Diesel e resposta em baixas - o que acham ?

O motor do 320d de 163cv é sem duvida mto fraco das 1000 as 1700rpm... qd guiei tb fikei surpreendido tal a falta de força do mesmo.
O famoso TDI130 ja é bem mais forte nessa zona mas tb antes das 1500rpm é morto.... o ainda mais antigo TDI110 era mais forte desde as 1000rpm se podia pisar k ele saia logo.

Quanto a mim ha varios factores , o 1o é k um motor diesel para ser eficiente em altas tera de ter um compromisso em baixas... um 16v n respira tao bem em baixas cmo um 8v.
Dps os novos motores tem FAP e tem de poluir menos e é nessa zona onde o turbo n enche depressa k poluem mais , logo tem de ter agora uma resposta mto progressiva para n fazer fumo.
Toda a gente conhece as bolas de fumo k os TDI130 mandam em baixas qd disparam... a guiar é 5* da mto jeito mas ja n cumpre as novas normas nem fazia mto bem a um FAP.

De qq maneira o motor 2L da BMW das 2000rpm as 4200rpm é certinho smp a puxar... as baixas n sao mesmo para usar... tem de ser smp acima das 1800rpm.

Talvez o novo 123d cm 2 turbo o mais pequeno consiga acabar cm isso... mas sinceramente num motor 16v k anda mto em altas... k se lixem as baixas.

Uma curiosidade , a minha A4 TDI 110 alterada tem logo as 1300rpm cerca de 185nm... e as 1400rpm 210nm...e apartir das 1500rpm entra o power todo fazendo logo 280nm e subindo smp ate 400nm as 1900rpm.
Por isso smp k pego em qq diesel actual stock nunca tem baixas... lol
Cumps

Concordo totalmente com o Artur

Detesto ir para a cidade no BMW do meu pai por causa disso mesmo. O carro é o de 136cv e aquilo não mexe antes das 1900/2000rpm...

Por exemplo vou a entrar numa rotunda em 2ª a 20km/h.....calco a fundo e o carro demora um bocadito a responder(pode-se tornar perigoso)....tenho que por a 1ª para entrar rápido, mas assim cria um certo desconforto ao reduzir de 2ª para 1ª devido ao solavanco que o carro dá [8b]

O BMW de 163cv está bastante melhor ja que está disponivel um pouco mais cedo.....mas mesmo assim, ainda não está bom!!

Perfeito perfeito(muito mais agradavel) é meu Tdi de 90cv que está disponivel logo às 1200rpm...é muito mais agradável que as maquinas de agora apr:)

Já conduzi outros diesel(1.7CDti e 1.5dci) e também noto bastante o lag...

Ando à bastante tempo ir fazer um TD ao novo 220cdi para fazer a comparação...mas este parece-me melhor que os restantes pelo que tenho lido..

Penso que a solução é o duplo turbo, sem duvida [;)]

O motor do 320d (o que conheço bem é o de 150cv), é amorfo abaixo das 2000rpm, no entanto, a partir daí tem uma entrega de potência muito linear e até regimes bem elevados não se anda "aos saltos" com a entrega bruta de potência entre as 2000-2500 (coisa que odeio).

Esse motor BMW é dos diesel mais agradáveis que já conduzi, senão o meu favorito. É suave, silencioso, não emana vibrações e tem uma subida de regime muito linear. Se tivesse mais "força" abaixo das 2000rpm era um motor perfeito. [;)]

Também é preciso habituar-nos aos motores....Ao início, um carro turbo faz confusão, mas vão ver que depois, aprendem a nem sequer sentir a falta de energia abaixo do turbo, basta controlarem o acelerador.....

Devem estar a confundir turbo lag com o lag do acelarador que até os carros a gasolina têm.

Não, repara: um carro com um motor turbodiesel cujo turbo dispara às 2.000RPM. Ligas o motor, metes primeira, arrancas. Ele é pastelão abaixo das 2 mil, mas lá vai andando. Quando chegas às 2.000 numa aceleração consistente, o turbo vai enchendo de gases de escape até atingir pressão para começar a puxar ar frio da admissão. Até aqui tudo bem, e mesmo aí pode haver alguma demora no "enchimento" se for um turbo grande.
O problema é quando estás numa rotação com o turbo a funcionar na boa e tiras o pé do acelerador. Deixam de circular gases de escape, ele abranda/pára. Se queres voltar a acelerar rapidamente por algum motivo tens que esperar que ele volte a encher, e esse tempo (a que se chama "turbo-lag") é tão maior quanto maior for o turbo.

Foi precisamente para contornar essa falha que foi desenvolvido um sistema nos "rallyes" cujo nome não me recordo agora mas que, na gíria, se chama "bang bang" devido aos "ratéres" que produz nas desacelerações em carga. A ideia desse sistema é manter o turbo cheio mesmo quando se desacelera para que, ao voltar a pisar no acelerador, ele responda imediatamente (sem "lag").

Para mais esclarecimentos:

http://www.rallycars.com/Cars/bangbang.html

btw, para alem de mortos em baixas, acho o turbo lag, e o acelerador lag, tambem exagerado...

Foi pena n guiares no outro dia , mas o 120d axei engraçado ter um lag de trocas de caixa mto baixo. Qd ia a passar de 2a pa 3a o lag habitual dos turbo diesel era mto menor. Bastante agradavel ate na resposta n demora tanto tempo a recuperar(encher o turbo) cmo os TDI.

Cumps

Foi pena n guiares no outro dia , mas o 120d axei engraçado ter um lag de trocas de caixa mto baixo. Qd ia a passar de 2a pa 3a o lag habitual dos turbo diesel era mto menor. Bastante agradavel ate na resposta n demora tanto tempo a recuperar(encher o turbo) cmo os TDI.

Cumps
Eu conheço bem o 120d163 :)
Mas isso tem mais a ver com o escalonamento da caixa e com a "personalidade" do motor que com "lags".

Concordo totalmente com o Artur

Detesto ir para a cidade no BMW do meu pai por causa disso mesmo. O carro é o de 136cv e aquilo não mexe antes das 1900/2000rpm...

Por exemplo vou a entrar numa rotunda em 2ª a 20km/h.....calco a fundo e o carro demora um bocadito a responder(pode-se tornar perigoso)....tenho que por a 1ª para entrar rápido, mas assim cria um certo desconforto ao reduzir de 2ª para 1ª devido ao solavanco que o carro dá [8b]

exactamente!![:cool:]

Isso não me queixo no meu, é bastante aceitável em baixas (mesmo assim, não tão bom nesse campo como o meu antigo Tdi) mas depois compensa com uma linearidade excelente até as 3000-3500 RPM´s(onde o Tdi falhava redondamente...)!

Mas depois das 4000? Morreu...

Já falei lá para cima. Tenho opinião completamente contrária, pelo menos na versão de 105cv, que é a que eu conheço bem. Para arrancar em subidas, por exemplo, requer um bom nível de rotações, e aninha-se quando devia responder com força.
Mas não me interpretes mal. O motor não compromete. Mas também não deslumbra nada.
Então é nesse novo motor, porque no de 80cv é completamente ao contrário. Muito forte em baixas.

No de 105 nunca andei.

andas aos saltos se não souberes, ou não estiveres habituado a dosear o acelerador.

Precisamente. Mas é esse "exercício" de andar permanente a calcar e levantar que me desagrada e causa algum desconforto. Claro que quem está habituado já nem nota isso.

Mais alguns diesel que considero agradáveis e confortáveis de utilizar devido à linearidade são os D4-D e os 2.0HDi.

400nm?? tá um cadito puxado...a embraiagem é a mesma??

isso depende do turbo...qt maior for melhor é em altas e pior em baixas

A embraiagem vai se keixando... as vezes as RPMs sobem e o carro n anda... mas 90% das vezes esta ok dispara sem qq prob e tamos a falar duma embraiagem cm 322mil kms (mta gente n acredita mas é verdade).

Um diesel n depende so do turbo , se a eficiencia das valvulas for baixa n adiantar ter um turbo forte em baixas pq vai ter smp pouco fluxo de entrada de saida de gazes. A arvore de cames dum diesel tem angulos mto mais complicados k um otto pois n pode haver cruzamento de valvulas e mto menos pode haver mto tempo de abertura por causa da distancia aos pistoes.
É mais complicado colocar um diesel a fazer 5000rpm cm eficiencia do k um otto a fazer 9000rpm...
O turbo , no final de contas , é quase das peças mais faceis de escolher num motor diesel... o resto é k tem de ser feito de forma a funcionar cm compromissos pois os turbos de geometria variavel facilmente se consegue pressao as 1200rpm... o resto do sistema é k pode n permitir.

Outro dos problemas é ja estarmos em motores cm mta potencia para a cilindrada diesel e isso faz as baixas ficarem esquecidas para se "vender" o valor maximo de potencia... dps ha motores bem redondos cmo os 3L e 4L a diesel... mas ja entramos numa gama pouco vendida.

Cumps

Eu conheço bem o 120d163 :)
Mas isso tem mais a ver com o escalonamento da caixa e com a "personalidade" do motor que com "lags".

Para mim é lag na mesma... trocar de caixa e demorar a responder é lag n depende da caixa. O escalonamento dos TDIs tb é mto bom , mas no entanto ha mais lag nas trocas.
Qd andamos cm akilo na 6a e eu pisei nakilo as 1500rpm... assutei me [:D]
Na minha A4 chega para patinar uma 2a e nakele nem serve pa sair do sitio.

Mas das 2000 as 4200 o motor ta 5* , n se keixou do tratamento k levou [:)]

Cumps

Para elaborar um pouco mais sobre o "turbo lag" e a explicação do funcionamento do ALS ("anti lag system"), posso resumir o texto do link que coloquei no outro post.

Antes de mais, há várias características que influenciam o "turbo lag": o tamanho do turbo, o volume, a inércia rotacional (um turbo com pás mais pesadas custa mais a colocar em rotação) e as próprias pressões de retorno resultantes dos tempos de abertura e fecho das válvulas do motor.

Uma das formas que se arranjou para eliminar esse efeito foi a instalação de "dump valves", muito conhecidas actualmente do público em geral.
Quando temos um turbo a funcionar em pleno e cortamos gás, o ar fresco que o turbo puxou para injectar no motor fica retido à saída dele, não entrando para o motor. Isto faz com que ele páre de rodar e pode mesmo danificar os rolamentos. E causa "lag" porque tem que voltar a rodar a partir do repouso. O que a "dump valve" faz é simplesmente expelir esse ar acumulado, impedindo que o turbo páre (mas abranda na mesma). Daí o som característico das "dump valves".

Nos rallyes, foram desenvolvidas técnicas para lidar com o "turbo lag". Alguns pilotos começaram a usar a travagem com o pé esquerdo, o que permitia manter o pé direito no acelerador e, portanto, o turbo em carga.
Claro que isto é muito violento para os travões, causando grande stress ao conjunto.
Outros pilotos começaram a acelerar mais cedo à saída das curvas do que fariam normalmente, para dar tempo ao turbo de começar a rodar.

Mais tarde foi desenvolvido um sistema, só possível graças à evolução das gestões electrónicas dos motores, que veio resolver esse problema de vez. O ALS consiste, muito resumidamente, numa programação que atrasa a ignição em 40 graus ou mais quando o piloto tira o pé do acelerador e, ao mesmo tempo, enriquece a mistura e mantém a borboleta de admissão ligeiramente aberta.
Isto faz com que o ar (e a mistura, portanto) continuem a fluir para dentro do motor, mas devido ao atraso da ignição faz com que a mistura saia para os colectores quase por queimar. Devido às elevadíssimas temperaturas dos colectores, quando a mistura lá chega acaba por detonar, provocando uma explosão. E, como o turbo está mesmo ali à saída dos colectores, essa explosão faz com que o turbo continue a rodar sem perder velocidade. Isto esforça o turbo e faz com que este sofra aumentos brutais de temperatura, mas... estamos a falar de carros de competição [;)]

É mais complicado colocar um diesel a fazer 5000rpm cm eficiencia do k um otto a fazer 9000rpm...

caro Artur explica-me porque dizes isto?[;)]

sabes a tecnologia envolvida por exemplo no motor do S2000?:confused:[kiss]

principalmente nos materiais das peças móveis e na competência ao nível da lubrificação?[:blush:]

Voltar
Superior