Tópico da Electronica: DIY : um hobbie

agora recusa-se a desligar ehehe mas tenho quase a certeza que nao faz o barulho, a imagem é q está muito vermelha..
Tem muitos anos a TV? E uso?

Pode o tubo estar com excesso de consumo e necessitar de uma regeneração...

( estive a fazer uma á duas semanas a uma Grundig ja com uns bons 10 anitos )

( felizmente correu bem, alguns tubo não gostam e morrem de vez... )

Tem muitos anos a TV? E uso?

Pode o tubo estar com excesso de consumo e necessitar de uma regeneração...

( estive a fazer uma á duas semanas a uma Grundig ja com uns bons 10 anitos )

( felizmente correu bem, alguns tubo não gostam e morrem de vez... )

no tubo tem um tocolante de 1997, como se faz essa regeneração? [:p]

Bem, estudo eng.ª electrónica industrial e computadores... além de ser uma área que gosto bastante, posso dizer que é um curso complicado qb...

Estou á disposição para ajudar no que puder... e claro ser ajudado... [;)]

Eu sempre gostei do tema, mas nunca cheguei a fazer nada. Fica para qualquer dia quando tiver mais tempo.

Mas gostava de saber por onde pode, um completo ignorante na matéria, começar a aprender. Livros, revistas, exemplos práticos, internet... Por onde se pode começar de uma forma mais certa e estimulante?

a imagem deixou de desligar, e as cores como se afinam?

Não é uma questão de afinação. Provavelmente o vermelho tá saturado devido a avaria no transístor que controla o cátodo do vermelho, ou então falta é outra cor (tipo verde ou azul) e o vermelho sobressai mais.

Um conselho: televisores e microondas, se não sabem o que estão a fazer, não mexam. Ainda que desligados da tomada podem ser letais.

Não é uma questão de afinação. Provavelmente o vermelho tá saturado devido a avaria no transístor que controla o cátodo do vermelho, ou então falta é outra cor (tipo verde ou azul) e o vermelho sobressai mais.

Um conselho: televisores e microondas, se não sabem o que estão a fazer, não mexam. Ainda que desligados da tomada podem ser letais.

Exactamente... estes aparelhos trabalham com tensões extremamente elevadas... por exemplo, uma tv pode ter no seu interior diferencias de potencial na ordem dos 30.000v...

Eu sempre gostei do tema, mas nunca cheguei a fazer nada. Fica para qualquer dia quando tiver mais tempo.

Mas gostava de saber por onde pode, um completo ignorante na matéria, começar a aprender. Livros, revistas, exemplos práticos, internet... Por onde se pode começar de uma forma mais certa e estimulante?

Podes começar com pequenos livros e tutoriais, existem bastantes na net...

Se fores mais ambicioso e quiseres gastar uns euros, podes assinar a elektor... esta revista tem uns projectos bem interessantes!

potenciometros n tem

potenciometros n tem

attachment.php

Anexos

• pcb.JPG
    pcb.JPG
    39KB · Visualizações: 0
Voltar
Superior