Garantia de 2 Anos Insuficiente?

Podes sempres fazer uma extensão da garantia. É uma questão de dinheiro.
Uma questão de dinheiro. Tb é verdade!

Uma coisa de 5€ tem por lei 2 anos de garantia e a mesma coisa de uma marca premium que custa 30e tb só tem 2 anos. Será que ao pagarmos 30€ pela marca premium não estariamos já a pagar o suficiente para uma garantia melhor?

Uma questão de dinheiro. Tb é verdade!

Uma coisa de 5€ tem por lei 2 anos de garantia e a mesma coisa de uma marca premium que custa 30e tb só tem 2 anos. Será que ao pagarmos 30€ pela marca premium não estariamos já a pagar o suficiente para uma garantia melhor?

Percebo o teu ponto de vista.

Mas fazendo o paralelismo com os automóveis:

O artigo "premium", a custar um preço mais elevado, em princípio trás um design mais bonito, uma qualidade de construção melhor, mais umas quantas funcionalidades, uma qualidade melhor do funcionamento, eventualmente "status" (lol!) etc... O preço mais elevado pode trazer mais garantia, mas n é obrigatório.

A marca X dá 4 anos de garantia de base.

Na verdade, e apesar de estar incluída no preço base, de facto estás a pagar a garantia extra da marca X, já que se se reduzisse a garantia p/ os dois anos legais o preço do produto X viria, em princípio, mais baixo.

No caso de um TV de 2000€, por exemplo, não sei se é possível contratar uma garantia junto de uma seguradora como nos automóveis, mas n me admirava nada!

Last edited:
Nos EUA é frequente quando se compra uma coisa , podermos com facilidade escolher o tempo de garantia ... 6 meses / 1 ano / 2 anos etc...

Cada um com o seu valor.

Nos EUA é frequente quando se compra uma coisa , podermos com facilidade escolher o tempo de garantia ... 6 meses / 1 ano / 2 anos etc...

Cada um com o seu valor.

Exacto, era o que eu ia dizer, bastante melhor, por mim na maioria das coisas escolhia 6meses(chega para detectar um problema mais cronico)... não sei que coisas que vocês compram que avariam nas garantias mas nisso tenho tido sorte.

A garantia serve fundamentalmente para salvaguardar os utilizadores dos defeitos de fabrico, defeitos esses que se revelam quase todos no 1º ano.

Dois anos de garantia já dá para testar e comprovar bem os aparelhos. Mais que isso é andar a pagar uma possível futura manutenção.

2 anos de garantia já é bom, claro que se fossem mais melhor.
E seguindo o teu raciocinio de a garantia ser em função do valor, não sei até que ponto isso poderia ser aplicado. Pois se compro um objecto quaquer por 10€, tenho o mesmo direito de exigir que dure tanto como um outro de 30€, ou não?! (A maior parte até são fabricados no mesmo sitio... made in China).
E a garantia funciona um pouco de acordo com a politica do fabricante, e em alguns casos sei que é vitalicia.

2 anos de garantia já é bom, claro que se fossem mais melhor.
E seguindo o teu raciocinio de a garantia ser em função do valor, não sei até que ponto isso poderia ser aplicado. Pois se compro um objecto quaquer por 10€, tenho o mesmo direito de exigir que dure tanto como um outro de 30€, ou não?! (A maior parte até são fabricados no mesmo sitio... made in China).
E a garantia funciona um pouco de acordo com a politica do fabricante, e em alguns casos sei que é vitalicia.

E dura teoricamente o mesmo, a garantia mais alargada na Europa é uma das desculpas de muitas empresas para os preços mais elevados na Europa que nos USA( afinal as próprias empresas é que depois têm de pagar as reparações entre os 6meses~2anos, enquanto nos USA por regra é só nos primeiros 6meses, e isso reflecte no preço que pagamos).

Exacto, era o que eu ia dizer, bastante melhor, por mim na maioria das coisas escolhia 6meses(chega para detectar um problema mais cronico)... não sei que coisas que vocês compram que avariam nas garantias mas nisso tenho tido sorte.
Eu por acaso até tenho tido sorte, só avareei um Video. De resto não tenho tido problemas.

Mas faz-me confusão olhar principalmente para electrodomésticos bem caros e que depois passam a vida a avariar e com reparações caras.

Antigamente quando se comprava uma coisa tinha de durar no mínimo 15 anos.

Hoje duram 5 anos, avariam e o preço de arranjo é maior que de comprar um novo. Isto numa altura em que cada vez se fala mais de reciclagem...

Hoje em dia é comum as marcas venderem extensões de garantia, acho que a garantia base devia ser um ano e depois cada um escolhia se queria mais ou não.

Tudo tem um preço, não é por ser obrigatório que as coisas deixam de ter custo portanto sou a favor da liberdade de escolha do consumidor.

a legislação é feita por legisladores que estão "agregados" aos "lobbies" economicos.....

traduzindo........

a lei está feita para os "ricos"

768px-

Esta é a curva típica da probabilidade de falha/avaria de qualquer coisa, também conhecida como "curva da banheira".

Essa probabilidade é maior no início de vida do produto (devido a componentes marginalmente funcionais que rapidamente avariam) ou então passado alguns anos (devido ao envelhecimento).

A garantia serve para despistar os casos de "mortalidade infantil". Um produto que aguente um ou dois anos sem avariar em princípio já passou essa fase crítica.

Claro que PODE acontecer haver problemas um dia depois do fim da garantia.

Eu acho que electrodomésticos deveriam ter mais do que 2 anos, por exemplo, fogões, frigoríficos, arcas congeladoras, máquinas de lavar (roupa e louça)...

Ha marcas que oferecem um extensao de garantia que vai dos 2 aos 10 anos. pagando claro , mas mesmo assim compensa em muitos casos.

A solução para quando se investe em aparelhos muito caros , continua a ser na minha opinião o seguro de recheio da casa. que cobre as avarias de todos os aparelhos.

Tenho tido alguma sorte e a última vez que accionei a garantia foi a um relógio Hamilton com 4 meses que saltou a coroa! Na boutique dos relógios dizem que não sabem se a garantia cobre, mas iam enviar para a marca, não armei (ainda) o cais sodré pois estou à espera da resposta. Mas um relógio de 900€ saltar uma coroa é no mínimo vergonhoso!

eu que o diga... ao que parece comprei uma máquina de lavar roupa q tem 1 problema crónico com a board. já levou 1 reparação na garantia, já começa a dar sinais de novo e ainda só passou 1 ano desde a aquisição [8b]

Tinha a ideia que uma peça colocada sobre efeito de garantia, tinha também ela um ano de garantia a contar do dia da montagem...

Por acaso tinha-me lembrado disso mas em relação aos carros.

2 anos é muito pouco, tendo em conta que muitas das vezes, defeitos de fabrico podem não se dar conta nesses 2 anos ou mesmo o veículo não ter sido suficientemente usado.

ainda me lembro de um tópico que aqui foi posto por causa dos frigoríficos da Ariston que avariavam pouco depois da garantia acabar, assim como acontece aos telemóveis da Siemens.

Back