Laguna III, 1º lugar no TOP 3 do índice de satisfação, na Alemanha...

Ora ai está!
Não podia estar mais de acordo.

Até a Kia com o Cee'd evoluiu muito....o que é que lhe falta para chegar ao nível dos seus concorrentes? Nada, apenas uma mudança na mentalidade de quem compra.

Essa evolução não faz dele uma abordagem ao nível premium, tal como o Laguna.
A questão está que falta aquela imagem à marca para poder ser conotada como premium.
À Renault ainda falta muito (tudo?) para lá chegar.

O Safrane até deu lucro :)

Tal como o R25.

O próprio Goshn já disse que o lançamento de um sucessor do VelSatis (que será com mais exactidão um sucessor do Safrane, pois retornará a um formato convencional), dependerá do sucesso do Laguna.

Porque a estratégia da Renault para o "haut de gamme" passar por:

1. Consolidar o Laguna no segmento D com esta geração III e ter um sucesso com o Laguna Coupé similar ao que a Peugeot teve com o 406 Coupé (nota: o 407 Coupé não o está a conseguir, o que facilita as coisas).
2. Manter a Espace como a referência no seu segmento, lançando a V lá para 2009.
3. Lançar-se nos SUV com o Koleos (2008) e um possível crossover baseado no Egeus.
4. Sucessor do Safrane ("topo de gama convencional") dependente do ponto 1.

Mas, como vai ser isso possivel? Ficar a espera que o Laguna tenha sucesso para começar a pensar no topo de gama?
Entao imagino que para se ter a certeza do sucesso, esperem uns 2-3 anos de vendas do Laguna e so depois começarem a pensar no segmento E. Isso quer dizer que so haverá carro la para 2012 >
Menos mal, da tempo ao C6 para ganhar o seu espaço lol [;)]

Mas, como vai ser isso possivel? Ficar a espera que o Laguna tenha sucesso para começar a pensar no topo de gama?
Entao imagino que para se ter a certeza do sucesso, esperem uns 2-3 anos de vendas do Laguna e so depois começarem a pensar no segmento E. Isso quer dizer que so haverá carro la para 2012 >

Se na marca Renault, o segmento D não vingar, vai ser na E?

A questao da Renault vir a ser Premium ou nao, nao faz sentido. O que nao invalida que nao possa vir a ter productos premium! É mt diferente, e é de certeza esse o caminho que vao fazer.

Vamos lá a ganhar maturidade antes de mais, que aqui somos (?) todos adultos.

1º A intenção da Renault é fazer dinheiro. Tentar entrar no mercado premium não lhes traz dinheiro (Vel Satis, Safrane, por exemplo)

2º E?... Deixar de fazer dinheiro só para tentar provar que não é impossível entrar no mercado premium? Não é o pensamento do Ghosn nem de uma pessoa sensata na sua posição.

3º Mais uma vez: e?... Vontades por si só não fazem dinheiro.

Encaixa isto na tua cabeça: a Renault tem um mercado tipo que é diferente do mercado tipo da BMW ou MB, por exemplo. Tu vês a Renault de maneira diferente da que a própria marca se vê a si mesma.

Olha que o posiocionamente das marcas depende muito dos mercados.

A Renault na Europa é conhecida por vender Clios e Meganes, logo é normal que não consiga competir com carros muito caros em segmentos elevados. é normal e acontece com todas as marcas generalistas. A excepção é a VW com a Passat e o objectivo da Laguna é seguir-lhe os passos.

Depois podemos falar nos EUA onde nem tu nem eu sabemos qual o posicionamento que a Renault vai tomar. Parece-me que tu é que estás a por de parte algo que ainda ninguem sabe.
Sabes lá como estará a Renault daqui a 10 anos...

LOL! [;)]

Palavras dele, que é que se há-de fazer.

Até porque, e a mim anda-me a cheirar que vai ser isso, o tal possível Safrane será um 3º elemento de um projecto SangSung/Nissan que já está em desenvolvimento.

Não produzido na Europa, RWD muito provavelmente.

Ou seja, industrialmente algo como o Koleos, com a diferença de no caso do Koleos a versão Renault estar prevista desde o início do projecto.

O C6 dificilmente ganhará mais espaço do que o actual. Se não descolou até agora [;)] ...

Acho é muito estranho a Peugeot ter adiado o 608 lá para 2011 ou 2012. Li isso numa entrevista a um responsável da Peugeot. Vai arrastar o 607 até lá?

a) O mundo automóvel está a mudar, e hoje em dia todas as marcas procuram evoluir em qualidade e segurança, por exemplo. Não é só a Renault.

b) Até 1€ pode ser lucro. O Safrane deu lucro, mas isso quer dizer que deu o lucro que se espera de um carro desses? Não sei, mas porque foi então que a Renault decidiu mudar radicalmente a sua abordagem a esse segmento? Essas decisões não se fazem de ânimo leve, o que indicará que os resultados não eram os esperados.

c) A Renault não tem representação nos EUA, mas o facto de ser desconhecida não significa que se consiga posicionar no mercado a seu bel-prazer. Não esquecer que há já no mercado dos EUA marcas fortemente implantadas e que condicionarão obrigatoriamente uma possível política da Renault no mercado.

Acho é muito estranho a Peugeot ter adiado o 608 lá para 2011 ou 2012. Li isso numa entrevista a um responsável da Peugeot. Vai arrastar o 607 até lá?
A Renault não ficou sem topo de gama depois do Safrane, até chegar o Vel Satis? Talvez aconteça o mesmo na Peugeot, quem sabe.

Já não me lembro bem, mas acho que o Safrane deixou de ser vendido em 2000 e o VelSatis apareceu em 2001.

Se houve interregno foram uns meses.

LOL! [;)]

Palavras dele, que é que se há-de fazer.

Até porque, e a mim anda-me a cheirar que vai ser isso, o tal possível Safrane será um 3º elemento de um projecto SangSung/Nissan que já está em desenvolvimento.

Não produzido na Europa, RWD muito provavelmente.

Ou seja, industrialmente algo como o Koleos, com a diferença de no caso do Koleos a versão Renault estar prevista desde o início do projecto.

O C6 dificilmente ganhará mais espaço do que o actual. Se não descolou até agora [;)] ...

O 608 parece o "C6 da Peugeot"...nunca mais sai lol, ou melhor, as datas é que vao sendo adiantadas. Realmente parece td indicar que so sai la para 2011...mas tb ja li algo sobre 2009.
Sobre o C6, com as vendas residuais do VelSatis e o envelhecimento do 607, acho que ainda tem margem de progressao, apesar de as versoes "haut de gamme" do C5II tb lhe poder cortar as pernas.

Eu li, sobre o Laguna, que o desenho insipido foi de facto, "provocado" para ser assim, realçando que se nunca fôr um carro da moda, nunca sairá de moda, e poderá assim permanecer mais tempo com vendas estaveis. Tem a sua lógica de facto. Vai depender é entao da percepçao de sucesso que a Renault tenha para o Laguna.
O 407 tb começou com o fulgor todo, e hoje ja decaiu bastante(algo parecido com o que aocnteceu ao Laguna II). No entanto nao invalida que o novo presidente da PSA, M Streiff, nao tenha dado luz verde ao 608 com 3 variantes, berlina/coupe/break(3 portas)...que me parece no minimo esquisito lol

b) Até 1€ pode ser lucro. O Safrane deu lucro, mas isso quer dizer que deu o lucro que se espera de um carro desses? Não sei, mas porque foi então que a Renault decidiu mudar radicalmente a sua abordagem a esse segmento? Essas decisões não se fazem de ânimo leve, o que indicará que os resultados não eram os esperados.

Belo ponto apresentado :)

Acho que o que levou a Renault a tentar apostar num formato não convencional foi o facto de ano após ano o seu representante do segmento E perder cota de mercado.

E depois houve ali um momento nos finais dos anos 90 onde o Patrick, todo inchado pelos sucessos Twingo, Scénic, acabou por ter carta branca.

No fundo houve ali uns anos onde a Renault -acho eu- pensou algo do género:

1. No final dos anos 80 estávamos praticamente falidos.
2. Os grandes sucessos dos anos 90 que mudaram radicalmente a imagem da marca foram lançamentos arriscados: Twingo e Scénic. O próprio Espace III foi um bom sucesso graças a uma estética nada convencional.
3. O Mégane I com o seu conservadorismo não ata nem desata. O Safrane cai em vendas ano após ano.
4. Solução: lançar uma gama com uma identidade estética muito marcada, particularmente no topo.

Daí vem o slogan "Créateur d'Automobiles" que foi personificado da passagem à produção do Avantime, que depois foi inspirar o Mégane II.

O VelSatis surgiu no seio do velho chauvinismo do "haut de gamme à la française".

O irónico da coisa é que nem em França vendeu bem, tendo sido sempre superado pelo 607 que -cúmulo da ironia- continuava a fórmula do Safrane.

Last edited:
O 608 parece o "C6 da Peugeot"...nunca mais sai lol, ou melhor, as datas é que vao sendo adiantadas.

O 407 tb começou com o fulgor todo, e hoje ja decaiu bastante(algo parecido com o que aocnteceu ao Laguna II). No entanto nao invalida que o novo presidente da PSA, M Streiff, nao tenha dado luz verde ao 608 com 3 variantes, berlina/coupe/break(3 portas)...que me parece no minimo esquisito lol

Sabes Rui, acho que o problema do C6 não ter causado assim tanta sensação foi esse.

Foi sendo adiado. O desenho é tal e qual o concept Lignage de 99 [;)]

Se o tivessem lançado ali em 2002/2003, teria sido na mouche!

Mas tiveram à espera para a construção da linha de montagem partilhada com o 407 Coupé [;)] [;)]

Em relação ao 608. A sério?? Não sabia que a ambição era tanta :)[:D]

Quanto ao 407. Era óbvio que o objectivo inicial da Peugeot não iria ser cumprido.

300.000 por ano? Pá...a maioria dos modelos do segmento C mal passa isso [:D]

De qualquer forma acho que o 407 não está a ter uma ecatombe como o Laguna II teve.

Só no caso do Coupé, que realmente, está a ter uma performance comercial...mediocre.

Outra perola... [:D]

Pensa lá e ve as coisas com olhos de ver antes de mandares bujardas dessas...jassuss :sh)

Fala o roto ao nú.....:sh)

Anyway se uma marca que tem um carro dito Premium for batida por um marca não Premium no mesmo segmento (caso da Passat vs Mondeo por exemplo) é a Mondeo que passa a ser Premium ou a Passat que deixa de o ser?
Sim porque a VW não sendo Premium é semi ou algo desse género acima de Ford convinhamos.
Fica a questão.

Last edited:
Belo ponto apresentado :)

Acho que o que levou a Renault a tentar apostar num formato não convencional foi o facto de ano após ano o seu representante do segmento E perder cota de mercado.

E depois houve ali um momento nos finais dos anos 90 onde o Patrick, todo inchado pelos sucessos Twingo, Scénic, acabou por ter carta branca.

No fundo houve ali uns anos onde a Renault -acho eu- pensou algo do género:

1. No final dos anos 80 estávamos praticamente falidos.
2. Os grandes sucessos dos anos 90 que mudaram radicalmente a imagem da marca foram lançamentos arriscados: Twingo e Scénic. O próprio Espace III foi um bom sucesso graças a uma estética nada convencional.
3. O Mégane I com o seu conservadorismo não ata nem desata. O Safrane cai em vendas ano após ano.
4. Solução: lançar uma gama com uma identidade estética muito marcada, particularmente no topo.

Daí vem o slogan "Créateur d'Automobiles" que foi personificado da passagem à produção do Avantime, que depois foi inspirar o Mégane II.

O VelSatis surgiu com no seio do velho chauvinismo do "haut de gamme à la française".

O irónico da coisa é que nem em França vendeu bem, tendo sido sempre superado pelo 607 que -cúmulo da ironia- continuava a fórmula do Safrane.
De acordo. Resumindo, uma Renault que percebe que os seus sucessos nas gamas de alto volume de vendas, que a tiraram dos valores negativos de lucros, passaram por uma vincada aposta na diferenciação através do culto de uma imagem moderna e diferenciada.

Tinham o Safrane, que não tinha as quotas de mercado das eternas BMW e MB. Resolveram usar a mesma fórmula dos modelos de massas na gama alta, mas a fórmula não resultou porque - concluo eu - o cliente tipo desta gama é conservador e aprecia certos pormenores (incluíndo a própria imagem de marca) inexistentes num Vel Satis.

Fala o roto ao nú.....:sh)

Anyway se um marca que tem um carro dito Premium for batida por um marca não Premium no mesmo segmento (caso da Passat vs Mondeo por exemplo) é a Mondeo que passa a ser Premium ou a Passat que deixa de o ser?
Sim porque a VW não sendo Premium é semi ou algo desse género acima de Ford convinhamos.
Fica a questão.
A VW não é premium.

O 608 parece o "C6 da Peugeot"...nunca mais sai lol, ou melhor, as datas é que vao sendo adiantadas. Realmente parece td indicar que so sai la para 2011...mas tb ja li algo sobre 2009.
Sobre o C6, com as vendas residuais do VelSatis e o envelhecimento do 607, acho que ainda tem margem de progressao, apesar de as versoes "haut de gamme" do C5II tb lhe poder cortar as pernas.

Eu li, sobre o Laguna, que o desenho insipido foi de facto, "provocado" para ser assim, realçando que se nunca fôr um carro da moda, nunca sairá de moda, e poderá assim permanecer mais tempo com vendas estaveis. Tem a sua lógica de facto. Vai depender é entao da percepçao de sucesso que a Renault tenha para o Laguna.

O presidente da Peugeot têm uma opinião formada sobre aquilo que pretende para a marca no futuro...e isso acabou por atrasar algumas coisas e dar passos atrás noutras de modo a ficar ao gosto dele...

O 608 é um dos casos...

De qualquer modo, as datas que voces colocaram são apenas especulação...seja para baixo, seja para cima...não há uma data concreta.

Back