Carros ainda no meu nome; o que devo fazer?

Isso é como tudo, agora a questão é que o comprador de um usado não muda a propriedade, aí para te salvaguardares como vendedor é seres tu a informar que vendeste o carro

Tudo isto tem a ver com mais uma mão no livrete e com a possibilidade de se conseguir vender o carro como se se tratasse do 1º dono para tentar enganar o próximo.

Talvez agora com o DUA, com o selo via internet e com o novo imposto automóvel se modifique a maneira de pensar, o futuro o dirá.

As pessoas não têm responsabilidade nenhuma! A primeira coisa que fiz logo depois da compra de um carro usado foi ir passá-lo para meu nome para o anterior proprietário não ter problemas!![;)]

Pois, eu também sempre fui assim: mal comprava um carro, passava-o logo para o meu nome... mas nem todos somos iguais!![s)]

Tudo isto tem a ver com mais uma mão no livrete e com a possibilidade de se conseguir vender o carro como se se tratasse do 1º dono para tentar enganar o próximo.

Talvez agora com o DUA, com o selo via internet e com o novo imposto automóvel se modifique a maneira de pensar, o futuro o dirá.

Em principio um particular que compre, não se preocupa com isso, os stands é que não o fazem, mas como disse podes evitar sendo o vendedor a comunicar a venda, como está obrigado, senão o fazes corres o risco inerente.

Pelo menos no site da DGCI, entrando na área pessoal, IMV, estarão lá as viaturas em seu nome para a compra de selo... não sei se pode consultar noutro local.

... e se já estiverem na sucata???

... e se já estiverem na sucata???

Informaram-me que, à partida, os carros já foram para a sucata... será melhor proceder à anulação das matrículas?
O problema é se eles ainda circulam na estrada...

Eu deparei-me com essa situação. Apareceu juntamente com o meu Grand Vitara um outro veículo que já nem me lembrava que o tinha tido.
E a jornada foi mais ou menos assim. Dirigi-me à Conservatória do Registo Automóvel e disse o que se passava. Preenchi uma certidão a requerer qual o proprietário e quais os ónus existentes sobre esse veículo. Paga-se € 16,00 e obtens a dita certidão. Como a viatura já tem 26 anos e não consta como tendo qualquer seguro decidi abate-lo.
Fui então à DGV, fica aqui mesmo ao lado de casa, preenchi o mod. 1402 e o 1406, só paguei os impressos € 0,44 e agora é aguardar que a DGV faça o seu trabalho e limpe a viatura da base de dados que enviou às Finanças.

Agora cada carro que vender, o proprietário só terá a chave depois de passar a nota para cá e depois de ter ido com ele à Conservatória fazer a transferência. [;)]

Não sei como escrever o que tenho para escrever sem ser inconveniente, mas cá vai,...foste ROUBADO ( ou então engano teu no valor pago )

Se estão em teu nome, pede uma segunda via dos documentos, e vai dar o carro como roubado. Se souberes a localização deles dizes que tens suspeitas de andarem na zona tal, e pronto, pode ser que tenhas sorte!

Quando vendi e comprei os meus carros fui sempre à loja do cidadão com o comprador e com o vendedor e tratamos das mudanças de registo no hora. Quando vendi, pagou o comprador, quando comprei, paguei eu.

Simples.

Na minha modesta opinião a melhor maneira e para precaveres o futuro, é a seguinte:

-Vais á Conservatória do Registo de Automóveis e pedes uma declaração em como a viatura está em teu nome
- Depois vais a uma Direcção de Viação e requeres a apreensão da viatura
- Guardas os documentos e quando comprares os selos dos carros ou problemas de coimas com os mesmos, já tens "material" com o qual te podes defender
- Como achas que vai reagir o novo dono do carro quando souberem que o carro está para apreender ?
- Sob compromisso de honra, levantas a apreensão da viatura quando legalizarem a viatura

( Na loja do cidadão resolves isto ( RA + DV ) em cerca de 2 horas e é barato, mas estas despesas são para o novo proprietário pagar[;)] )

Paul07

Quando vendi o meu honda exigi uma declaração com termo de responsablidade para nao haver duvidas.

Essas declarações valem o quê?

Primeiro como proprietário és sempre tu chamado, depois é que poderás invocar isso... até lá ja gastaste €€€€

Vendendo um carro procederei no prazo indicado à comunicação

Voltar
Superior