O silêncio dos Híbridos não será perigoso?

Andre

Well-known member
Estou a fazer este tópico, depois de hoje ter experienciado uma situação que poderia ter acabado muito mal.

Não tenho nada contra híbridos, acho que são uma solução intermédia respeitável, por isso os fanáticos que se poupem a tentar pôr em causa este tópico.

Vou passar a descrever a situação (espero que o desenho ajude! :)).

semttulopn6.jpg

O Prius seguia no modo 100% eléctrico.

O miúdo até cumpriu +/- as regras. Aproximou-se da passadeira, olhou para a esquerda (o Prius ainda não tinha mudado de via e, para mais, os carros estacionados cortavam a visão para alguém com +/- 1,20 m), depois para a direita e começou a atravessar.

Eu como estava a ver o que ia acontecer, lá comecei a correr e agarrei o puto já estando ele fora do passeio, puxei-o para o passeio e lá acabámos ambos caídos no mesmo [:D]

O Prius começou a travar provavelmente quando viu o meu vulto em movimento, fez uma travagem brusca e imobilizou-se a menos de 1 palmo do “sítio” onde eu fui “buscar” o puto.

A questão é muito simples.

Se o condutor não me tivesse visto a correr, teria – mais que provavelmente – travado uns milésimos de segundo mais tarde e o puto estaria no hospital a esta hora.

Um carro normal de motor térmico sempre “avisa” auditivamente os peões, mas um híbrido (ou eléctrico puro) nesta situação, não.

Não seria uma boa ideia “colocar um barulho” nos híbridos com possibilidade de modo 100% eléctrico para que em cidade, os peões pudessem reconhecer auditivamente os híbridos?

Já não és a primeira pessoa aqui no fórum que tem levantado essa questão, que é uma questão relevante.

Suponho que tb decorre da nossa falta de hábito a veículos silenciosos. Se mais houvesse, o risco não seria tão grande.

Parabéns por teres ido "resgatar" o catraio.

É por isso que andam aí alguns que fazem um "basqueiral" do catano para avisar, e além disso, para que as pessoas saibam para onde ele foi, deixam um rasto de fumo preto... isso sim, é que é um carro...

O meu é um TDI que como se sabe é uma batedeira autêntica e quantas vezes já apanhei alguém no meio da rua a caminhar á frente do carro indo no mesmo sentido e mesmo assim não ouvem.:confused: Só mesmo quando levam com a gaita.

O Prius (ou em geral os híbridos) não são o problema.

Aqui, o grande problema é que vai a conduzir o Prius. É que, numa situação dessas, quem tem de ter cuidado, é o veículo que vai mudar de direcção não as pessoas que atravessam a passadeira... :sh)

Não é um problema só com os híbridos!

O meu Accord 1.8 é de tal forma silencioso que já perdi a conta às vezes em que tive de buzinar para pessoal sair da frente, quer em manobras ou mesmo a circular em meios mais pequenos.

O carro, com o ruído normal da rua, de facto não se ouve, é impressionante!

Já estou a ver o próximo tópico, só para dizer mal dos híbridos:

Será que a falta de emissões poluentes não será perigosa?

Estou nos estados unidos à cerca de uma semana e aqui os Prius parecem que crescem mas arvores, e até agora ainda não fui atropelado por nenhum.

Por acaso já me meti a frente de um aki na rua por causa disso, isto é pco movimentado, então sei logo qdo vem carro pelo barulho, vinha o hibrido e la me meti a frente, pq n ouvi barulho nenhum lol

Já estive na iminência de ser atropelado por um também numa esquina...mas da MINHA garagem!!
Eu vinha a sair e aparece um vizinho com um Prius tb em modo a pilhas.
Passou-me uma razia do crl e assustámo-nos os 2.

Desde então não saio da garagem sem meter o nariz de fora.
Mas o que me preocupa são precisamente os miúdos.

BTW: um amigo que é proprietário de um queixa-se destes sustos e do "desprezo" com que os peões o tratam...

Epá, queixam-se do ruído dos automóveis e que é poluição sonora. Resolvem o problema e dizem que é perigoso? [;)]

Até o meu carro a circular devagar pode ser perigoso para a malta distraida que anda pela rua ao Deus dará! Não inventem problemas onde eles não existem, por alguma razão se aconselham os peões a circular no sentido contrário ao transito e a olharem bem para os dois lados antes de atravessar [;)]

Nesse esquema o que te posso dizer é que a colocação de certas passadeiras é perigosa, não são os híbridos.

voçês inventam com cada uma que até fico parvo...........

vão me dizer que andam sempre de carro de rádio desligado , janela aberta, atentos ao barulho dos outros carros [:D] [:D]

aliás, muitos carros japunas (preferencialmente) mas não só, são tão silenciosos que não os ouves se forem a rpm´s baixas!um exemplo é o sunny n14 1.4, até já me aconteceu entrar e dar á chave e ele "arranhar" porque estava ligado :sh)

epá, eu digo que 80 ou 90% das vezes em que circulamos de carro não ouvimos os outros carros, mas sim vemos![;)]

...deixem-se mas é de dar uma de contadores de histórias[:D] !

e depois, a maior parte das vezes em que é o barulho que conta são situações em que vão os peões a andar no meio da estrada (faixa de rodagem) de costas para os carros.......(situações de festas e afins)!

e a pé....é olhar! não acredito que alguém ande na rua e passe uma rua com base nos ouvidos apenas, e se o fizer e for atropelada por um hibrido a culpa é sua! as regras ensinam que passar a rua é depois de olhar para a esquerda e para a direita nos sentidos correctos! e não de apenas ouvir se vem um carro...

e não esquecer que um carro tem sempre ruido de rolamento! seja hibrido ou não! e se não tiver ruido de rolamento é porque vai devagar o suficiente para travar em caso de necessidade

Só uma pergunta, mesmo dentro da localidade, os carros nao tem que estar a 15 metros (?), de uma curva, mudança de direcçao etc, de modo a que se pudesse evitar uma situaçao dessas?

Só uma pergunta, mesmo dentro da localidade, os carros nao tem que estar a 15 metros (?), de uma curva, mudança de direcçao etc, de modo a que se pudesse evitar uma situaçao dessas?

5 metros. Mas essa é uma daquelas que ninguém cumpre, nem a polícia se rala, tal é a escassez de estacionamento.

5 metros. Mas essa é uma daquelas que ninguém cumpre, nem a polícia se rala, tal é a escassez de estacionamento.

Eu sei, eu sei, mas 5 metros chega, eu sei que ninguem liga, embora a mim irrite-me á brava, dado o sitio aonde moro (zona de vivendas), as ruas sao relativamente estreitas, (e as casas até tem garagem), mas no entanto toda a gente pensa que a estrada é só deles, e muitos á pala desses estacionamentos pegados entram em fora de mao (tudo bem, tem que ser tem que ser), mas nao entram devagar, e eu tou farto de fazer travagens a fundo á pala dessa gente..

Voltar
Superior