Vamos desmitificar os consumos dos motores otto!

Mas isso é conjuntural e todos os dados que fazem com assim seja hoje, podem estar completamente alterados dentro de 5 anos, não se devem fazer contas considerando um factor tão voluvel, basta pensarem que há 10 anos não se vendiam metade dos diesel que se vendem hoje e na altura a espectativa em relação aos valores de retoma eram bem inferiores, as coisas mudaram, mas face ás questões sobre as emissões é de todo crível que voltem a mudar outra vez.

Não há nada que indicie que o mercado possa, no curto/médio prazo, voltar a optar pela gasolina ao invés do gasóleo...

Eu não acredito que isso venha a acontecer tão cedo (se é que virá a acontecer).

nisso é que não me convencem![8b]

qualquer diesel até 2500 cc se não estiver na relação certa de caixa não anda nada de jeito tb, tenta carregar em 6ª a 60 por exemplo num Vectra 150 cvs e vê lá se ele responde bem!
Não é questão de responder bem ou não. Só responde melhor que um equivalente Otto. Basta veres os tempos das reprises.

Mas esses exemplos são de carros claramente submotorizados, eles gastavam menos que as versões mais potentes se andassem nas velocidades aconselhadas para os motores, a 90 km/h em AE o bx 1.1 gastava menos que o 1.4 ...

A andar o mesmo, os motores inferiores gastavam mais, porque normalmente tinha que se ir a pressionar mais o acelarador.

Isso das reprises sem ser preciso ir à caixa é muito bonito, mas é nos Diesel já um bocado potentes...
Tentem fazer uma reprise num diesel mais fraco ( que é o que há mais em quantidade nas nossas estradas ) e vão ver se não ficam a meio de uma ultrapassagem....:sh) :sh)

ão são não, já andam por ai muito empates, e as perpectivas são de aparecerem muitos mais, e por outro lados os diesel para se manterem limpinhos vão ficar bem mais carotes... (lá se vai a economia)

nos carros que conduzo e que já conduzi são de facto imbatíveis, e para já isso é que me interessa![;)]

Citação:
Originalmente Colocado por Filipe Dias
nisso é que não me convencem![8b]

qualquer diesel até 2500 cc se não estiver na relação certa de caixa não anda nada de jeito tb, tenta carregar em 6ª a 60 por exemplo num Vectra 150 cvs e vê lá se ele responde bem!

Não é questão de responder bem ou não. Só responde melhor que um equivalente Otto. Basta veres os tempos das reprises.

mas se tenho que mudar de caixa na mesma qual é a diferença?[8b]

eles mudam para 4ª ou 5ª e eu mudo para 3ª...qual é a diferença?:confused:

A andar o mesmo, os motores inferiores gastavam mais, porque normalmente tinha que se ir a pressionar mais o acelarador.

Isso não é linear, a 120 é verdade a 90 não, existe um ponto optimo entre combustivel consumido/velocidade que varia de acordo com vários factores, tendo em conta os exemplos, em que as diferenças de potencia não são assim tão grandes, os menos potentes conseguem circular a velocidades estabilizadas relativamente "simpaticas" gastando menos que os mais potentes ás mesma velocidades, o problema põe-se nas acelerações até estabilizar a velocidade [;)]

Não há nada que indicie que o mercado possa, no curto/médio prazo, voltar a optar pela gasolina ao invés do gasóleo...

Eu não acredito que isso venha a acontecer tão cedo (se é que virá a acontecer).

Até há 1 mês o selo era diferenciado pelo CC e pelo combustivel.
Agora já não é, logo medida justa
Antes de 1 julho: 1.9 TDI -> ~32€ selo
Depois de 1 julho: 1.9TDI -> ~175€ imposto circulação

No futuro proximo basta o estado decidir:
Meus meninos, a partir de agora a carga fiscal sobre os combustiveis é IGUAL.

Não :confused:, vê o meu post a seguir a esse que citaste, o gasoleo subiu o dobro da gasolina desde o inicio do ano ate julho, vêm ai um a nova norma de Europeia de emissões, os tradicionais fabricantes de diesel já têm quase todos planeados, e com data de comercialização, hibridos.

Se daqui a 5 anos VAG, Mercedes, BMW, Porche, tiverem hibridos á venda a cumprirem as normas da altura, e tendo em conta também as evoluções previstas nos impostos sobre emissões, não achas que pode existir um certo risco de que um diesel actual possa não valer assim tanto neste cenário?

No meu caso a diferença era de 7.000 Euros entre a versão a diesel (trazia menos extras) e a versão a gasolina.

A versão a gasolina faz médias de 10.2, a versão a gasóleo médias de 7.8.

Tendo em conta que uso gasolina 98 octanas vou ter um custo a cada 100km de €14.96, com a versão a gasóleo iria ter um custo a cada 100km de €8.55. Isto dá uma diferença de €6.41, uau!

Para atingir o break-even point ia precisar de percorrer 109.200km e só com o dinheiro da diferença entre as versões conseguia percorrer cerca de 46.791km sem grandes problemas.

Ora, mas se uso gasolina Ultimate também devia usar gasóleo Ultimate certo? Entao com gasóleo Ultimate o custo por cada 100km ia ser de €9.11, a diferença passava a €5.85 e o break-even point ia aumentar para os 119658km. Tendo em conta que faço 15.000km por ano ia precisar de cerca de 8 anos para começar a poupar alguma coisa, isto apenas em combustível, porque depois vem a manutenção e o seguro e aumenta ainda mais o tempo até atingir o break-even point.

Poupar por poupar meto o carro a gás, gasto €1600, em 20.000km alcanço o break-even point e fico com um custo de €6.45 a cada 100km, menos €8.51, e continuo com um motor otto bem mais agrável e sempre que quiser andar a gasolina é carregar num botão [;)]

Boas contas e bom raciocinio, embora não veja aí em lado nenhum o valor de retoma [:cool:]

De qualquer forma acho que foi uma opção boa, não a estrages (GPL conheces a minha opinião [;)] )

Não :confused:, vê o meu post a seguir a esse que citaste, o gasoleo subiu o dobro da gasolina desde o inicio do ano ate julho, vêm ai um a nova norma de Europeia de emissões, os tradicionais fabricantes de diesel já têm quase todos planeados, e com data de comercialização, hibridos.

Se daqui a 5 anos VAG, Mercedes, BMW, Porche, tiverem hibridos á venda a cumprirem as normas da altura, e tendo em conta também as evoluções previstas nos impostos sobre emissões, não achas que pode existir um certo risco de que um diesel actual possa não valer assim tanto neste cenário?

Mas as emissões dos diesel são bastante baixas...

Mesmo os híbridos ainda não demonstraram ser tão poupados quanto isso...pelo menos não o suficiente para causar uma "revolução" como aconteceu com os diesel.

É que quando a "dieselmania" começou, as diferenças de consumo para os gasolina eram bastante mais significativas...

Mas as emissões dos diesel são bastante baixas...

Mesmo os híbridos ainda não demonstraram ser tão poupados quanto isso...pelo menos não o suficiente para causar uma "revolução" como aconteceu com os diesel.

É que quando a "dieselmania" começou, as diferenças de consumo para os gasolina eram bastante mais significativas...

as de co2, e as outras?

Lukin;1633711[B said:
]Mas as emissões dos diesel são bastante baixas...[/B]
:confused: :confused: :confused:

Bem só estás a considerar o CO2, mas há muitas mais para além disso e para as anular os diesel tem que montar sistemas muito caros e quanto mais apertada for a norma, mais caros serão...

quanto aos hibridos, estás a pensar nas comparações feitas aqui no forum com os diesel mais ou menos equivalentes [;)] compara com os otto equivalentes e tens reduções na ordem dos 40% a 50% apr:) apr:) apr:)
conforme o tipo de utilização[;)]

alem do que, até aqui só tens 2 hibridos realmente acessíveis e são japoneses com uma estética pouco consensual, quando os modelos europeus chegarem, as pessoas vão começar a fazer as contas com muito menos dificuldade...

O que conta para o pais pagar multas de emissões é o co2.

agora, pois a norma euro 5 a entrar em vigor em 2009, é sobretudo referente aos oxidos de enxofre e oxidos de nitrogenio, e aí não duvides que os diesel ficarão bem mais caros, até mesmo a manutenção dos elementos catalíticos destes, o que já acontece com alguns camiões[;)]

agora, pois a norma euro 5 a entrar em vigor em 2009, é sobretudo referente aos oxidos de enxofre e oxidos de nitrogenio, e aí não duvides que os diesel ficarão bem mais caros, até mesmo a manutenção dos elementos catalíticos destes, o que já acontece com alguns camiões[;)]

É questão de ver isso então...

Mas quer-me parecer que o Euro 5 só vai valorizar ainda mais os dieseis actuais no mercado de usados...visto que assim as pessoas podem continuar a ter um carro poupado e a pagar o imposto actual (que só contempla o CO2)...

Por isso a minha premissa mantém-se: continua a compensar comprar um diesel actualmente. [;)] Em 2009 logo se verá.

Mas quer-me parecer que o Euro 5 só vai valorizar ainda mais os dieseis actuais no mercado de usados...visto que assim as pessoas podem continuar a ter um carro poupado e a pagar o imposto actual (que só contempla o CO2)...

Por isso a minha premissa mantém-se: continua a compensar comprar um diesel actualmente. [;)] Em 2009 logo se verá.

Pois, apenas não podes contar com o valor da retoma garantido, exitem uns quantos factores de incerteza [;)]

não estás a ver o filme todo, pois a norma euro 4 que à pouco entrou em vigor comtempla as particulas o que daqui a 4, 5 anos se vai ver como andam os FAP's[;)]

koluirty, tens PM

Pois, apenas não podes contar com o valor da retoma garantido, exitem uns quantos factores de incerteza [;)]

Mas acho que, sobretudo, serão os diesel novos que irão sofrer a partir de 2009...

Os diesel actuais, creio, continuarão a ter boa procura no mercado de usados.

Obviamente que nada é certo, mas este parece-me ser o cenário mais provável.

Subiu em Portugal, porque nos outros a diferença manteve-se quase na globalidade.
Achas que os fabricantes vão alterar alguma coisa a pensar em Portugal e no preço do diesel?
Por outro lado, vejo mais inovações (e cada vez mais) nos diesel do que nos otto. Não é que elas não estejam a aparecer nos motores a gasolina, mas qualquer coisa nova nestes motores parece muito comparada com o marasmo que se assistiu durante anos relativamente a estes motores.

Back