Dúvidas sobre o cristianismo

Os feriados religiosos existem para serem celebrados por quem segue uma religião como modo de exprimir a sua fé portanto quem não quer ter religião, como eu, pode e deve gozar desse privilegio sem se sentir culpado, o que deve é respeitar quem é religioso. Trata-se pois de uma questão de tolerância mutua.

Aqui atrasado estive no Egipto onde a religião principal é a muçulmana, ali não há quase tolerância nenhuma para os "infiéis" e para os ateus. Como tal, o cristianismo, apesar dos seus defeitos, ainda é uma religião tolerante e flexível. Tempos houve que não era mas tem a espectacular capacidade de se adaptar aos tempos mesmo que não pareça.

Para não cair em off-topic so posso defender uma sociedade onde reine o livre arbítrio e cada um faz as suas escolhas sem ser alvo de perseguições ou descriminação. Pessoalmente considero as instituições religiosas como um dos grandes problemas para o desenvolvimento e expansão da consciência da humanidade mas isso é uma opiniao pessoal que obviamente nem todos precisam de concordar.
Concordo em absoluto![;)]
 
Quais são esses factores?[;)]

Em baixo tens a transcriçao do texto retirado da Biblia (enfase no que está a negrito), de acordo com varias fontes historicas (se kiserem eu pesquiso quais), os pastores apenas pernoitavam no campo durante a primavera (não tenho a certeza se no verão tb) e segundo o texto os pastores estavam no campo durante a noite

Outra possivel é que logisticamente era mais facil realizar um censo durante a primavera do que durante o inverno

Biblia said:
Luk 2:1Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo fosse recenseado.
Luk 2:2 Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirínio era governador da Síria.
Luk 2:3 E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
Luk 2:4 Subiu também José, da Galiléia, da cidade de Nazaré, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi,
Luk 2:5 a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
Luk 2:6 Enquanto estavam ali, chegou o tempo em que ela havia de dar à luz,
Luk 2:7 e teve a seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
Luk 2:8 Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho.
Luk 2:9 E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor os cercou de resplendor; pelo que se encheram de grande temor.
Luk 2:10 O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo:
Luk 2:11 É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
Luk 2:12 E isto vos será por sinal: Achareis um menino envolto em faixas, e deitado em uma manjedoura.
Luk 2:13 Então, de repente, apareceu junto ao anjo grande multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo:
Luk 2:14 Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade.
Luk 2:15 E logo que os anjos se retiraram deles para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos já até Belém, e vejamos isso que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer.
Luk 2:16 Foram, pois, a toda a pressa, e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura;
Luk 2:17 e, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita;
Luk 2:18 e todos os que a ouviram se admiravam do que os pastores lhes diziam.
Luk 2:19 Maria, porém, guardava todas estas coisas, meditando-as em seu coração.
Luk 2:20 E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora dito.
Luk 2:21 Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.
Luk 2:22 Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor
Luk 2:23 (conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor),
Luk 2:24 e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos.
Luk 2:25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.
Luk 2:26 E lhe fora revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.
Luk 2:27 Assim pelo Espírito foi ao templo; e quando os pais trouxeram o menino Jesus, para fazerem por ele segundo o costume da lei,
Luk 2:28 Simeão o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse:
Luk 2:29 Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra;
Luk 2:30 pois os meus olhos já viram a tua salvação,
Luk 2:31 a qual tu preparaste ante a face de todos os povos;
Luk 2:32 luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo Israel.
Luk 2:33 Enquanto isso, seu pai e sua mãe se admiravam das coisas que deles se diziam.
Luk 2:34 E Simeão os abençoou, e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este é posto para queda e para levantamento de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição,
Luk 2:35 sim, e uma espada traspassará a tua própria alma, para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.
Luk 2:36 Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era já avançada em idade, tendo vivido com o marido sete anos desde a sua virgindade;
Luk 2:37 e era viúva, de quase oitenta e quatro anos. Não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações.
Luk 2:38 Chegando ela na mesma hora, deu graças a Deus, e falou a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.
Luk 2:39 Assim que cumpriram tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para sua cidade de Nazaré.
Luk 2:40 E o menino ia crescendo e fortalecendo-se, ficando cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.
Luk 2:41 Ora, seus pais iam todos os anos a Jerusalém, à festa da páscoa.
Luk 2:42 Quando Jesus completou doze anos, subiram eles segundo o costume da festa;
Luk 2:43 e, terminados aqueles dias, ao regressarem, ficou o menino Jesus em Jerusalém sem o saberem seus pais;
Luk 2:44 julgando, porém, que estivesse entre os companheiros de viagem, andaram caminho de um dia, e o procuravam entre os parentes e conhecidos;
Luk 2:45 e não o achando, voltaram a Jerusalém em busca dele.
Luk 2:46 E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
Luk 2:47 E todos os que o ouviam se admiravam da sua inteligência e das suas respostas.
Luk 2:48 Quando o viram, ficaram maravilhados, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que procedeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
Luk 2:49 Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?
Luk 2:50 Eles, porém, não entenderam as palavras que lhes dissera.
Luk 2:51 Então, descendo com eles, foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava todas estas coisas em seu coração.
Luk 2:52 E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens.


Pus uma tanscrição mais completa para quem gostar de ler!
 
Em baixo tens a transcriçao do texto retirado da Biblia (enfase no que está a negrito), de acordo com varias fontes historicas (se kiserem eu pesquiso quais), os pastores apenas pernoitavam no campo durante a primavera (não tenho a certeza se no verão tb) e segundo o texto os pastores estavam no campo durante a noite

Outra possivel é que logisticamente era mais facil realizar um censo durante a primavera do que durante o inverno




Pus uma tanscrição mais completa para quem gostar de ler!

Grosso modo confirma-se aquilo que foi dito anteriormente por outros colegas do fórum.

A religião cristã absorveu um sem numero de tradições da Europa pagã, das tradições celtas, do druidismo e de muitos outros cultos panteístas.

O Solstício de Inverno ocorre entre 21 e 22 de Dezembro e "coincide" com o Natal pois a partir dessa data o sol começa a "vencer" as "trevas" e os dias são cada vez maiores, já por volta da Primavera temos o Equinócio de Primavera a ocorrer em Março e a "coincidir" com a celebração da Pascoa, que anuncia a Vida a superar a Morte, o renascimento após os rigores do Inverno. As plantas e as flores desabrocham e as arvores começam a ter folhas e a dar frutos, os animais procriam e tem crias etc etc... a vida renova-se! [;)]

Outra questão são as "transferências" das pré-religiões da Mesopotâmia e do Egipto do tempo dos faraós, das civilizações pré-helénicas e helénicas e do Império de Roma.

O Imperador articulou de modo genial os deuses romanos com as personagens do culto cristão agnóstico dos primeiros três séculos da nossa era e fundiu-os numa religião híbrida onde temos, por exemplo, Júpiter a ser substituido por Pedro e Vénus por a Virgem Maria (culto Mariano ao feminino) que por sua vez era representada nos cultos egípcios por a deusa Isis etc... pesquisem as pré-religiões e a mitologia.

Mais tarde o Imperador passou a ser o chefe da nova igreja e foi mais tarde ao longo dos séculos e durante a queda do império romano sendo substituido por o Papa, o Bispo de Roma.

O controle de uma esmagadora parte da população europeia foi quase total, havendo limpezas étnicas, genocídio e guerras em nome de Deus. Com o advento das descobertas os poderosos Jesuítas controlaram o Novo Mundo convertendo povos ao cristianismo.

Assim temos três grandes cabeças a controlarem a maior parte dos cultos religiosos a nível planetário. São três cabeças que tem origem em Abraão e que estão de acordo quanto a Moisés, ao diluvio, e que são monoteístas diferenciando-se dos cultos asiáticos nomeadamente do Budismo e Hinduísmo. São elas o Cristianismo, Islamismo e Judaísmo e todas as suas variantes.

Vejam o filme Zeitgeist que mesmo tendo erros factuais e opiniões subjectivas e um bom "eye opener" para se compreenderem as relações entre astrologia e a questão das transferências, Nova Era etc...

http://stage6.divx.com/Outlaw-News/video/1480171/ZEITGEIST,-The-Movie
 
Last edited:
Há quem leve demasiado a sério a religião. Eu entendo que antigamente, num mundo com poucas regras e leis, fosse importante instaurar uma religião que impusesse um grande número de regras.

Agora acho que se torna óbvio que existem sempre "erros" em todas as religiões pelo simples facto que algumas regras não serem racionais... e só é óbvio que para uma religião vencer tem que se adaptar à evolução do homem ou seja, tem que se tornar cada vez mais racional.

Tudo bem que a Biblia tem grandes lições de moral e sem dúvida que se alguém seguir a Biblia ao longo da sua vida terá a moral necessária para respeitar os outros e ser respeitado, mas a verdade é que até na Biblia existem contradições.

E sim, o cristianismo tem base noutras religiões e cultos. Tanto é que me lembro de ouvir que o dia de Natal corresponde ao dia do nascimento do Mitra que pertencia a outro culto romano nos primeiros séculos.
 
Há quem leve demasiado a sério a religião. Eu entendo que antigamente, num mundo com poucas regras e leis, fosse importante instaurar uma religião que impusesse um grande número de regras.

Agora acho que se torna óbvio que existem sempre "erros" em todas as religiões pelo simples facto que algumas regras não serem racionais... e só é óbvio que para uma religião vencer tem que se adaptar à evolução do homem ou seja, tem que se tornar cada vez mais racional.

Tudo bem que a Biblia tem grandes lições de moral e sem dúvida que se alguém seguir a Biblia ao longo da sua vida terá a moral necessária para respeitar os outros e ser respeitado, mas a verdade é que até na Biblia existem contradições.

E sim, o cristianismo tem base noutras religiões e cultos. Tanto é que me lembro de ouvir que o dia de Natal corresponde ao dia do nascimento do Mitra que pertencia a outro culto romano nos primeiros séculos.

Exactamente! Aqui esta uma fonte, com origem num dos aparente inimigos da Igreja, sobre esse assunto:

http://www.freemasons-freemasonry.com/19carvalho.html

III – O Cristianismo Triunfante
O fim do mitraísmo coincide com o seu zênite no século III d.C. e vem acompanhado da entronização do cristianismo como religião do Império Romano. Como vimos, o mitraísmo sofria o passivo de praticar uma liturgia elitista em pequenas sociedades secretas na qual as mulheres eram excluídas. Não se propunha ser uma reli-gião de massa, aberto a todos, como o cristianismo. Era uma religião otimista e Mitra teve o grande defeito de não ter morrido para salvar o mundo.




Como os persas eram inimigos hereditários do Império Romano, os cristãos fizeram de tudo para ligar o mitraísmo a uma religião “inimiga”, persa por excelência, pois os romanos não deveriam adorar um deus importado do adversário. Apesar de tudo parece que Constantino manifestou uma certa simpatia pelo mitraísmo, principalmente na sua versão de “Sol invictus”. Quando este primeiro imperador cristão colocou todas as religiões pagãs na clandestinidade, poupou os mitraístas pois estes possuíam muita influência junto aos militares que eram o cimento do Império. O ‘punctus saliens’ no qual os cristãos atacavam os mitraístas era a sua propensão aos sacrifício animais. Quando estes sacrifícios foram interditados, bloqueou-se um dos fundamentos vitais do culto mitraíco.


O combate mortal entre o cristianismo e o Mitra pagão pode ser lido nos escritos de Tertuliano (160-220 d.C.) ao afirmar que esta religião utilizava indevidamente o batismo e a consagração do pão e do vinho. Dizia, ainda, que o mitraísmo era inspirado pelo diabo que desejava zombar sobre os sacramentos cristãos com o intuito de levá-los para o inferno. Não obstante, o mitraísmo sobreviveu até o século Vº em remotas regiões dos Alpes entre as tribos dos Anauni e conseguiu sobreviver no Oriente Próximo até os dias de hoje.



No curto reinado do imperador Juliano, sobrinho de Constantino, Gibbon afirma que se assistiu a um retorno temporário ao mitraísmo, tendo este Imperador se reconhecido até mesmo como adepto e chegando a construir um Mithraeum nos calabouços de seu palácio em Constantinopla. Seguiu-se um período de tolerância quando, sob o reinado de Teodósio (375-395), o cristianismo tornou-se religião de Estado e o paganismo foi definitivamente interditado. O mitraísmo sobreviveu em Roma até 394 sendo que a Basílica de São Pedro foi construída sobre o local do último culto mitraíco: o Phrygianum. A partir daí, o cristianismo construiu, boa parte de seus templos, acima de cavernas que continham Mithrae, seja em Roma seja nas províncias do Império. A catedral de Canterbury e a de São Paulo em Londres, o mosteiro do Monte Saint-Michel e algumas catedrais em Paris estão construídas sobre antigos Mithrae em ruínas.


Os pontos comuns entre o cristianismo e o mitraísmo são inúmeros. O nascimento de Cristo é anunciado por uma estrela assim como o de Mitridate Eupator. Ambos são nascidos de uma Virgem Imaculada que toma o nome de Mãe de Deus. A caverna, a gruta são os locais de nascimentos tanto de Cristo quanto de Mitra. A presença de pastores e de seu rebanho também estão presentes em ambos os nascimentos. A gruta de Belém é prenhe de luz e Mitra é um deus solar. Além do mais, o ouro, símbolo do Sol, tem uma importância crucial na liturgia cristã. Deus é Amor mas também Luz. O nascimento dos dois deuses foi a 25 de dezembro, solstício de Verão no Hemisfério Norte. Sabe-se que Cristo não teria nascido no dia 25 e que, somente com o fim do mitraísmo, a Igreja Cristã, “cristianizou” o dia como a festa do Natal. Tanto Cristo como Mitra eram castos e celibatários. Todas as duas religiões são fundadas sobre um sacrifício salvador do Mundo, mas com a morte de Cristo, o cristianismo tira a sua vantagem e sua superioridade. A morte do Touro encontra um símile na luta de São Jorge com o dragão. A vontade de neutralizar as potências do mal, a guerra entre as duas potências e a vitória do Bem. A consagração do pão e do vinho estão presentes entre os cristãos e os iniciados de Mitra. No grau de Soldado (Miles), o iniciado é marcado com uma cruz de ferro em brasa sobre a fronte. A imortalidade da alma e a ressurreição final. As igrejas antigas possuem criptas subterrâneas que evocam os templos mitraícos. A fraternidade e o espírito democrático das primeiras comunidades cristãs se assemelham muito ao mitraísmo. A fonte jorrando da rocha, a utilização de sinos, os livros e as velas, a água santa e a comunhão, a santificação do Domingo (fora da tradição judaica do Sábado), a insistência numa conduta moral, o sacrifício ritual, a angeologia, a teologia da luz, dualidade deus-diabo, o fim do mundo e o apocalipse são também comuns em ambas as religiões.


Outro símile interessante seria entre Mitra e Papai Noel. Vestimentas vermelhas e barrete frígio são comuns a ambos como também as velas incrustadas em árvores (de Natal) nas cerimônias natalinas.

IV – Sobrevivência Mitraíca e sua Influência na Maçonaria

Encontram-se traços mitraícos nas diversas gnoses e principalmente nas heresias dualistas cristãs. O esoterismo do gnosticismo cristão foi muito influenciado pelas religiões egípcias e iranianas. Os segredos, revelados aos “Perfeitos”, referiam-se aos mistérios da ascensão e descida de Cristo através dos Sete Céus habitados pelos anjos. Autores modernos chegam a afirmar que o gnosticismo é um fenômeno pré-cristão de origem iraniana que poluiu o cristianismo nascente. A influência dos cultos iranianos e especificamente mitraícos sobre a gnose de Mani são insofismáveis. Desde o século III d. C., o segredo mitraíco força as portas da barca de São Pedro. A pressão deste dualismo maniqueísta percorre toda a Idade Média. O bogomilismo da Europa Oriental inicia a sua trajetória a partir do século X colocando Satã no lugar de Deus, infligindo um poder considerável sobre as heresias Cátaras e Albigenses no alvorecer do século XII na Europa Ocidental. Estas heresias gnósticas cristãs professavam a asserção de que Deus não teria criado o Mundo, estando este sob o domínio de Satã – assimilado ao demiurgo Yahvista. O verdadeiro Deus estaria tão distante da Terra onde se dão estes embates entre o Bem e o Mal. Apesar disto teria enviado Cristo para salvar os homens ao mostrar-lhes o método da libertação.
Outra difusão de um mitraísmo mitigado estaria entre os Cavaleiros do Templo, pois estes sofreram a influência dos maniqueus. No culto a Baphomet, também conhecido como o filho de Mitra, havia um ícone representado por um Touro ornado com uma chama entre seus cornos...
O culto de Mitra enquanto sociedade iniciática tem certas semelhanças com a maçonaria propriamente dita. A fraternidade entre os membros, a exigência de uma conduta moral, a vontade de defender, de maneira ativa e não contemplativa, o bem e a virtude são, ao mesmo tempo, padrões maçônicos e mitraícos. A defesa da ordem política e social, o culto exclusivamente masculino são também pontos comuns. Ritualisticamente encontram-se os seguintes traços: a mania pelo número 7, a existência de graus iniciáticos, as velas, os altares, a Luz, as palavras de passe, etc. O templo maçônico pode ser visto como uma gruta mitraíca ou se não se quiser ir muito longe o símile poderá ser feito com a câmara de reflexões; o teto estrelado do templo tem profunda semelhança com os mitraícos. Os templários, a tradição judaica e cristã foram os grandes transmissores de símbolos mitraícos. Os dois São Joães - de Inverno e de Verão - tem profunda vinculação com os dois pastores da tauroctonia. O sacrifício ritual fundador de Hiram está muito próximo do sacrifício ritual do Touro. O corvo no acampamento militar, encontrado nos altos graus do escocesismo, é uma prova cabal da influência mitraíca.
Outro símile estaria no mais baixo grau de iniciação – o grau de Corvo (Corax) – simbolizava a morte do novo membro, o qual deveria renascer como um novo homem. Isto representava a fim de sua vida como um não-crente (ou descrente) e cancelava pretéritas alianças de outras crenças inaceitáveis. Curioso salientar que o título de Corax (Corvo) originou-se com o costume zoroástrico de expor os mortos em elevações funerárias para ser comido pelas aves de rapina. Este costume continua, até os dias de hoje, sendo praticado pelos Parsis da Índia, descendentes dos persas seguidores de Zaratustra.
O simbolismo sexual, encontrado em diversos rituais maçônicos, poder ter um paralelo com o touro, pois este era uma óbvia representação da masculinidade pela natureza de seu tamanho, de sua força e de seu vigor sexual. Ao mesmo tempo, o touro simbolizava as forças lunares em virtude de seus cornos e as forças telúricas em virtude de ter as quatro patas assentadas no solo. O sacrifício do touro simboliza a penetração do princípio feminino pelo masculino, a vitória da natureza espiritual sobre a animalidade, tendo um paralelo com as imagens simbólicas de Marduk destruindo Tiamat, Gilgamesh aniquilando Huwawa (grafia de Eliade), São Miguel dominando Satã, São Jorge vencendo o dragão, o Centurião lancetando Cristo e, por que não nos referirmos a um ícone moderno: Sigourney Weaver lutando contra o Alien?
Finalmente, o mitraísmo era, concomitantemente, um culto dos mistérios e uma sociedade secreta. Tal como os ritos de Deméter, Orfeu e Dionísio, os rituais mitraícos admitiam candidatos em cerimônias secretas cujo significado era do conhecimento somente do iniciando. Como todos os outros ritos de iniciação institucionalizados do passado e do presente, este culto dos mistérios permitia aos iniciados ser controlado e posto sob o comando de seus líderes. Ao ser iniciado, o neófito tinha que provar sua coragem e devoção nadando através de rio caudaloso, escalando um rochedo íngreme ou pulando através das chamas com suas mãos atadas e os olhos vendados. Ao iniciado era também ensinado o segredo das palavras de passe mitraícas que eram usadas para identificação mútua como também era auto-repetida freqüentemente como um mantra pessoal.
 
Last edited:
Grosso modo confirma-se aquilo que foi dito anteriormente por outros colegas do fórum.

A religião cristã absorveu um sem numero de tradições da Europa pagã, das tradições celtas, do druidismo e de muitos outros cultos panteístas.

O Solstício de Inverno ocorre entre 21 e 22 de Dezembro e "coincide" com o Natal pois a partir dessa data o sol começa a "vencer" as "trevas" e os dias são cada vez maiores, já por volta da Primavera temos o Equinócio de Primavera a ocorrer em Março e a "coincidir" com a celebração da Pascoa, que anuncia a Vida a superar a Morte, o renascimento após os rigores do Inverno. As plantas e as flores desabrocham e as arvores começam a ter folhas e a dar frutos, os animais procriam e tem crias etc etc... a vida renova-se! [;)]

Outra questão são as "transferências" das pré-religiões da Mesopotâmia e do Egipto do tempo dos faraós, das civilizações pré-helénicas e helénicas e do Império de Roma.

O Imperador articulou de modo genial os deuses romanos com as personagens do culto cristão agnóstico dos primeiros três séculos da nossa era e fundiu-os numa religião híbrida onde temos, por exemplo, Júpiter a ser substituido por Pedro e Vénus por a Virgem Maria (culto Mariano ao feminino) que por sua vez era representada nos cultos egípcios por a deusa Isis etc... pesquisem as pré-religiões e a mitologia.

Mais tarde o Imperador passou a ser o chefe da nova igreja e foi mais tarde ao longo dos séculos e durante a queda do império romano sendo substituido por o Papa, o Bispo de Roma.

O controle de uma esmagadora parte da população europeia foi quase total, havendo limpezas étnicas, genocídio e guerras em nome de Deus. Com o advento das descobertas os poderosos Jesuítas controlaram o Novo Mundo convertendo povos ao cristianismo.

Assim temos três grandes cabeças a controlarem a maior parte dos cultos religiosos a nível planetário. São três cabeças que tem origem em Abraão e que estão de acordo quanto a Moisés, ao diluvio, e que são monoteístas diferenciando-se dos cultos asiáticos nomeadamente do Budismo e Hinduísmo. São elas o Cristianismo, Islamismo e Judaísmo e todas as suas variantes.

Vejam o filme Zeitgeist que mesmo tendo erros factuais e opiniões subjectivas e um bom "eye opener" para se compreenderem as relações entre astrologia e a questão das transferências, Nova Era etc...

http://stage6.divx.com/Outlaw-News/video/1480171/ZEITGEIST,-The-Movie

Não estou de acordo contigo em relação à data da pascoa estar baseada com factores meteorológicos, sim talvez seja uma grande coincidencia ter calhado num periodo de mudança de temperaturas (equinocio), a pascoa judaica está relacionada com o exodo do egipto que está bem documentada tanto na biblia, como em outras fontes historicas da altura, a pascoa cristã tb acho que está bem fundamentada em diversas fontes (religiosas e não-religiosas)

Mais uma vez peço que não metam tudo no mesmo saco, quando te referes à igreja que absorveu essas tradições todas, referes-te à igreja catolica, existem diversas religiões cristãs "protestantes", que não implementam culto mariano e idolatria.

Parabéns pelo resto do texto que considero muito bem redigido!apr:)
 
Last edited:
Há quem leve demasiado a sério a religião. Eu entendo que antigamente, num mundo com poucas regras e leis, fosse importante instaurar uma religião que impusesse um grande número de regras.

Agora acho que se torna óbvio que existem sempre "erros" em todas as religiões pelo simples facto que algumas regras não serem racionais... e só é óbvio que para uma religião vencer tem que se adaptar à evolução do homem ou seja, tem que se tornar cada vez mais racional.

Tudo bem que a Biblia tem grandes lições de moral e sem dúvida que se alguém seguir a Biblia ao longo da sua vida terá a moral necessária para respeitar os outros e ser respeitado, mas a verdade é que até na Biblia existem contradições.

E sim, o cristianismo tem base noutras religiões e cultos. Tanto é que me lembro de ouvir que o dia de Natal corresponde ao dia do nascimento do Mitra que pertencia a outro culto romano nos primeiros séculos.

Zinde, não mandes "bitaites" sem os fundamentares peço-te que nos mostres as contradições a que te referes[:cool:] [:cool:] senão ficamos sem saber....
 
Não estou de acordo contigo em relação à data da pascoa estar baseada com factores meteorológicos, sim talvez seja uma grande coincidencia ter calhado num periodo de mudança de temperaturas (equinocio), a pascoa judaica está relacionada com o exodo do egipto que está bem documentada tanto na biblia, como em outras fontes historicas da altura, a pascoa cristã tb acho que está bem fundamentada em diversas fontes (religiosas e não-religiosas)

Mais uma vez peço que não metam tudo no mesmo saco, quando te referes à igreja que absorveu essas tradições todas, referes-te à igreja catolica, existem diversas religiões cristãs "protestantes", que não implementam culto mariano e idolatria.

Parabéns pelo resto do texto que considero muito bem redigido!apr:)


Obrigado. Não quis, deliberadamente, mencionar a Igreja Católica Apostólica Romana por uma questão de respeito para com os crentes da mesma que participam neste espaço. Os grandes cismas que deram origem a outras variantes são outros quinhentos e também muito interessantes de compreender principalmente quando abordados sob o ponto de vista dos Rosa Cruzes e Martinho Lutero.

P.S. Os factores que mencionei são de ordem astrológica e baseados no zodiaco com as suas 12 constelações e o sol que coincidem com o numero dos apóstolos e com a luz da luz que é Jesus.

Outros cultos basearam-se na era a que pertenceram sendo a anterior a Peixes a "Era da constelação de Touro" que levou a que se adorassem bovinos, entre os quais Moloch ou Molech ao qual se sacrificavam os primogénitos (onde se viu isto) e que foi combatida por Jesus e seus seguidores e tambem o culto a vacas sagradas da cultura asiatica.

A seguir veio a Era de Peixes (cristianismo) e agora começa a sentir-se a "Era de Aquário" ou New Age (Nova Era) onde se espera uma revolução nas mentalidades e na consciência global. E isso não se tem vindo a sentir? A era muda e as antigas tradições parecem já não fazer sentido nem serem aceites.

O mesmo aconteceu há dois mil anos com um homem que destruiu o "sistema".

Na bíblia:

Lucas, 22.10: "quando entrarem na cidade, virá um homem ter convosco, carregando uma bilha de água. Sigam-no para a casa onde entrar"
 
Last edited:
Em relação ao teu outro post Jorge Correia, se investigares o cristianismo BIBLICO, verás que muitas dessas afirmações já não se aplicam.

Em relação ao nascimento virginal:
da biblia said:
da biblia said:
Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.

se me puderes dizer a data da fundação desta religião (Mitraismo) mas te digo que este texto foi escrito entre 740 A.C. e 681 A.C. e em outros textos biblicos mais antigos tambem se pudera subentender o nascimento virginal. mas nestes já não haverá tanta credibilidade pois só se pode dar essa interpretação depois do evento ter acontecido!

Saudaçoes!
 
Last edited:
Obrigado. Não quis, deliberadamente, mencionar a Igreja Católica Apostólica Romana para não entrar em conflito com os crentes da mesma que participam neste espaço. Os grandes cismas que deram origem a outras variantes são outros quinhentos e também muito interessantes de compreender principalmente quando abordados sob o ponto de vista dos Rosa Cruzes e Martinho Lutero.


As cismas já davam pra fazer mais dois topicos no minimo! ;)
 
essa cena do nascimento virginal nao vos parece mas é uma granda tanga para esconder uma escapadinha?!?!?

é que depois do parto já nao há virgindade que aguente.... portanto é impossível de demonstrar

[:)]
 
essa cena do nascimento virginal nao vos parece mas é uma granda tanga para esconder uma escapadinha?!?!?

é que depois do parto já nao há virgindade que aguente.... portanto é impossível de demonstrar

[:)]

Olha que há quem fale em abduções extraterrestres para explicar esses anjos e as gravidezes sem cópula. [:D] Nunca se sabe!
 
Zinde, não mandes "bitaites" sem os fundamentares peço-te que nos mostres as contradições a que te referes[:cool:] [:cool:] senão ficamos sem saber....

Basta procurar por "biblical contradictions". Eu não conheço a Biblia toda, mas sei que essas contradições existem. E depois também existem passagens que não transmitem mensagem alguma e as pessoas teimam em as interpretar da maneira que lhes dá mais jeito.

Não são bitaites não fundamentados... penso que qualquer pessoa racional encontra essas contradições. Mas isto é só por dizer que a Biblia não exprime tudo na perfeição e não dá resposta a tudo. Apesar disso tem grandes histórias de moral e serviu sem dúvida para acalmar os animos na terra e instruir o homem. Foi uma injecção de boas maneiras vá lá...
 
[...]

Aqui atrasado estive no Egipto onde a religião principal é a muçulmana, ali não há quase tolerância nenhuma para os "infiéis" e para os ateus. Como tal, o cristianismo, apesar dos seus defeitos, ainda é uma religião tolerante e flexível. Tempos houve que não era mas tem a espectacular capacidade de se adaptar aos tempos mesmo que não pareça.

[...]

Então não deves conhecer algumas religiões cristãs não católicas, como os adventistas do 7º dia, que de tolerantes e flexíveis não têm nada... mas ao contrário do que acontece na religião islâmica, exercem o poder e a persuasão nos fiéis de tal forma dissimulada que parecem carneirinhos a seguir a doutrina que lhes é incutida... que seita...
 
Então não deves conhecer algumas religiões cristãs não católicas, como os adventistas do 7º dia, que de tolerantes e flexíveis não têm nada... mas ao contrário do que acontece na religião islâmica, exercem o poder e a persuasão nos fiéis de tal forma dissimulada que parecem carneirinhos a seguir a doutrina que lhes é incutida... que seita...

Concordo. Mas os Adventistas, os Mormons, a I.U.R.D. são uma seita e não uma religião.
 
Basta procurar por "biblical contradictions". Eu não conheço a Biblia toda, mas sei que essas contradições existem. E depois também existem passagens que não transmitem mensagem alguma e as pessoas teimam em as interpretar da maneira que lhes dá mais jeito.

Não são bitaites não fundamentados... penso que qualquer pessoa racional encontra essas contradições. Mas isto é só por dizer que a Biblia não exprime tudo na perfeição e não dá resposta a tudo. Apesar disso tem grandes histórias de moral e serviu sem dúvida para acalmar os animos na terra e instruir o homem. Foi uma injecção de boas maneiras vá lá...

Mas se tu colocares aqui alguns talvez possamos ter uma discussão saudavel acerca deles....eu considero-me uma pessoa racional, e que gosto de pensar com a minha cabeça e não gosto que pensem e tomem decisões por mim....e sinceramente ainda estou para descobrir uma contradição na biblia....

Caro jorge Correia, se puderes desenvolver aquele tema do zodiaco, fiquei sem entender, e tambem não entendi o versiculo biblico escolhido!

Saudações!
 
Back
Top