Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Eu vou agir exactamentre como tu.Há muito tempo que eu não via um tópico sobre GPL tão concorrido.
E ainda bem que assim é, porque a falar (escrever neste caso) é que a gente se entende...
Entendo que ainda existam preconceitos ou cepticismo em torno do GPL, eu próprio tinha dúvidas em instalar no meu carro e acabei por instalar por necessidade, isto é, eu não podia continuar a gastar mais de 250€/mês em gasolina.
Podem ir seguindo o meu diário de bordo em http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=12618
As minhas conclusões:
- Gasto 120€/mês em GPL e faço aproximadamente 2400km.
- Um depósito de 60lt (54 lt úteis) dura-me acima de 500km.
- Poupo 30€ a 35€ por depósito cheio. Preciso de 50 depósitos para amortizar o investimento. Atesto uma vez por semana, logo, em num ano, está amortizado. Quanto maior fôr a diferença do preço da gasolina e do GPL, mais depressa amortizo a instalação...
- O carro ficou bem afinado a GPL logo à primeira e não noto perca de potência. Neste momento funciona melhor a GPL do que a gasolina...
- Em termos de barulho, não noto diferenças, aliás, só mesmo se abrir o capot, e mudar entre GPL e gasolina é que nota a diferença (o barulho é diferente, mas não é mais alto...)
- Em 2 meses, o preço da gasolina aumentou 0.07€/lt, o preço do GPL manteve-se...
- Não utilizo autocolante fixo, comprei daqueles de iman. Apenas ponho quando vou atestar, e retiro-o posteriormente.
- Continuo a estacionar normalmente em parques subterrâneos e centros comerciais.
Eu bem sei que nestes 2 últimos pontos estou a transgredir as leis, mas para mim, é bem mais grave ver carros estacionados nos lugares reservados a deficientes, em cima de passeios, ou excessos de velocidade nas estradas.
Até aparecer a 1ª multa, não vou mudar nada.
Espero ter ajudado esclarecer algumas dúvidas.
Estou "maravilhado" com a minha decisão.
interessante isso do GPL.
Podem colocar ai o link do forum autogas ou lá o que é?
Gostava de ter mais informações...
E por exemplo os 120 na AE, que era o limite há não sei quantos anos, onde os carros não tinha ABS, nem ESP, tinham pneus de bicicleta, as travagens de 90km/h eram superiores a 50m. Hoje em dia os carros são 1.000x mais seguros as distancias de travagem diminuiram para metade e os limites são os mesmos.Eu acharia isso - o problema é que esta lei existe (sem ser modificada) à mais de 10 anos. Nessa altura realmente o GPL era capaz de não ser assim tão seguro.
A tecnologia avançou e os legisladores adormeceram.... já vi um teste em que incendiaram um carro a GPL e um a Gasolina em que o a gasolina explodiu e o a GPL não (ia libertando o gás pela válvula)..
Portugal é o único país da Europa que tem de usar o autocolante.... somos assim tão diferentes dos outros?? O que é que temos a mais (ou a menos) que os outros????
O autocolante vai mudar - aposto que a partir daí vai muito mais gente começar a usá-lo (é um pouco mais giro e mais discreto).
Por enquanto, 80% das pessoas que tem os carros a GPL não usam "tó".
Estás no teu direito de não entender esses esquemas.Não posso deixar de discordar dessas técnicas que usam e acham que estão correctas!
Ninguém obriga ninguém a usar GPL, e quando alguém mete o GPL sabe quais as leis que tem de respeitar, logo não entendo esses esquemas que fazem.
Eu tb acho que é absurdo, mas se é assim tenho de respeitar!
Preconceitos e sede de status.Portugal é o único país da Europa que tem de usar o autocolante.... somos assim tão diferentes dos outros?? O que é que temos a mais (ou a menos) que os outros????
Já vi essa proposta, que é do tamanho do selo do carro, e que é branco e verde. Mas isso, segundo o que sei, foi uma proposta que já voi engavetada. E como a DGV está a lástima que sabemos... não vai para a frente.O autocolante vai mudar - aposto que a partir daí vai muito mais gente começar a usá-lo (é um pouco mais giro e mais discreto).
Por enquanto, 80% das pessoas que tem os carros a GPL não usam "tó".
E por exemplo os 120 na AE, que era o limite há não sei quantos anos, onde os carros não tinha ABS, nem ESP, tinham pneus de bicicleta, as travagens de 90km/h eram superiores a 50m. Hoje em dia os carros são 1.000x mais seguros as distancias de travagem diminuiram para metade e os limites são os mesmos.
Será que tb é absurdo? Talvez.
E já agora qual é a longividade do sistema?
Não digo em se estragar, mas sim em no aparecimento de novos sistemas superiores.
Como no caso que referi o carro ia de 15 em 15 dias a oficina afinar e ajeitar, ou pq não funciknava a gaz a frio, ou pq ia abaixo, ou pr estava irregular.
E a resposta era sempre a mesma. "Este sistema montado está desactualizado, devia meter um sistema mais recente e isto e aquilo" E o tal orçamento de 2.000€ (mais uns trocos). O sistema antigo tinha 4/5 anos e na altura foi montado o que a casa recoemndou como sendo o ideal para o carro!
Como é? É mesmo necessário ir actualizando o sistema?
Eu apenas digo que são 54lt úteis porque normalmente a bomba pára por aí. Inclusivamente uma vez chegou aos 55lt...
Não me perguntes porquê, porque não te sei responder...
Vê as especificações do depósito, porque deve ser de 65-70 litros, e não apenas de 60l.[]
Mas a minha dúvida é mesmo essa!Com estes sistemas de injecção sequencial (tens 1 injector por cilindro), fazes uma pequena afinação passados 1000km's ou assim (a afinação são uns pequenos parametros da centralina) e depois é sempre a andar.
O novo sistema que saiu (mas acho que cá ainda não chegou) é da BRC e é para carros com sistemas de injecção directa.
Acho que não é muito difícil tirar um sistema antigo e por um novo... mas €2000 de orçamento é um abuso!!
Naquele fórum que te indiquei, o Administrador é tb instalador e considerado um dos melhores de Portugal (foi lá que instalei o meu).
Se tiveres dúvidas é só telefonares e falares com eles.
Uma das grandes vantagens para além do preço do GPL, é o preço dos carros a gasolina que cada vez está mais baixo.... conheci um gajo que comprou um 147 2.0 (e pos a GPL) de 2001 com 50000km's por €10000!! Onde é que arranjas um carro deste calibre a este preço a gasóleo??
Ou seja - o pessoal que eu conheço a GPL tem tudo grandes máquinas - 406 Coupés, 147 2.0, Stilo Abarth, Nissan 200 SX, etc... etc....
Fora o facto de existirem 2 ou 3 M5's a GPL cá em PT e um Porsche Cayenne []
ò Silver, por essa lógica o ppl com GOLFs GTDs deve andar todo lixado e a rogar pragas á VW porque nunca lhe actualizaram o carro para TDI...Mas a minha dúvida é mesmo essa!
Diz que saiu um sistema novo.
Quer dizer que se montar um sistema HOJE, daqui a 4 anos já deve haver uns sistemas melhores e ai volta a mesma conversa. Devia actualizar!