar no meu carro e acabei por instalar por necessidade, isto é, eu não podia continuar a gastar mais de 250€/mês em gasolina.
Podem ir seguindo o meu diário de bordo em
http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=12618
As minhas conclusões:
- Gasto 120€/mês em GPL e faço aproximadamente 2400km.
-
Um depósito de 60lt (54 lt úteis) dura-me acima de 500km.
- Poupo 30€ a 35€ por depósito cheio. Preciso de 50 depósitos para amortizar o investimento. Atesto uma vez por semana, logo, em num ano, está amortizado. Quanto maior fôr a diferença do preço da gasolina e do GPL, mais depressa amortizo a instalação...
- O carro ficou bem afinado a GPL logo à primeira e não noto perca de potência. Neste momento funciona melhor a GPL do que a gasolina...
- Em termos de barulho, não noto diferenças, aliás, só mesmo se abrir o capot, e mudar entre GPL e gasolina é que nota a diferença (o barulho é diferente, mas não é mais alto...)
- Em 2 meses, o preço da gasolina aumentou 0.07€/lt, o preço do GPL manteve-se...
- Não utilizo autocolante fixo, comprei daqueles de iman. Apenas ponho quando vou atestar, e retiro-o posteriormente.
- Continuo a estacionar normalmente em parques subterrâneos e centros comerciais.
Eu bem sei que nestes 2 últimos pontos estou a transgredir as leis, mas para mim, é bem mais grave ver carros estacionados nos lugares reservados a deficientes, em cima de passeios, ou excessos de velocidade nas estradas.
Até aparecer a 1ª multa, não vou mudar nada.
Espero ter ajudado esclarecer algumas dúvidas.
Estou "maravilhado" com a minha decisão.