35 horas semanais de trabalho? Sim ou não?

35 horas semanais de trabalho? Sim ou não?

• Sim e em que condições

Votes: 61 61.6%
  • Não, qual seria o horário de trabalho ideal

Votes: 38 38.4%

• Total voters
    99

Nthor

Banido
Sim ou não?

As 35 horas foram criadas em França com esta premissa e nestes moldes:

Jospin acalma 'tempestade' das 35 horas
Lionel Jospin cumpriu a promessa: vem aí a lei das 35 horas semanais de trabalho. Mas só a partir do ano 2000. E com grande margem de manobra para os patrões franceses
(...)
Depois de ter lançado com estrondo o debate, o Governo promete agora calma e concertação. Designadamente sobre as remunerações - os ministros franceses não se cansam de repetir que serão rigorosos na aplicação de uma política de contenção salarial. «Os ganhos de produtividade favorecerão a criação de novos empregos e não aumentos salariais», disse um deles.
Por outro lado, a proposta do Governo não é, exactamente, a das chamadas «35 horas pagas como 39». «Trata-se de uma escolha solidária - só os salários mais baixos não serão diminuídos, os outros, os assalariados que recebem remunerações mais altas, receberão menos», explicou outro. A questão estará em definir qual será o limiar a partir do qual haverá redução salarial.
(...)

Período de transição

Para incentivar as empresas a negociarem a redução do tempo de trabalho semanal e a criarem novos empregos, o Governo promete ajudas estatais que podem ser superiores a nove mil francos por mês para todos os assalariados. Assim, por exemplo, uma empresa de 100 trabalhadores que adopte a lei das 35 horas e aumente em 6 por cento o número de empregados, receberá no primeiro ano um montante global de 954 mil francos.

Depois, a ajuda diminuirá nos quatro anos seguintes e, no fim do quinto ano, serão reduzidos os encargos sociais da empresa em montantes que ainda não foram claramente definidos.
Nas empresas que reduzam o horário de trabalho para menos de 35 horas (por exemplo 32 horas), o montante da ajuda será de quatro mil francos a mais por assalariado... O Governo prevê gastar, em 1998, três mil milhões de francos com o total das ajudas às empresas.
Com a redução do horário semanal de trabalho, Lionel Jospin pretende sobretudo lutar contra o desemprego - que atinge 12,5 por cento da população activa. E diz defender uma linha «pragmática» que, segundo explicou, coloca o acento na discussão empresa a empresa no período de transição até ao ano 2000.
Durante este período, disse Strauss-Khan, que se rendeu às posições de Jospin e Aubry, «as empresas serão livres de negociar com os seus assalariados a evolução dos salários». E, desse modo, acrescentou o ministro da Economia e Finanças, «no ano 2000, as empresas só pagarão 35 horas ao preço de 39 se quiserem».
Com este tipo de discurso, o Governo pretende, de imediato, obrigar as empresas a negociarem internamente com os respectivos sindicatos.
É que, a partir do ano 2000, os patrões que não tiverem concluído a negociação verão cair sobre si a espada da lei - as empresas que continuarem a aplicar as 39 horas terão de pagar quatro horas suplementares aos trabalhadores, com montantes que ficarão assentes com a lei definitiva, em 1999.
«Mas, mesmo nesse caso, a nossa posição é algo moderada, porque o cálculo do preço das horas extraordinárias será feito com base na situação económica das empresas», explicou Strauss-Khan.

http://primeirasedicoes.expresso.clix.pt/ed1303/e191.asp
Isto foi o que se passou em França e por cá se fosse mantido o actual nível salarial, o impulso social seria tremendo, bem como o necessário aumento da produtividade.

Em França as empresas "comeram o isco" dos incentivos monetários e agora 6 anos depois reclamam o regresso ao regime anterior.

Exponham de vossa justiça se seria aplicável por cá e em que condições e se seria plausível que as empresas nacionais se comportassem de maneira mais ética e honrosa 6 anos depois.

Eu acho que as pessoas deviam trabalhar 45 horas por semana, 8 horas por dia, 4 horas de manhã, 4 horas de tarde. Afinal, quantas mais horas trabalharmos, mais produzimos e mais ganhamos.

Sim ou não?

As 35 horas foram criadas em França com esta premissa e nestes moldes:

Isto foi o que se passou em França e por cá se fosse mantido o actual nível salarial, o impulso social seria tremendo, bem como o necessário aumento da produtividade.

Em França as empresas "comeram o isco" dos incentivos monetários e agora 6 anos depois reclamam o regresso ao regime anterior.

Exponham de vossa justiça se seria aplicável por cá e em que condições e se seria plausível que as empresas nacionais se comportassem de maneira mais ética e honrosa 6 anos depois.
Por cá assistimos à mesma desonestidade, tão defendida ainda nem percebi porquê!...

A pena que tenho é que os "apitos dourados" não se estendam ao mundo empresarial pois certamente haveria muito "cavalheiro" a recolher "à box" em vez de andarem a fazer aquilo que todos suspeitamos aparentemente de forma impune...

Eu acho que as pessoas deviam trabalhar 45 horas por semana, 8 horas por dia, 4 horas de manhã, 4 horas de tarde. Afinal, quantas mais horas trabalharmos, mais produzimos e mais ganhamos.
Deveria ser assim, mas como neste país não se "ganha à peça" (vulgo, a retribuição não corresponde ao trabalho desempenhado) quanto maior for o horário de trabalho mais o patrão (em sentido lato) ganha e mais barata é a força de trabalho para quem a vende!

Partilho a mesma opinião! Aliás isso é o que hoje acontece comigo e acho bem! Não podemos entrar numa de reduzir as horas semanais quando precisamos de produzir mais. A política das 35 horas é espectacular mas não se adequa às necessidades de um país que quer ser competitivo. O que poderíamos era ter salários mais elevados... mas isso depende do desenvolvimento económico! Por agora é trabalhar e poupar um bocado, daqui por uns anos desenterramos o tópico para voltar a discutir as 35 horas! Não sou completamente avesso à ideia, simplesmente agora não dá!

Edit: Já me esquecia de dizer que quanto mais se trabalha mais produzimos e mais ganhamos até um limite que eu considero serem as 8h diárias/45 semanais. A partir daí não há vida pessoal e a produtividade vai ser menor!

EDIT: Mas como foi possível eu ter dito semelhante barbaridade?! Corrijam 45 por 40 por favor! Ai que já me queriam por a trabalhar ao sábado!

Last edited:
Para o patrão português pouco importa, 35, 40, 45...é tudo igual.

Trabalha-se o que o patrão mandar sem receber mais um tusto, os argumentos são sempre os mesmos:

"quem quiser quer, quem não quiser, há mais quem queira..."

"isto está muito dificil..."

E isto aplica-se a trabalhores pouco especializados, porque onde a especialização é grande ou para quadros superiores, aplica-se isenção de horário, ou seja, trabalhar desde as 08,00H até às 09,00H (isto quando o trabalho não aperta).

Em portugal só alguns funcionários publicos cumprem horários de trabalho, e começam a ser cada vez menos (ao contrário do que muitos julgam).

a função publica não é só 35 horas ?

Não tenho opinião formada sobre o assunto, tanto me faz 35 ou 40 horas , para muitos interessa porque já ficam com mais uma hora para o tramoço e a bejeka .

a função publica não é só 35 horas ?

Não tenho opinião formada sobre o assunto, tanto me faz 35 ou 40 horas , para muitos interessa porque já ficam com mais uma hora para o tramoço e a bejeka .

dizem 35 horas mas ás vezes tem de fazer horas extraordinárias onde fecham as portas aos clientes e ainda lá estão alguns a trabalhar.

...................

Não podemos entrar numa de reduzir as horas semanais quando precisamos de produzir mais. A política das 35 horas é espectacular mas não se adequa às necessidades de um país que quer ser competitivo.
.................
Por agora é trabalhar e poupar um bocado, daqui por uns anos desenterramos o tópico para voltar a discutir as 35 horas! Não sou completamente avesso à ideia, simplesmente agora não dá!
...................
quote]

tu, e mais............5% deste zé povinho vêem este cenario que descreveste (!!!)[;)] [;)]
o restante (???) está á espera de...milagres,....
[:)] [:)] [:)] [:)]

Last edited:
Deveria ser assim, ......... (vulgo, a retribuição não corresponde ao trabalho desempenhado)........
.............

100% de acordo,
numa boa parte dos casos, e dos sectores de actividade, a retribuição é largamente superior ao desempenho quantitativo e qualitativo (!!!).....[:p] [:p]
[:)] [:)] [:)] [:)] [:)]

100% de acordo,
numa boa parte dos casos, e dos sectores de actividade, a retribuição é largamente superior ao desempenho quantitativo e qualitativo (!!!).....[:p] [:p]
[:)] [:)] [:)] [:)] [:)]
Olha, para isso basta estar com atenção àqueles senhores que não passam factura dos serviços que prestam... [:p] [;)]

de caminho chegamos ao trabalho e so trabalhamos 1h/dia

apr:) apr:) apr:)
e depois, passamos mais 30 anos a reclamar que nao temos saude, justiça, educação, conforto, saude economica etc etc etc..........

mais do mesmo (!!!)
[8b] [8b] [8b]

Olha, para isso basta estar com atenção àqueles senhores que não passam factura dos serviços que prestam... [:p] [;)]

mas esta questao nao é de outro topico (???) :confused: :confused:
aqui nao falavamos de retribuiçao versus taxa de esforço (???)[;)] [;)]

Supostamente, eu tenho um tempo laboral de 39 horas semanais...

Mas na prática, trabalho cerca de 50 sem receber mais por isso!

100% de acordo,
[:)] [:)]

mas esta questao nao é de outro topico (???) :confused: :confused:
aqui nao falavamos de retribuiçao versus taxa de esforço (???)[;)] [;)]
Qual questão?... [:p] [;)]

Alguém já assistiu aos falsos activos em acção? Eu já, ficam mais horas no escritório para mostrarem que são muito dedicados e que têm muito trabalho, mas a verdade é que passam o dia a coçar os tomates [;)]

35h é mais que suficiente para a maioria das profissões, desde que não passem o dia ao telefone com os amigos/namoradas, na net, em pausas para café/cigarros, almoços de horas, lanches, etc.

Tenho amigos que trabalham imensas horas, ganham montes de dinheiro, têm casas em vários locais, mas a verdade é que não usufruem de nada, porque simplesmente não têm tempo, pois, passam a vida a trabalhar, isso não é para mim, eu gosto de ter tempo livre para usufruir das coisas boas da vida.

Alguém já assistiu aos falsos activos em acção? Eu já, ficam mais horas no escritório para mostrarem que são muito dedicados e que têm muito trabalho, mas a verdade é que passam o dia a coçar os tomates [;)]

35h é mais que suficiente para a maioria das profissões, desde que não passem o dia ao telefone com os amigos/namoradas, na net, em pausas para café/cigarros, almoços de horas, lanches, etc.

Tenho amigos que trabalham imensas horas, ganham montes de dinheiro, têm casas em vários locais, mas a verdade é que não usufruem de nada, porque simplesmente não têm tempo, pois, passam a vida a trabalhar, isso não é para mim, eu gosto de ter tempo livre para usufruir das coisas boas da vida.
apr:) apr:) apr:) apr:) apr:)

Belo post. É isso tudo [;)]

Um abraço, by Filas

Back