Como gasta mais? Ponto morto a descer ou engatado?

Custa-me é acreditar no que acabaste de dizer.

Como explicas que o motor continue a funcionar sem combústivel? Devido à "energia mecânica vinda das rodas"? Sabes que também é possível andares com uma relação engrenada e com o motor a rodar ao nível do ralenti?
E ainda há quem diga que Freud explica... [:D]

Eu falei de a A5 ter mais de 1 troço com grande inclinacao. Meti um Ponto. Na 1ª classe costumam ensinar a diferença entre pontos e virgulas mas ha certas pessoas que devem ter faltado a esse dia. Senao saberiam que a seguir eu escrevi ESTRADA e nao AUTOESTRADA como a A5 é, e que a A5 nao fica minimamente perto de Odivelas, logo teria de estar a falar de um local

Que eu saiba uma auto-estrada é na mesma uma estrada não?
E nem toda a gente tem que conhecer por onde passa ou deixa de passar a A5. Eu não faço a mínima. Nem toda a gente conhece essa zona, ou esquecem-se que Portugal não é só Lisboa e arredores?

E coincidência ou não, a única vez em que vi um motor rebentar (Top Gear, o Maserati do programa dos chassos) quem o ia a conduzir em vez de travar em segurança mandou-se para as couves para conseguir parar.
Que belo exemplo. O Top Gear é um programa de entretenimento, não é um documentário feito com base na ciência.

Para manteres a coerência, devias dizer que os gajos do Top Gear são uns inconscientes, porque andam com carros avariados na via pública, deixando um rasto de óleo, anti-congelante e peças do carro pela estrada fora.
Também conduzem com pouco combustível, sabendo que o mais provável é ficarem imobilizados na faixa de rodagem.
Além disso, o pouco que não cai dos automóveis em andamento, não funciona, como os travões, luzes, etc.

Em qual dicionário?
Em todos.

do Lat. strata

s. f., via terrestre, geralmente pública e destinada ao trânsito automóvel;
Adiante, na escola também ensinam a usar parágrafos para separar linhas de raciocínio distintas e facilitar a leitura. Tudo encadeado não ajuda nemum pouco.

E ainda estou para conhecer essa estrada com os 45%... nem o Evereste tem essa inclinação.

Que belo exemplo. O Top Gear é um programa de entretenimento, não é um documentário feito com base na ciência.

Para manteres a coerência, devias dizer que os gajos do Top Gear são uns inconscientes, porque andam com carros avariados na via pública, deixando um rasto de óleo, anti-congelante e peças do carro pela estrada fora.
Também conduzem com pouco combustível, sabendo que o mais provável é ficarem imobilizados na faixa de rodagem.
Além disso, o pouco que não cai dos automóveis em andamento, não funciona, como os travões, luzes, etc.
Não sabes distinguir um aparte do resto do texto?

Dei-me ao trabalho de pegar no meu carro e experimentar eu mesmo. Agora das duas uma. Ou tenho um pé partido ou de facto a capacidade de travagem diminuiu brutalmente.

Bem, já tá tudo aos berros neste tópico (típico) mas já agora dou a minha achega, que não é diferente do que alguns já postaram:

Tipicamente nas descidas vou com o carro engatado: o CB dá 0 (se tem razão ou não, não sei. mas mesmo que vá a gastar gasosa há-de ser muito pouca), não vou a gastar pastilhas de travão e não sinto o carro solto.....

Excepção: Qdo vou nas calmas e chego a uma descida suave, em que mesmo em 5ª o motor trava-me demais e preciso de acelerar... siga em ponto morto. Como a descida é suave, nem tenho de travar muito.

Off-topic: Estrada com 45%?!?!?!?!

bem, fiz um teste no outro dia com o jazz, a descer em 5ª, consumo 0.0

quando meti em ponto morto começou a subir para o 1

No Série 1, em ponto morto ele acusa consumo (sempre baixíssimo, tipo 0,X) e que é tanto menor quanto mais rápido vou, como é lógico.

Na eventualidade de se poupar algo ao conduzir-se em ponto morto, a poupança eventualmente eventual é posta de lado pela distância de travagem que aumenta de forma exponencial por se conduzir em ponto morto.

Como um user já disse (mais coisa menos coisa):

Numa descida, em ponto morto perfazem-se 5 km em 9 minutos.
Numa descida, em 5.ª perfazem-se 5 km em 10 minutos.
(não fiz escala com velocidades por isso não sei se isto se traduz em velocidades de 500 km/h mas isso não vem ao caso porque não me apetece fazer contas... apenas para que percebem a ideia de que "em ponto morto pode-se de facto atingir uma certa distância em menos tempo")

Ou seja, em ambos os casos perfizeram-se 5 km. Com a mudança engatada o gasto de combustível foi zero (desde que com RPM suficientes), e em ponto morto o gasto de combustível foi superior para não deixar o carro ir abaixo, e ainda por cima conduziu-se de forma perigosa para o próprio condutor e para os outros, porque a distância de travagem aumenta drasticamente nesta situação.

Vistas as coisas... será que compensa mesmo andar em ponto morto?

Nem mesmo numa descida "superior a 45%"!

Isso não vai acontecer, enquanto houver pessoas que preferem poupar umas gotas de combustível a andar com o carro engatado e mais seguro.

Isso não vai acontecer, enquanto houver pessoas que preferem poupar umas gotas de combustível a andar com o carro engatado e mais seguro.

O que é mais engraçado é que para além de ser perigoso por causa do aumento da distância de travagem, NÃO SE POUPA!

Eu fazia isso durante não-sei-quantos depósitos, convicto que estava a poupar... até ao dia em que dediquei um depósito a andar sempre com a mudança mais alta engatada em situações de "deslizamento", e fiz mais 50 km!!!

Eu creio que ficar alternando as RPMs (baixas e altas em todo instante) do motor só contribuirá para o aumento do consumo. Sem contar que vai condenar as correias dentadas, prejudicar a segurança de travagem, etc...

[]'s.

O que é mais engraçado é que para além de ser perigoso por causa do aumento da distância de travagem, NÃO SE POUPA!

Eu fazia isso durante não-sei-quantos depósitos, convicto que estava a poupar... até ao dia em que dediquei um depósito a andar sempre com a mudança mais alta engatada em situações de "deslizamento", e fiz mais 50 km!!!
Correcto, peço perdão, quando dizia "poupa", referia-me ao que essas pessoas pensam que acontece.

Mas uma coisa também é preciso admitir, um carro desengatado numa boa descida ganha mais velocidade que um carro engatado sem pressão no acelerador. Para andar a essa velocidade do carro desengatado, a gasolina que se gasta no carro engatado para acompanhar o primeiro talvez seja em maior quantidade... isso depende de velocidade, declive, tempo, etc.

Mas o facto é que não deixa de ser perigoso, e as vantagens (por provar) em economia não se repercutem em segurança.

Eu sei que NUNCA circulo com o carro desengatado.

Não sei o que adianta isto que eu vou dizer...

Mas ainda hoje a descer o Alto do Vieiro, em Leiria, quem não conhece é uma simples descida, com alguma inclinação, mas também nada de especial, comecei em 6ª a 60 Km/H e acabei a 80 Km/H. Tudo isto sem tocar no acelerador.

Ah.... O consumo manteve-se sempre nos 0,0 L/100 Km. [;)]

De referir que essa estrada tem algumas curvas, que nos fazem perder alguma velocidade.

Muito fraca é a educacao e ha gente que nao sabe sequer LER.

Eu falei de a A5 ter mais de 1 troço com grande inclinacao. Meti um Ponto. Na 1ª classe costumam ensinar a diferença entre pontos e virgulas mas ha certas pessoas que devem ter faltado a esse dia. Senao saberiam que a seguir eu escrevi ESTRADA e nao AUTOESTRADA como a A5 é, e que a A5 nao fica minimamente perto de Odivelas, logo teria de estar a falar de um local diferente.
PedroFlores, voa_baixinho, Jarod, worldtiki esta é para voces

Nem com explicacoes lá chegam

Nao admira que nestes foruns nunca se chegue a conclusao nenhuma, com constantes deturpacoes de alguns que ainda por cima falam como se os estupidos fossem os outros.

Alguem disse o contrário? Mas e a parte em que o motor trava o carro, nenhum comentário? Ou enganaram-me na minha escola de conducao em que se dizia para usar o motor para ajudar a travar o carro? No inicio do percurso em ponto morto gasta mais algum combustivel, mas chega-se a uma certa distancia a velocidade de quem vai com o motor engrenado é bastante menor e terá de acelarar muito mais.
Oh meu amigo... tsk, tsk, tsk...
O problema não está na estrada, na auto estrada ou que a A5 fique perto de Odivelas.
O que a malta se riu foi de tu afirmares que existem estradas com uma inclinação de 45% em Portugal.
Isso não existe em parte nenhuma, ou ainda não te deste conta disso?
Acho que tu é que estás com problemas de interpretação de Português. [;)]

Back