Um grande, grande dilema! Opiniões precisam-se!

Epah... Leiria não é propriamente a Sibéria e há sempre skypes e webcams e telemóveis. Num situação de urgência, em menos de hora e meia ele põe-se lá....

Mas isto sou eu a pensar.

Grrrrr contruir casa em terreno oferecido pelpos sogros é meio caminho andado para permitir todo o genero de ingerencias na sua vida.
Ela que venha para lisboa, mororar ao pe dos pais é um stress .

Se o teu amigo está em Lx de 2ª de manhã a 6ª à tarde, a mulher não pode ficar alojada no mesmo sítio e, durante o dia, procurar um emprego?

Grrrrr contruir casa em terreno oferecido pelpos sogros é meio caminho andado para permitir todo o genero de ingerencias na sua vida.
Isso depende dos pais... [;)]

Eu moro com os meus pais, avós, tio e irmão e qualidade de vida em alta. [:D]

Mas admito que haja pessoas com que seja complicado viver.

Se o teu amigo vai regressar a Leiria daqui a algum tempo, não faz sentido organizar a vida em Lisboa. Perguntem aos professores como é que é....

Entretanto, ela que arranje um trabalho e esqueça a casa. É uma tristeza vê-los tão tenrinhos a enterrarem-se no lodo dos compromissos.

Eu posso dar o meu exemplo. Eu durante a semana estou em Lisboa e a minha namorada está no Alentejo, sensivelmente 1h30 de distancia. Ambos temos trabalho estável e está fora de hipotese ela vir para Lisboa. De momento vou a meio da semana a casa, ou seja só durmo 3 noites fora e digo-te desde já que a relação sofreu um revitalização que só nos beneficiou. A comprar casa será sempre no Alentejo, pois consigo fazer uma casa à maneira muito mais barata. Depois quando casar logo se vê qts noites dormirei em Lx, mas se puder não me importo nada de ir e vir todos os dias, até pq tenho alguma flexiblidade de horários.

PS: Peço desculpa pelo testamento, mas estava a contar a minha situação.

A grande questão é: Onde é que ele vive em Lisboa? Se puderem ambos viver em Lisboa na casa dele, não vejo qual o mal de ela vir para Lx.

Eu moro com os meus pais, avós, tio e irmão e qualidade de vida em alta. [:D]

Mas admito que haja pessoas com que seja complicado viver.

Se o teu amigo vai regressar a Leiria daqui a algum tempo, não faz sentido organizar a vida em Lisboa. Perguntem aos professores como é que é....

Entretanto, ela que arranje um trabalho e esqueça a casa. É uma tristeza vê-los tão tenrinhos a enterrarem-se no lodo dos compromissos.

eu tenho um mau feitio terrivel.
as vezes é dificil viver comigo mesmo

Nao acho grande dilema...
Acho que ela aproveitando o facto de estar desempregada deveria ir viver para Lisboa com o marido,nao precisavam de comprar casa.Alugavam uma e ela tentava arranjar emprego.
Quando passasse esse ano e meio se quisessem iam para Leiria ou entao resolviam continuar em Lisboa e compravam casa.

Recem casados e so se verem ao fim de semana é muito mau:sh)

Nao acho grande dilema...
Acho que ela aproveitando o facto de estar desempregada deveria ir viver para Lisboa com o marido,nao precisavam de comprar casa.Alugavam uma e ela tentava arranjar emprego.
Quando passasse esse ano e meio se quisessem iam para Leiria ou entao resolviam continuar em Lisboa e compravam casa.

Recem casados e so se verem ao fim de semana é muito mau:sh)

É muito mau mesmo...:sh)

Se a ida para Leiria dele é garantida, das duas uma, ou ela fica em Leiria e ele vem o máximo de vezes ou ela vai para Lisboa arranjar um emprego para lá ficar com ele o tempo necessário.

Mas a seperação é que não me parece grande ideia...

Quanto paga ele de casa e quanto custariam as viagens Leiria-Lisboa-Leiria?

Parece-me uma decisão de fundo, que não passa por mais do que 2 pessoas.
Ainda assim, talvez uma boa hipótese seja ela procurar rapidamente emprego em Leiria, e ele "ir procurando" também em Leiria.
Os salários são um pouco mais baixos, mas a diferença no custo de vida talvez seja maior, por isso pode compensar.
Além disso, as condições "no imediato" são melhores (alojamento low-cost) e no futuro também (terreno low-cost). Nem falo da qualidade de vida, ou do stress de viver e trabalhar em Lisboa. E, hoje em dia, o que é que Lisboa tem e Leiria não? As cidades médias já não são aldeias grandes...

Boa sorte para os dois [kiss]

Caramba... Vocês falam de separação, como se o homem fosse emigrar para a Sibéria e a única forma de se falarem fosse através de cartas. Hoje há toda uma série de ferramentas que permitem manter um contacto quase permanente. E ela está em Leiria... Não é propriamente longe.

Eu estou numa situação idêntica, em que sou vou a casa ao fim-de-semana e ás quartas-feiras e sinceramente detesto esta situação! Já estou a viver assim desde Março e cada vez me custa mais.
Só que na situação em questão eu fazia o sacrificio de estar um ano e meio fora de casa e depois mudava-me com armas e bagagens para Leiria. E como a esposa está desempregada tentava que ela arranjasse um emprego em lisboa, nem que fosse um part-time para pagar o aluguer do apartamento e vivia assim durante esse ano e meio.

Eu estou nessa situação (1H30 de distância) desde que casei (quase 5 anos),
e antes foram mais 2 anos de namoro na mesma situação.
Estamos o fim de semana juntos, e às vezes vou uma vez a meio da semana.

Sem filhos, a situação é sustentável, mas quando tivermos filhos a coisa
pode ficar mais complicada.

Mas é uma situação que com a flexibilidade dos dias de hoje pode
acontecer a muita gente de uma momento para o outro.

Mas quando eu era criança, durante 5 anos o meu pai estava na Alemanha,
e a minha mãe e os filhos em Portugal, o que era bem pior, por isso...

É muito mau mesmo...:sh)

Se a ida para Leiria dele é garantida, das duas uma, ou ela fica em Leiria e ele vem o máximo de vezes ou ela vai para Lisboa arranjar um emprego para lá ficar com ele o tempo necessário.

Mas a seperação é que não me parece grande ideia...

Quanto paga ele de casa e quanto custariam as viagens Leiria-Lisboa-Leiria?

A questão é que ele não paga nada de alojamento, já que a entidade patronal lhe garante o alojamento, mas apenas a ele! Para a esposa é impossível.
Ir e vir numa base diária importaria em ca. de 400 € mensais acrescidos, para além de que o carro deles, apesar de ser diesel, já tem alguns anos e uma quilometragem elevada...

há coisas que o dinheiro não paga uma delas é o prazer de dormir uma boa noite com o marido/mulher eu sei do que falo. Depende tambem do feitio das pessoas mas eles não façam nada que se venham a arrepender mais tarde, isso de estar longe e engraçado ao principio, com o passar do tempo e que são elas.... e com filhos ainda pior....[;)]

Eu posso dar o meu exemplo. Eu durante a semana estou em Lisboa e a minha namorada está no Alentejo, sensivelmente 1h30 de distancia. Ambos temos trabalho estável e está fora de hipotese ela vir para Lisboa. De momento vou a meio da semana a casa, ou seja só durmo 3 noites fora e digo-te desde já que a relação sofreu um revitalização que só nos beneficiou. A comprar casa será sempre no Alentejo, pois consigo fazer uma casa à maneira muito mais barata. Depois quando casar logo se vê qts noites dormirei em Lx, mas se puder não me importo nada de ir e vir todos os dias, até pq tenho alguma flexiblidade de horários.

PS: Peço desculpa pelo testamento, mas estava a contar a minha situação.
Como eu te compreendo... é tal e qual a minha situação, só que no meu caso estou a quase 3h de distância. Eu em Lisboa, ela no Porto. Ambos com empregos estáveis e alguns compromissos assumidos. E sem ajuda de "terceiros"...

Temos alguma renitência em fazer vida por Lisboa, mas chegamos a pensar nisso. Que me perdoem os lisboetas, mas a qualidade de vida nessa cidade, para mim, simplesmente não existe. Talvez se ganhasse o dobro do que ganho tivesse uma visão diferente... Por isso compramos uma casa em Gaia, o resto logo se verá.

E já lá vai algum tempo assim. A nossa relação está como o aço. Eu tenho uma perspectiva de regressar ao Norte, mas é incerta, não sei quanto tempo mais terei de aguentar em Lisboa. Paciência, se escolhi esta via, é porque compensa alguma coisita.

Por isso se aqui se está a falar em ano e meio, acho que vale bem o sacrifício. Mais a mais quando contam com uma valente ajuda! Agora, se os dois gostarem muito de Lisboa, talvez possam ponderar essa hipótese...

Durante 2 anos, fiz o percurso Lx-Coimbra, já casado e com 2 filhos

Ainda aqui estou vivinho da silva

Hoje o pessoal quer tudo dado e arregaçado, não querem fazer sacrificios

por esta razão, é que proponho a resposta está nas caldas da rainha.

Boas!

Um casal meu amigo está a passar por uma situação de dilema na sua vida pessoal e por isso venho aqui pedir-vos as vossas opiniões em nome deles. É o seguinte:

Ele encontra-se a trabalhar aqui em Lisboa e a mulher dele encontra-se neste momento em Leiria, desempregada. Eles são ainda um casal jovem e, por isso, os pais dela disponibilizaram a casa deles para o casal viver até resolver a sua situação. A casa é relativamente grande e confortável, e o casal vive de forma independente dos pais dela, não precisando de pagar nada por lá viver. A questão agora é a seguinte: eles pretendem construir a sua casa lá em Leiria, dado que, uma vez mais, teriam a ajuda dos pais dela, que disponibilizariam um terreno para eles construirem. Por essa razão, ele pediu que fosse transferido para Leiria, mas o pedido foi indeferido, tendo o meu amigo que ficar em Lisboa durante mais 1 ano a ano e meio!
O dilema agora é: será melhor ela tentar arranjar emprego em Leiria, continuando ele apenas a ir a casa aos fins de semana (estão a ver a situação num casal recém-casado, né?) ou seria melhor ela vir viver para Lisboa com ele, tentando arranjar casa e emprego lá?

Sendo certo que ele tem que ficar em Lisboa por mais 1 ano a ano e meio, as vantagens e desvantagens de ela ficar num lado ou noutro são:

FICANDO EM LEIRIA:

Vantagens:
  • Casa de habitação gratuita
Desvantagens:
  • Fica mais 1 ano separada do marido
  • Menos ofertas de emprego com salários, em média, mais baixos
INDO PARA LISBOA:

Vantagens:
  • Fica perto do marido
  • Mais ofertas de emprego e salários, em média, mais altos
Desvantagens:
  • Necessidade de encontrar casa (aos preços que todos sabemos em Lisboa [s)] )
  • Necessidade imperiosa de encontrar emprego para poder pagar a casa
O problema é: se por um lado é economicamente mais vantajoso ela ficar em Leiria, por outro lado é uma situação extremamente chata para os 2 ficarem separados durante a semana inteira, ficando ela sozinha em casa pelo menos até arranjar um emprego, para o que, como já vimos, as oportunidades escasseiam mais do que em Lisboa.

É realmente um dilema em que nenhuma das situações é perfeita, mas tendo em conta os elementos apresentados, qual é que seria a vossa decisão e porquê?

Desde já obrigado a todos! [;)]

P. S. - Acham necessário abrir uma poll? :)

A mulher é que tem sempre de ir atrás do homem. O contrário só acontece se o homem for panasca.

Dá-lhe.

Back