Lancia Y10/Y/Ypsilon- o tópico

Então faz favor, pois assim não fica muito bem na pintura[;)]

Se tens factos usceptiveis de discussão força aí, agora atirar com frases feitas é que não.

Estamos a violar uma regra do fórum, mas também, tópico que é tópico tem sempre um belo OT![;)]

Vanha daí essa discussão!

Meu caro, tudo estava de acordo com o que a marca recomenda!

Ainda o carro não tinha 5.000km já os pneus estavam a ser calibrados e cruzados por quem sabe!

E este não é o único caso que conheço! E lamento, mas contra factos não há argumentos!

Os únicos Dunlop que se mostram decentes são os de gama alta, aliás, bastante alta.

Esta é a minha opinião.

Mas quais factos, onde estão eles?

Meu caro o serem calibrados até norma se a viatura acabar de sair do stand, uma vez que com a rolagem a posição do pneu na jante pode ceder e como tal a calibragem de origem fica incorrecta.

Mas lançe lá os factos.

Estamos a violar uma regra do fórum, mas também, tópico que é tópico tem sempre um belo OT![;)]

Vanha daí essa discussão!

Os moderadores andam aí. Intervêm se assim o entender, ou agora que se pediu explicações já é off topic?

Então faz favor, pois assim não fica muito bem na pintura[;)]

Se tens factos usceptiveis de discussão força aí, agora atirar com frases feitas é que não.

Não me apetece discutir sobre os pneus, [:D]

Dou-te os dados mas não vale a pena responderes, fica com a tua ideia para ti [;)]

Não sei qual o modelo. A medida é 185/60 r15. O índice de velocidade era 190 km/h, e naturalmente o carro não anda mais que isso.

Índice de carga? Não faço a mínima [:D] Apenas sei que nunca andou brutalmente carregado. Apenas algumas viagens com 4 pessoas e algumas malas.

A pressão era a recomendada pela marca, que se não me engano era 2.0 à frente e 2.2 atrás. Ou o contrário. Tenho de ver no manual. O certo é que estava tudo conforme o que a marca especifica [:cool:]

Relatórios? Não nos importámos particularmente, foi meter uns pneus Firestone e tá a andar. Reconheço que sejam dados algo vagos.

Mas...

EDIT: Volto a dizer que com tratamento igual e com verificações da pressão menos periódicas, os Firestone estão melhores e nenhum rebentou, LOL.

Factos:

- Duas combos sofreram de rebentamento de pneu, sendo que uma delas entrou em despiste;

- Um Rover 214 com os mesmos pneus ( SP qualquer coisa) numa viagem em EN a 90 km/h também viu um pneu rebentar;

- Um BMW 320d também sofreu do mesmo problema, tinham eles uns miseráveis 8.000km;

- O Ibiza de um grande amigo meu tem neste momento os esta marca de pneus montada, vamos ver no que dá!;

- Por fim, temos os exemplo do nosso colega Carrega-lhe.

Destaco que num destes casos o carro entrou em despiste!

Não existe relatório algum sobre o que aconteceu nestes casos e não é de prever que devam existir, pois nestes casos a preocupação máxima de todos os condutores referidos é prosseguir viagem em segurança, ficando os pneus numa qualquer berma. Julgo que em todas estas situações um relatório nada provaria, visto que a Dunlop jamais admitiria que comercializa um mau pneu.

Vamos então aos teus argumentos.[;)]

Questão: Tens conhecimento de alguma linha defeituosa?

Bem pessoal,registei-me só para participar neste tópico.

Ora vejamos:

Por experiencia propria , tenho um Y Elefantino Rosso , e posso dizer-vos q aquilo levanta paralelo ( está um pouco mexido é verdade )...mas de origem cortava a 5ª sem espinhas....
É sem dúvida o 1200cc mais poderoso q saiu para o mercado...até 2000, onde saiu a nova versão q não tem nada a ver...[s)]

Ah e já agora , tá a GPL e continua a bufar q nem um maluco....apr:)

Boas, Rara. Bem vindo(a)? [;)]

Sim, o de 80 cv é um pouco mais anémico. Ainda assim continua a ser um 1.2 muito bom [:cool:]

De que forma está mexido? [;)]

E qual o espaço com que ficaste na mala após a montagem do GPL?

Cumps

Factos:

- Duas combos sofreram de rebentamento de pneu, sendo que uma delas entrou em despiste;

- Um Rover 214 com os mesmos pneus ( SP qualquer coisa) numa viagem em EN a 90 km/h também viu um pneu rebentar;

- Um BMW 320d também sofreu do mesmo problema, tinham eles uns miseráveis 8.000km;

- O Ibiza de um grande amigo meu tem neste momento os esta marca de pneus montada, vamos ver no que dá!;

- Por fim, temos os exemplo do nosso colega Carrega-lhe.

Destaco que num destes casos o carro entrou em despiste!

Não existe relatório algum sobre o que aconteceu nestes casos e não é de prever que devam existir, pois nestes casos a preocupação máxima de todos os condutores referidos é prosseguir viagem em segurança, ficando os pneus numa qualquer berma. Julgo que em todas estas situações um relatório nada provaria, visto que a Dunlop jamais admitiria que comercializa um mau pneu.

Vamos então aos teus argumentos.[;)]

Questão: Tens conhecimento de alguma linha defeituosa?

Pois o problema é que aproximadamente em 90 % dos casos os rebentamentos(no meu universo) são provados por variaveis exteriores ao processo de fabrico, e o que é admiravel é ninguém recolher as provas ou traze-las para comprovar o que diz e ser compensado se assim for o caso pelos danos causados.

Agora se não há lugar a averiguações, como é que há lugar a frases feitas? O acontecer não é a causa.

E o que relataste forma acontecimentos e não factos em como rebentou por defeito da linha de produção, aí é que bate o ponto.

Tenho conhecimento de linhas defeituosas mas não da dunlop, na altiura chegoua ser bastante mediatizado, inclusive no forum andou por aqui algumas referêncais.

Tenho conhecimento de pneus defeituosos, mas nenhum deles resultou em rebentamento, mas sim em pneus ovalizados, desgastes prematuros ou irregulares ou deficiencias na escultura e que a dunlop se responsabilizou mas tudo devidamente comprovado com as provas á vista nomeadamente o pneu.

Pneus defeituosos existem em todo o lado, Pirelli, dunlop, First stop, fulda, Michelim, etc.

Rebentamentos é um fenomeno comum, as caussas mais comuns são:

Impactos - em zonas mais ou menos criticas. Consoanete a gravidade do impacto assim a lesão, pode ir do extremo de rebenatr logo ou ficar com uma lesão que não detectada pode durar dias, meses, anos e numa situação de exigêncai a estrura cede e o pneu rebenta aparentemente do nada porque na altura não deu relevância ao impacto e como tal o defeito é do barico.

Deficientes condições de manutenção, tais como pressão insuficiente que nem sempre é detectada e que pode ser maior ou menor, e pode apenas ter consequêncais ao nivel de desate anormal ou ser mais grave e provocar sobre-esforço da estrura e posterior ruptura e mais uma vez também é desprezada, a situação de pressão insuficiente pode acontecer em horas em virtude de um furo por exemplo podes estar de manha em portalegre com o pneu em condições, ao almoço vais almoçar e furos ao estacionar, depois de almoço sais em direcção a lx e o pneu com pneu deficiente atinge temperaturas altas esforça a sua estrtuar e rebenta quando estás para na portagem ou a 60km/h na AE.
Igualmente importante é o estado dos orgãos de direcção cujaas irregularidades podem levar um pneu ao extremo de desgaste localizado num dos seus extremos por exemplo em pouco tempo enfraquecendo a estrutura e expondo potencial rebentamento.

Last edited:
Eh pá,a segunda versão do Elefantino Rosso não tem nada a ver....aquilo ao pe do Fiat Punto de 75cv leva o bigode...é fraquito a disparar para a cavalagem q tem....

O meu levou uns pozinhos e tal, ta fixola assim e a GPL anda mais q a gasolina ( e esta hein?)...:confused:

Em relação ao gpl , o deposito ( chamado tórico) fica no lugar do pneu suplente de modo q não ocupa espaço nenhum , e o pneu não é obrigatorio na inspecção...

Eh pá,a segunda versão do Elefantino Rosso não tem nada a ver....aquilo ao pe do Fiat Punto de 75cv leva o bigode...é fraquito a disparar para a cavalagem q tem....

O meu levou uns pozinhos e tal, ta fixola assim e a GPL anda mais q a gasolina ( e esta hein?)...:confused:

Em relação ao gpl , o deposito ( chamado tórico) fica no lugar do pneu suplente de modo q não ocupa espaço nenhum , e o pneu não é obrigatorio na inspecção...

Que pozinhos? [;)]

Já desconfiava que fosse esse tipo de depósito, [:cool:]

Assim é porreiro, uma vez que a mala do Y já é reduzida...[:D]

Pozinhos de pirlimpimpim....[:D]

O segredo é a alma do negocio....( brevemente a ver se filmo o arranque daquilo pa pôr aqui, anda por aqui o do Punto com o motor igual, era giro fazer a comparação)...

Aquilo de mala é mesmo canuco, metes um saco de desporto e pouco mais..[8b]

Mas o roncar do motor faz-te esquecer esses problemas todos...apr:)

Last edited:
Pozinhos de pirlimpimpim....[:D]

O segredo é a alma do negocio....( brevemente a ver se filmo o arranque daquilo pa pôr aqui, anda por aqui o do Punto com o motor igual, era giro fazer a comparação)...

Aquilo de mala é mesmo canuco, metes um saco de desporto e pouco mais..[8b]

Mas o roncar do motor faz-te esquecer esses problemas todos...apr:)

[:D]

Mas não há grandes segredos, ou meteste um K&n, ou alteraste a admissão, ou as velas, mudaste o óleo para 0w40, alteraste o débito de gasolina, etc etc [:p][:D]

Tens de fazer então o tal vídeo do arranque [:cool:]

Para mim a mala reduzida não é um problema [;)]

Não há grandes segredos....?Conheço um Y com 153cvs...isso é que deve ser [br:)]....Turbo , Intercooler, ai jesus q se apaga a luz....apr:)apr:)apr:)
O meu tá mais fraquito, mas eu chego lá...( haja guita [;)])

A ver se arranjo um co-piloto pá filmagem ( não sou mto dessas cenas...), mas até deve ficar bacano....

Mas faço aquilo a GPL, para os mais cepticos....[:vm)]

Aquele carro nunca mais o vendo, e olha que se não tens carta, um Y Rosso para primeiro carro....já apanhei uns cagaços valentes....:sh)

Não há grandes segredos....?Conheço um Y com 153cvs...isso é que deve ser [br:)]....Turbo , Intercooler, ai jesus q se apaga a luz....apr:)apr:)
O meu tá mais fraquito, mas eu chego lá...( haja guita [;)])

A ver se arranjo um co-piloto pá filmagem ( não sou mto dessas cenas...), mas até deve ficar bacano....

Mas faço aquilo a GPL, para os mais cepticos....[:vm)]

Aquele carro nunca mais o vendo, e olha que se não tens carta, um Y Rosso para primeiro carro....já apanhei uns cagaços valentes....:sh)

Quero um destes para 1º carro [:cool:]

Veremos [:D]

Anyway, o 1.2 86 cv tb existia como LS e LX, creio eu [;)]

Eu por acaso não acredito que haja perda de potência com o GPL, [;)]

O Y10 é.

Já o Y não é assim tão problemático, tem uma fiabilidade normal [:cool:]

mas n é a fama q tem.. tem fama de ser uma porcaria.. opa eu ate tenho pena, pq curto muito o carro visualmente.. e por dentro tb mto fixe, com o visor ao centro.. mto fixe mesmo..

mas ja desisti desse, agora curtia um civic 1.6 3 portas de 94 ou 95 [:cool:]

mas n é a fama q tem.. tem fama de ser uma porcaria.. opa eu ate tenho pena, pq curto muito o carro visualmente.. e por dentro tb mto fixe, com o visor ao centro.. mto fixe mesmo..

mas ja desisti desse, agora curtia um civic 1.6 3 portas de 94 ou 95 [:cool:]

Nunca liguei a famas. Compreendo que o faças, e depois se realmente comprasses um Y problemático ias-te arrepender.

Mas repara: os japunas têm fama de fiáveis; a nossa tem desde ontem mais um problema [:vm)]

O 1.2 Renault é conhecido por beber bem; o nosso faz na boa entre 6 e 7 l/100 km :sh)

Os japoneses são conhecidos pela elevada qualidade de contrução: as borrachas das portas saltaram e o tablier parece que vai cair.

O Fiesta 1.1 de 89 tinha fama de ser glutão; o nosso não era

Epá, e isto só para dizer alguns [;)] Uns têm a fama, outros o proveito;

Mas não dês muita importância a este post, foi mais um desabafo do que outra coisa [;)]

Quanto ao Civic...ESI? [:cool:]

125 cv e tal...[:cool:]

Vejamos:

Versões:

Elefantino Rosso:
1ª Serie: 1998 a 2000 - 1.2 16v 86cv
2ª SErie : desde 2001 - 1.2 16v 80cv

Y Dodo Caprice : desde 2001 - 1.2 60cv ou 1.2 16v 80cv

Y Unica : desde 2002 - 1.2 60cv ou 1.2 16v 80cv

mais antigos havia o Elefantino Blue , o LS o LX....

Variavam entre o 1.1 54cv ate ao 1.2 60cv, variando os equipamentos e tal...

Agora Rosso só ouve um, a primeira serie....apr:)apr:)

Vejamos:

Versões:

Elefantino Rosso:
1ª Serie: 1998 a 2000 - 1.2 16v 86cv
2ª SErie : desde 2001 - 1.2 16v 80cv

Y Dodo Caprice : desde 2001 - 1.2 60cv ou 1.2 16v 80cv

Y Unica : desde 2002 - 1.2 60cv ou 1.2 16v 80cv

mais antigos havia o Elefantino Blue , o LS o LX....

Variavam entre o 1.1 54cv ate ao 1.2 60cv, variando os equipamentos e tal...

Agora Rosso só ouve um, a primeira serie....apr:)apr:)

Acho que tb havia 1.2 86 cv LX [;)]

E falta aí os Vanity, os últimos Y [:D][;)]

Achas mal....[;)]

Só o Rosso é q tinha essa cavalagem , derivado a uns colectores diferentes e uma caixa q fazia aquilo bufar no caneco.....

A novitec tem essa alteração disponivel...compras a caixa e metes o LX a andar como mandam as leis...depois nao tens é carro pa aguentar aquele andamento....:confused:

Back