Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

• Sim

Votos: 50 32,9%
  • Não

Votos: 102 67,1%

• Total de eleitores
    152
Estou bem de acordo com o autor deste tópico !

É impossível hoje em dia fazer as rotundas como deve ser, até porque já dei por mim a tentar fazê-las como deve ser, apenas em dias que já tou chateado e assim nem me importo com o que possam dizer, apesar de ser eu a ir bem na rotunda...

eu cá dou sempre por fora :) ok ok, prai 90% das vezes...

sei que é errado e tal mas....evito chatices se alguém me bater ;)

e não considero xico-espertice, apenas precaução! não se esqueçam que quem as faz bem (fora-dentro-fora) é que tem de ter atenção quando muda de faixa...mas por vezes tem de dar mais uma volta á rotunda!! eu muitas vezes faço isso também, e não chateio ninguém por causa disso...

Civismo meus amigos, civismo... ;)

Faço-as por dentro, quando assim é correcto, e se está alguém na da direita deixo ir em primeiro como se ele tivesse prioridade e o esteja a fazer correctamente. Não me chateio, faço correctamente e lá vão os "xico-espertos" todos contentes porque afinal tem prioridade.

Esta sim está muito bem construida, tem tunel, ponte e quem quer ir para a direita não precisa sequer entrar na rotunda. apr:)
rotunda.JPG

Faço-as por dentro, quando assim é correcto, e se está alguém na da direita deixo ir em primeiro como se ele tivesse prioridade e o esteja a fazer correctamente. Não me chateio, faço correctamente e lá vão os "xico-espertos" todos contentes porque afinal tem prioridade.

Esta sim está muito bem construida, tem tunel, ponte e quem quer ir para a direita não precisa sequer entrar na rotunda. apr:)
Ver anexo 20153

E tem. [;)]

PS: Antes que apareçam os do costume, não estou a defender esse tipo de circulação, apenas a ser objectivo na aplicação do CE.

O mesmo tema novamente em discussão.

Como circular numa rotunda? Quem tem prioridade (
multipage.gif
12345)

marco.veloso

Acho que passa mesma por aqui.[;)]

Não sei qual é o teu "segredo" para não teres stresses nas rotundas, mas o meu é mesmo meia bola e força, quem vacila fica apeado.[:D] Claro, tomando sempre os devidos cuidados e respeitando as regras de prioridade.[;)]

Vejo pessoal a fazer a rotunda do Marquês de Pombal (situada em Lisboa, coordenadas 38º43'30N 9º09'00W, antes que apareça aí o Luis Capelo a reclamar) como se andasse a pastar no mato, desembaraço é o que é preciso.[:cool:]

Não sei qual é o teu "segredo" para não teres stresses nas rotundas, mas o meu é mesmo meia bola e força, quem vacila fica apeado.[:D] Claro, tomando sempre os devidos cuidados e respeitando as regras de prioridade.[;)]

Vejo pessoal a fazer a rotunda do Marquês de Pombal (situada em Lisboa, coordenadas 38º43'30N 9º09'00W, antes que apareça aí o Luis Capelo a reclamar) como se andasse a pastar no mato, desembaraço é o que é preciso.[:cool:]

Brutal!!! [:)][:)]

O segredo tambem tu o sabes, é mesmo andar mais depressa que os outros. [:p][:cool:][:D]

E tem. [;)]

PS: Antes que apareçam os do costume, não estou a defender esse tipo de circulação, apenas a ser objectivo na aplicação do CE.
Percebo o teu ponto de vista e concordo. Faço-as por dentro para facilitar a fluidez de trânsito e porque realmente é bem mais prático andar o menos tempo possivel numa rotunda, não gosto mesmo de andar ali a anhar com o volante ligeiramente rodado muito tempo. [:D]

Já agora, o que faço para evitar que aconteçam situações de embaraço na rotunda no momento da saída.

Quando o que está do meu lado direito n sai na 1ª, como percebi mais ou menos o estilo de condução, acelero ou abrando para não coincidir os dois saírem ao mesmo tempo. Isto também o faço em condução sem ser em rotunda, evito andar a par.

O pisca para sair é sagrado.
Para entrar, raramente dou.
Em rotundas que possa facilitar aos outros condutores, por vezes dou pisca para a esquerda, raramente dou porque são poucos os casos em que considero necessário (ok ok estou a contrariar uma recomendação mas... não considero necessário sempre)

Já vi aqui uns tantos tópicos sobre este assundo e vai dar sempre ao mesmo...

Nem sempre é viável, especialmente quando circulas em zona desconhecida e andas a apalpar terreno. Numa grande urbe, pior.

Mas a maior parte das vezes tb faço sem stress.

Tens razão, mas quando assim é, se não conseguir, dou mais uma voltinha ao carrocel.[:D]

No Marquês de Pombal de facto ajuda andar um pouco mais depressa e ser um pouco mais afoito. Com isto não quero dizer que me atiro para cima dos outros, apenas lhes passo á frente.[:D][;)]

Nova moda de fazer rotundas?

Nova moda de fazer rotundas?

Boas a todos!

A razão deste novo tópico é uma nova moda que, pelo menos eu, penso que anda aí.

Bem, é assim, já tinha reparado que nas rotundas muitos condutores, quando pretendem seguir em frente, não fazem as rotundas pela direita, mas sim a direito, muitas vezes apertando quem vai na faixa interior.

Mas algo que me tem intrigado recentemente é a nova moda de as fazer, usam quase o mesmo método, o de seguir a direito, em vez de pela direita. Mas há algo de novo, muitos quando se apercebem que vai alguém na via da esquerda ao seu lado, imediatamente a trás, ligam o seu famoso utensílio que lhes dá prioridade em qqr circunstancia, também conhecido por pisca, e seguem a direito a campeão pela rotunda fora. Já me aconteceu algumas vezes. A primeira até abrandei, pensando que o sr. ou a sra, iria virar a esquerda. Mas não, fazem pisca da esquerda para não sei como obterem prioridade para invadir a faixa da esquerda, para mais a frente voltarem a da direita e assim fazerem as rotundas a direito de uma forma “legal”.

É irritante, pois acontece cada vez mais e obriga a mim e a outros que pretendem fazer as rotundas de uma forma correcta a travar em cima do acontecimento para não bater, as vezes gostava de andar com um caro velho para não ter pena de parar e bater.

Este é um desenho que toscamente adaptei para ser mais perceptível esta nova moda das rotundas.

roundabouthg9.jpg

Tens razão, mas quando assim é, se não conseguir, dou mais uma voltinha ao carrocel.[:D]

Exacto, essa é a minha táctica preferida numa cidade desconhecida:

- Uma volta para ler todas as placas e ver todas as saídas; [:D]
- Volta seguinte para sair na saída correcta; [:D]

Como não há bela sem senão, se houver engarrafamento ou rotundas com semáforos é uma nóia... [:blush:]

Yup, acontece. Confesso que à NOITE, QUANDO ESTOU SÓ NA ESTRADA, dá-me preguiça de fazer tudo by-the-book e "corto" um bocado a rotunda.

Mas se houver mais UM carro que seja, faço tudo direitinho.

Voltar
Superior