Manutenção Skoda Fabia

RicardoSilva

New member
Boas ppl!

Sou novo por cá... ainda tou a ver como isto funciona mas acho que estou no sítio certo [kiss]

Bem, é assim comprei há um mês atrás um Skoda Fabia 1.4 versão 101cv, de 2002, e está nos 78.000 km.

Como é da família da VW e afins, sabem mais ou menos quando é que se tem de mudar a correia de distribuição, filtros e outros, essas cenas??

Não percebo muito disso [:D] Obrigado a todos.

bem vindo. :)

já experimentaste lêr o livro de instruções do carro? por norma vem lá tudo bem explicado e ao pormenor ;)

cumps \m/

Boas ppl!

Sou novo por cá... ainda tou a ver como isto funciona mas acho que estou no sítio certo [kiss]

Bem, é assim comprei há um mês atrás um Skoda Fabia 1.4 versão 101cv, de 2002, e está nos 78.000 km.

Como é da família da VW e afins, sabem mais ou menos quando é que se tem de mudar a correia de distribuição, filtros e outros, essas cenas??

Isso tem motor AUB até 2002 ou BBZ a partir de 2002.
Em ambos os casos muda aos 90.000 kms a distribuição.
É um motor conhecido por ser o que gasta duas correias (uma grande e outra pequena) e por consumo excessivo de óleo.

Xii... então está perto...

Já ouvi dizer que essa correia é mta cara, é verdade???

Fonix... se calhar foi por isso que os vendem ao chegar perto desses km's lolol

É preciso ter em atenção o limite em termos de tempo. Penso que essa correia deve ser mudada ao fim de 90mil kms ou 5 anos, o que acontecer primeiro.

a esmagadora maioria dos carros muda a correia aos 90.000km, portanto isso não é uma característica DESSE motor.

E, que eu saiba, 78.000km é muito pouco! Faz-lhe a revisão dos 90000km e o motor fica pronto para os km que quiseres! [;)]

valores para a dos 90000 não sei, só sei que levei lá a minha 1.2 para fazer a revisão dos 20000 , i.e. oleo, aninha e verificação e levaram 150 eur

valores para a dos 90000 não sei, só sei que levei lá a minha 1.2 para fazer a revisão dos 20000 , i.e. oleo, aninha e verificação e levaram 150 eur

1.2? 12V?
Desde quando é de 20 em 20k km? :confused:
Eu faço de 15 em 15k km, de acordo como está no livro.
Falhaste 5000km?

É preciso ter em atenção o limite em termos de tempo. Penso que essa correia deve ser mudada ao fim de 90mil kms ou 5 anos, o que acontecer primeiro.

Hum... 5 anos já os fez em fevereiro... mas se calhar vou esperar pelos 90mil e esperar que não aconteça nada de mal lololol os € estão escassos [:D]

a esmagadora maioria dos carros muda a correia aos 90.000km, portanto isso não é uma característica DESSE motor.

Ah... não tinha essa ideia, melhor então [kiss]

Não fez a revisão dos 75.000... porque pelos vistos (o que está no livro do anterior dono) atrasou 5000km e agora a próxima revisão diz lá que é aos 80.000.... Ora bem estou agora quase a fazer 79.000km...ta quase [s)]

Acham que vá à marca? Tipo, o stand que vendeu o carro dá 2 anos de garantia, ou seja vou à oficina da stand que fica de graça? LOL [:D]

Se não tens dinheiro para mudar a correia de distribuição, caso ela parta, vais encostar o carro por muito tempo. Cuidado com isso..

Não é uma correia... são duas...
As correias devem ficar à volta de 60 eur, o que é caro é o trabalho... depende da oficina, mas foge da marca se o "grabeto" tá curto.
O carro trouxe livro? (isto porque pode já ter sido mudada...)

Não fez a revisão dos 75.000... porque pelos vistos (o que está no livro do anterior dono) atrasou 5000km e agora a próxima revisão diz lá que é aos 80.000.... Ora bem estou agora quase a fazer 79.000km...ta quase [s)]

Acham que vá à marca? Tipo, o stand que vendeu o carro dá 2 anos de garantia, ou seja vou à oficina da stand que fica de graça? LOL [:D]

Isso agora depende do teu graveto... :)
A garantia não cobre revisões. Podes é ver se o stand pode indicar-te alguém para fazeres a revisão dos "80.000". E vê se depois retomas os intervalos normais com uma revisão dos 90000km.

Hum... Estou a ver que estas revisões são mm importantes!!

Sim o carro trazia o livro a comprovar as inspecções anteriores...era esse a que te referias? Se sim não tem lá referência à correia...

Vou então começar a poupar ou então peço um crédito à namorada que também anda nele logo que contribua para as despesas eheh [:D]

Hum... Estou a ver que estas revisões são mm importantes!!

Sim o carro trazia o livro a comprovar as inspecções anteriores...era esse a que te referias? Se sim não tem lá referência à correia...

Vou então começar a poupar ou então peço um crédito à namorada que também anda nele logo que contribua para as despesas eheh [:D]

Se queres que o carro faça 200.000km sem te dar dor de cabeças, é o melhor... também não vais periodicamente ao médico fazer check-ups?

Os motores de hoje aguentam verdadeiras barbaridades, é verdade; só que não há motivo nenhum em andares a arriscar. Trata-o bem que ele recompensa-te com anos sem visitas extraordinárias à oficina.[:cool:]

Boas ppl!

Boas!

As correias devem ser mudadas aos 90mil, eu na minha mudei aos 100mil, se fores á marca conta com 750euros, porque tem de desmontar montes de tralha e alem do mais não leva só as correias mudam por exemplo a bomba de água que tb não dura muito mais kms e já que desmontam aquilo....

Preocupa-te mas é com o consumo de óleo, verifica pelo menos 1 vez por mês.Pode ser que tenhas sorte e não consuma muito.....[:cool:]

Ah e se consumir o normal para o motor ( uma beca...), acaba com o oleo sintetico.

Abracitis

Last edited:
Bem, fiquei a saber que a garantia da stand de 2 anos cobre-me as despesas da correia e não cobra mão-de-obra por isso deve ficar de graça [br:)]

O carro vai com 79600km, por isso daqui a dois praí meses deve ir para a oficina [:cool:]

Bem, fiquei a saber que a garantia da stand de 2 anos cobre-me as despesas da correia e não cobra mão-de-obra por isso deve ficar de graça [br:)]

O carro vai com 79600km, por isso daqui a dois praí meses deve ir para a oficina [:cool:]

Sendo assim, mete aqui a referência do stand, pois se estamos sempre prontos para bater em stands mauzinhos, também estamos aqui para elogiar stands que são correctos.

O stand é o http://www.pj-automoveis.com/ . Fica em Barcelos. O site não está actualizado no que diz respeito aos carros que possui... tinha lá desde 206 307 golfs ibizas a fiestas e focus.

O carro custava 8800€, mas aceitaram a troca do meu velhinho r5 de 1986 e ficou-me pelos 8000€.

Para já fui sempre bem atendido, quando o vidro electrico deixou de funcionar fui lá à oficina, atenderam-me logo, fui comer o gelado e dar uma volta e já vim com o carro pronto [:cool:]

Back