Máquinas fotográficas digitais

Só para dizer que fui hoje comprar a minha nova EOS 400D. Estou morto que chege o fim-de-semana para começar a fazer experiências.
Acho que a relação preço/qualidade é imbatível e como sempre tive uma tendência para a Canon...
Comprei o Kit mais básico com a lente 18-55 porque era o mais barato e quero avaliar bem que lente me poderá ser mais útil. Tinha inicialmente pensado numa Sigma 18-200, mas como estou em fase de "estudo" parece-me a Canon tem uma lente nova 55-250 com IS e um preço razoável vou esperar para ver reviews desta lente e ver que necessidades é que sinto no "terreno".
Este post não é por nenhuma razão especial, é só porque estou contente com a minha máquina nova.

Eu não aguentava até ao fim-de-semana [:)] :sh)

Comprei a minha num Sabado de manha...foi o que valeu porque assim tive a tarde para experimentar[:cool:]...pena foi estar nevoeiro...

a nikon em compactas pequenas nao tem grande expressao,, eu tenho uma optio pentax ha 4 anos e impecavel de bolso, é uma maquina simpatica. Mas tal como o mundano disse as fuji tem os melhores sensores..

um conselho compra uma pequena de tamanho....

Não sei porquê, mas pensava que as Sony ou as Olympus eram melhores que as Fuji :sh)

Andei a ver as Fuji no site da Fnac e não encontrei a que o Mundano falou. :(

Estou lixado... estou a ver que comprar a maquina vai ser dose.. e ainda a compro e depois arrependo me com duvidas no que escolhi :sh)

Podes ser mais claro com a tua ideia.

Não estás contente com a 720, é que estou mesmo inclinado a comprar essa?
Qual o preço e o local onde compraste?

As pilhas dão para tirar quantas fotos?
Porque terias comprado a sx100?

Desculpa tantas perguntas...[:D]

Ora essa... Eu é que tenho de pedir desculpa por só responder agora...

Estou contente com a máquina em si. É compacta o suficiente e ao mesmo tempo oferece uma qualidade de imagem bastante boa para o produto e esta gama.

O visor óptico só é utilizável para os 35 mm, ou seja, se usares zoom vais ter de usar o visor LCD para fazeres a correcta colocação da imagem que queres fotografar.

O que eu mais aprecio nesta máquina é o facto de possuir um modo totalmente manual (embora limitado nos valores de abertura).

Só uso zoom óptico, digital não o uso. Com isto, mesmo a 6x tenho sempre imagens muito boas, tendo em conta a dimensão e qualidade da lente.

O estabilizador de imagens é bom, porém não faz milagres, às vezes uso tripés (chão, mesas, etc etc, tudo o que aparecer pela frente e sirva...).

Não uso ISO acima de 100, apartir destes valores o grão começa-se a notar, ainda que até aos 200 seja bonzito. Mas isto é fetiche meu, pois estou mal habituado com a EOS. Realço no entanto que o novo processador Digic III da Canon faz imagens mais limpas do que o processador anterior, o Digic II (pude comparar).

Faz filmes com uma qualidade de imagem muito boa e podes utilizar o zoom durante a gravação. Som é mono.

As pilhas... Infelizmente ainda não contabilizei o número de disparos permitidos mas eu passo a vida a fazer fotos e a visualizá-las no LCD da máquina e aquilo dura e dura... Como usa apenas duas pilhas AA recarregáveis de cada vez, trago sempre as outras duas comigo e por isso estou sempre com energia para fotos.

Comprei-a na Pixmania por cerca de 295 €. Isto porque comprei um pack que continha para além da maquineta um cartão de SD de 2 Gb (dá para mais de 500 fotos na qualidade máxima...), um carregador e pilhas de 2.600 mAh e um estojo.

Se precisares de mais algum esclarecimento, é só dizer... [;)]

Last edited:
Viva,

Os packs da Nikon D80 estao aqui pelas inglaterras a 570£ (800€).

Ha dois packs com preco semelhante.

um vem com a lente 18/70 e outro com uma 18/135.

Este preco e' razoavel? E se sim, qual e' na vossa opiniao a melhor lente?

Viva,

Os packs da Nikon D80 estao aqui pelas inglaterras a 570£ (800€).

Ha dois packs com preco semelhante.

um vem com a lente 18/70 e outro com uma 18/135.

Este preco e' razoavel? E se sim, qual e' na vossa opiniao a melhor lente?

Acho que é um bom preço...quanto à objectiva o que a 18-135 fica a ganhar à 18-70 é que tem mais zoom...eu comprei essa na altura, por essa razão [;)]

É 1 boa máquina dependendo do objectivo que queres fazer com ela.

O único contra é ser 1 modelo sem IS (estabilizador óptico).

O modelo mais recente, A570 IS já o tem. Basicamente permite tirar fotos mais estáveis (especialmente em modo telefoto ou seja com o zoom no máximo).

Abraços

É 1 boa máquina dependendo do objectivo que queres fazer com ela.

O único contra é ser 1 modelo sem IS (estabilizador óptico).

O modelo mais recente, A570 IS já o tem. Basicamente permite tirar fotos mais estáveis (especialmente em modo telefoto ou seja com o zoom no máximo).

Abraços

Obrigado [;)]

Comprei-a para oferecer a um amigo: quem a vai receber gosta de tirar as típicas fotos de amigos, família, etc... Nada de grandes "profundidades". Parece-me que fiz uma boa compra.

Pareceu-me ver em Londres a EOS 40D por 900€ (com lente 17-85 estabilizada). O corpo é superior á D80, depois em termos de lentes vai ser sempre ela por ela..

Não sei porquê, mas pensava que as Sony ou as Olympus eram melhores que as Fuji :sh)

Depende do que procuras, as Sony têm coisas muito boas. São muito bem construídas, são muito rápidas e têm softwares normalmente muito bons de se utilizar.

Mas as lentes não são nada de especial quando comparadas com o que de melhor se faz, e os sensores/processador de imagem também não são grande coisa sempre que tens pouca luz...

Quanto as Olympus e Nikon... Bem, a Nikon sendo um player tradicional nisto da fotografia está no mercado das compactas quase por obrigação. Mas não inova, não se destaca e as câmaras são um pouco caras. Enfim, resumindo, se queres uma SLR, uma Nikon será sempre uma excelente escolha, se queres uma compacta, será quase sempre uma má escolha.. A Olympus é +/- a mesma coisa, só que investe um pouco mais nas compactas e tem algumas coisas únicas como as SW770 e a SW790 que são resistentes a choques e podem mergulhar até 10 metros de profundidade.. Ou seja, são as máquinas perfeitas para um dia na piscina, porque com muita ou pouca qualidade tiram fotos que nenhuma outra tira. De resto apesar das máquinas não serem más, também não são nada de especial..

Neste momento em compactas as marcas que se destacam são a Panasonic e Canon.. A Fuji graças a algumas técnologias proprias tem também algumas camaras que em qualidade de imagem são muito muito boas... Mas não são todas, há Fuji's que não valem grande coisa.

Depende do que procuras, as Sony têm coisas muito boas. São muito bem construídas, são muito rápidas e têm softwares normalmente muito bons de se utilizar.

Mas as lentes não são nada de especial quando comparadas com o que de melhor se faz, e os sensores/processador de imagem também não são grande coisa sempre que tens pouca luz...

Quanto as Olympus e Nikon... Bem, a Nikon sendo um player tradicional nisto da fotografia está no mercado das compactas quase por obrigação. Mas não inova, não se destaca e as câmaras são um pouco caras. Enfim, resumindo, se queres uma SLR, uma Nikon será sempre uma excelente escolha, se queres uma compacta, será quase sempre uma má escolha.. A Olympus é +/- a mesma coisa, só que investe um pouco mais nas compactas e tem algumas coisas únicas como as SW770 e a SW790 que são resistentes a choques e podem mergulhar até 10 metros de profundidade.. Ou seja, são as máquinas perfeitas para um dia na piscina, porque com muita ou pouca qualidade tiram fotos que nenhuma outra tira. De resto apesar das máquinas não serem más, também não são nada de especial..

Neste momento em compactas as marcas que se destacam são a Panasonic e Canon.. A Fuji graças a algumas técnologias proprias tem também algumas camaras que em qualidade de imagem são muito muito boas... Mas não são todas, há Fuji's que não valem grande coisa.

Muito obrigado pelas explicações mundano.

Então e diz me uma coisa, entre os seguintes modelos qual a melhor ?

Olympus X-790
Pentax Optio L40
Sony W55B
Panasonic FX-12
Sony W80
Nikon S500
Canon Ixus 75
Olympus Mju820
Olympus FE-280S
Fuji Finepix Z10

O que me dizes? :confused:
http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detai...scategory=camarasCompactasDigitais07Megapixel

Resumindo existem montes de máquinas no mercado... e eu não faço ideia da que escolher, pois todas me parecem boas lol :confused::sh)

Pois...esse é que é o problema na escolha de uma maquina...então no que toca a compactas [;)]

Definitivamente vai para uma das Canon...

Quanto a essas duas Canon, tirando as diferenças visiveis, elas são bastante semelhantes, visto terem o mesmo sensor e o mesmo processador de imagem.

A SX100 tem uma lente com mais zoom e melhores aberturas e tem um LCD melhor. A 720IS tem, menos zoom, mas tem viewfinder optico, que é uma excelente ferramenta para poupar nas baterias, mas tem um LCD com menos resolução. Ambas são excelentes câmaras e além dos tradicionais modos automaticos têm controlos manuais.. Entre uma e outra, só tu podes decidir até que ponto é importante o zoom extra..

Já agora, se na Fnac a Panasonic TZ3 não custasse mais 170 Euros do que na Pixmania ia-te recomendar esta máquina, porque para começar tem lentes leica com MEGA OIS, que nas compactas são de momento o melhor que existe.. Depois tem zoom de 10X que começa nos 28 mm, o que já é um wide angle consideravel e é uma coisa que numa câmara deste segmento faz MUITO mais jeito do que um pouco de tele extra. Além disso tem um espectacular LCD de 3" que mete os LCD's da Canon num bolso.. Só perde para as Canon por nã ter modos manuais, mas para quem quer gravar umas recordações não sei até que ponto faz diferença.. Mas ao preço parvo a que está na Fnac acho que fica fora do orçamento.

Ora bem, já li aqui várias opiniões e tenho bebido muita informação que me vai ser útil nesta altura em que me preparo para oferecer a passagem da minha namorada para fotógrafa digital :)

Neste momento estou indeciso entre a Panasonic TZ3 e a Canon SX100. A diferença ao nível de preço na Pixmania não justifica a escolha de uma ou de outra em consonância com esse item, portanto e até pelo que me pude aperceber do que disseste neste post, mundano, (post mundano...a diferença que não faz uma vírgula...eh eh) se calhar o melhor é ir para a Canon por causa do pormenor de dar para utilizar modos manuais. No caso da minha namorada isso assume alguma relevância porque ela tem a mania que sabe tirar fotografias :)

Haverá mais alguma coisa que me esteja a escapar? Será que a diferença das tais lentes leica com MEGA OIS da Panasonica valem a pena a perda da opção manual? Isto é, em termos qualitativos as fotografias saem muito melhores?

Ah, para terminar também há uma outra diferença que me faz estar mais inclinado para a Canon, que é o facto de ser a pilhas enquanto a Panasonic funciona com uma bateria. Penso que é sempre mais cómodo e seguro andar com outro par de pilhas no estojo para alguma eventualidade de as anteriores se terem gasto...

E pronto agora é que é mesmo para terminar, vou utilizar um dos packs da Pixmania, a minha única dúvida é se devo ir para um cartão de memória de 1 ou 2 GB. Será que com o de 1 GB já fico(a) bem servido(a)?

Last edited:
Pois... estou a ver que isto vai acabar sem eu comprar a maq. mais um ano. :(:sh)

Onde é que tens ido ver maquinas?

Procura lojas de fotografias, tipo Colorfoto, mas se possivel algum fotografo que venda material (novo e usado), que conheca bem as maquinas e que te dê uma sugestão boa, sugestão de quem realmente conhece...depois até ficas cliente...o pior será encontrar a tal loja...se fosses do Porto sugeria-te uma que é onde compro tudo de fotografia [;)]

Onde é que tens ido ver maquinas?

Procura lojas de fotografias, tipo Colorfoto, mas se possivel algum fotografo que venda material (novo e usado), que conheca bem as maquinas e que te dê uma sugestão boa, sugestão de quem realmente conhece...depois até ficas cliente...o pior será encontrar a tal loja...se fosses do Porto sugeria-te uma que é onde compro tudo de fotografia [;)]

Eu sou do porto e vou comprar esta semana uma máquina...
Possivelmente a canon 720 por 245€ na mediamarket...

Sabes onde posso arranjar mais barato?

Back