ReySenna
New member
O motor do 320d de 163cv é sem duvida mto fraco das 1000 as 1700rpm... qd guiei tb fikei surpreendido tal a falta de força do mesmo.
O famoso TDI130 ja é bem mais forte nessa zona mas tb antes das 1500rpm é morto.... o ainda mais antigo TDI110 era mais forte desde as 1000rpm se podia pisar k ele saia logo.
Quanto a mim ha varios factores , o 1o é k um motor diesel para ser eficiente em altas tera de ter um compromisso em baixas... um 16v n respira tao bem em baixas cmo um 8v.
Dps os novos motores tem FAP e tem de poluir menos e é nessa zona onde o turbo n enche depressa k poluem mais , logo tem de ter agora uma resposta mto progressiva para n fazer fumo.
Toda a gente conhece as bolas de fumo k os TDI130 mandam em baixas qd disparam... a guiar é 5* da mto jeito mas ja n cumpre as novas normas nem fazia mto bem a um FAP.
De qq maneira o motor 2L da BMW das 2000rpm as 4200rpm é certinho smp a puxar... as baixas n sao mesmo para usar... tem de ser smp acima das 1800rpm.
Talvez o novo 123d cm 2 turbo o mais pequeno consiga acabar cm isso... mas sinceramente num motor 16v k anda mto em altas... k se lixem as baixas.
Uma curiosidade , a minha A4 TDI 110 alterada tem logo as 1300rpm cerca de 185nm... e as 1400rpm 210nm...e apartir das 1500rpm entra o power todo fazendo logo 280nm e subindo smp ate 400nm as 1900rpm.
Por isso smp k pego em qq diesel actual stock nunca tem baixas... lol
Cumps
Concordo totalmente com o Artur
Detesto ir para a cidade no BMW do meu pai por causa disso mesmo. O carro é o de 136cv e aquilo não mexe antes das 1900/2000rpm...
Por exemplo vou a entrar numa rotunda em 2ª a 20km/h.....calco a fundo e o carro demora um bocadito a responder(pode-se tornar perigoso)....tenho que por a 1ª para entrar rápido, mas assim cria um certo desconforto ao reduzir de 2ª para 1ª devido ao solavanco que o carro dá [8b]
O BMW de 163cv está bastante melhor ja que está disponivel um pouco mais cedo.....mas mesmo assim, ainda não está bom!!
Perfeito perfeito(muito mais agradavel) é meu Tdi de 90cv que está disponivel logo às 1200rpm...é muito mais agradável que as maquinas de agora apr
Já conduzi outros diesel(1.7CDti e 1.5dci) e também noto bastante o lag...
Ando à bastante tempo ir fazer um TD ao novo 220cdi para fazer a comparação...mas este parece-me melhor que os restantes pelo que tenho lido..
Penso que a solução é o duplo turbo, sem duvida [