(pais) fazemos tudo e depois a paga é esta..

o teu problema foi mesmo esse, fizeste-os pensar que tu vais acatar os que eles disserem independentemente de tudo!

eu com 15 anos já era puto rebelde, a minha mãe dizia que não podia e eu fazia á mesma! aos 17 já tinha ido á alemanha com amigos [:D] á toa

aos 18 fui morar sozinho!!!

quanto mais tempo passares em casa, mais tempo em casa eles vão querer que passes! quando deres por ti já não fazes mais nada a não ser estar em casa..............e isso é algo que lá para os teus 40/50 up vais te arrepender á séria!

Paulo, desculpa a frontalidade, mas para alguem com formaçao em sociologia, podias ( e devias!) ter escrito algo bem mais construtivo, assertivo e pedagogico, nao me parece que ajudes muito o dvx, com esta prosa (!!!):( :confused:

ou é o efeito colateral da madrugada (???)

Caso bicudo! Mas é o normal, além do sentido protector dos pais, é muito comum as mães terem ciúmes das namoradas [:D]

Serei eu o único que com 17 anos já podia chegar a casa de manhã? :sh)

Tecnicamente és dependentes dos teus pais o que significa que é empregado deles. O teu trabalho é fazer-lhes companhia.

Se não gostas deste emprego, despede-te e muda de emprego.[;)]

A alternativa é conciliar até seres financeiramente independente. É tudo muito simples.

Puto, os teus pais têm de deixar e pronto!

É simples, 18 anos, já tens idade legal, o que quer dizer, mais que suficiente perante a "normalidade" social + o factor "caganço", para saíres de casa para fazeres (começar) a tua vida! É assim que as coisas são, vai se saltando dum lado para o outro, da tua família para outro meio, e mais tarde, tens a obrigação natural de constituir outra família... e a tua namorada pode ser a tua cara metade...

Como o meu pai me dizia quando passei para os 17 (para ele, eu tenho sempre +1 ano, LOL), "18 anos já é um homem, já podia ir para a tropa, já tem idade para se meter num carro e guiar, já pode ir para a cadeia, com 18 anos, se eu fosse como tu [ok, sou um puto mimado, filho único, lol, e gosto, melhor, era], tava bem fo*ido!"

Para saír com os amigos, de noite, tb comecei bastante tarde, mas os meus pais compreenderam e deixaram, tudo na boa...

Até que entrei para a faculdade... foi mais fácil convencê-los a darem-me um carro de 43k€ e 163cv (eu sou simples, contento-me com o melhor) do que convence-los que era melhor ir morar para o Porto... o meu pai bem me tentou convencer, a minha mãe chegou a chorar (sem eu ver, o meu pai é que me disse), porque viu que no aptmto. onde eu iria ficar não era bom, mas depois arranjei outro mais "normal" e acolhedor... Até que eles já se habituaram... e os meus tios (que têm uma filha única, +- como eu, tb disseram á frente dos meus pais que era assim, "ou eles julgavam que eu nnc iria saír de casa"...

Opá, deve ser uma fase difícil para os teus pais, mas faz parte de ser pai...

Foge, não deixar o filho ir dar umas kekas com a namorada durante 2 dias para o Algarve... na passagem de ano!!!

Foge... habituas-te os teus pais mal, habituaste... Chama a ajuda dos "veteranos" da tua família (tios/padrinhos) mais velhos... é para isso que eles servem...

Last edited:
Boas..
Eu tenho 18 anos..e ao contrario das pessoas da minha idade nunca apanhei uma bebedeira..sai a noite raras vezes(umas 5)..nunca fumei porcarias..
Sempre fiz tudo para agradar aos meus pais.nunca me meti em porcarias, fazia sempre tudo o que eles pediam..nunca lhes dei problemas..
Mas hoje aconteceu uma coisa que deu.me uma enorme dor de cabeca e nem me deixa dormir de tao irritado e furioso que estou..
Passou.se o seguinte: eu so tenho ferias uma semana que e a partir do dia 21.e eu e a minha namorada de quase 2 anos iamos passar a passagem d ano a casa que os pais dela teem em albufeira..vao la estar os pais dela no dia 28 mas nos iamos para la no dia 26..para estarmos sozinhos um tempo,visto que ultimamente nao temos tido muito tempo para nos..e nao é que na unica coisa que peço a minha mae ela diz que não??
Quer dizer eu nunca fiz nada de mal..sou praticamente um cromo que nunca sai de casa..fiz tudo para lhes agradar e e assim que eles me retribuem??
Ainda me lembro o ano passado quando a minha mae me disse que quando fizesse os 18 anos que podia fazer o que quisesse..tretas!!fdx tou tao fdd!!
Nem consigo dormir a pensar nesta porcaria!
O que é que faço??quando falo no assunto a minha mae manda.me calar!!
Epa precisava de desabafar de alguma forma..
Cumpz

Bem em 1º com essa idade é para teres alguma liberdade o que tu não compreendes é que na situação de passagem de ano existe muita esperiência de 1ª vez [:cool:] .
Isso da tua mãe te ter dito
que quando fizesse os 18 anos que podia fazer o que quisesse
é um pequeno incentivo para continuares a tua vidinha sem a molestares por momentos.
E por último vou acrescentar enquanto tiveres debaixo do tecto dos teus pais e a viver ás custas deles terás que respeitar a sua decisão chama-se a isso educação.[;)]

É fácil .... fala com o teu Pai! Explica-lhe a situação ... de certeza que ele vai perceber! [;)]
Depois ele trata do assunto com a tua mãe...
As mães colocam sempre mais reticências em relação as saidas dos filhos .... podes ter a certeza que é por um sentimento de protecção e não por ciumes! Modéstia à parte, tb sou um filho "exemplar" e qd sai pela primeira vez com a minha namorada (o que implicou uma viagem de 200km) a minha mãe ia tendo um ataque cardiaco!
Falei com o meu Pai ... e o assunto ficou resolvido! [:D] Só tive de ouvir o conselho de: "dentro do carro... não!" [:p]

deixem lá eu passo - o mm dqu o dvx e tenho 22 anos... percebo-o perfeitamente... e agora com o meu problema de saúde.. pior... :(

E por último vou acrescentar enquanto tiveres debaixo do tecto dos teus pais e a viver ás custas deles terás que respeitar a sua decisão chama-se a isso educação.[;)]

Ya, eu vivo, gasto-lhes bué de dinheiro (apesar de estarem bem financeiramente, sinceramente, não sei como é que eles conseguem), estudo pouco, mas estudo, fumo tabaco, eles sabem, mas fumo pouco, e não fumo á frente deles, quando vou de férias com eles, não fumo um cigarro por uma semana, p.ex., e drogas, lol, os meus pais não andam a trabalhar para isso, etc...

É claro que também não sou nenhuma carta fora do baralho como colegas meus são, é que eu não sou daqueles que são uma m*rda (pronto, fora a parte de fazer cadeiras) e depois tenta convencer os pais que são uns santinhos...

É uma questão de crescermos por dentro, e de sermos, e mostrar-mos aos nossos pais que vamos ser melhor que o que eles foram... [:p]... i.e. se conseguirmos... se não conseguirmos, opá, dá um tiro na cabeça que era o que eu fazia, fdx...

I.e. mostramos que tratamos a selecção natural por tu, e sermos motivo de orgulho para eles...

Eles conseguíram X, logo eu tenho de conseguir X+1, pelo menos...

Agora, se ficasse por conta própria, nesta idade (20), já estaria a constituir uma família estável, pelo menos, mas depois... bem, nng quer ficar um passo atrás dos da sua geração...

Para os meus pais, a "casa", não é a nossa casa, a "casa" é a minha faculdade...

É fácil .... fala com o teu Pai! Explica-lhe a situação ... de certeza que ele vai perceber! [;)]
As mães colocam sempre mais reticências em relação as saidas dos filhos .... podes ter a certeza que é por um sentimento de protecção e não por ciumes! Modéstia à parte, tb sou um filho "exemplar" e qd sai pela primeira vez com a minha namorada (o que implicou uma viagem de 200km) a minha mãe ia tendo um ataque cardiaco!
Falei com o meu Pai ... e o assunto ficou resolvido! [:D] Só tive de ouvir o conselho de: "dentro do carro... não!" [:p]

Ya pai, passa cá então o VISA Gold para o Hotel [:D]

Ya, eu vivo, gasto-lhes bué de dinheiro (apesar de estarem bem financeiramente, sinceramente, não sei como é que eles conseguem), estudo pouco, mas estudo, fumo tabaco, eles sabem, mas fumo pouco, e não fumo á frente deles, quando vou de férias com eles, não fumo um cigarro por uma semana, p.ex., e drogas, lol, os meus pais não andam a trabalhar para isso, etc...

É claro que também não sou nenhuma carta fora do baralho como colegas meus são, é que eu não sou daqueles que são uma m*rda (pronto, fora a parte de fazer cadeiras) e depois tenta convencer os pais que são uns santinhos...

É uma questão de crescermos por dentro, e de sermos, e mostrar-mos aos nossos pais que vamos ser melhor que o que eles foram... [:p]... i.e. se conseguirmos... se não conseguirmos, opá, dá um tiro na cabeça que era o que eu fazia, fdx...

I.e. mostramos que tratamos a selecção natural por tu, e sermos motivo de orgulho para eles...

Eles conseguíram X, logo eu tenho de conseguir X+1, pelo menos...

Agora, se ficasse por conta própria, nesta idade (20), já estaria a constituir uma família estável, pelo menos, mas depois... bem, nng quer ficar um passo atrás dos da sua geração...

Para os meus pais, a "casa", não é a nossa casa, a "casa" é a minha faculdade...

O país estará bem entregue [:D][:D]

Não vou martelar na tecla da emancipação tardia, mas relembro os comentários do PauloFVF e do Indigo - os pais têm que ser "educados" por nós.

O problema maior é que acumulaste 2 batalhas sangrentas: passar noites fora de casa e namoro.

Quanto ao passar noites fora de casa, os pais precisam de rodagem: primeiro para casa de amigos com pais a vigiar, depois com amigos com profs/monitores a vigiar e finalmente com amigos sem vigia.
É uma tarefa que leva alguns anos e os níveis de permissão vão se conjugando com a progressão na idade, à qual deverão responder demonstrações de responsabilidade e autonomia da nossa parte (as mais importantes são as pequenas, do dia-a-dia)

Quanto ao namoro não sou exemplo. Namorei durante anos sem apresentar ninguém aos meus pais - conheciam as minhas amigas mas andavam sempre com insinuações para tentar descobrir qual era "a tal".
Se houve algumas amigas que passaram por badalhocas sem o ser, outras houve que passaram por santas e no entanto...nunca os esclareci, nem é agora que o vou fazer. Azar.

Mas a melhor forma de passares noites fora de casa com gajas é omitir a sua presença.
É um grupo de amigos e tal, se necessário com boas referências a familiares de amigos e conhecidos dos teus pais - convém andar sempre com pessoal referenciado para lhes dar confiança.

Como já não vais a tempo de separar as bombas, o melhor que tens a fazer é CALMAMENTE apelar ao teu charme de filho e convenceres a tua mãe.
O problema é ela - o pai acha sempre piada que o filho dê umas pinadas - mas se perdes as estribeiras, só vais alimentar a sua inquietação - porque percebe que estás a apostar demasiado na relação com a tua namorada - e vai segurar-se na recusa.
Vai com calma, que tens tempo. Mima-a.

Estas coisas acontecem um pouco por todo o lado.

Não penses que o problema é teu. [;)]

Eu suponho que os pais têm quase todos o mesmo tipo de preocupações. O modo de as expressar é que difere.

O que é lixado é que os teu, os meus e a maioria dos pais não tiveram ninguém que lhes ensinasse a serem pais e companheiros dos seus filhos. Todos dão o seu melhor e todos falham um pouco por todo o lado.

Tenta encher-te de coragem e de paciência para teres a iniciativa de comunicares com eles. Se não resultar à 1ª, tenta uma 2ª vez. Se for preciso, uma 3ª e 4ª. Afnal, vocês são família. [:cool:] [:D]

E que tal dizeres que vais passar o fim de ano com uns amigos??
É que "entraste" logo naquela de ires para longe alguns dias com a namorada... bahhhhhhhh... isso tem que ir devagar.
Os teus pais devem estar a pensar que ainda são muito novos para serem avós... [:)] [:)] [:)]
Tens que ter mais calma com a vontade de "afogar o ganso"... senão tás feito. Fala com a tua mãe, mas dizendo outras coisas que não sejam tu + namorda a sós por uns dias... talvez tu + amigos por uns dias, que te chateaste com a namorada... e assim ela aceita, e nem precisa de saber que não te zangaste com ela.
Sê criativo e, antes de falares com ela, tenta sempre pensar na forma dela pensar e reagir, para ssim contornares a questão.
Um vez disse aos meus pais que ia jantar fora com uns amigos, e depois apareci em casa ás 9h da manhã do dia seguinte, fresquinho que nem uma alface... não preciso de "por aqui legendas" pois não?? [:)] [:)]

Qual foi a justificação dela?

Deixa lá que eu também sou o menino da minha mãe [:D] :sh)

No 1º S.João que fui a Braga tive de mandar sempre sms a dizer à minha mãe que tava tudo bem, e quando saia pa jantar fora era a mesma coisa!
Houve uma vez que não disse a que horas vinha a que chegava (bateria morreu) e ficou acordada à minha espera :eek: ....E tinha 19 ou 20 anos!

Eu também sou +/- como tu (não saio e o caraças),tens de lhe mostrar as coisas pelo teu ponto de vista a ver se ela entende...Senão vai na mesma e depois sofres as consequencias (para alguns pais resulta, se fosse a minha mãe ainda seria pior)

O conselho do meu pai quando isso me aconteceu foi só "não te esqueças dos preservativos" .

O melhor mesmo é dizer o que escreveste aqui à tua mãe...tipo não nenhum puto, nunca os desiludiste e ao mínimo pedido perfeitamente normal recebes um não como se fosses criança! Experimenta, é Natal [;)]

"Experimenta, é Natal"....... O que tu queres sei eu! [:D][:D][:D]
Respondendo ao tópico, como já disseram, foi a má habituação que deste aos teus pais, agora tens de ter algum jeito para conseguires o que queres. Se fosse a ti dizia exactamente a eles o que escreveste no teu primeiro post, depois vê no que dá. [;)]

o teu principal erro foi o excesso de informação que deste aos teus pais....
e estragaste tudo...para a próxima já sabes.....eles não precisam de saber de tudo.

e mais uma coisa.
para quem diz que 18 anos já se pode dazer isto ou aquilo...

os actuais 18 anos mais parecem 14....

e não estou a dizer que é o caso do dvx....mas é complicado para os pais ganharem confiança no seu filho de um momento para o outro...
até parece que por alguém ter 18 anos pode fazer o que quer...quando são os pais que trabalham para nos sustentar, são eles que não dormem à noite preocupados, etc....
ponham-se no lugar deles.
e lembrem-se de que enquanto não saírem de casa, são eles que mandam.

ld

e estragaste tudo...para a próxima já sabes.....eles não precisam de saber de tudo.

e mais uma coisa.

e não estou a dizer que é o caso do dvx....mas é complicado para os pais ganharem confiança no seu filho de um momento para o outro...
até parece que por alguém ter 18 anos pode fazer o que quer...quando são os pais que trabalham para nos sustentar, são eles que não dormem à noite preocupados, etc....

ld

É um facto, e um dos maiores erros que um pai e uma mãe podem fazer é, não dar liberdade quase nenhuma até aos 18 anos e a partir daí ser "faz o que quiseres".

e mais uma coisa.

ld

Tudo bem que mandam, mas enquanto mandam e fazem coisas como aquilo que os pais do dvx fazem, vão-nos "roubando" a melhor idade da vida [;)]

Back