A sindrome do "estou a pensar ter filho vou comprar carrinha/monovolume

Mudam-se os tempos, mudam-se as necessidades.

Há uns anos não era necessário e obrigatório o uso de cadeirinhas de criança, e metiam-se 4 fedelhos na traseira de um Renault 5.

Hoje isso é impensável. Aínda bem, digo eu...

Aplaudo o facto de actualmente o bem estar e segurança das crianças seja um factor de relevo na escolha de um automóvel.

Cá está uma das principais razões.
No entanto, eu ainda me lembro bem de ir de férias com a minha familía de Micra (pais e duas irmãs pequenas, uma das quais com cadeirinha) [:p]

Mas a melhor que eu já vi até hoje e que se enquadra no espírito do tópico como uma luva foi um tipo que quando teve a 1ª (e única filha) passou de um 206 para uma Grand Voyager [:D]

Eu ainda antes de ser pai ia de férias pra Espanha com a mulher e dois sobrinhos num Micra K10 atulhado até ao tecto mas onde cabia tudo e mais um par de botas, como o espaço não era muito levava-se só o que realmente fazia falta. Depois vieram carros com mala maior e começou-se (adivinhem culpa de quem:rolleyes:) a meter tralha sem utilidade nenhuma, veio o miudo e posso dizer que realmente uma mala grande dá jeito por um simples motivo: a cadeirinha para a criança.

Mas há alturas em que gostava de ter um carro com uma mala maior, ainda hoje para meter a bicicleta do puto na mala do Leon foi um filme.[8b]

Há quem compre sem precisar, há quem compre porque dá mesmo jeito, um amigo meu comprou há um ano uma Grand Scenic (já tinha 2 filhas) e ironia do destino, a mulher está agora grávida de gémeos, a GS veio mesmo a calhar.[:D]

Como agora tenho um filhote de 16 meses e o meu Corsa B não oferece o espaço necessário para levar o carrinho, o bebé e - volta e meia - a cachorra, além disso o meu filhote já toca com os pés no banco da frente e volta e meia manda umas porradas valentes no meu banco e ainda me puxa o cinto de segurança. [:D]

Como tal fui ontem ver um Nissan Primera de 2001... andava a procura de um Primera Traveller (station) mas vi e experimentei um Primera Hatchback e não é que a bagageira é maior que a da station (salvo erro 550 Litros contra 470 Litros)?

Reconsiderei a questão "tenho mesmo que comprar uma station" mas realmente fica-se com a sensação que a altura das station é o que realmente dá mais espaço, mais do que a largura ou profundidade das malas nos sedan ou hatchback.

eu fiz ao contrário 1º arranjei a carrinha e ainda hei-se arranjar os filhos...

ahh, a minha carrinha é AKA "carrinha do pão" [:D][:p][:p][:p]

Está directamente relacionado com a emancipação da mulher e o seu papel cada vez maior nas tomadas de decisão dos casais !

A sério, nao estou a brincar !

Conheço muitos casos em é precisamente isso, elas vêm a colega/vizinha que tem a carrinha x ou y, depois elas acham que é chique, tá na moda e tal e eles coitados lá vão atrás.

Carrinhas fazem sempre lembrar os vendedores ambulantes dos anos 70, que andavam de aldeia em aldeia, mais conhecidos por "azeiteiros".

eu fiz ao contrário 1º arranjei a carrinha e ainda hei-se arranjar os filhos...

ahh, a minha carrinha é AKA "carrinha do pão" [:D][:p][:p][:p]

Eu tambem fiz o mesmo, sou só eu e a minha mulher e compramos uma carrinha, não me arrependo nada! ainda por cima tenho que levar a minha sogra e a minha mãe muitas vezes e o espaço e conforto são espectaculares.
Quando vier uma criança se calhar até vou comprar uma monovolume, é que uma cadeira de bébé no banco de trás realmente ocupa muito espaço e para levar lá mais duas pessoas com uma certa idade, com conforto se calhar já não dá...

Eu pessoalmente, possuo uma Seat Altea e no entanto não planeio ter filhos ainda (Falta a florzinha para a abelha picar [:D] ).

Porque tenho um monovolume?

1º: Porque gosto
2º: Porque necessito do espaço (já cheguei a transportar moveis e fornos no meu carro, e olhem que meter aquelas coisas no Colt cá de casa é IMPOSSIVEL)
3º: Futuramente planeio trocar por um sedan de tamanho consideravel (S60, 9-5, A6, etc) [;)]

Quando se conpra um carro para manter durante algum tempo é assim... Não vai ser quando as crianças nascerem, com todos os custos associados que vamos ianda pagar um carro. O melhor é já ter um grande.

Por acaso até conheço alguém que comprou uma RS4 Avant, mas, com o propósito de ter espaço para o(s) futuro(s) filho(s) [:)] [:)] [:)]

Assim até nem eu me importava [:cool:] [:cool:] [:cool:]

Eu apesar de gostar muito de andar de barco, prefiro carros. O problema que vejo nas carrinhas grandes e monovolumes é muitas vezes serem grandes demais para uma utilização diária.

Acho muita graça a esta associação "filho logo carrinha ou monovolume".

Também é verdade que no caso dos monovolumes, uma parte dos seus donos são gordos e isso justifica a sua compra. Os gordos têm mais dificuldade em dobrar-se e mexer-se e a posição mais alta dos bancos dos monovolumes dá jeito e claro muito espaço também.

Atenção que não tenho nada contra (nem a favor) deste tipo de carros, apesar de não me atrairem muito, mas é curioso como neste particular estamos a ir no mesmo caminho que os americanos

Bem deixo a qui a minha experiencia no assunto:

Quando a minha filhota nasceu tinha um rover 200 1.4 5p (mala +/- 350L)
cheuguei a ir 15 dias de ferias no carro, eu, ela, a mãe + 2 adultos, e levei tudo o que tinha de levar, foram 2000 kms ida e volta.

Quando o troquei por um carro de empresa, foi por uma laguna II 1.9 DCI exactamente por que era o que a mulher gostava.

a grande vantagem da banheira era que a criancinha, quando iamos á praia entrava pela mala, que servia para mudar fraldas, limpar os pés, etc etc, com muito mais facilidade (e eu não sou (muito) gordo [:)] V7)

agora tenho um sedan com uma mala minuscula (segundo os detratores), continuo a ir de ferias auto e continuo a levar tudo o que preciso lá dentro.

moral da história, o V7 tem razão, comprem as carrinhas porque gostam, não dêem a desculpa dos míudos [:)] [:)] [:)]

Eu também conheço alguns casos de pessoas com filhos e sem filhos com carrinhas e há alguns curiosos.

Tenho uns cunhados que mesmo antes de terem filhos já andavam frequentemente com o seu Laguna cheio (em vez de seleccionar as coisas na origem, seleccionavam no destino [:D] ).

Claro que agora com 2 filhos o Peugeot 307 SW nunca dá, sobram sempre umas malas para levar atrás ao pé dos miúdos [:)]

Eu que tenho também dois filhos (filhas no meu caso), nunca levo coisas fora da bagageira e quando vamos de férias vai sempre tudo muito mais folgado (a minha bagageira tem 370 lts)

Eu apesar de gostar muito de andar de barco, prefiro carros.

[:)] [:)]

O problema que vejo nas carrinhas grandes e monovolumes é muitas vezes serem grandes demais para uma utilização diária.

Acho muita graça a esta associação "filho logo carrinha ou monovolume".

(...)
neste particular estamos a ir no mesmo caminho que os americanos

Por acaso já tinha pensado nessa associação de ideias

"filho, logo monovolume ou carrinha". Creio que uma explicação

(ou tentativa) poderá ser que, regra geral, a malta mais jovem

investe em carros dos segmentos B e C de 3/5 portas (Corsas,

Astras, etc.) porque ou não têm verba para mais (segmento D,

por exemplo) ou porque pensam que uma berlina é muito grande e é

"carro de velho" e, como são jovens, querem algo com um ar mais jovial

de preferência com 3 portas, jantes grandes e muito plástico (é para

aligeirar a conversa [:D]) e quando surge o primeiro filho torna-se

complicado colocar as compras da semana (nem falo do mês) mais

o carrinho da criança e a cadeirinha, etc.

Os monovolumes ou carrinhas são a solução, dá para levar o cão,

o(s filho(s), a sogra, as compras, o carrinho, a cadeirinha e as

compras. Cá em casa, como sabes, há um monovolume compacto,

como segundo carro, cuja versatilidade e não só é muito apreciada

para viagens, compras para o mês, etc.

Contudo, vejo e oiço muita gente comprar pelo simples facto

de que está na "moda" ter uma carrinha, um monovolume e sobretudo

um SUV.

(Parabéns foi a 2ª pessoa a ler isto tudo só por esse facto clique aqui )

Cpts e Viagens Seguras[;)].

É verdade.
Quando tinha um filho troquei o Polo sport por uma Focus. Porquê carrinha porque gosto mais do desenho "carrinha" do que hatchback ou 3 volumes.
Agora tenho um S-Max. Porquê? Gosto do espaço associado ao monovolume (100 Kgs não perdoam), mas não queria um barco. Quando surgiu o S-Max pareceu-me que seria mesmo o que queria, um monovolume com um comportamento minimamente digno (só digo digno não digo bom). Foi a minha opção. Sempre senti alguma atracção por monovolumes.
Agora,preciso dos 7 lugares? Não, às vezes dá-me jeito, mas vivia bem sem eles. É uma moda? Talvez sim, confesso que sou sensível a esse aspecto
Talvez seja mesmo um síndrome, não nego. O facto é que estou satisfeito com a opção que tomei (já tem mais de um nao) e voltava a tomar esta opção (se pudesse escohia a versão 2.5T).

respondendo outra vez, ao autor do tópico V7(penso eu q é assim o nome)

Tu tens 2 filhas, tens 1 carro, ñ sei que idade elas têm, mas imagina, que tens as miúdas, as 2 usam cadeirinhas, usas a mala pra levar as cenas, tipo as fraldas e por aí fora, + o carrinho de bebé, e agora imagina que queres meter 1 pessoa adulta confortável do banco de trás, já que à frente, vais tu mais a tua maria.

Consegues fazer isso num carro? sem ser alta banheirão [:p]

Claro que muitos aderiram à moda, mas secalhar ñ foi só pelo vizinho ter, realmente se tivesses filhos era capaz de dar jeito ter algo mais comprido e com mais espaço. Isto se for costume andar com 5 pessoas no carro, porque se for com 4 e só tiver 2 filhos 1 carro com boa bagueira ou uma SW dá.
Eu ñ me estou a ver de monovolume, mas tb ñ me estou a ver com filhos agr, mas se tivesses 2 filhos acho que poderia vir a começar a pensar numa coisa dessas cá para casa.

Antigamente ñ havia problemas com cadeirinhas, metia-se a tralha até ao tecto, e metia o puto lá no meio tipo sultão, o puto delirava e havia sempre espaço para tudo.

Ainda me lembro de 1 vez ter ido a feira e fomos 6 ou 7 putos no banco de trás. Agora trazeres 1 miudo com menos de 12 sem nada(por causa da cena da altura), o mundo vai acabar

Também não percebo muito bem este fenómeno das monovolumes. Ter uma carrinha em vez de um sedan ainda percebo, as malas normalmente são maiores, chapeleira rebate com mais facilidade, rede para separar a mala dos passageiros etc. Não consigo perceber porque razão casais com 1 ou 2 filhos tem de comprar uma monovolume, uma simples carrinha já devia servir para transportar o necessário.
Quando eu e o meu irmão éramos pequenos andávamos de renault 5 e de fiat punto, cabia tudo e ninguém se queixava. Actualmente que temos carros maiores, até precisamos de fazer 2 viagens ou de levar dois carros para transportar a "tralha" toda.:sh)
Não gosto muito do estilo das monovolumes, se tivesse que comprar algo com mais espaço que uma carrinha preferia ir para um SUV. :)

Em tempos vi um rapaz novo (na casa dos 30 anos ou menos) a estacionar o seu carro em cima do passeio. O passeio é estreito só leva duas pessoas lado a lado, quando o rapaz me vê a passar pede desculpa por estar a usar o passeio mas tinha que tirar o filho (e uma mala que também era do bebé) do carro e não havia nenhum lugar em frente a casa. O carro era um porsche 911 cabrio (996).

Last edited:
Tu tens 2 filhas, tens 1 carro, ñ sei que idade elas têm, mas imagina, que tens as miúdas, as 2 usam cadeirinhas, usas a mala pra levar as cenas, tipo as fraldas e por aí fora, + o carrinho de bebé, e agora imagina que queres meter 1 pessoa adulta confortável do banco de trás, já que à frente, vais tu mais a tua maria.

Consegues fazer isso num carro? sem ser alta banheirão [:p]

Eu só levo uma 5ª pessoa num dos meus carros em percursos curtos.

Em viagens não dá pelas razões que mencionaste, mas também não tem que dar não é ?

Reparem que eu não tenho nada contra carrinhas ou monovolumes e até gosto muito de SUVs, acho é piada o excesso de zelo das pessoas que logo que a mulher engravida querem um carro maior

Back