Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

acho incrível duvidarem sempre dos consumos dos Híbridos, e ao mesmo tempo ninguém liga a outros exemplo:

"Um off-tópic: Na minha C30, ainda este fim de semana fiz 1605 Km, e fiz média de 6,2 l/100Km , incluindo 15% cidade ( Braga, Chaves, Gerês, Povoa de Varzim, Castelo Branco) 25% estradas nacionais e 60% autoestradas ( A1, A3, A7, A25, A23, A24 ) acho que tb foi mt bom, tendo em conta que tb é 3.0L c/ 318 Cv e 754 Nm. [kiss]-"

não pondo em causa a média de 6,2 da Mercedes, qual é o espanto de alguns utilizadores conseguirem fazer bons consumos no Híbrido tb?:confused::confused:

será porque é a gasolina?:sh)

Confesso que não percebo muito bem o alcance deste post.

Todos sabemos que os consumos declarados são medidos de acordo com regras e que na prática são muito dificeis de igualar.

Quando se fala em condições reais de utilização, obviamente que não são a velocidades estabilizadas, etc.

Quanto ao que cada marca faz, viva a diversidade e a diferença. Para muitos, nos quais eu me incluo, um carro é mais do que um mero meio de transporte que deve ser comprado sob critérios racionais.

Viva os prazeres da vida e os fetiches. [:p]

VIVA!!!

Eu sei que não, por isso estes ensaios valem tanto como os numeros declarados pelo fabricante, pk as condições reais variam de país para país e de condutor para condutor.

Em Lisboa, por exemplo, uma condição real de utilização é passar 2 horas numa fila de pára arranca antes de chegar ao trabalho... depois fazer o mesmo ao final do dia para chegar a casa... não serão os Hibridos vantajosos neste tipo de utilização normal???

A parte a Bold é suposto ser uma condução normal?
Gostava de ver a tua condução de consumos então....

Não sei... por isso é que questionei... diz-me tu qual a definição de condução normal... que é para eu ficar a saber também.

P.S - digo-te já que se tiveres uma resposta.... és o único e descobriste a pólvora!!!

Não sei... por isso é que questionei... diz-me tu qual a definição de condução normal... que é para eu ficar a saber também.

P.S - digo-te já que se tiveres uma resposta.... és o único e descobriste a pólvora!!!

engraçado é quantificar as diferenças entre as nossas conduções para consumos e a nossa condução normal (seja ela lá como for)...

no meu caso estamos a falar de mais 4 L, quase mais 50% do que quando faço uma condução para os consumos...daí que seja mais fácil existirem discrepâncias nos motores a gasolina do que nos outros.

a condução afecta bastante mais os consumos nos motores a gasolina do que nos diesel...[;)]

Parece que não???

Bom... uma coisa é os consumos anunciados serem demasiado optimistas, outra coisa é os consumos de facto serem maus.

Vejamos:

Honda Civic Hybrid - 6,6

Toyota Prius 1.5 HSD - 6,0

Ford Focus 1.6 TDCi - 6,0

Fiat Panda 1.3 Multijet 16V - 5,9

Citroen C1 Hdi 55 - 5,5

Kia Cee'd 1.4 CVVT - 8,0

Audi A3 Sportback 2.0 TDI - 6,8

Não me parece que os consumos sejam maus... a diferença de preço dos combustiveis já é outro assunto... que nada tem a ver com puluição.

O meu 118d LCI 143 com o Efficient Dynamics, faz um consumo à volta dos 5,7-5,8L (máximo 6L) por depósito com semana em cidade, sem qualquer preocupação de condução económica.

E os consumos (anunciados) são optimistas particularmente no extra-urbano que só conduzindo herculeanamente se consegue. Na prática é...impraticável.

Às vezes penso que o Efficiente Dynamics pouco melhor faz, mas face a esses valores que aí puseste...afinal resulta.

Quando vi este tópico pensei logo no CZT!

A marca fala em 6,8L/100 o que desde que o comprei, soube que só em sonhos, ou a andar muito mal.

Os 9,4 a que eles chegaram estão bem certos (estou com 9L certos em 20.000km).

Já sabia que a tanga era grande! Não que seja impossivel fazer 6,8, mas pq ninguém aguenta! LOL

230 mil km para se atingir o ponto de equilibrio :eek:

é muito km .... para mim não faria sentido

Isso lá, porque a tecnologia é mais cara e isso reflecte-se no preço dos veículos. Cá têm desconto de 40% no ISV.[;)]

E ainda por cima, o teste é com a versão anterior do Civic.

Last edited:
Isso lá, porque a tecnologia é mais cara e isso reflecte-se no preço dos veículos. Cá têm desconto de 40% no ISV.[;)]

E ainda por cima, o teste é com a versão anterior do Civic.

é claro que não tem comparação lá e cá, pois em portugal o civic normal nunca compensa em termos de consumos\custo na vida deste, até porque o hibrido será mais barato na aquisição e será sempre mais economico, diesel incluido, a não ser para aqueles que acham que condução normal nada tem a ver com os limites legais.[;)]

é claro que não tem comparação lá e cá, pois em portugal o civic normal nunca compensa em termos de consumos\custo na vida deste, até porque o hibrido será mais barato na aquisição e será sempre mais economico, diesel incluido, a não ser para aqueles que acham que condução normal nada tem a ver com os limites legais.[;)]

Mas cá as versões não são diferentes ? O 1.4 não tem a outra corroçaria ?

Mas cá as versões não são diferentes ? O 1.4 não tem a outra corroçaria ?

sim mas até podes comparar com o de 5 portas que é igual, como disse até podes comparar com o diesel.
na variante sedan, só tens a opção hybrid, 1.8 e no japão\uk typeR

sim mas até podes comparar com o de 5 portas que é igual, como disse até podes comparar com o diesel.
na variante sedan, só tens a opção hybrid, 1.8 e no japão\uk typeR

No caso do 5 portas 1.4 não é uns 3000 Euros mais barato ? é que se for e consumindo pouco, também é necessário muito km para atingir o ponto de equilibrio.

No caso do 5 portas 1.4 não é uns 3000 Euros mais barato ? é que se for e consumindo pouco, também é necessário muito km para atingir o ponto de equilibrio.

a diferença do 1.4 5portas para o hybrid é menos de 2000€, mas se colocares o mesmo equipamento nesse, a coisa já não fica assim[;)]

Quando vi este tópico pensei logo no CZT!
(...) Não que seja impossivel fazer 6,8, mas pq ninguém aguenta! LOL

Bem, eu por acaso tenho pachorra para andar com os tais "pezinhos-de-lã" em cidade. Resultado: consigo baixar dos 9 litros anunciados para 8-8,5. (Motor gasolina 1.4, carro com 1050 kg.)

Agora, em auto-estrada nem por sombras chego aos 5,5 anunciados. Mesmo para fazer abaixo de 6,5 já é preciso cuidado. E então com ar condicionado.. esquece.

Uma vez dei-me ao trabalho de andar 100 km de AE a 80-90 à hora. Realmente fiz os tais 5,5 anunciados... mas jurei para nunca mais. Ia adormecendo.. lol.

Mas se eu fizer o mesmo num carro a diesel (sem acelerar a fundo), os consumos ainda são mais baixos. Mas não é assim que se conduz normalmente. Essa adaptação de que falam, no fundo, não é mais do que acelerar devagar, sem muito escorregamento do sistema CVT e aproveitar as descidas o máximo possível. Só assim é que se conseguem consumos tão baixos.
No prius é a mesma coisa.

estás quase lá, a questão é que se acelerares a fundo com uma cvt ela leva o regime do motor para o máximo, e mantêm o lá e vai variando a relação para aumentar a velocidade, chegas muito depressa aos 120 mas gastas-te imenso combustivel, no HCH ainda por cima, fizeste-o muito acima do regime de binário máximo, enquanto se usares o acelerador a 50% por exemplo, aumentas de velocidade quase ao mesmo ritmo, mas como estás no regime de binário máximo (2500/3000 rpm) a variação da CVT é muito mais eficaz. no diesel é a mesma coisa se acelerares a fundo fazes muito fumo, sobes rapidamente de velocidade, gastas muito combustivel, mas consegues quase o mesmo resultado mantendo o regime do motor nas 2000 rpm ;) com muito menos fumo e muito menos gasoleo...

Existe uma questão, em relação ao prius, que ainda não foi aflorada... que é o facto deste modelo ter sido criado a pensar no mercado americano onde os diesel, especialmente os de baixa cilindrada, não "jogam".
Quando comparado aos 1.6, 1.8 e 2.0 a gasolina que por lá há... dá-lhes 10 a 0 em consumos sem perder muito em performances, até porque os limites de velocidades por lá são mais rígidos e para serem cumpridos...por isso e porque está imenso na moda, tem vendido como pães quentes em terras do Tio Sam.

Mais uma vez, acho que a natureza do terreno, o modo de condução e o condutor influenciam os consumos.
O que é uma condução normal para uns não o é para outros.

Por exemplo:

Ontem, para quem conhece, coloquei o CB a zeros na rotunda das bombas do ramalhão em Sintra, apanhei o IC19 para Lisboa sempre sem baixar dos 80 nem passar dos 100, saí para os cabos de Ávila e mantive a velocidade, no final deste apanhei a AE até ás amoreiras, entrei no túnel e respeitei o limite de 50Km/h, saí no Marquês de Pombal e desci até à Praça do comercio...

Acho que não fiz uma condução anormal...

Numa Navara 2.5 174cv com pneus 265 e 2200Kg de peso... adivinhem que média fiz neste percurso.

P.S - devo dizer que o CB, por mais do que uma vez bateu certo com as contas feitas à mão... até é ligeiramente péssimista em quase meio litro mas enfim.

Existe uma questão, em relação ao prius, que ainda não foi aflorada... que é o facto deste modelo ter sido criado a pensar no mercado americano onde os diesel, especialmente os de baixa cilindrada, não "jogam".
Quando comparado aos 1.6, 1.8 e 2.0 a gasolina que por lá há... dá-lhes 10 a 0 em consumos sem perder muito em performances, até porque os limites de velocidades por lá são mais rígidos e para serem cumpridos...por isso e porque está imenso na moda, tem vendido como pães quentes em terras do Tio Sam.

Mais uma vez, acho que a natureza do terreno, o modo de condução e o condutor influenciam os consumos.
O que é uma condução normal para uns não o é para outros.

Por exemplo:

Ontem, para quem conhece, coloquei o CB a zeros na rotunda das bombas do ramalhão em Sintra, apanhei o IC19 para Lisboa sempre sem baixar dos 80 nem passar dos 100, saí para os cabos de Ávila e mantive a velocidade, no final deste apanhei a AE até ás amoreiras, entrei no túnel e respeitei o limite de 50Km/h, saí no Marquês de Pombal e desci até à Praça do comercio...

Acho que não fiz uma condução anormal...

Numa Navara 2.5 174cv com pneus 265 e 2200Kg de peso... adivinhem que média fiz neste percurso.

P.S - devo dizer que o CB, por mais do que uma vez bateu certo com as contas feitas à mão... até é ligeiramente péssimista em quase meio litro mas enfim.

Eu no meu carro julgo que faria algo como 5 lts pelo que nessa camioneta deves ter feito uns 6.5

Back