Também o fui ver.
Consolidei a minha opinião que a parte melhor do carro é o interior.
É acolhedor sem surpresa, o que normalmente é apanágio dos franceses.
Tem requinte e o design contribui muito para essa sensação. Destaco muito positivamente: a "onda" do tablier, pegas e puxadores das portas, volante.
O
nível de materiais parece-me, e vou ser cilindrado, estar ao nível de um S3 e do Passat. É nitidamente inferior ao actual A4 (e, mais que provavelmente, ao novo) e ao C W204.
A
montagem apresenta umas falhas aqui e acolá que me parecem facilmente resolúveis nas próximas unidades. Nota-se a diferença para os premium e é aqui que se distancia do S3 em termos de qualidade interior.
Para um nível não premium, penso que o Passat continua a fazer ligeiramente melhor no que à montagem diz respeito.
Não gostei do aspecto dos arejadores para os lugares traseiros, destoam por completo do design interior do carro. Horríveis, não há outra palavra para os descrever.
Nem do plástico cinzento dos Dynamic S em volta da caixa de velocidades. Apesar de ser muito ligeiramente rubber touch, é uma área demasiado grande de "plástico" à vista, o que me parece menos bem conseguido.
O punho da caixa de velocidades pareceu-me demasiado grande. Esta minha crítica vem de quem utiliza uma caixa BMW, que tem um selector pequeno mas que, na minha opinião, tem o tamanho ideal.
O volante tem uma excelente pega. Posso dizer que está ao nível do meu S1, que tem o mesmo volante do S3.
Ergonicamente penso que é o melhor interior do segmento, e não tenho nenhuma vergonha em dizê-lo. O touch design num nível ainda mais sofisticado.
Esticamente penso que resulta melhor numa cor clara, o que normalmente é raro.
Os bancos são muito bons!
Exteriormente, os cromados estão muito bem distribuídos. A frente tem consistência, não deslumbra nem é "bonita", mas é imponente.
Gostei muito das linhas do capôt e na sua terminação frontal (tal como no I, termina de forma diferente a todos os carros do segmento o que me agrada pela diferença)!
A traseira é irreverente, acredito que muitos não gostem, mas é porventura o que dá maior imponência exterior ao carro. O duplo escape cromado ajuda.
Retrovisores grandes, práticos mas bonitos. Gosto, contudo, mais dos do C W204 -que muita gente desgosta- mas pronto, manias...
É que nestas coisas o compromisso é muito importante. Porque os do S1/S3 são muito bonitinhos mas em termos de visibilidade...holly mother...
Conduzi o 2.0 dCi 150cv Dynamic S. Caixa manual.
Quanto ao motor: muito linerar, muito similar em funcionamento ao meu 18d 143cv, ligeiramente mais apimentado em volta nas 2000.
Bem mais gastador...deu-me média no TD (uns 18km...) de 7,1L e eu não conduzi sempre a abrir, por óbvias razões.
Quanto à caixa...bem melhor do que a Renault costuma fazer.
Comparado com a do ex-meu I Phase II, ui...é outra coisa.
Mas isso não quer dizer que surpreenda por aí além...a Renault tem tradição em ter caixas péssimas, pouco precisas, pouco suaves, pouco rápidas!
Bem superior também à do II que conduzi há uns tempos, que era ainda muito similar à do meu ex-I.
Mas verdade seja dita...ainda muito longe de uma caixa BMW.
Já mais perto de uma caixa VW, mas ainda inferior, sem sombra de dúvidas.
Quanto ao comportamento...adorei!
Para um FWD com aquele tamanho...muito bom!
Diga-se antes demais que eu depois de ter conduzido um II, formei a opinião que do I para o II o Laguna piorou! Ficou mais bambuleante e pouco mais confortável. Nunca conduzi um GT mas posso afirmar com toda a certeza que um I era melhor que um II não-GT.
Pareceu-me que este III partiu do comportamento do I para melhorar [

]
É incisivo! Razoavelmente reactivo. A direcção face ao I e II está noutro mundo, abandonou a completamente ausência de sentimento da estrada o que é óptimo.
Melhorou assim nos defeitos do I e II: direcção vaga e taragem da suspensão traseira. Mas tem ali um toque que só o I tinha, o que me deixou muito satisfeito.
O conforto, para um ponto de vista francês...piorou. Mas os bancos compensam razoavelmente a maior firmeza.
Só posso dizer que estou muito espectante em relação aos 4WS!
Conclusão: gostei, para mim é o melhor não-premium do segmento, seria a minha escolha, o preço vale o que o produto oferece, continuo a ter dúvidas em relação ao sucesso do carro nos grandes mercados, pelas razões que anunciei num posto anterior: fama do antecessor, design exterior pouco "desportivo", algo que vai contra a corrente.
Desculpem o testamento :sh)
Ah quanto á habitabilidade...penso que mais uma vez destoa do que é normal no segmento. Maior que um S3, C, A4 actual, ligeiramente melhor que um 407, pior que todos os outros...