BMW Série 1 - O Tópico

Lá está... o 1.9 JTD tem uma curva de binário e potência muito mais típica dum diesel ao contrário do x23d que faz lembrar um gasolina atmosférico de alta cilindrada (essa terá sido, provavelmente, a ideia dos engenheiros da BMW)!

O que importa reter é que o x23d às 4750rpm tem 290Nm (quase tanto como o JTD às 1250rpm) enquanto o JTD tem "apenas" 220Nm.

Se o motor faz mais rotação útil então para a mesma velocidade já se consegue ter uma relação de transmissão mais curta... caso contrário os gasolina não tinham relações mais curtas que os diesel e nunca poderiam ter o mesmo (ou superior) binário à roda com motores cujo binário é muito inferior ao dos diesel... ou há algum milagre da "multiplicação do binário"?!

Se tenho uma relação de transmissão mais curta no x23d a maior "elasticidade" teórica do motor JTD quando acoplado a uma transmissão mais longa não se traduz às rodas...

Às 4400rpm x23d ainda vai a "puxar"... enquanto o JTD já vai a "morrer" desde à 400rpm atrás...

Se o red-line do x23d for às 5000rpm então eu diria que tens 5000rpm de rotação útil (porque tens ainda muito binário disponível)!!!

só estava a pensar expressamente na questão da potencia. mea culpa.

mas, já há dados das relações de caixa do 23d?
é que já li que a aceleração 0-100km/h será semelhante à do 20d.

Tu não podes olhar unicamente para os valores de potencia e binário maximos, mas também a que rotações estes são atingidos...

por ex:

Temos 2 carros....

1 - 200cv @ 8000rpm
200nm @ 4000rpm

2 - 200cv @ 4000rpm
400nm @ 2000rpm

O primeiro carro atinge a sua velocidade maxima de 230km/h no regime de potencia maximo.

Para o 2º carro atingir os mesmos 230km/h vai precisar de uma caixa 2x mais longa visto que o seu motor só consegue rodar a metade da velocidade do primeiro... o que vai anular a diferença de binário à roda entre os 2 motores.

isto é uma explicação mto simplista, pq na realidade é mto mais complexo que isto...

Last edited:
Tu não podes olhar unicamente para os valores de potencia maximos, mas também a que rotações estes são atingidos...

por ex:

Temos 2 carros....

1 - 200cv @ 8000rpm
200nm @ 4000rpm

2 - 200cv @ 4000rpm
400nm @ 2000rpm
O primeiro carro atinge a sua velocidade maxima de 230km/h no regime de potencia maximo.

Para o 2º carro atingir os mesmos 230km/h vai precisar de uma caixa 2x mais longa... o que vai anular a diferença de binário à roda entre os 2 motores.

pois, eu sei. é como disse, só estava a pensar na potencia máxima do 23d e não estava a olhar para as rotações.

Se assim for toda esta teoria vai por "água abaixo"... eu muito sinceramente não acredito!

Mas, salva-se um ponto... com uma relação de transmissão mais longa e às mesmas velocidades estabilizadas melhoras os consumos porque vais a uma rotação mais baixa(devido ao maior binário)!

Depende do compromisso que a BMW quiser...

Se assim for toda esta teoria vai por "água abaixo"... eu muito sinceramente não acredito!

Mas, salva-se um ponto... com uma relação de transmissão mais longa e às mesmas velocidades estabilizadas melhoras os consumos porque vais a uma rotação mais baixa(devido ao maior binário)!

Depende do compromisso que a BMW quiser...

o que li não era nada oficial, foi num forum estrangeiro (germancarzone).

bmw_1-serie_coupe_official1.jpg

bmw_1-serie_coupe_official2.jpg

N sei se sou eu que tenho os gostos totalmente diferentes dos vossos ou se simplesmente tão a dizer mal só por dizer, ou pq n gostam da BMW,
mas para mim está um coupé bastante bonito e sem qualquer tipo de disformidade....

Eu na generalidade não aprecio hatchbacks, e não gosto do Serie 1 "normal", mas deste aqui gosto, e bastante![br:)]
então se for o 135i... [:cool:]

Last edited:
queres melhor que as marcas generalistas...pagas mais...

basico não?

Obviamente.

Mas é um absurdo a relação qualidade/preço. [;)]

Ou seja, são os melhores qualitativamente, mas não são os melhores negócios.

Agora para quem gosta mesmo e tem dinheiro...força [;)]

Bom... pelos vistos sempre há uma diferença:

120d:

7.6 seg.(0-100km) e 225 km/h

123d:

7.0 seg.(0-100km) e 240 km/h (e é também mais económico!!! - Mentira )

123d Coupé M Sport c/ jante 17"... [kiss]

Last edited:
Bom... pelos vistos sempre há uma diferença:

120d:

7.6 seg.(0-100km) e 225 km/h

123d:

7.0 seg.(0-100km) e 240 km/h (e é também mais económico!!! - Mentira )

123d Coupé M Sport c/ jante 17"... [kiss]
O 120d tem que dar mais que 225km/h, o hatchback faz 228km/h e é menos aerodinamico[;)]

Back